Fórum dos Exóticos
1.ª criação diamante mandarim Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
1.ª criação diamante mandarim Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

1.ª criação diamante mandarim

+2
joao_z
RicardoJSG
6 participantes

Ir para baixo

1.ª criação diamante mandarim Empty 1.ª criação diamante mandarim

Mensagem  RicardoJSG Seg 04 Mar 2013, 14:11

Boas amigos,

desde já espero que esteja tudo bem com todos os amigos desta comunidade!

Ora bem, como diz o tópico, lá estou a conseguir vingar uma cria de mandarim, eram 3 ovos galados, mas os outros dois, morreram ainda no ovo!

A cria que está a vingar faz hoje 3 semanas, ou seja 21 dias!

Tenho no entanto uma duvida, que me tem deixado um pouco confuso!

È assim, conforme já li aqui e em outros locais, os bicos das crias ficam são pretos e só junto dos 35 dias, quando começarem a comer sozinhos a que ganham aquela cor laranja/vermelho, no entanto, esta minha cria continua com o bico completamente branco.
Acham que é normal, ou essa cor preta ainda vai aparecer?

Sendo a inha primeira cria, não tenho qualquer experiencia nisso!

Já sai e volta para o ninho sozinha e é de cor branca estando a ganhar umas manchas na cabeça (os pais são ás malhas).

Gostava de colocar fotos, mas por enquanto ainda não consegui!

Obrigada

RicardoJSG
RicardoJSG

Mensagens : 139
Data de inscrição : 04/06/2012
Localização : Sátão - Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

1.ª criação diamante mandarim Empty Re: 1.ª criação diamante mandarim

Mensagem  joao_z Seg 04 Mar 2013, 14:35

Dependendo da mutação da cria o bico pode ou não ser branco. Very Happy
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

1.ª criação diamante mandarim Empty Re: 1.ª criação diamante mandarim

Mensagem  RobertoC Seg 04 Mar 2013, 20:37

olá amigos,
eu tenho crias com o bico assim cor de rosa, e assim uma com o bico mais clarinho do que cor de laranja. mas 3 delas sao albinas Smile
RobertoC
RobertoC

Mensagens : 209
Data de inscrição : 11/04/2012
Localização : Évora
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

1.ª criação diamante mandarim Empty Re: 1.ª criação diamante mandarim

Mensagem  Rui Vicente Seg 04 Mar 2013, 21:46

Olá Companheiro

Tens logo ai 3 aves que mais nenhum criador no mundo tem, estás de parabéns Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

Rui Vicente
Rui Vicente

Mensagens : 354
Data de inscrição : 28/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

1.ª criação diamante mandarim Empty Re: 1.ª criação diamante mandarim

Mensagem  RobertoC Ter 05 Mar 2013, 00:40

Shocked tenhoo? entao porque?
RobertoC
RobertoC

Mensagens : 209
Data de inscrição : 11/04/2012
Localização : Évora
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

1.ª criação diamante mandarim Empty Re: 1.ª criação diamante mandarim

Mensagem  joao_z Ter 05 Mar 2013, 08:28

Rui Vicente escreveu:Olá Companheiro

Tens logo ai 3 aves que mais nenhum criador no mundo tem, estás de parabéns Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

Primeiro acho que o forum foi criado no âmbito de interajuda entre os membros e não colocar resposta destas, mas isto é o que penso!!!
Não custa ajudar os mais novos por vezes até se aprende algumas coisas, mas ainda há aquela velha máxima o que sei é para mim não só aqui mas em todo o lado enfim é trista mas é assim. Mad



RobertoC escreveu: Shocked tenhoo? entao porque?

Quanto as tuas crias o máximo que podem ser é brancas (por isso tem o bico branco/cor-de-rosa como dizes) e não albinas.
Deixo-te o link da FOP onde se encontra um PDF com as mutações de diamante mandarim assim como o standard.

Standard D. Mandarim
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

1.ª criação diamante mandarim Empty Re: 1.ª criação diamante mandarim

Mensagem  RobertoC Ter 05 Mar 2013, 11:07

mas amigo joao eu so disse serem albinas porque elas teem mesmo os olhos vermelhos :/
RobertoC
RobertoC

Mensagens : 209
Data de inscrição : 11/04/2012
Localização : Évora
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

1.ª criação diamante mandarim Empty Re: 1.ª criação diamante mandarim

Mensagem  joao_z Ter 05 Mar 2013, 11:25

Só te estou a esclarecer mais nada para ires aprendendo, ninguém nasce ensinado acho que são escusados post a dizer que tem 3 pássaros que mais ninguém em vez de te corrigir/ensinar isto é o meu ponto de vista Exclamation
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

1.ª criação diamante mandarim Empty Re: 1.ª criação diamante mandarim

Mensagem  RobertoC Ter 05 Mar 2013, 14:00

claroo amigo joao, foi por isso msmo que eu pergunti porque é que eu tinha 3 aves que mais nenhum criador no mundo tem. nao sei porque acho que é normal ... e agradeço a quem m tem ajudado at aqui, porqu o que si devo aos criadors que frequentam este forum. quem esta de parabéns sao todos aqueles qu ajudam os mais iniciantes na criação d aves, e como nao pudia deixar de ser os administradores tabem Smile
RobertoC
RobertoC

Mensagens : 209
Data de inscrição : 11/04/2012
Localização : Évora
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

1.ª criação diamante mandarim Empty Re: 1.ª criação diamante mandarim

Mensagem  Rui Vicente Ter 05 Mar 2013, 14:07

Boas

Todos os dias leio sobre mandarins, todos dias tento aprender com eles, todos os dias surge uma nova situação.
Eu entendo a sua resposta Sr. João Z.
Caso já se tenha esquecido, imensas foram a vezes que o ajudei ou tentei ajudar, bastantes foram as vezes que lhe disse a si para começar com linhas classicas, ao contrário do que o Sr. andava a fazer, a tentar juntar passaros sem nada saber de mutações, já se esqueçeu....... olhe que eu não.
Se existe alguém sempre disponivel para dar uma ajuda eu faço parte desse grupo de pessoas. Alguma vez ou em algum momento lhe recusei ajuda?????
Voce não acha estranho os grandes e bons criadores de exóticos andarem afastados do Fórum e até mesmo das redes sociais? ou quando lá estão, desligam os Chat´s.!!!!!!!!!!!!!

Continuação de boas criaçoes a todos.




Rui Vicente
Rui Vicente

Mensagens : 354
Data de inscrição : 28/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

1.ª criação diamante mandarim Empty Re: 1.ª criação diamante mandarim

Mensagem  joao_z Ter 05 Mar 2013, 14:25

Eu não me esqueci disso só não concordo a forma como respondeu ao tópico!
Agradeço a ajuda que me deu em relação as mutações onde tinha duvidas. Em termos de alimentação e maneio tive de arranhar um pouco.

Nem todos os grandes criadores estão ausentes dos fóruns ou que tens os chats das redes sociais offline ou que eliminao pessoas dos contactos.

joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

1.ª criação diamante mandarim Empty Re: 1.ª criação diamante mandarim

Mensagem  ricardo silva Ter 05 Mar 2013, 16:49

Boas...isso é prefeitamente normal acontecer podem ver este blog: avesct3pd.blogspot.com...
ricardo silva
ricardo silva

Mensagens : 4
Data de inscrição : 05/03/2013
Localização : FUNCHAL
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

1.ª criação diamante mandarim Empty Re: 1.ª criação diamante mandarim

Mensagem  joao_z Ter 05 Mar 2013, 18:09

ricardo silva escreveu:Boas...isso é prefeitamente normal acontecer podem ver este blog: avesct3pd.blogspot.com...

Ricardo lá por ter os olhos vermelhos não significa que seja albino!
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

1.ª criação diamante mandarim Empty Re: 1.ª criação diamante mandarim

Mensagem  Rui Vicente Ter 05 Mar 2013, 18:30

Boas

Não concorda porque fui eu a responder, mas se tem sido outro # dos ditos grandes # o sr. não vinha mais responder.
Mas seguindo em frente e visto que toca no assunto alimentação e manusemaneto de aves.
Em relação a manuseamento das aves cabe a cada um ir aprendendo acompanhando as mesmas os casais os juvenis, a sua sepração tudo o que lhe diz respeito.
Podem muitos não partilhar a minha opinião mas para mim, um dos principais fatores é o criador conhecer as suas aves, e quando digo isto, não estou a falar sobre saber que a ave A veio do criador A nem a ave B veio do criador B, espero que perceba o que estou a tentar dizer.
Por exemplo uma determinada fêmea não gosto do ninho onde está e não entra, outra gosta do ninho dentro com a tampa, outras só vão a ninhos abertos. Existem mil e uma situção e como já escrevi cabe a cada um de nós ir aprendendo com as aves não são elas que aprendem com os Humanos.
Este é só um dos milhares de exemplos que lhe podia escrever, mas penso que assim fica com uma pequena noção do que é conhecer uma ave.
Na alimentação também existem milhentas maneiras de alimentar as aves.
Estou á relativamente pouco tempo neste mundo da Ornitologia, mas cedo comecei a reparar que as aves nas diversas epocas do ano não comem sempre a mesma quantidade de sementes, fui analizando e ainda o faço e ja cheguei a algumas conclusões, então eu fui adpatando as misturas.
Começo sempre por uma base de mistura da saca, se as aves estão a alimentar junto outras sementes em quantidades sempre iguais, e pesada pois tal como voce tembém eu sei que as sementes não tem todas a mesma origem, então para cada X de kgs de mistura resrada da saca adiciono mais X disto, mais X daquilo e por vezes mais X de outra.
Também lhe digo que quando faço a 1ª separação, para uma pequena voadeira nesta altura ofereço uma alimentação diferente da que utilizo na fase de criação, e depois nas voadeiras ofereço outra mistura, mas partindo sempre da Base que retiro da saca.
Tenho lido em muitos blogs que adicionam alpista a cada X de kgs de mistura da saca, não digo que esta bem feito ou não cada um trabalha como quer, mas também lhe digo que por vezes adicionar somente a alpista não é a melhor opção.
Pelo que me foi dito em tempos vamos ter em Portugal uma mistura desenvolvida para Mandarins, assim acabam se com alguns problemas.
Rui Vicente
Rui Vicente

Mensagens : 354
Data de inscrição : 28/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

1.ª criação diamante mandarim Empty Re: 1.ª criação diamante mandarim

Mensagem  joao_z Ter 05 Mar 2013, 18:38

Não interessa se foi o criador A ou B o que não concordo é com o comentário feito! Quanto à alimentação, uso de papas aditivos e misturas já tenho a minha estruturada todos a comem bem sem grandes desperdícios, já obtenho melhores resultados a nível das crias conseguindo colocar a anilha 2.9 com +/- 8 dias.
Quanto a separar faço para uma voadeira de metro com vários comedouros e bebedouros só depois para outra maior.


joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

1.ª criação diamante mandarim Empty Re: 1.ª criação diamante mandarim

Mensagem  Luís Lourenço Ter 05 Mar 2013, 22:33

joao_z escreveu:
ricardo silva escreveu:Boas...isso é prefeitamente normal acontecer podem ver este blog: avesct3pd.blogspot.com...

Ricardo lá por ter os olhos vermelhos não significa que seja albino!

Concordo com o João, este assunto já tinha sido aqui debatido no fórum, a razão para haver mandarins brancos com os olhos vermelhos é que um branco com olhos vermelhos não é "apenas" branco, mas sim uma combinação com castanho e/ou diluído com branco, pois alguns exemplares destas 2 mutações têm os olhos vermelhos e ao combinar com o branco dá origem a aves assim. Para um mandarim ser albino tinha de haver uma total ausência de pigmentos, o que não acontece nestes casos.
Quem explicou isto foi o Ricardo Pereira (AvilândiaPT) mas não me lembro do tópico em que foi explicado, amanhã se encontrar coloco aqui para quem quiser ler.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

1.ª criação diamante mandarim Empty Re: 1.ª criação diamante mandarim

Mensagem  RobertoC Ter 05 Mar 2013, 23:33

okok amigo Luis Smile
obrigado pelo esclarecimnto, por acaso ate nao me lembrava mesmo nada desse topico : /
e sim as minha crias sao filhas de uma femea branca com um macho diluido
aqui vai a foto Smile

1. nesta fotografia a femea esta com outro macho porque troquei agora por uns tempos para tirar outras "cores"

[IMG=https://2img.net/r/ihimizer/img838/7048/p3050670.jpg][/IMG]

2. aqui esta o macho

[IMG=https://2img.net/r/ihimizer/img109/2408/p3050690.jpg][/IMG]


RobertoC
RobertoC

Mensagens : 209
Data de inscrição : 11/04/2012
Localização : Évora
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos