Fórum dos Exóticos
Criação de Exoticos na generalidade. Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Criação de Exoticos na generalidade. Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criação de Exoticos na generalidade.

3 participantes

Ir para baixo

Criação de Exoticos na generalidade. Empty Criação de Exoticos na generalidade.

Mensagem  Joaquim Neves Qua 24 Abr 2013, 21:47

Em conversas com criadores de aves exoticas de pequeno porte ( gouldes, sparrows, estrelas, papagaios, mandarins, babetes) tenho verificado duas opções de tratamento nos ninhos, nomeadamente:
1.º Uns há que optam por colocar as materias dentro dos ninhos, ajeitá-las à sua livre maneira, aguardando que as aves venham a utilizar os ninhos por eles feitos.
2.º Outros colocam essas materias à disposição, aguardando que as proprias aves façam o ninho.
Eu pessoalmente, tenho optado pelas duas opções em conjunto, assim:
Coloco as fibras, coco, etc, nos ninhos, dou-lhe um jeito de ninho e coloco os mesmos materias à disposição das aves.
Contudo de facto nem sempre a opção resulta, a exemplo:
Tenho casal de Kitllitz que tudo o que colocar dentro do ninho tiram para fora, mas tambem não utilizam o material colocado à disposição.
Talvez por isso o tempo tarde em iniciar postura.
Pergunto:
Qual a melhor opção?
Aguardar que façam o ninho?
"Fazer-lhes" o ninho, deixando materiais à sua disposição em conjunto?
Fico agradecido pelas vossas opiniões/sugestões/ experiencias
Obrigada
J Neves
Joaquim Neves
Joaquim Neves

Mensagens : 200
Data de inscrição : 01/09/2009
Localização : Louriçal - Pombal
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Exoticos na generalidade. Empty Re: Criação de Exoticos na generalidade.

Mensagem  Pedro.Filipe Qua 24 Abr 2013, 23:21

Quem me tirava o material de dentro dos ninhos eram os sparows, resolvi o problema colcando dentro um do ninho daqueles ninhos em cordão usados nos canários.
Pedro.Filipe
Pedro.Filipe

Mensagens : 406
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Ponta Delgada - S. Miguel - Açores
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Exoticos na generalidade. Empty Re: Criação de Exoticos na generalidade.

Mensagem  Joaquim Neves Qui 25 Abr 2013, 14:03

Mas retiravam o que põe, ou o que eles proprios fazem?
A pergunta é : fazem o ninho pelas aves ou esperam que sejam elas a fazer?
Obrigada
J Neves
Joaquim Neves
Joaquim Neves

Mensagens : 200
Data de inscrição : 01/09/2009
Localização : Louriçal - Pombal
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Exoticos na generalidade. Empty Re: Criação de Exoticos na generalidade.

Mensagem  AvilandiaPT Qui 25 Abr 2013, 14:47

Olá,

Depende muito das espécies e do seu comportamento mas também do material que usam.
Com algumas tanto faz se o material está dentro ou fora. Para outras a construção do ninho é uma parte importante do ciclo.
Em gaiola, eu prefiro colocar a base de fibra já no ninho e deixar os acabamentos com sisal para fazerem. Desta forma também espalham menos material. Mas para espécies mais esquisitas podem ter de fazer tudo do inicio. Outras nem isso conseguem e são por natureza más em termos de "arquitectura".

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos