Fórum dos Exóticos
Criação de exoticos Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Criação de exoticos Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criação de exoticos

+4
Jorge Pinto
Ricardo Garção
João Dias
Joaquim Neves
8 participantes

Ir para baixo

Criação de exoticos Empty Criação de exoticos

Mensagem  Joaquim Neves Ter 01 Set 2009, 22:32

Adquiri gaiolas com 0.80x0.40x0.40, para "tentar"criar mandarins.
Posso colocar dois casais em cada, com dois ninhos?
A Bengalins posso fazer o mesmo?
Tenho um casal de degolados, juntos à cerca de um ano e ainda não puseram ovos. A gaiola está a cerca de 01 metro do solo. Disseram-me para a colocar a altura superior a dois metros, afim de se situarem acima da minha cara cara? Está correcto?
Pergunta de ignorante:
Dois bengalins machos, fazem serviço de amas?
Agradeço as informações que venham a prestar e desculpem a minha ignorancia
Joaquim Neves
Joaquim Neves

Mensagens : 200
Data de inscrição : 01/09/2009
Localização : Louriçal - Pombal
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de exoticos Empty Re: Criação de exoticos

Mensagem  João Dias Ter 01 Set 2009, 22:40

Posso-lhe responder que os bengalins machos podem muito bem servir de amas. Antes de por os ovos, experimente por ovos falsos para ver a sua reacção. Eu recomendava por só um casal. Assim têm mais espaço e pode por a fêmea e macho que quiser.
João Dias
João Dias

Mensagens : 75
Data de inscrição : 29/08/2009
Localização : Carcavelos

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de exoticos Empty Re: Criação de exoticos

Mensagem  João Dias Ter 01 Set 2009, 22:43

Nos degolados, não sei se fará assim muita diferença. Claro que os pássaros sentem-se mais seguros, mais altos longe da confusão que as pessoas fazem ao andar, etc.. Mas penso que a diferença de metro não fará assim muita diferença. Faça tudo de possível para não chatear muito os passarinhos. Eles sentir-se-ão mais seguros e confiantes. Mas eu penso[b] que não faça muita diferença, mas não percebo nada de degolados. Ficamos à espera de mais respostas.

Abraços Wink
João Dias
João Dias

Mensagens : 75
Data de inscrição : 29/08/2009
Localização : Carcavelos

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de exoticos Empty Re: Criação de exoticos

Mensagem  Ricardo Garção Ter 01 Set 2009, 22:46

Olá Joaquim Neves,

Na minha opinião, acho que devia dividir a gaiola e colocar por casais separadamente uns dos outros.

Os bengalins, que for para criar aconcelho a colocar também casal com casal, porque se tiver por exemplo 4 ou 5 bengalins juntos e se tiver 2 ninhos, eles só irão todos para um ninho.

Sobre os degolados, deixo a resposta para quem perceba.

Dois bengalins machos podem fazer serviço de amas, sim. Para isso basta colocar o ninho o material para eles fazerem o ninho e mais tarde pode colocar uns ovos de plástico que eles depois irão começar a chocar.
Só depois de ter a certeza que estão agarrados aos ovos é que lhe pode colocar os ovos de outros exóticos.

Espero ter ajudado Very Happy
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de exoticos Empty Obrigado meus caros

Mensagem  Joaquim Neves Ter 01 Set 2009, 23:01

Agradecido pela informações dos amigos.
Já agora pergunto?
Há necessidade de tapar as laterais das gaiolas por forma de evitar que as aves (casais)não se vejam uns aos outros?
Joaquim Neves
Joaquim Neves

Mensagens : 200
Data de inscrição : 01/09/2009
Localização : Louriçal - Pombal
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de exoticos Empty Re: Criação de exoticos

Mensagem  Jorge Pinto Ter 01 Set 2009, 23:13

Boas. Eu sou da opinião que se deve tapar as laterais, dessa forma eles não se distraem tanto nem vão para a rede, é que se não estiver tapado os pássaros vão muitas vezes para o chão espreitar os vizinhos, tapando eles estão mais sossegados e concentram-se no seu verdadeiro objectivo que é a criação.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de exoticos Empty Re: Criação de exoticos

Mensagem  João Dias Ter 01 Set 2009, 23:23

Também ouvi dizer que estes pássaros gostam muito de estar nas redes.
João Dias
João Dias

Mensagens : 75
Data de inscrição : 29/08/2009
Localização : Carcavelos

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de exoticos Empty Re: Criação de exoticos

Mensagem  minid1000 Qua 02 Set 2009, 17:13

boas...

sim, e verdade os bengalins sao muito distraidos, so pensam em galar as femeas! se tapares as laterais vais ter mais resultados nao so na criaçao mas tambem na aparencia da ave, porque vai deixar de andar a polar de rede em rede e ja nao vai ter tanta hipotese de danificar as penas... o ideal e colocares os bengalins aos pares, ou a tres, pelo facto de dormirem todos no mesmo ninho, e assim vai haver menos movimento de entrada e saida do ninho, ou seja, menos hipoteses para danificar os ovos... eu prefiro telos em casal, mas aconselho a usares so machos.

os mandarins o melhor e meteres casais separados..
minid1000
minid1000

Mensagens : 46
Data de inscrição : 03/02/2009
Localização : ourem

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de exoticos Empty Criação de exoticos

Mensagem  Joaquim Neves Qua 02 Set 2009, 20:47

Caros amigos.
Muito obrigado pelas informações e sugestões apresentadas.
Como sou um inexperiente na materia, e em situação anterior não tive nenhum exito, pois que, no ano passado coloquei mandarins e bengalins em viveiros separados e nada, e em Junho retirei-os de viveiros e coloquei-os em espaço amplo com outras aves, e já tenho varias criações, agora queria colocar novamente em viveiros por conveniencia da separção das outras aves e nomeadamente aproveitamento de bengalins como amas.
Vamos ver o que consigo, não é?
Renovo os agradecimentos, ficando contudo receptivo a todos os conselhos que a vossa experiencia me possa dar
Joaquim Neves
Joaquim Neves

Mensagens : 200
Data de inscrição : 01/09/2009
Localização : Louriçal - Pombal
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de exoticos Empty criaçao de diamantes gold

Mensagem  lucilia Sáb 05 Dez 2009, 10:02

comecei a fazer criaçao de diamantes golr.tenho dois casais.a primeira vez que puseram ovos,nao nasceu nenhum.esta segunda vez um dos casais ja abandonou o ninho e o outro ainda esta a chocar mas penso que tambem ja nao vao nascer,embora eles nao larguem o ninho.podem me ajudar tentando me dizer o que esta errado?porque nao nasce nenhum filhote?
lucilia
lucilia

Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de exoticos Empty como criar Goulds

Mensagem  Jose Fernando Sáb 05 Dez 2009, 11:06

Ola Lucilia,
Antes demais seja bem vinda ao Forum, depois poderia se apresentar no Topico para o efeito.
Em relaçao á sua questao é dificil dar uma resposta acertada uma vez que nao dispos mais informaçao, como onde os cria? Se tem animais soltos que possam assustar as aves ou ate mesmo o mexer muitas vezes nos ninhos, se tem outro tipo de aves juntas, se desparasitou as aves contra os vermes, salmonelas, acáros, se lhes dá algum complemento vitaminico ou que lhes estimule o sistema reprodutor com vitaminas para o efeito como a vitamina E, sei lá mais o quê, acho que ja lhe dei ideia de possiveis causas.
Se procurar nos topicos ja existentes concerteza que vai aprender muito em relaçao á criaçao de Goulds.
e depois pode sempre colocar novas questao, mas procure um tópico ja existente para o efeito ou entao se nao existir crie um Tópico.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos
Jose Fernando
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de exoticos Empty criaçao de diamantes gold

Mensagem  lucilia Sáb 05 Dez 2009, 22:02

obrigado jose fernando,por ter respondido.eu tenho os passaros em minha casa,estao num local sossegado,as gaiolas estao bem altas.ate que um dos casais esta sossegado no ninho a chocar,o problema e que nao nascem filhotes.a primeira vez o interior dos ovos estava liquido,desta vez os ovos que tirei do outro casal pareciam estar bem mas os pequenos nao se desenvolvem.eu tenho lhes dado vita b,colina de vez em quando,e fertizon.o que devo lhes dar mais?
lucilia
lucilia

Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de exoticos Empty Re: Criação de exoticos

Mensagem  Rui P Azevedo Dom 06 Dez 2009, 09:38

Boas
Se os ovos têm saido em branco, então o mal ou é do macho que não gala os ovos, ou é da fêmea que não deixa galar talvez.
Rui P Azevedo
Rui P Azevedo

Mensagens : 243
Data de inscrição : 21/11/2009
Localização : Vila do Conde

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de exoticos Empty criaçao de diamantes gold

Mensagem  lucilia Dom 06 Dez 2009, 16:15

Pois,mas isso foi na primeira vez. Nesta segunda vez os ovos do casal que abandonou o ninho estavam galados,e o outro casal ainda nao abandonou o ninho,mas ja estao a chocar ha mais de quinze dias,vou ter que tirar os ovos.Tem chovido muito e a minha casa tem estado um pouco humida,talvez seja isso?
lucilia
lucilia

Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de exoticos Empty criaçao de diamantes gold

Mensagem  Jose Fernando Dom 06 Dez 2009, 16:27

Ola Lucilia,
A humidade pode nao ter influencia ,mas uma vez que as crias morreram dentro do ovo podem ser salmonelas.
Normalmente eu antes de começar as criaçoes dou ás aves o Totiverme e passados uns dias dou o Fp20|20 para desparasitar as aves internamente.
Se procurar no Google por estes nomes que dei concerteza encontrará mais informaçao.
Eu faço assim nao quer dizer que eu proceda da maneira correcta(cada cabeça sua sentença).
Há quem utilize o Tabernil Cria tambem para esse efeito, só temos de ler bem as instruçoes e nao abusar dos antibioticos.
Nós nao tomamos um antibiótico se nao estivermos doentes, as aves tambem nao devem tomar.
Cumprimentos.
Jose Fernando
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de exoticos Empty criaçao de diamantes gold

Mensagem  lucilia Dom 06 Dez 2009, 17:13

Ola Jose Fernando,tenho uma boa noticia:Parece que ja tenho algum pequenote,pois comecei a ouvir piar.Nem ouso la ir ver para nao os assustar.Se puder diga me o que fazer agora,e qual é a melhor papa para lhes dar?obrigado.
lucilia
lucilia

Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de exoticos Empty criaçao de diamantes gold

Mensagem  lucilia Dom 06 Dez 2009, 18:37

Boa noite a todos.A bocado cometi um erro e peço desculpa por isso.Eu dirigi me a Jose Fernando,mas claro que nao quiz excluir ninguem,e todas as vossas opinioes e ajudas sao benvindas.Como ja disse parece que ja tenho pelo menos uma cria,e agradeço que me digam que papa devo comprar,e se devo tomar alguma providencia especial.obrigado a todos.
lucilia
lucilia

Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de exoticos Empty Re: Criação de exoticos

Mensagem  Rui P Azevedo Dom 06 Dez 2009, 19:07

Boa noite Lucilia
Podes optar por fazer como eu, dar papa cova-piú com tabernil cria.
Mas cuidado que é só durante os primeiros 15-20 dias de vida das crias.
Rui P Azevedo
Rui P Azevedo

Mensagens : 243
Data de inscrição : 21/11/2009
Localização : Vila do Conde

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de exoticos Empty diamantes gold

Mensagem  lucilia Ter 08 Dez 2009, 16:33

José Fernando,boa tarde.Nao consegui responder a sua mens.Resolvi responder pelo forum.Por enquanto os pais estao a portar se muito bem.Nao percebi aquilo do ninho,li em qualquer lado que os filhotes ficam independentes apos 20 dias,mas tambem achei curto.Ees tem a disposiçao papa de ovo,de frutas,e uma de farinha.Tambem estou a dar vitamina b e tabernil cria na agua.Amanha ja lhes vou comprar o milho que falou.Eu nao me importo de gastar,pois e a minha primeira vez com estes passaros,e so quero que tudo corra bem.So estou preocupada porque dia 23 vou ao norte passar o natal com a familia,vou ter que leva los e espero que eles ja estejam capazes de sobreviver se por acaso os pais os abandonarem por causa da viagem.Nao queria deixa los ca pois vou la estar uns dias e tenho receio que fiquem sem agua ou comidA,ou que os pais os deixem,e depois nao estou ca para os alimentar.O que acha que devo fazer?obrigado pela paciencia.
lucilia
lucilia

Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de exoticos Empty Novidades das crias

Mensagem  Jose Fernando Ter 08 Dez 2009, 18:10

Boa tarde Lucilia,
entao há novidades sobre as crias?
Espero que sim, em relaçao á papa pode dar a papa que se vende nas lojas de animais para o efeito, aqui na zona chamamos "papa amarela".
Eu uso a Papa Gold da Orlux mas tambem tenho 30 casais, nao aconselho a gastar tanto agora de inicio, veja primeiro como corre.
Uma vez que vai tentar tira-los directos se calhar nao era pior uma vez por dia dar uma ajuda na alimentaçao nos primeiros dias de vida uma vez que os Goulds sao mais dificeis de tirar directos.
Eu uso uma seringa de 5 ou 10 ml um bocado de agua quente e um pouco de "Energette Ravasi" e ajudo as crias nos primeiros dias de vida.
Se puder dar milho alvo japones e painço á parte era otimo para os pais alimentarem as crias, e se por acaso as coisas correrem bem aos 26 ou 28 dias de vida das crias tape o ninho aos pais para eles nao fazerem nova postura e abandonarem os filhos uma vez que eles só amadurecem aos 45 dias.
Boa sorte.
Jose Fernando
Boa noite Foristas,
esta foi a mensagem que enviei à Lucilia.
Qualquer duvida disponham.
Cumprimentos
Jose Fernando
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos