Fórum dos Exóticos
Legalizaçao de mandarins e gould no ICNF Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Legalizaçao de mandarins e gould no ICNF Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Legalizaçao de mandarins e gould no ICNF

+3
RC
eduardo_garcia
costabimbas
7 participantes

Ir para baixo

Legalizaçao de mandarins e gould no ICNF Empty Legalizaçao de mandarins e gould no ICNF

Mensagem  costabimbas Ter 03 Jul 2012, 17:58

segundo a sr eng. ana zúquete do ICNF, nem os mandarins nem diamantes de gould precisam de cites, só estou a falar destas 2 especies porque foi as que pedi para verificar e todas elas têm que ser vistas pelo nome cientifico. A mesma pede que antes de porem seja o que for aqui na net relativamente a cites que liguem para lá e tirem as suas duvidas diretamente por telefone, pelos vistos estão-se a criar muitos alarmismos onde não os há...

Em relação aos novos livros de cedencia e registo de aves/portaria 7/2010, eles (incf) não obrigam ninguem a te-los, pode-se fazer na mesma o registo da portaria 7/2010 em excel como se estava a fazer e a passar as declaraçoes de cedencias como se tinha anteriormente...
costabimbas
costabimbas

Mensagens : 240
Data de inscrição : 18/09/2009
Localização : Santa Comba Dão - Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Legalizaçao de mandarins e gould no ICNF Empty Re: Legalizaçao de mandarins e gould no ICNF

Mensagem  eduardo_garcia Ter 03 Jul 2012, 18:29

Boa tarde,
Olá André, obrigado pela partilha, eu já tinha falado com uma pessoa da direcção da FONP, ele também já me tinha dado essa informação, estava para colocar essa mesma informação hoje à noite aqui no forum, mas já colocaste, obrigado na mesma! Wink

Cumprimentos
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Legalizaçao de mandarins e gould no ICNF Empty Re: Legalizaçao de mandarins e gould no ICNF

Mensagem  RC Ter 03 Jul 2012, 20:05

Isto está relacionado com aquele "tópico do fim da ornitologia"? ou não é a mesma coisa?
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Legalizaçao de mandarins e gould no ICNF Empty Re: Legalizaçao de mandarins e gould no ICNF

Mensagem  Jose Fernando Ter 03 Jul 2012, 20:46

Olá amigos,
tinha decidido não falar mais nisto,
mas aqui vai...... eu alertei para uma situação que foi um facto real, não é uma história.
Já fui atacado verbalmente por um dirigente da FONP, mas isso a seu tempo resolve-se. Entretanto e depois de esse mesmo dirigente ter conhecimento dos factos, apoiados por vária documentação!!!!!!!!!!!!!!
Iniciaram-se vários procedimentos pela FONP um deles foi o esclarecimento colocado no site da FONP, onde para os menos atentos só falavam sobre o 7/2010. Na actualização do site já esclareceram sobre o 565/99 e o Modelo 22 na declaração de IRS, com o objectivo de informar os clubes, mas no fim dos documentos entendo que os procedimentos sao os mesmos para criadores individuais.
Houve uma reunião dia 22 de Junho , mas não sei resultados.
Existem ainda muitas dúvidas.
Muitos por esse País fora dizem que não pode ser, e que não vêm onde isso está escrito na lei e etc.
Alguns são apoiados por informação de funcionários do ICNB, não duvido da palavra dos criadores e era bom que esta história toda não passasse de um sonho mau ou um pesadelo.
Mas os autos foram reais, e já mais houveram depois da divulgação deste caso aqui no Fórum.
Dia 6 vai haver um coloquio sobre este tema no Clube Ornitologico de Vizela, eu vou aparecer lá e quem estiver interessado que lá apareça, pois pelo que tenho visto são poucos os que se interessam de verdade.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Legalizaçao de mandarins e gould no ICNF Empty Re: Legalizaçao de mandarins e gould no ICNF

Mensagem  eduardo_garcia Ter 03 Jul 2012, 21:39

Boa noite,
Olá Sr José, não duvido disso, pois uma pessoa da direcção também confirmou essa versão, de alguns criadores serem alvo de autos na feira do Porto,
Mas uma coisa é certa, os Diamantes de Gould, Bengalins e Mandarins não é necessário licensa por parte do ICNB(F), pelo menos foi o que me disseram, pois eu estava para tirar essa mesma licensa, assim como também já me encontro coletado.

Cumprimentos Wink
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Legalizaçao de mandarins e gould no ICNF Empty Re: Legalizaçao de mandarins e gould no ICNF

Mensagem  RC Ter 03 Jul 2012, 21:49

eduardo_garcia escreveu:(...) os Diamantes de Gould, Bengalins e Mandarins não é necessário licensa por parte do ICNB(F), pelo menos foi o que me disseram, pois eu estava para tirar essa mesma licensa, assim como também já me encontro colectado.(...)

Mas apesar disso é necessário ao abrigo das tais leis ser colectado para poder vender aves?
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Legalizaçao de mandarins e gould no ICNF Empty Re: Legalizaçao de mandarins e gould no ICNF

Mensagem  AvilandiaPT Ter 03 Jul 2012, 22:05

Olá,

Faz todo o sentido que o 565/99 não inclua goulds, mandarins, bengalins e algumas outras espécies de exóticos comuns. E ainda bem!

São 3 coisas diferentes:

565/99 - para ter alguns exóticos pelos vistos terá que existir licença
7/2010 - CITES (que alguns exóticos precisam)
Finanças - que não tem nada a ver com ICNB(F)

Mas até ser esclarecido por escrito quais as espécies que precisam e não precisam de licença ao abrigo do 565/99 e como isso vai ser aplicado vai continuar a haver dúvidas.
Além da meia dúzia que aparece referida como não sendo necessário (por ocorrerem por cá), só faltam mais umas largas dezenas das "comuns" (sem falar nas outras) para esclarecer.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Legalizaçao de mandarins e gould no ICNF Empty Re: Legalizaçao de mandarins e gould no ICNF

Mensagem  Marco Fernandes Ter 03 Jul 2012, 23:26

Que ficheiro é esse de Excel?
alguém me arranja?
Também quero ir a Vizela, Não sei se é preciso inscrever.
José Fernando, pode ajudar-me a inscrever-me para esse "colóquio"?
Marco Fernandes
Marco Fernandes

Mensagens : 493
Data de inscrição : 07/10/2011
Localização : Lousado-V.N. Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Legalizaçao de mandarins e gould no ICNF Empty Re: Legalizaçao de mandarins e gould no ICNF

Mensagem  costabimbas Qua 04 Jul 2012, 09:35

esse ficheiro em exel é mesmo a portaria 7/2010, onde se faz todos os abervamentos das aves que têm cites, o mesmo encontra-se na pagina do ICNF, é so descarregar a portaria, depois preencher conforme lá indica, não é nada do outro mundo, mas para o inicio pode-se sempre pedir umas informaçoes ao icnf ou a algum criador que ja esteja a preencher a mesma, eu por acaso ja tenho a minha com bastantes aves inseridas.
costabimbas
costabimbas

Mensagens : 240
Data de inscrição : 18/09/2009
Localização : Santa Comba Dão - Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Legalizaçao de mandarins e gould no ICNF Empty Re: Legalizaçao de mandarins e gould no ICNF

Mensagem  Carlos S. Qua 04 Jul 2012, 10:31

CITES nao tem nada a ver com a licença de criacção de aves exóticas
Pelo que me parece é preciso licença sim, MAS penso que isto esteja em negociação com o ICNF, para que a licença seja dada aos associados dos clubes como um colectivo, que assim ficaram automaticamente legais, no entanto isto poderá ter cargos adicionais tais como subida das cotas anuais dos clubes.

Espero seriamente que este seja o caminho a ser seguido caso contrario, o que vai acontecer é que quem for registado quando for abordado para qualquer fiscalização nao se pode negar, o que vai levar a muitas outras coisas, tais como colectar-se nas finanças etc.

Por enquanto só no resta esperar, mas tal como diz no site da federação tenham prudencia Wink
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos