Fórum dos Exóticos
Problema com casal de mandarins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Problema com casal de mandarins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problema com casal de mandarins

+2
filiperusso
Fcintra
6 participantes

Ir para baixo

Problema com casal de mandarins Empty Problema com casal de mandarins

Mensagem  Fcintra Dom 18 Set 2011, 23:09

boa noite a todos.

Venho pedir opinião aos criadores mais experientes sobre uma situação que me aconteceu com um casal de mandarins brancos, passo a explicar:

um casal de mandarins brancos, na primeira postura, 4 ovos, dos quais 2 sem gala, um morreu na casca e o outro nasceu, passado tres semanas, já tinham ovos novamente, eu pus material para não depenarem a cria, mas sem sucesso, um dia fui ver a cria e estava morta no fundo da gaiola, não separei dos pais pq ainda n s devia alimentar sozinha, continuava a pedir comida aos pais, estes tratavam, mas a femea qnd saia do choco ia implicar com a cria...

desses 4 ovos postos, voltou a nascer um, dois mortos na casca e um sem gala, passado umas duas semanas de vida, fui ver e ja tinha ovos, desta vez tirei os ovos, primeiro 2, e posteriormmente 3, na semana passada não estive em casa, na sexta a cria estava normal, no sabado fui vê-la e já estava depenada (penas do rabo e das costas), fui ver o ninho e já tinha lá 5 ovos e a femea a chocar, desta vez separei a cria, uma vez que ele já tem sensivelmente um mês de vida... penso que se alimente sozinha.

O que aconselham fazer para que esta situação não se repita, retirar o ninho depois desta postura para o casal descansar e enquanto as crias não tiverem um mês ir retirando os ovos se entretanto a femea continuar a pôr.

Peço vos conselhos,

Obrigado
Fcintra
Fcintra

Mensagens : 24
Data de inscrição : 05/08/2011
Localização : Sagres
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com casal de mandarins Empty Re: Problema com casal de mandarins

Mensagem  filiperusso Dom 18 Set 2011, 23:29

Boa noite,

A partir do momento em que a cria saia do ninho retire o ninho e só volte a colocar quando tirar as crias dos pais!
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com casal de mandarins Empty Mandarins

Mensagem  AvilandiaPT Seg 19 Set 2011, 07:33

Olá,

Depende dos casais. Alguns conseguem sem problemas acabar de começar as crias mesmo depois de começarem nova postura.
De qualquer forma, como foi dito, o mais fácil é quando as crias saltam do ninho (espera uns dias porque ainda costumam voltar) retirares o ninho e só colocares depois de separar as crias.
Mas também há casais que mesmo assim volta a fazer postura e depenam as crias.

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com casal de mandarins Empty Re: Problema com casal de mandarins

Mensagem  gimbras Seg 19 Set 2011, 11:22

boas,
eu ainda sou novato na criação de mandarins (na verdade só tenho um casal de criação, que só agora está na segunda postura), por isso a minha opinião valerá pouco neste assunto. no entanto, deixo aqui o método que utilizei na primeira postura, que aprendi com um amigo holandês e que parece ser muito utilizado no norte da europa. a postura anterior foi de 5 ovos, dos quais só 4 galados, e obtive 4 crias, o que me parece bastante bom.
fiz assim:
quando a primeira cria saiu do ninho, a fêmea começou a tentar acasalar e a maltratar as crias (tentava expulsá-las). o que fiz foi retirar imediatamente a fêmea, deixando que o macho criasse sozinho as crias. ele criou sem problemas uma vez que tinha sempre água limpa, alimentação variada de qualidade e um reforço energético caseiro.
este método tem, a meu ver, algumas vantagens, a saber:
permite que a fêmea tenha um período maior de recuperação, antes da próxima postura, permitindo reestabelecer os níveis de cálcio e energéticos em geral.
permite que as crias fiquem mais tempo no ninho, o que é importante para se fortalecerem e como protecção em climas mais frios. no meu caso, incentivo as aves a dormir sempre em ninho (quando separo as crias do pai, têm na voadeira cocos com pêlo de cabra para dormirem).
permite que o pai se dedique exclusivamente ás crias.
permite que as aves, ao ficarem mais tempo juntas, reforcem o instinto de bando e fiquem mais sociáveis.
como o principal processo de aprendizagem das aves é a imitação, permite que as crias se mantenham sempre atentas ao pai, aprendendo a repetir os seus gestos.
isto foi o que eu fiz, que pode não estar muito correto na visão dos criadores mais experientes, mas que comigo resultou.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com casal de mandarins Empty Re: Problema com casal de mandarins

Mensagem  emdjc Seg 19 Set 2011, 14:09

Por acaso ainda nunca me aconteceu nada semelhante, mas como tenho viveiro tenho sempre um número de ninhos muito superior ao número de casais. Desta forma o que já me tem acontecido é ainda ter algumas crias no ninho já andam os progenitores a fazer novo ninho.
emdjc
emdjc

Mensagens : 44
Data de inscrição : 28/08/2011
Localização : Mafra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com casal de mandarins Empty Re: Problema com casal de mandarins

Mensagem  R_Ferreira Seg 19 Set 2011, 16:26

concordo com o emdjc...
eu tenhu meus 3 casais de mandarins num viveiro de 6m2,onde tenhu + ninhos do q casais, e ainda hj separei as ultimas crias dos casais e ja la tem 2 ovos num casal, e nenhuma das crias esta depeneda, alias estao mt bem de saude...
é como digo, cada ave é especial, e nao podemos generalizar o q acontece a 1 ou 2 aves...
R_Ferreira
R_Ferreira

Mensagens : 58
Data de inscrição : 02/09/2011
Localização : Paços de Ferreira
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos