Fórum dos Exóticos
Duvidas Genéticas Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Duvidas Genéticas Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvidas Genéticas

2 participantes

Ir para baixo

Duvidas Genéticas Empty Duvidas Genéticas

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Ter 06 Nov 2012, 16:44

Boas pessoal,
Se eu cruzar um macho cinzento dorso claro com uma femea cinzenta diluida o que vou obter?
E se cruzar um macho cinzento portador de dorso claro com uma femea dorso claro ou uma femea cinzenta diluida o que vou obter?
Já li num site italiano sobre este assunto mas continuo com duvidas, será que alguem me podia ajudar?
Desde já agradeço a vossa ajuda.
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas Genéticas Empty Re: Duvidas Genéticas

Mensagem  AvilandiaPT Ter 06 Nov 2012, 21:04

Olá Paulo,

Tens um tópico mais detalhado sobre isso aqui no fórum, mas de qualquer aqui fica de forma resumida.

O dorso claro e o diluido fazem parte de uma série alélica em que o dorso claro domina o diluido, dai que possas ter machos dorso claro portadores de diluido. Não vou entrar na especificação dos dois tipos de diluido (inglês e continental que também podem ser combinados entre si) porque não interessa directamente para a tua questão. O que varia sendo portador de um ou outro é basicamente o nivel de diluido do dorso claro.

Se eu cruzar um macho cinzento dorso claro com uma femea cinzenta diluida o que vou obter?

Depende se o macho é ou não portador de diluido (e qual dos diluidos).
Assumindo que não é, vais tirar fêmeas dorso claro e machos dorso claro portadores de diluido.

E se cruzar um macho cinzento portador de dorso claro com uma femea dorso claro

Vais tirar fêmeas dorso claro, fêmeas cinzentas, machos cinzentos portadores de dorso claro e machos dorso claro.

ou uma femea cinzenta diluida o que vou obter?

Neste caso é um pouco mais complicado.
Todos os machos serão portadores de diluido, uns cinzentos, outros dorso claro. Fêmeas cinzentas e dorso claro.

Se não me passou alguma coisa é isto. O último casal não faz muito sentido. Atenção ao tipo de diluido com que queres trabalhar os dorso claro e a forma como montas os casais. Como estás a ver existe alguma variedade e convém pensares se estás a montar casais terminais ou não.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas Genéticas Empty Re: Duvidas Genéticas

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Ter 06 Nov 2012, 22:28

Obrigado Ricardo,

Tenho dois machos cinzentos dorso claro que na minha opinião são bons e duas femeas diluidas cinzentas continentais tambem elas boas. Tinha esperança de obter dorsos claros (machos e femeas) e diluidos (machos e femeas) na mesma postura. Desconheço se alguma das aves é portador. Sei que alguns criadores utilizam os dorso claro com diluidos para apurarem a cor dos dorso claro. Sem duvida que vou ter de estudar melhor este assunto pois ha pormenores ainda complicados para mim. E depois experimentar claro, mas quando se tem poucos aves a disposição torna-se mais dificil.

Obigado mais uma vez...
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas Genéticas Empty Re: Duvidas Genéticas

Mensagem  AvilandiaPT Qua 07 Nov 2012, 08:23

Olá Paulo,

Sim, os machos dorso claro portadores de diluido são boas aves para exposição porque criam um melhor contraste entre cabeça/dorso. O mesmo se passa entre os dois tipos de diluido.
Desse casal podes tirar realmente diluidos e dorsos claros machos e fêmeas caso o macho seja portador de diluido. Não é muito complicado de perceber visualmente embora possa variar bastante o nivel de diluição nas várias possibilidades.
De uma forma geral o dorso claro puro é mais próximo da cor das fêmeas, os portadores de diluido marcam melhor a diferença.

Sei que alguns criadores utilizam os dorso claro com diluidos para apurarem a cor dos dorso claro.

Pois... Eu diria que muitos criadores "misturam" o dorso claro com o diluido e alguns criadores usam os diluidos para trabalhar aves de exposição da linah dorso claro (machos).
É que há uma diferença e esse é um dos problemas tipicos com a linha dos dorso claro e dos diluidos. Quando se pensa num programa de selecção para estas linhas é preciso fazer uma distinção entre casais terminais (que são montados para tirar aves de exposição) e casais de selecção (que vão produzir as aves que vão produzir aves de exposição).
Não quer dizer que não se possam usar em alguns casos, nas duas situações mas deve ser bem pensado.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas Genéticas Empty Re: Duvidas Genéticas

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Qua 07 Nov 2012, 10:00

Bom dia Ricardo,

Compreendi o que disseste, e vem reforçar um pouco uma ideia que tenho relativamente ao adquirir aves para montar ou reforçar o nosso plantel. É que na maioria dos casos não nos é transmitida a descêndencia daquela ave e quando se acasalam muitas vezes há grandes surpresas. Se calhar o que vou dizer é um disparate mas continuo a achar que quando se adquire uma ave ela devia vir acompanhada de uma espécie de pedigree até a 3ª ou 4ª geração de preferência com registo fotográfico dos antecessores. Os registos do criador bem como o numero da anilha da ave só é importante para ele próprio pois se não partilhar essa informação com o possivel futuro dono da ave não tem utilidade nenhuma or registos que tem em seu poder e que muitas vezes quase os esconde.
Por isso muitas vezes se ouve dizer o "fulano tal" enganou-me com a ave que me vendeu porque ao se comprar uma ave é quase como ir ao supermercado buscar um pacote de arroz é aquilo que ta a vista e mais nada. Penso que com os animais especialmente destinados a reprodução e apuramento da espécie tem de haver um outro tipo de informação mais detalhada e documentada a quem adquire as aves.
É apenas uma opinião, nada mais.
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas Genéticas Empty Re: Duvidas Genéticas

Mensagem  AvilandiaPT Qua 07 Nov 2012, 12:09

Olá,

Paulo, eu percebo mas é relativo. Depende do tipo de trabalho que fazes e que o criador faz.
Se estás a criar combinações então sim, essa informação é muito importante. Porque deves saber quem são os portadores e de quê, e mais ainda saber quem são os portadores que não podes/consegues identificar (porque obviamente não se vêem os genes a "olho"...).
Também porque isso vai influenciar directamente os resultados dos casais.

Quando estás a falar de selecção não é tão importante porque é um tipo de genética "diferente" da genética das cores. Não te interessa tanto ser castanho, cinzento ou amarelo mas sim o tom do castanho, do cinzento, a distribuição/intensidade disto e daquilo. Manter dados desse tipo de genética implica um uso de matemática e estatistica que a grande maioria dos criadores não utiliza. Mas tens uma forma simples de "aproveitar" isso que são as pontuações.
Ao dizermos que o tipo de uma ave vale 27 no fundo estamos a criar um sistema "matemático" de avaliação de uma caracteristica genética que nos permite medir/avaliar avanços.
Agora se me perguntares quantos criadores levam as fichas para casa e as guardam para esse efeito, isso é outra história!

No caso concreto dos mandarins desta série (dorso claro diluido) o uso de portadores é no fundo uma "batota". Se fores a Inglaterra, por exemplo, o tom dos dorso claro machos é (tradicionalmente "era"...) muito mais próximo do das fêmeas. Ao usares machos portadores de diluidos consegues realmente intensificar a diferença de cor e como o standard pede esse diferença...
Isto faz com que não seja seleccionada essa caracteristica apenas com a genética do Dorso claro em jogo o que realmente complica um bocado a avaliação do valor reprodutivo (genético) das aves.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas Genéticas Empty Re: Duvidas Genéticas

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Qua 07 Nov 2012, 16:03

Ola Ricardo,

E será que essas avaliações/fichas são sempre justas e refletem o inteiro conhecimento de uma espécie ou o estudo de uma determinada linha reflete o seu gosto pessoal? Ou ainda vamos la puxar uns pontinhos para as aves chegarem aos premios se não... é uma xatice... Digo isto porq ainda agora recentemente estive numa exposição de aves onde vi aves (mandarins) serem pontuadas e premiadas com 1º, 2º e 3º lugar, porq certamente tinha de haver um premiozito ou outro se não os criadores iriam ficar tristes lol porq daquilo que entendo por standard do mandarim estas aves muito pouco tinham. Mas é a minha opinião e naturalmente vale o que vale.
Voltando um pouco atras as unicas hipoteses que tenho para tirar diluidos serão apenas: diluido x diluido ou usando machos dorso claro portadores de diluido com femeas diluidas, certo? Ou ainda ha mais alguma?
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos