Fórum dos Exóticos
Desabafo com anúncios Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Desabafo com anúncios Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desabafo com anúncios

+4
André Costa
Carlos S.
Gustavo Figueiredo
AvilandiaPT
8 participantes

Ir para baixo

Desabafo com anúncios Empty Desabafo com anúncios

Mensagem  AvilandiaPT Sex 20 Jan 2012, 14:23

Olá,

Não é mais que um desabafo porque não tenho mesmo nada a ver com isso mas estas coisas fazem-me confusão...
Estava a dar uma vista de olhos no facebook e vi um anúncio de alguns exóticos para venda... Até aqui tudo bem mas anunciar "diamantes papagaio portadores de malhado" (mutação dominante) ou "casais de bichenov portadores de castanho" (mutação rec. ligada sexo), enfim, faz-me confusão.
Admito que até nem seja com má intenção mas é daquelas coisas em que mais vale estar calado, falar só do que se sabe e não inventar, para não dizer disparates e para não induzir em erro outros criadores. Quem sabe "trabalhar genética" pode "vender genética", quem demonstra não saber devia limitar-se a vender passarinhos até aprender.

Normalmente ignoro mas às vezes tem que sair. Admito que estive para comentar mas ainda ia arranjar confusão e não servia de nada. E como já disse, não tenho realmente nada a ver com isso.
Enfim... desculpem lá a mensagem totalmente inútil.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo com anúncios Empty Re: Desabafo com anúncios

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sex 20 Jan 2012, 19:18

Só um aparte, há anuncios de vendas de aves no facebook??


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo com anúncios Empty Re: Desabafo com anúncios

Mensagem  Convidado Sex 20 Jan 2012, 19:58

Partilho a mesma dúvida, do Gustavo...

Infelizmente, vê-se muita ignorância, por parte de algumas pessoas, que gostam muitas das vezes de tornarem até um anuncio de uma ave, em algo um pouco mais xpto, e por vezes não corre bem.

Se fosse só o tal que viu no faceboook, estava-mos nós bem. Rolling Eyes

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo com anúncios Empty Re: Desabafo com anúncios

Mensagem  Carlos S. Sex 20 Jan 2012, 20:15

So um aparte...
O facebook parece a China, está a invadir Portugal aos poucos.

Quanto aos anuncios é normal, e nao é so no facebook, mas em muitos outros sitios se vende gato por lebre, infelizmente da parte de quem compra, a grande maioria nao esta minimamente informada de nada, depois quando se apercebe já é tarde de mais Wink
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo com anúncios Empty Anuncios

Mensagem  AvilandiaPT Sex 20 Jan 2012, 21:11

Olá,

O meu desabafo foi apenas isso mesmo, um desabafo.
Porque não vou nem tenho direito de colocar em causar que tenha sido mero desconhecimento. Mas fico triste porque cada vez mais vejo o mundo dos exóticos transformado em negócio. Parece que muita gente vê nisto uma mina de ouro em que o que interessa é vender. Não é aprender, estudar, conhecer as nossas aves e melhorar, isso é uma minoria. Isso vê-se no tipo de aves que têm aparecido em pessoas que começam com 2-3 casais de mandarins e no ano seguinte já andam nos "topos de gama" com espécies e mutações bastante mais exigentes porque são raros, porque são caros... Obviamente que não tenho direito de criticar, mas fico triste que seja essa a ideia que passa.
E acima de tudo fico triste também comigo porque sinceramente vejo estas coisas e já nem quero saber. Há uns anos teria respondido, com a melhor das intenções. Mas a experiência diz-me que muito provavelmente só ia criar confusão com algo que não em afecta e com que nada tenho a ver. Mas que acaba por afectar todos os criadores de forma indirecta, que acabam por ser prejudicados quando quem é "enganado" umas vezes se afasta e desiste. Como tenho dito a alguns amigos, ultimamente aprendi a usar cada vez mais o "delete" e deixei de comentar muita coisa.

Gosto sinceramente de passarinhos, tenho uma pena enorme de neste momento ter outras obrigações e questões que não me permitem criar, mas também penso algumas vezes se quero voltar a "isto".
Uso o facebook para estar em contacto com amigos, alguns que não via desde a escola. Graças a isso já nos encontrámos para uns almoços, mas realmente começa a ganhar contornos de epidemia.
Outra questão é a exposição, na minha opinião, negativa que isto dá da actividade porque quando se colocam destes anúncios públicos para vender 20-30 aves a 25-30eur cada uma realmente parece que o pessoal vive disto.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo com anúncios Empty Re: Desabafo com anúncios

Mensagem  André Costa Sex 20 Jan 2012, 21:38

AvilandiaPT escreveu:Olá,

O meu desabafo foi apenas isso mesmo, um desabafo.
Porque não vou nem tenho direito de colocar em causar que tenha sido mero desconhecimento. Mas fico triste porque cada vez mais vejo o mundo dos exóticos transformado em negócio. Parece que muita gente vê nisto uma mina de ouro em que o que interessa é vender. Não é aprender, estudar, conhecer as nossas aves e melhorar, isso é uma minoria. Isso vê-se no tipo de aves que têm aparecido em pessoas que começam com 2-3 casais de mandarins e no ano seguinte já andam nos "topos de gama" com espécies e mutações bastante mais exigentes porque são raros, porque são caros... Obviamente que não tenho direito de criticar, mas fico triste que seja essa a ideia que passa.
E acima de tudo fico triste também comigo porque sinceramente vejo estas coisas e já nem quero saber. Há uns anos teria respondido, com a melhor das intenções. Mas a experiência diz-me que muito provavelmente só ia criar confusão com algo que não em afecta e com que nada tenho a ver. Mas que acaba por afectar todos os criadores de forma indirecta, que acabam por ser prejudicados quando quem é "enganado" umas vezes se afasta e desiste. Como tenho dito a alguns amigos, ultimamente aprendi a usar cada vez mais o "delete" e deixei de comentar muita coisa.

Gosto sinceramente de passarinhos, tenho uma pena enorme de neste momento ter outras obrigações e questões que não me permitem criar, mas também penso algumas vezes se quero voltar a "isto".
Uso o facebook para estar em contacto com amigos, alguns que não via desde a escola. Graças a isso já nos encontrámos para uns almoços, mas realmente começa a ganhar contornos de epidemia.
Outra questão é a exposição, na minha opinião, negativa que isto dá da actividade porque quando se colocam destes anúncios públicos para vender 20-30 aves a 25-30eur cada uma realmente parece que o pessoal vive disto.

Cumps,
boa noite,
poucas vezes aqui venho ou ...desabafo, mas neste caso, não colocando em causa o que foi escrito, penso que a internet veio revolucionar o mundo, incluindo o mundo dos passarinhos, incluindologicamente os exóticos.
Quem cria, cria por prazer, paixão e amor pelas suas aves, mas todos sabemos que muitas aves trazem o problema de posteriormente ceder ou vender algumas.
O facebook além de ser um local de partilha de conhecimentos e amizades, pode, ....penso eu, ser igualmente um ponto de encontro de criadores, onde se podem trocar aves ou mesmo "ceder".
Não entendo eu que este local seja um mercado invisivel para se fazer negócio fácil, mas pode ajudar na troca de conhecimentos.
E depois sempre podemos conhecer muitos criadores e efectuar permuta de aves.
Eu penso assim...mas somos milhares de criadores e como tal, talvez esteja errado para alguns

cumprimentos,
André Costa
André Costa

Mensagens : 20
Data de inscrição : 20/09/2011
Localização : Estremoz
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo com anúncios Empty Re: Desabafo com anúncios

Mensagem  gimbras Sex 20 Jan 2012, 21:45

boas Ricardo,
claro que não se pode criticar quem quer que seja, mas informar nunca é demais. quanto mais informação se colocar à disposição de quem lê, maior é a probabilidade de os novos criadores actuarem mais consistentemente e conseguirem melhores criações. e, também leva a que se leia mais alguma coisa e se vá aprendendo mais.
por vezes, é ingrato informar; ou porque não sabemos comunicar da melhor forma, ou porque, em certos assuntos, seria preciso escrever várias páginas, ou porque há quem não goste de opiniões contrárias mas, haverá sempre quem aproveite a informação.
falando por mim, já aprendi imensas coisas no fórum; coisas que não sabia, coisas que pensava que sabia e estava errado e coisas que nem me tinham passado pela cabeça. o Ricardo tem sido das pessoas com quem mais aprendo e por isso lhe agradeço, mas, continue a informar que ainda tenho muito para aprender; e não devo ser o único. e não se coiba de apontar erros, sempre que se justifique.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo com anúncios Empty Re: Desabafo com anúncios

Mensagem  Ivo Sex 20 Jan 2012, 22:04

Olá Ricardo,

È uma verdade e uma certeza, que cada vez mais, vemos, pessoas a entrar no mundo das aves pelo negócio.
Existem certos detalhes que demonstram facilmente quem realmente gosta de aves, gosta de entender o seu comportamento e de aprender um pouco mais, de quem gosta por gostar, por ser negócio, ou "moda".
O que fazes está, na minha opinião correcto, se fosses alertar ou "iluminar" cada "falha" que vês, não chegavas a toda a gente e mais importante, irias criar sempre discussão, porque normalmente não aceitam muito bem, uma opinião construtiva, mesmo nas melhores das intenções. O melhor mesmo é ver, e passar ao lado.
Terás sempre com quem partilhar as tuas ideias, sem qualquer problema inerente, opinar sobre qualquer coisa, sempre foi assim e será com aves ou outra coisa qualquer...
Partilho da mesma ideia que tens, mas ás vezes o melhor é não intervir...obrigado pela partilha..

Ivo
Ivo

Mensagens : 156
Data de inscrição : 11/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo com anúncios Empty Re: Desabafo com anúncios

Mensagem  Jose Fernando Sáb 21 Jan 2012, 08:55

Respondendo ao Ricardo,
tens toda a razão, eu pessoalmente de há uns dias para cá retirei os meus contactos nos fóruns Nacionais.
No meu blog que já conta com 2 anos de existência e com 34 000 visitas. Para um blog dedicado exclusivamente a Mandarins é muito bom o desenvolvimento que teve. Só há bem pouco tempo coloquei uma página com aves disponíveis onde explico o que tenho (portadores) ou puros. Retirei-a passado 7 ou 8 dias e retirei inclusive o contacto directo, podendo quem quiser colocar comentários.
Tudo isto para dizer que quanto mais informação passar sobre as aves para venda as pessoas na sua maioria preferem comprar gato por lebre, quanto mais barato melhor. Depois e só depois vêm com paleios que no criador tal compraram ave X mas , afinal não era aquilo que foi falado e tal, etc.
Este tipo de conversa o Ricardo compreende concerteza e deve conhecer alguns casos, nem vou desenvolvê-la pois desvia o Tópico.
Fiquei um bocado cansado dos "cromos".
No que diz respeito à genética pois amigo, aguenta coração pois eu tembém tenho de aguentar e faço como tu desabafo aqui............
Respondendo ao André Costa:
a internet realmente é uma coisa muito boa, mas utilizada de forma correcta.
No que diz respeito à partilha e troca de informação no Mundo dos Exóticos, eu e posso dizer isto contente do trabalho que fiz até agora, fui um elemento que muito contribuí para isso.
Lamento que por se contar tudo aqui no Fórum existam cada vez mais criadores de aves a granel, sem olharem á qualidade das aves que criam e depois porque os Bengalins são maquinas , tiram quantidades industriais , vendem o excedente a troco de uns Euros para a comida e pouco mais.
Os bengalins também têm coisas positivas , mas usados de forma mais correcta.
Os estrangeiros também os usam, mas com reprodutores de qualidade, em portugal excelentes criadores também os usam mas com reprodutores de qualidade e em casos de apoio, não por sistema.
Eu próprio já os utilizei , mas uma das coisas que me dá prazer é ajudar os próprios pais a criar os seus filhos, abdicando assim dos Bengalins.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo com anúncios Empty Anúncios

Mensagem  AvilandiaPT Sáb 21 Jan 2012, 13:21

Olá,

André, eu não tenho nada contra os anúncio no facebook, no miau, no avespt, neste ou noutro fórum. Acho que cada criador obviamente tem que fazer por encontrar mercado para as suas aves. Felizmente nunca tive grandes problemas nesse campo quando criava. Como alguns sabem em determinada altura pela empresa cheguei a trazer algumas aves de fora. Mas sempre fiz questão de separar o que era meu (criação) e o que não era. Obviamente que também colocava anúncios. A questão está no que se coloca nesses anúncios. Mas para mim não é o mesmo colocar um anúncio num fórum de aves ou num site de aves, em que é dirigido a um público alvo específico, ou no facebook e afins. Não se trata de "esconder" as vendas de ninguém.
Por opção afastei-me durante algum tempo de exposições, aves, e até de fóruns. O ano passado voltei a ver exposições, e a aproximar-me. Não deixei de ir estando a par do que se passa e a minha desilusão vem de ver o caminho que a evolução dos exóticos levou. As pessoas que já conhecia continuaram na mesma, são uma velha guarda se assim quiserem (embora na casa dos 30-40). Criam por gosto aos exóticos e foram/são os pioneiros da criação de exóticos em Portugal que continuam por gosto. É que os exóticos em Portugal começaram há pouco mais de 10-15 anos. Houve uma expansão enorme mas o motor começa a ser o negócio. Vejo criadores de canários a montar 50 casais de goulds para vender, 30 casais de mandarins "gigantes" para criar nos meses quando os canários não criam, e pessoal nunca criou exóticos pegar em aves unicamente pelo preço. A maior desvantagem da internet e da enorme partilha de conhecimento é que permite passar por cima de uma aprendizagem de base que goste-se ou não é precisa.
Uma coisa é usar um calculador genético, outra coisa perceber o que ele nos está a dizer...
Disseram-me uma vez que na internet qualquer um é campeão do mundo, basta dizer que sim. Como é mais fácil ir procurar receitas mágicas, quando nos dizem que um "bichenov fêmea é portador de castanho" há duas alternativas: acreditar (e ser enganado) ou não acreditar (sabendo porquê).

Quando a continuarmos a informar, sim é verdade mas... como diz o Ivo, quem quer aprender nunca se importa de ser corrigido, quem tem a mania que sabe, não costuma reagir bem. E às vezes dou por mim a pensar, "deixa lá continuarem a dizer disparates porque não vale mesmo a pena".

Ainda há dias num outro fórum eu e outro amigo, que por acaso conheço pessoalmente e é uma pessoa informada, que estuda aprende e tem evoluido muito na sua especialidade, respondemos para ajudar alguém recomendando que lesse um determinado tópico. E eis quando que nos é dito por outro membro (que não era quem colocou a questão e respondeu a dizer disparates que "tinha ouvido") - "epá mas ler 50 páginas dá muito trabalho, eu não tenho paciência para isso..."

Se todos pensassem assim, hoje não existia a facilidade e quantidade de informação que existe sobre exóticos e que, em parte, permite que se pense assim. Por isso é que eu gosto imenso quando me corrigem e aprendo algo ou sou obrigado a ir aprender mais qualquer coisa.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo com anúncios Empty Re: Desabafo com anúncios

Mensagem  Carlos S. Sáb 21 Jan 2012, 13:50

Ja me deparei que muita gente está a ler o topico, e acredito que ninguem percebeu a relação dos "portadores de pastel" nos bichenov, tal como eu.

Por isso agradeço desde ja uma breve explicação pelo caso, pois tenho bichenovs, e supostamente este ano estou a trabalhar com machos portadores de pastel, mas la está posso estar errado, por isso me direciono para o Ricardo dar uma breve explicação Wink
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo com anúncios Empty Re: Desabafo com anúncios

Mensagem  gimbras Sáb 21 Jan 2012, 14:02

AvilandiaPT escreveu: quem tem a mania que sabe, não costuma reagir bem.

boas,
é por isso, também, que é ingrato informar; ás vezes até parece que acham que é confrontação.
mas, vamos acreditar que há sempre quem aproveite.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo com anúncios Empty Re: Desabafo com anúncios

Mensagem  Luís Lourenço Sáb 21 Jan 2012, 15:29

Carlos S. escreveu:Ja me deparei que muita gente está a ler o topico, e acredito que ninguem percebeu a relação dos "portadores de pastel" nos bichenov, tal como eu.

Por isso agradeço desde ja uma breve explicação pelo caso, pois tenho bichenovs, e supostamente este ano estou a trabalhar com machos portadores de pastel, mas la está posso estar errado, por isso me direciono para o Ricardo dar uma breve explicação Wink

Olá Carlos,

O Ricardo apenas referiu as fêmeas Bichenovs portadoras de Castanho, que não existem visto a mutação ser recessiva ligada ao sexo.

Abraço
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo com anúncios Empty Re: Desabafo com anúncios

Mensagem  Carlos S. Sáb 21 Jan 2012, 15:34

Sim, mas o machos podem ser certo?
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo com anúncios Empty Re: Desabafo com anúncios

Mensagem  Luís Lourenço Sáb 21 Jan 2012, 15:45

Sim os machos podem Wink
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo com anúncios Empty Re: Desabafo com anúncios

Mensagem  Carlos S. Sáb 21 Jan 2012, 15:47

Ou seja em cruzamentos Classico x pastel independetemente do sexo so vao sair machos classicos portadores de pastel e femeas classicas certo?
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo com anúncios Empty Re: Desabafo com anúncios

Mensagem  Luís Lourenço Sáb 21 Jan 2012, 16:31

Não, num cruzamento macho Clássico x fêmea Castanha nascem machos portadores e fêmeas Clássicas. Se for macho Castanho x fêmea Clássica nascem machos portadores e fêmeas Castanhas.
Dá um olho aqui a este link: http://www.finchbreederdatabase.com/phpBB3/birds_manual.php?mode=genfor&species_id=3

É um calculador genético para Bichenovs
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo com anúncios Empty Re: Desabafo com anúncios

Mensagem  Carlos S. Sáb 21 Jan 2012, 16:34

Hmm, ora ai esta ja fiquei esclarecido aminha duvida era so essa Smile
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo com anúncios Empty Genéticas e anúncios

Mensagem  AvilandiaPT Dom 22 Jan 2012, 11:22

Olá,

O Luis já esclareceu.
Em mutações recessivas ligadas ao sexo, os machos podem ser "puros" ou portadores. As fêmeas ou são "puras" ou não, nunca são portadoras.
Nas mutações dominantes, que foi a outra questão, não existe portadores seja em machos ou fêmeas. As aves ou são ou não são e não "escondem" nada relativo a essa caracteristicas. Podem em alguns casos ser factor simples ou duplo factor, mas ou são ou não são, não tem nada a ver com portadores que apenas existem para factores recessivos.
Por isso é que é importante saber como funciona cada mutação, mais do que o que sei de um certo casal. Percebendo a mutação isso permite-nos escolher melhor as aves que compramos, a forma como montamos os casais e também programar a selecção. Além disso podemos tirar outras vantagens de casais bem pensados. Consegue-se tirar aves sexadas logo no ninho e valorizar a genética de algumas aves em certas mutações.
Por exemplo, um macho de uma mutação recessiva ligado ao sexo (RLS) vale à partida mais do que uma fêmea, e um macho portador também. Mas um macho portador de um factor RLS com uma fêmea normal vai tirar machos possíveis portadores que não podemos distinguir dos não portadores. Isso significa que podemos estar a oferecer genética ao vendê-los como normais. As regra nos RLS é as fêmeas confirmam os casais (pois com qualquer macho no minimo todos os machos filho serão portadores), os machos puros abrem as linhas depressa (pois produzem todas as femeas mutadas e todos os machos portadores).

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos