Fórum dos Exóticos
Iniciação nos Goulds em colonia Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Iniciação nos Goulds em colonia Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Iniciação nos Goulds em colonia

5 participantes

Ir para baixo

Iniciação nos Goulds em colonia Empty Iniciação nos Goulds em colonia

Mensagem  Nandes Ter 30 Out 2012, 20:41

Boas Pessoal Wink

Muitos provavelmente ja nao se lembram de mim mas fui um dos que se inscreveram logo nos começos do forum mas por motivos de abandono dos exoticos deixei de ca vir, Criava Mandarins...

Mas agora estou a pensar ter uma espécie de colonia de diamantes de Gould mas quero que eles criem sozinhos sem ajudas de amas etc...

Tenho lido e vejo que a taxa de sucesso em colonia e quase o dobro por a femea escolhe o macho que ache melhor e assim da outra atenção as crias será verdade?? Que cuidados devo ter com os goulds? Acham que terei sorte com eles Razz sei que e relativo mas gostava de ter uns exoticos no meu canaril para ter algo a criar nos tempos mortos onde os canários nao criao etc e pa nao falar na minha paixao antiga por os goulds mas nunca me aventurei criar
Nandes
Nandes

Mensagens : 255
Data de inscrição : 14/07/2009
Localização : Guimarães
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciação nos Goulds em colonia Empty Re: Iniciação nos Goulds em colonia

Mensagem  Luís Lourenço Ter 30 Out 2012, 22:52

Boa noite,

Criar Goulds em colónia torna as coisas muito mais fáceis pelos motivos que mencionaste, pois os casais formam-se naturalmente, já para não falar num maior espaço disponível o que é sempre bom quando se cria direto.
Na minha opinião acho que vais ter sorte com a experiência, isto se tiveres boas condições para eles criarem.
Qual o tamanho do viveiro onde pretendes colocar a colónia?
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciação nos Goulds em colonia Empty Re: Iniciação nos Goulds em colonia

Mensagem  Gustavo Figueiredo Ter 30 Out 2012, 23:48

Boas, Pedro

De facto tinhas mesmo desaparecido. Sê "re-benvindo" Razz Razz

De facto, se o que te interessa é apenas criar sem ajuda de amas, posso te dizer e até como o Luis já te disse, a taxa de sucesso é bem maior.
Apesar de ter perdido alguns Goulds em meados de Junho-Julho, os casais que se formaram na voadeira, mostram um comportamento bem diferente que os casais criados por mim: montam o ninho, há um a cumplicidade entre macho e femea, existe uma rivalidade entre as outras aves da voadeira mas, nada que não seja natural e nada que não impeça de se formarem novos casais. Na altura de alimentação das crias, aqui por vezes noto alguma inexperiencia e a primeira postura, tem uma taxa elevada de não correr bem. em termos de seleção é que o resultado é 0% pois com os casais a escolherem entre si, não nasce bem aquilo que tu queres. Mas, pode ser que tenhas surpresas como eu tive, pois ao que parece verde mar é uma mutação ainda pouco reconhecida nos Goulds e por um casal se ter escolhido entre si, tenho plo menos duas crias nascidas cá em casa goulds verde mar.

Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciação nos Goulds em colonia Empty Re: Iniciação nos Goulds em colonia

Mensagem  Nandes Qua 31 Out 2012, 05:25

Mesmo foram uns tempos bem longos longe daqui mas tou de volta.

O viveiro tem cerca de 1 de largo por 1 metro de comprimento e 1,70 de altura eh e estava a pensar por ai uns 8 a 10 ninhos la para não Haver competição pelos mesmos, e colocar plantas naturais para simular ainda melhor a natureza.
Nandes
Nandes

Mensagens : 255
Data de inscrição : 14/07/2009
Localização : Guimarães
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciação nos Goulds em colonia Empty Re: Iniciação nos Goulds em colonia

Mensagem  Luís Lourenço Qua 31 Out 2012, 10:17

Para essas dimensões acho que o ideal era colocares apenas uns 3 casais.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciação nos Goulds em colonia Empty Re: Iniciação nos Goulds em colonia

Mensagem  RC Qua 31 Out 2012, 10:59

Não sei se esse viveiro é fixo ou não. Pois caso não fosse o ideal era ter o 1,70 M de comprimento. Este tipo de aves têm um voo horizontal e não vertical.
Quanto aos ninhos deverás ter em triplicado (todos à mesma altura e todos iguais para não andarem à disputa pelos mais altos) consoante o n.º de casais, que neste caso não deverão ser mais de 3, como disse o Luís.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciação nos Goulds em colonia Empty Re: Iniciação nos Goulds em colonia

Mensagem  Nandes Qua 31 Out 2012, 15:02

Ok 3 casais então eh Pensei em ter ao inicio 3 machos para duas femeas para elas escolherem que dizem??

Ou posso mesmo por três casais que eles entendem-se?? Porque nao quero perder digamos a maior percentagem de sucesso em colónias Razz
Nandes
Nandes

Mensagens : 255
Data de inscrição : 14/07/2009
Localização : Guimarães
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciação nos Goulds em colonia Empty Re: Iniciação nos Goulds em colonia

Mensagem  NFF Qua 31 Out 2012, 15:07

Boa tarde
Eu poria os 3 casais, que depois entre eles escolhem-se.
Além dos varios ninhos, ponha também vários pontos com comida, não vá algum macho pnsar que aquilo é dele e depois os outros passam fome. A água ponha-a num sitio mais neutro possível.
Cumprimentos
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciação nos Goulds em colonia Empty Re: Iniciação nos Goulds em colonia

Mensagem  Nandes Qua 31 Out 2012, 15:31

Ok, e que Mutações posso ter la ou é indiferente??
Nandes
Nandes

Mensagens : 255
Data de inscrição : 14/07/2009
Localização : Guimarães
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciação nos Goulds em colonia Empty Re: Iniciação nos Goulds em colonia

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qua 31 Out 2012, 20:30

Na minha opinião Pedro, deverias arranjar uns 6 a 7 machos e umas 5 fêmeas. Isto porque se arranjares 3.3 nada te garante que se formem 3 casais exatamente das 6 aves que tens á disposição. Quando se formarem os 3 ou 4 casias que pretendes, separas as restantes ou até podes deixar ficar na voadeira. Ou melhor ainda, como eu fiz: encho a voadeira com goulds e conforme os casais se iam formando ia separando para gaiolas de 80cm.
Em relação ás mutações, iso agora só depende do teu gosto mas, começa plas mais fáceis

Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciação nos Goulds em colonia Empty Re: Iniciação nos Goulds em colonia

Mensagem  Nandes Qua 31 Out 2012, 21:04

Ya foi o que li na internet que as fêmeas sao altamente selectivas com os machos, ou seja podem juntar-se bem um casal e depois ate as outras duas femeas nem uma nem outra gostarem dos machos restantes vou por ai 3 femeas para 5 machos Wink mas os outros dois machos na criaçao nao daram problemas de agrecividade e tipo assaltos aos ninhos???

Pois mas do tipo pergunta mesmo se iniciante qual as mais faceis? Aqueles de cabeça preta e Vermelha??
Nandes
Nandes

Mensagens : 255
Data de inscrição : 14/07/2009
Localização : Guimarães
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciação nos Goulds em colonia Empty Re: Iniciação nos Goulds em colonia

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qua 31 Out 2012, 21:44

Exato.
Por isso é que muitas vezes, as pessoas se surpreendem que têm ninho feito e nada de ovos. Muitas vezes, porque simplesmente a fêmea não aceitou o macho ou ainda não está preparada.
Escolhe os de corpo verde, denomindos de clássicos. Cor da cabeça é irrelevante.


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos