Fórum dos Exóticos
Criação de bengalins em colonia. Opiniões pf  Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Criação de bengalins em colonia. Opiniões pf  Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criação de bengalins em colonia. Opiniões pf

5 participantes

Ir para baixo

Criação de bengalins em colonia. Opiniões pf  Empty Criação de bengalins em colonia. Opiniões pf

Mensagem  Vasco Franca da Maia Ter 05 Abr 2011, 00:34

Boas,


Estou precisando fazer lugar nas minhas instalações para golds e pensei em criar e reproduzir os bengalins em uma única voadeira (2 metros X 2 metros), será que consigo pelo menos um número razoavel de crias?
Se alguém os cria neste metódo me ajude.
Vasco Franca da Maia
Vasco Franca da Maia

Mensagens : 46
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de bengalins em colonia. Opiniões pf  Empty Re: Criação de bengalins em colonia. Opiniões pf

Mensagem  Diogo Ribeiro Ter 05 Abr 2011, 17:40

Boa tarde,

Pelas experiências que fiz até hoje não te aconselho. Penso que há pessoas aqui no fórum que têm tido experiências contrárias à minha, como o Gustavo se não estou em erro, mas na minha opinião não o faças.

Eles acabam por dormir todos no mesmo ninho, não havendo possiblidade de nenhum deles efectivamente criar.

Contudo, isto é apenas a minha experiência.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de bengalins em colonia. Opiniões pf  Empty Re: Criação de bengalins em colonia. Opiniões pf

Mensagem  Gustavo Figueiredo Ter 05 Abr 2011, 19:31

Exacto, Diogo, eu nunca tive problemas nenhuns em criar em colonia.
Só deixei mesmo de o fazer porque precisei da viadeira dos Bengalins para pôr Goulds.
Fiquei com os melhores casais e como a época de criação de Goulds acabou, vou criando Bengalins.
No entanto só vejo um incoveniente em criar em colonia (pla minha experiencia).
Quando os pintos começam a sair do ninho, quando querem voltar, voltam para os ninhos errados, acabando por ser um casal a alimentar tudo Razz Razz .
Nunca tive nenhum incoveniente.
Se realmente queres criar em colonia, Vasco, aconselho-te a ter varios ninhos espalhados pelo viveiro.
Pelo que observei na minha antiga voadeira, um casal ou trio quando se forma, os outros deixam esse ninho em questão e procuram outro para criar.
Na altura em que criava em voadeira, dos 10 Bengalins com que me iniciei, consegui 3 casais a criar ao mesmo tempo, os restantes apoiavam na criação por isso chegava a ter casais e trios.


abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de bengalins em colonia. Opiniões pf  Empty Re: Criação de bengalins em colonia. Opiniões pf

Mensagem  tiagodc Qua 06 Abr 2011, 20:02

Boa Noite,

eu nao aconselho isso pois com 6 bengalins (3 casais) no mesmo ninho de 7 ovos tirei 1!
tiagodc
tiagodc

Mensagens : 46
Data de inscrição : 23/12/2010
Localização : Viana do Castelo - Subportela
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de bengalins em colonia. Opiniões pf  Empty Re: Criação de bengalins em colonia. Opiniões pf

Mensagem  Alvaro Domingues Qua 06 Abr 2011, 20:52

eu tenho um viveiro comunitario onde tenho alguns casais . no ano passado só faziam ninho e ovos nada . este ano tenho 3 ninhos com uma media de 4 bengalins em cada ninho e nada até agora . até pelo contrario , em vez de aumentarem os ovos ... diminuiram
Alvaro Domingues
Alvaro Domingues

Mensagens : 186
Data de inscrição : 16/02/2011
Localização : maia
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de bengalins em colonia. Opiniões pf  Empty Re: Criação de bengalins em colonia. Opiniões pf

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qua 06 Abr 2011, 22:54

tiagodc escreveu:Boa Noite,

eu nao aconselho isso pois com 6 bengalins (3 casais) no mesmo ninho de 7 ovos tirei 1!

E eu com os 10 Bengalins que me iniciei, 3 casais se formaram e tirei 11 crias.
Podemos passar a noite toda nisto... Que mais posso dizer?
Cada caso é um caso e eu expus aqui o meu onde o sucesso de criar Bengalins em viveiro comunitário, foi um sucesso.

Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de bengalins em colonia. Opiniões pf  Empty Re: Criação de bengalins em colonia. Opiniões pf

Mensagem  Vasco Franca da Maia Qui 07 Abr 2011, 03:35

Boas,

Primeiramente agradeço a todos pela ajuda. Vou considerar todas opiniões.

Estava cá pensando em diminuir o tamanho dos ninhos, assim no máximo 2 casais poderão usá-lo. Será uma boa idéia?

Realmente gostaria de mantê-los em casais separados, mas o custo benefício não compensa, gasto muito tempo a trocar agua e alimentá-los todos os dias. Espero que na voadeira pelo menos consiga manter um número aceitável de pintos para não ter que comprar passaros novos, ex. pelo menos 20 bengalins por ano (número aceitável para manter o plantel sem ter que procurar comprar novos).

Mais uma pergunta: Estava pensando em colocar alguns casais de mandarins misturados com os bengalins. Qual a opinião dos senhores?

Obs.: Em breve irei colocar as fotos da minha nova voadeira construida debaixo da escada, uma semana de intensa bricolagem e duas idas a leroy merlin, lol, ficou porreira apesar de ter usado tela simples (tipo galinheiro de arame torcido).


Forte abraço e muito obrigado
Boas crições
Vasco Franca da Maia
Vasco Franca da Maia

Mensagens : 46
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos