Fórum dos Exóticos
Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 3 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 3 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

+13
ruifon
Silvius
filiperusso
pedroribeiro-exoticos
Joaquim Neves
Pedro.Filipe
spice_13
gimbras
Gustavo Figueiredo
AvilandiaPT
Jose Fernando
NFF
luisbaleia
17 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 3 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  Pedro.Filipe Qui 02 Fev 2012, 12:01

Deixei passar as 24 horas, como não alimentaram decidi não arriscar pela manhã seguinte, dei papa de criacção á mão e mudei. Para ser sincero ainda nem vi o que está a suceder, espero bem que tenha tudo corrido bem, pois tencionava tirar para mim se saisse algum macho. O cruzamento é de uma babete branca com um babete Isabel, para ver se nas próximas criacções juntando uma fêmea classica poderia ter a possibilidade de ter crias brancas. Penso que é assim. Estou correcto?
Pedro.Filipe
Pedro.Filipe

Mensagens : 406
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Ponta Delgada - S. Miguel - Açores
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 3 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 02 Fev 2012, 19:10

Bom, eu só vou dizer isto: esta semana encontrei-me com um criador, que já não via há algum tempo. estivemos em conversa e tudo corre bem pra este criador.
Ah, é verdade. Não disse o que este craidor cria. Então ele só cria Goulds, nada mais do que Goulds.
E cria Goulds numa marquise de 5 m2 se tanto.
Quantos bengalins tem??
Uns 3 casais.
Se os usa??
Em ultimo recurso e não como sistema.
Tem 7 casais de Goulds em que todos criam directo e tira uma média de 50 -60 crias por ano com uma taxa de mortalidade baixissíma.
Os Bengalins usa simplesmente quando tem casais novos de Goulds, que ainda não se adaptaram á criação.
Este criador chega ao ponto de, quando corre mal com um casal de Goulds, pôr noutro e estes criam as crias de outro casal, como se faz com os Bengalins.
Se a gaiola maior, tiver mais de 0,40 X 0,30 X 0,30 é muito.
Como já disse, eu uso Bengalins, pois sei que não tenho condições a 100% pra criar directo determinadas especies que possuo, por isso não posso atirar a primeira pedra.
Desde que se use como recurso e não se faça disso criação industrial, como já foi mencionado por alguns, penso que o valor das aves voltará a ter uma relação preço/qualidade bem mais justo.


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 3 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  Joaquim Neves Sex 03 Fev 2012, 21:19

Como já disse atrás

"Tenho" um casal que tirou 5 aves directas e que já estão separadas e de boa saude.
O mesmo casal tirou mais 5, só que quando ainda estavam no ninho MORREU o macho.
Contrariamente ao que pensei a femea acabou por criar todos os 5 sozinha.
Nasceram a 11 Dezembro,
Agora só tenho duvidas o que irá acontecer, quando retirar os filhos e optar por lá colocar novo Macho.
Outro casal tirou directo 4, deixando-os morrer passados 15 dias.
Tem novamente 5, estando a alimentá-los, quase com idade de abandonarem o ninho.
Logicamente que irei dar continuidade aos restantes casais, pois criar directo´será mais facil para quem tem menos tempo e melhores aves.
A intenção não é criar aves para venda, mas sim o gosto pela reprodução.
É logico que terei de vender "alguns excessos", por varios motivos, nomedamente não ficar com muitas aves e fazer algum para as despesas se puder.`
É meu intuito durante o ano 2012, criar condições de viveiro de dimensões onde possam voar "mais á vontade" Quem sabe assim de medidas 7 a 10m x 3 a 5m , com plantas e arvores naturais.
Vamos ver onde chega e pode provocar a "crise"
Votos de boas criações para todos
J Neves.
Joaquim Neves
Joaquim Neves

Mensagens : 200
Data de inscrição : 01/09/2009
Localização : Louriçal - Pombal
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 3 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  eduardo_garcia Sáb 04 Fev 2012, 17:16

Boa tarde,

Eu à uns anos atrás tive exóticos, nomeadamente mandarins, bengalins e diamantes de gould, naquela altura nunca deixei os goulds criar os próprios filhos, pois quando os ovos estavam para eclodir dois ou três dias antes retirava-os para os bengalins, tinha goulds que até chocavam os ovos, mas tinha outros que nem ao "choco agarravam".
Hoje sou criador de canários, mas porque o bixinho ainda cá está Very Happy tenho 2 casais de diamantes de gould e 4 casais de bengalins, apesar de ter bengalins já tive dissabores com os bengalins, pois já me deixaram morrer duas ninhadas de goulds, pensei então em experimentar com um casal de goulds deixar criar os próprios filhos, eis que estão alimentá-los lindamente, foi a ultima foto que eu coloquei das crias de goulds na "secção aves exóticas".
Estou a pensar sériamente em deixar os bengalins e continuar a fazer criação direta e aumento os casais de goulds de 2 para 6 casais.
Penso que os goulds com um pouco de persistência e paciência se consegue fazer criação direta, é claro que nem tudo irá correr bem, lógico mas ai está o "bom" para quem aprecia e gosta de novos desafios, como eu Laughing .

Cumprimentos
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 3 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  Joaquim Neves Sáb 04 Fev 2012, 17:54

Boa, amigo Eduardo.
Tambem já tive bengalins a deixarem morrer os gouldes, ou simplesmente não chegar a chocar.
O mesmo me tem acontecido com frequencia em relação a tirar degolados.
Portanto continuo apostado a criar directo, e será nesse sentido a intenção do viveiro com as medidas que referi em post anterior
Bons exitos, para todos
J Neves
Joaquim Neves
Joaquim Neves

Mensagens : 200
Data de inscrição : 01/09/2009
Localização : Louriçal - Pombal
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 3 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  roicordas Sáb 04 Fev 2012, 22:00

Boas.
Sempre deixei os gould chocarem, e uns 2 dias antes de nascerem mudava os ovos para os bengalins, pois raramete os gould alimentavam os filhos.
Este ano tenho um casal de 2009 a criar 6 filhos e 2 de 2011 com aves a nascer e vou deixar ficar. Já perdi alguns mas paciência...
Tenho casais que nem sequer chocam, esses tenho de recorrer a bengalins.
Mas cada vez mais vou tentar directo pois que adianta andar a criar com bengalins e tirar 200 goulds para depois os vender a metade do preço e comerem o dobro!
roicordas
roicordas

Mensagens : 341
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Agueda

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 3 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  Pedro.Filipe Dom 05 Fev 2012, 16:28

Boas
Com o 2º casal de Babetes aconteceu o mesmo, chocaram e não os alimentaram Crying or Very sad .
Já os mudei, mas sinceramente tenho as minhas duvidas, pois tive de mudar para um casal de Bengalins que estavam a chocar ovos, vamos ver. E como já foi referido anteriormente os Bengalins algumas vezes também deixam morrer crias.
Pedro.Filipe
Pedro.Filipe

Mensagens : 406
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Ponta Delgada - S. Miguel - Açores
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 3 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  carlos bento Dom 05 Fev 2012, 19:40

boas
eu digo a verdade,uso os bengalinos para criare a maiore parte dos passaros que crio,o motivo è este,criando muitas espesies diversas i raras nao me posso permeter de deixar morrer os pequenitos à fome debaixo dos pais
sertas voltas sao passaros que teèm um valor como um salàrio medio em PORTUGAL i por isso uso os bengalins
outra coisa,quando em tantas espesis chego a 15 o 20 crias desfasso os casais
nos cardinalitos,lugres cabessa preta,cantore de africa,mozambico i nos hibridos criacao direta i fonsiona
nao sò em Portugal mas tambem em Italia sertos criadores que pensao ao numaro i nao à qualidade,mas depois de poco tempo acabao por dejestire
quando um criadore tem qualidade i comessa a ganhar mostre emportantes como campionato nacional o campionato do mundo nao tem problema em vender os seus passaros è claro nao pode criare 2 o 3 mil passaros porque se nao avrà tambem ele o problema de venderle todos
digo sò uma coisa,aquilo que eu vi no campionato do mundo em Espanha da parte de Portugeses que vendiao passaros com poca qualidade,gaiolas farroguentas cheias de passaros todos sujos,doentes i meios mortos me è rimasta empressa,seguramente nao ganharao para as despesas
isto quer dizer que a sertas pessoas nao interesao os passaros mas sim qualquer euro no bolso
à,comprando passaros a estas pessoas se corre o risco de trazer doensas para casa pois sao passaros criados para o numamaro onde nao conta higiene i a saude dos animais
a verdade nao se pode fazer nada contra,unica coisa è escrever estas coisas para que os novos criadores primeiro de comprare passaros pensei na qualidade dos animais mesmo que estes costao mais 10 o 15 euros
olhos bem abertos para os novissos,qualidade prezo è muito importante

carlos bento
carlos bento

Mensagens : 330
Data de inscrição : 20/01/2011
Localização : milano
PAÍS : italia

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 3 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  Jose Fernando Dom 05 Fev 2012, 21:00

Olá Carlos,
compreendo as tuas palavras, aqui a malta também podia fazer negócio com isso, pois os bengalins criam todas as especies de exoticos.
Mas infelizmente vendem as aves muito baratas, entao em quantidade mais baratas ainda.
Hoje na feira do Porto comprei a Spirulina a 19,70 €, a ultima embalagem custou no mesmo sitio 15,5€ ou seja um aumento de 4,20€ em 10 meses, é muito dinheiro numa embalagem de 250 gramas.
Mas em vez de os criadores Industriais venderem as aves ao preço mais caro, tudo aumenta. Não , "o português é burro" e vendem ainda mais barato as aves, ofereceram-me 100 bengalins a 0,5€ cada.
Aqui no Porto vende-se um Gould a 10€ 12,5€ 17,5€ ou 20 € cada, no Sul de 25 para cima ate aos 100€ cada, um Gloster aqui no Porto anda de 12,5€ a 20€ cada, no Sul de 30€ para cima.
A feira do Porto esta a alimentar muita gente, mas sem fazerem nenhum.
Abraço Carlos e boas criações.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 3 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  carlos bento Dom 05 Fev 2012, 21:17

òla FERNANDO
neste caso vem-me de dizer que muita jente trabalha para aqueser
criare passaros hoje em dia jà fica caro,nao sò,tempo,misto,pastone,i otras coisas para depois vender passaros a 0,5 centesimos nao cabe na cabessa de ninguei,tanho que dizer que a palavra que usaste primeiro nao è moito bonita mas a este ponto è aquela mais adata
è por isso que as pessoas da zona da guarda que teèm um negòsio de animais 1 o 2 vezes ò mez vao ai ò PORTO
carlos bento
carlos bento

Mensagens : 330
Data de inscrição : 20/01/2011
Localização : milano
PAÍS : italia

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 3 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  Jose Fernando Dom 05 Fev 2012, 22:37

A expressão que usei, não é bonita.
Mas se fizerem bem as contas é a realidade, claro que estou a referir-me ao que anda na feira do Porto no geral nos criadores e a quem compra a preço de revenda aos criadores Como O Jardel e o Dias que conheces muito bem.é claro que existem excepções, na feira também existe quem os venda a bom preço, mas já demoram mais do que o habitual devido à concorrência desleal.
Mas no geral é assim que andam os passaros no Porto.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 3 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  Silvius Ter 07 Fev 2012, 17:29

100 bengalins a 0,5€ cada.
Aqui no Porto vende-se um Gould a 10€ 12,5€ 17,5€ ou 20 € cada, no Sul de 25 para cima ate aos 100€ cada, um Gloster aqui no Porto anda de 12,5€ a 20€ cada, no Sul de 30€ para cima.

Aqui vendem caro nas lojas! mas entretanto compram só ao mesmo preço que se vende ai na feira do porto! A falta de competiçao entre lojas, lixa os criadores aqui no sul!
Silvius
Silvius

Mensagens : 183
Data de inscrição : 12/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 3 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  RC Ter 29 Jan 2013, 15:48

Eu este ano decidi adquirir alguns goulds só para os admirar, pois sempre foi ave que sempre me fascinou. Já tinha experiência com outros exóticos mas por motivos profissionais tive de abandonar o hobie. Contudo, após os ter em casa, alguns machos pelas cores comprados a membros deste forum, achei que faltava alguma coisa. A criação. O bichinho estava lá.
Decidi então adquiri alguns casais de Goulds (5). Todos criaram direto e neste momento, ao fim a 1.ª postura, em 20 aves nascidas apenas me morreram 2 com 2 dias. Pelo meio adoeceu-me um macho e a fêmea ficou a criar os filhotes até ao fim.

Agora fica a pergunta no ar? Será que tive sorte de principiante nesta aventura?

Imagens de alguns menos assustados:


Original Video - More videos at TinyPic


Original Video - More videos at TinyPic


Original Video - More videos at TinyPic


Original Video - More videos at TinyPic

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 3 2po1tkz

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 3 2588qqx

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 3 2n1ykh0

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 3 22nqrc

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 3 2lizm1u

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 3 N5swt4

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 3 Ev0sxg

RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos