Fórum dos Exóticos
Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 2 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 2 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

+13
ruifon
Silvius
filiperusso
pedroribeiro-exoticos
Joaquim Neves
Pedro.Filipe
spice_13
gimbras
Gustavo Figueiredo
AvilandiaPT
Jose Fernando
NFF
luisbaleia
17 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 2 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Qua 25 Jan 2012, 00:47

ola,
eu já dei a minha openiao sobre este assunto noutro tópico mas cá vai.
Entao há a openiao(que respeito) que usar os bengalins é prejudicial, nao é natural, malandros querem é produzir milhares de aves para ficarem ricos, bla bla bla...Entao eu pergunto, é natural ver ninhadas pos ninhadas morrerem só porque o criador, honrado defensor das aves, tem a esperança que o casal crie directamente os filhotes, que sairam mais fortes, mais resistentes mas que para tras deixaram outros tantos que em tentativas falhadas nao tiveram a mesma sorte.
Dizem tambem que se nao criam de maneira nenhuma, entao é porque nao tem condiçoes e consequentemente o melhor é desistir da especie, ora a menos que tenham bastante espaço e montem grandes viveiros,se possivel na Australia com vegetaçao indigena,meus amigos vao ter bastantes problemas com os gold.(ate o meu amigo e afamado rosas grande defensor da criaçao directa, este ano optou por bengalins apos ver uma época comprometida).
há quem diga tambem, se nao criam troca-se o casal, a gaiola,o ninho, de alguma maneira vao criar...
mas porque carga de agua é que se eu quero que determinado/s casais, que sao exelentes exemplares mas maus reprodutores, se reproduzam e dai saiam filhotes com determinadas caractristicas, nao o faça em prejuiso de tiram aves mais fracas, só porque nao é natural.
O numero de aves que se tiram nao tem nada a ver com o numero de amas, mas com o numero de posturas que se permite as aves efectuar, eu pessoalmente nao tenho estomago para ver aves a morrerem, aves essas que por vezes sao o fruto de anos de trabalho, de muito empenho, carinho, e dedicaçao.
Se os amigos tem em mente criar aves com vista em obter aves de forma selecionada, e nao tem espaço para alem de algumas gaiolas e umas voadeiras , mas adoram esta ou aquela especie que por motivos própios nao criam tao bem, entao os bengalins, essas aves fenomenais recomendan-se, essa teoria de que "morreram 50 mas criaram 5 directamente" a mim fas-me rir.

Cumprimentos.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 2 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qua 25 Jan 2012, 01:40

Eu queria tanto ter um leão mas, tanto tanto. Acho-os lindos e inteligentes... As minhas gatas iam adorar...
Ups, espera lá. Shocked Shocked
Não posso ter um leão porque vivo no centro da cidade num apartamento de 3 assoalhadas e entrava o leao e saia eu...
Mais uma vez reforço que se não se tem condições, não se tem e se mesmo assim, se se quer ter, tem que se dár o minimo de condições e na minha opinião, espaço é uma condição marcante.
E sim, é verdade que na Australia os criadores têm grandes viveiros com platação indigena onde as aves criam naturalmente, ao ar livre. E se perguntarem a um australianno quantos casais de Bengalins utilizam, eles dizem: Bengalins, o que é isso??.
Até posso acreditar que um ou outro utilizem mas, não o fazem como regra como se faz por cá. e sejam criadores amadores, como conceituadissimos craidores.
Agora tudo depende do comportamento de cada um e sinto que uma coisa muitas vezes leva á outra. Quem começa com um, vai pra dois e três e depois vê-se como já vi, um criador com 15 casais de Goulds, 60 de Bengalins e quando pergunto quantas posturas faz por ano, este responde-me: "É até cairem pró lado"
Acredito que nem todos chegamos a estes extremos mas,...


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 2 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  filiperusso Qua 25 Jan 2012, 02:25

Na minha opinião o que se tem aqui debatido não é a criação directa mas sim um debate sobre criação "industrial".

Não queiram fazer de uma excepção a regra!

Gostaria só de relembrar o tema do tópico: "Diz-nos aqui a tua experiencia em crição directa"

Sou a favor da criação directa sempre que possivel, mas nem sempre corre bem e por vezes recorre-se ao bengalins.

Este ano já tirei uma postura de goulds directa na tenttiva seguinte o crescimento das crias dentro do ovo foi mais demorado chegaram aos 15 dias d choco e abandonaram foram 5 ovos cheios para o lixo. Vou deixar fazer a ĺtima postura e vamos a ver como corre. Tenho outro casal que já lhes tinha dado a oportunidade de criar directo verifiquei que femea não ia para o ninho á noite coloquei os ovos nos bengalins. Agora voltei a dar-lhe a hipotese e esta a chocar direito, vamos ver como corre
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 2 Empty Uso de amas

Mensagem  AvilandiaPT Qua 25 Jan 2012, 08:33

Olá,

Dependendo da estratégia reprodutiva da espécie, em liberdade esta poderá ter 3, eventualmente 4 ninhadas por ano em situações excepcionais. A maioria limita a ninhada a 4-5 crias nestas condições, com uma sobrevivência reduzida até à idade adulta. Os insectivoros são dos que mais crias produzem/ninhada. Portanto um casal num ano muito bom da maioria das espécies tipo das que mantemos teria 15 crias/ano, raramente mais. E isto considerando que faria 3 posturas perfeitas de 5 ovos, algo muito aceitável em liberdade.
Em cativeiro, diz a regra e o bom senso, as condições de disponibilidade alimentar e controlo de condições adversas (predadores, clima, etc...) permitem obviamente superar esses valores. O objectivo de qualquer espécie é a reprodução. Os animais não vivem para serem felizes e contentes, para comprarem casas de férias, ganharem mais dinheiro ou arranjar uma vida ideal. Vivem para se reproduzir única e exclusivamente e só não o fazem se não lhes for permitido ou as condições forem adversas.
Portanto a ideia de que "elas é que não criam" não faz sentido. Criam desde que tenham condições. O que o criador faz é ditar ele as condições em que isso acontece. Se inicialmente pode ser com viveiros plantados, passadas algumas gerações é possível com gaiolas de 60cm.
Não tenho nada contra o uso de bengalins, mas usá-los como forma de contornar esse trabalho tem impacto nas capacidades produtivas da espécie. Como já disse, a selecção também se faz nesse campo, simplesmente é raro ouvir um criador/expositor que tenha isso em consideração.

Exemplo prático, se pegarmos em raças seleccionadas galinhas de postura, são um espectáculo a pôr ovos, mas se as deixarem "fazer ninho" a maioria não choca. Não choca porque o reflexo de choco (que tem controlo hormonal) inibe a continuação da postura e isso não interessa aos produtores de ovos porque significa uma quebra de postura e de rendimento. Por isso ao longo do tempo foram sendo seleccionados os individuos que facilmente chocavam. O resultado é esse, hoje dificilmente chocam. A continuação do processo de alimentação das crias é também dependente dessa regulação hormonal.O mesmo processo acontece com goulds ou qualquer outra ave submetida a um processo semelhante, mesmo que de forma "inconsciente".

Já aqui deixei em tempos valores reais de um trabalho nesse campo que realizei com goulds e outros diamantes australianos. Criar directo dá realmente mais trabalho e tem muito mais chatices que usar amas, dá (em teoria) menos crias, mas acima de tudo, exige muito mais dedicação do criador.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 2 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  gimbras Qua 25 Jan 2012, 13:38

AvilandiaPT escreveu:
Os animais não vivem para serem felizes... Vivem para se reproduzir única e exclusivamente e só não o fazem se não lhes for permitido ou as condições forem adversas.

boas,
embora esteja 100% de acordo com tudo o resto, discordo completamente desta frase.
os animais vivem para ser felizes.
reproduzem-se porque isso lhes dá prazer; senão, experimente-se inibir a produção de endorfinas e dopamina e vamos ver se algum animal se reproduz.
cumprimentos,

gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 2 Empty Bengalins como amas.

Mensagem  AvilandiaPT Qua 25 Jan 2012, 16:11

Jorge,

Não discordo. Não quis entrar em aspectos éticos de bem-estar animal, foi uma afirmação apenas no sentido "biológico" se assim quiser e no caso particular de algumas espécies não se reproduzirem. O objectivo de qualquer espécies é reproduzir-se. A noção de "felicidade animal" é um conceito relativamente recente e de extrapolação um pouco antropormórfica.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 2 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  gimbras Qua 25 Jan 2012, 20:00

AvilandiaPT escreveu:Jorge,

Não discordo. Não quis entrar em aspectos éticos de bem-estar animal, foi uma afirmação apenas no sentido "biológico" se assim quiser e no caso particular de algumas espécies não se reproduzirem. O objectivo de qualquer espécies é reproduzir-se. A noção de "felicidade animal" é um conceito relativamente recente e de extrapolação um pouco antropormórfica.

Cumps,

boas Ricardo,
eu não me expliquei devidamente.
não me quis referir ao carácter ético ou moral da questão; isso seria para outro "livro". só me estava a referir ao sentido bio-químico da felicidade, que, como sabe, não são mais que umas moléculasitas que chegam ao cérebro. isto, sem confundir o que é a "pura felicidade animal" com a "felicidade condicionada humana".

a propósito disto, e estando nós numa discussão de quem cria-e-não-cria, nunca percebi porque não se discute a questão bio-química, que, ao fim e ao cabo, também é uma das codições que precisamos providenciar para termos sucesso nas criações.
será que, por exemplo, ninguém ainda se questionou da razão porque os mandarins "normais" criam melhor que os "gigantes", regra geral?
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 2 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  Jose Fernando Qua 25 Jan 2012, 20:45

Olá Pedro Ribeiro,
se a ti te faz rir, a mim faz me chorar pois ganhando ou nao ganhando exposições, e eu tenho ganho alguns prémios. Não consigo vender as aves a preço justo. Estou a falar de mandarins.
Mas na feira do Porto , que bem conheces vês que a malta está toda a (dar) os passaros ao Toninho para os vender, como Jardel e o Dias a mesma coisa. Falo em todo o tipo de exoticos.
O mais grave é que alguns que as criavam em casa, deixaram de as criar porque compram-nas tao barato que têm sempre as gaiolas cheias (renovadas), e já fazem vida disso.
Pelo andar que isto está a levar, com o uso dos Bengalins vamos ter diamantes papagaio, diamantes papagaio, bichenovs,estrelas, modestos,etc a 10 euros cada e se for em lote ainda mais baratos.
Este Domingo entreguei 4 machos a um Ex-criador, que passou a vendedor. Eram aves de expositora, sem defeitos uma mais fraquita do que as outras, mas não deixava de ser de "gigante", o individuo pediu para por os meus com os dele que vendia a 8 euros o casal, entao em comparaçao com os dele alguns eram identicos ao mais fraco e ele torceu o nariz.
O que eu não tenho é a culpa de ele vender aves já com porte a 8 euros o casal, pensando ele que vende normais. Quando noutro vendedor ao lado tem os normais a 10 euros o casal.
Pois é amigo até já nos mandarins usam os bengalins, para tirarem crias dos bons e tal, e porque não têm paciencia e tal. A verdade é que com a ganancia de se criar cada vez mais aves, os preços baixaram e muito.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 2 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  Joaquim Neves Qua 25 Jan 2012, 20:54

Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. Joaquim Neves Ontem à(s) 20:52

."Tenho" um casal que tirou 5 aves directas e que já estão separadas e de boa saude.
O mesmo casal tirou mais 5, só que quando ainda estavam no ninho MORREU o macho.
Contrariamente ao que pensei a femea acabou por criar todos os 5 sozinha.
Nasceram a 11 Dezembro, já estão fora do ninho apresentando boas referencias.
Agora só tenho duvidas o que irá acontecer, quando retirar os filhos e optar por lá colocar novo Macho.
Outro casal tirou directo 4, deixando-os morrer passados 15 dias.
Tem novamente 5, estando a alimentá-los, vamos ver se vai até ao fundo.
Logicamente que irei dar continuidade aos restantes casais, pois criar directo´será mais facil e melhores aves.
Votos de boas criações para todos
J Neves.

Penso que o titulo de abertura diz mais, do que alguns dos postes
Joaquim Neves
Joaquim Neves

Mensagens : 200
Data de inscrição : 01/09/2009
Localização : Louriçal - Pombal
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 2 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  Jose Fernando Qua 25 Jan 2012, 20:55

Amigo Jorge Silva,
não tenho acompanhado ultimamente este tema, até porque o meu discurso vai sempre bater na parede, existem pessoas que não aprendem nada e só olham aos numeros, enfim.
No que diz respeito à sua questao o porquê dos mandarins normais criarem melhor do que os "gigantes", pela minha experiência e sem nunca procurar uma explicação apoiado de forma científica, reparo que quanto mais apuro as linhas das minhas aves , mais dificudade em obter ovos cheios, posturas, partindo do principio que a alimentação e logística é igual para todos os individuos, é essa a minha opinião.
Claro que tenho de ter em consideração que as aves não são todas iguais, variam de umas para as outras , com formas comportamentais diferentes e metabolismo também díspar.
Outra coisa que reparei também é que já ouço queixas sobre os bengalins e mandarins no uso como amas. será que o metabolismo das aves está a alterar-se?Devido ao excesso de posturas e em tenra idade?
Cumprimentos
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 2 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  gimbras Qua 25 Jan 2012, 21:39

boa noite José Fernando,

em primeiro lugar, concordo completamente consigo quando aponta a individualidade de cada ave. generalizar é sempre incorrecto, embora existam factores comuns que podemos aproveitar.

em minha opinião, o metabolismo vai-se alterando progressivamente, mas isso não significa que as aves sejam boas ou más. como o Ricardo referiu e bem, na natureza as aves reproduzem-se sempre que podem e em cativeiro também seria assim. acontece que, o bom estado físico das aves depende de equilíbrios e selecionar é alterar equilíbrios.
quando selecciona aves pelo porte, à vista parece que está a selecionar "tamanho", mas, na realidade o que está é a selecionar as aves que produzem mais somatotrofina (hormona do crescimento). ora, como esta hormona é produzida pela hipófise, tal como as endorfinas, a produção destas últimas diminui, pelo que as aves tendem a ter menos "gosto" pela criação. por outro lado, a somatotrofina também tem efeitos negativos nos testículos, ovários e supra-renais, e consequentemente, na produção de testosterona, pelo que as aves perdem algum interesse no acasalamento e capacidade de fecundação dos ovos.
então, a selecção sucessiva acaba por causar algum dano na capacidade reprodutora. este dano torna-se mais claro quando há mais posturas e mais discreto em casos de posturas mais espaçadas.
também há vários produtos no mercado que têm efeitos negativos, secundários, no equilibrio hormonal, pelo que devemos ter alguma cautela na sua utilização.
não sei se consegui passar a ideia, porque para ser mais preciso teria que entrar por explicações mais técnicas, mas fica o essêncial da minha ideia.

mais uma vez fica aqui a ideia de que não se pode produzir muito e bom a baixo custo, mas aí já não sou a pessoa ideal para falar, pois só crio por diversão... e pouco.

cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 2 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  Jose Fernando Qua 25 Jan 2012, 21:50

Olá,
li e reli a sua intervenção e vai de encontro ao que eu tinha em ideia, mas não dessa forma detalhada eheheheheh.
No que toca aos suplementos e o Ricardo melhor do que nínguem conhece-os bem, acredito que tenham alguma (muita) influência na fertilidade e posturas, dependendo sempre do metabolismo das aves é claro.
Estou em falar em Mandarins selecionados, pois na verdade nunca liguei a sério a este assunto e é de uma importância extrema para o sucesso de um criador (quantidade).
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 2 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  gimbras Qua 25 Jan 2012, 22:04

boas,

eu não falei dos suplementos, mas concordo plenamente; não adianta ter um ferrari se não se tiver gasolina para ele. eu também já vi que o Ricardo é barra em alimentação, e não só; tenho aprendido muito com as intervenções dele.
os produtos que eu acho perigosos, são aqueles, ditos medicamentos ou mesinhas, que fazem "milagres". é que vêem sempre apontados os prós, mas os contras ficam esquecidos.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 2 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  Jose Fernando Qua 25 Jan 2012, 22:15

a selecção sucessiva acaba por causar algum dano na capacidade reprodutora. este dano torna-se mais claro quando há mais posturas e mais discreto em casos de posturas mais espaçadas.
também há vários produtos no mercado que têm efeitos negativos, secundários, no equilibrio hormonal, pelo que devemos ter alguma cautela na sua utilização.
Aqui náo entendi que estava mais virado para as "mezinhas" que rebentam com o metabolismo das aves.
Mas acredite que com esta informação mais técnica , vou olhar de forma mais assertiva para os meus cruzamentos.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 2 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  gimbras Qua 25 Jan 2012, 22:25

eu sei que tem tido muito bons resultados, portanto, isto é só mais um tópico que pode observar.
continuação de boas criações.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 2 Empty Uso de amas

Mensagem  AvilandiaPT Qua 25 Jan 2012, 22:58

Olá,

Pode parecer que estamos a fugir um pouco ao tema, mas vou tentar enquadrar o assunto na questão das amas.
Há dois factores base quando se fala em capacidade produtiva. Um deles é a selecção genética outro, como o Jorge referiu está relacionado com os equilibrios e alterações hormonais e bioquimicas no processo reprodutivo em si. Por muito que até goste do assunto acho que entrarmos em aspectos de modulação hormonal e ações bioquimicas só vai criar confusão e ajudar pouco, pelo que vou tentar ser mais prático. O Jorge já explicou de forma sumária essa parte.

Os dois assuntos estão ligados. Quando seleccionamos aves para reprodução baseados nas caracteristicas fisicas apenas, estamos a restringir a variabilidade genética das mesmas. Quanto maior o indice de selecção, maior a redução (à partida será esse o efeito). Vou tentar explicar com números:

Exemplo 1:
Começamos com 10 casais, e todos tiram 10 crias. Teremos no final da época 100 crias mais os 20 reprodutores.

Exemplo 2:
Imaginemos agora uma situação em que dos 10 casais, 6 deles criavam muito bem e davam 90 crias, e dos outros 4 tinhamos apenas 10 crias. Porque puseram menos ovos, porque desfazem os ninhos, porque alimentam mal, seja qual for o motivo (excluindo doenças que isso trata-se!)

Temos em ambos os casos a mesma média (10/casal) mas a distribuição da mesma é diferente.
Para no ano seguinte fazermos 10 casais novamente poderemos ficar com os "velhos" ou introduzir algumas crias. Obviamente escolhemos as melhores em termos de conformação com o standard (ou mais bonitas, tanto faz). Nos dois exemplos temos 120 aves para escolher.
No 1º caso, qualquer que seja a escolha, a capacidade produtiva está mais equilibrada. Mas no 2º, vamos supor que as melhores 10 crias eram precisamente as dos 4 piores casais. Se o criador ignorar isso, vai meter estas aves como reprodutores, provavelmente deixar os 4 casais porque lhe deram melhores crias e na época seguinte terá:

os 4 casais velhos (que criaram mal...) + 5 casais de crias desses + 1 casal de outros

Estou a levar o exemplo ao extremo, e as contas não se fazem assim directamente, mas 90% da carga genética do efectivo ficou concentrada com base em casais que punham pouco, criavam mal, não alimentavam, seja qual for o motivo, não tinham um comportamento reprodutivo positivo, aliás muito abaixo da média dos outros 6 (com 15 crias/casal criaram +50% da média global dos 10 casais e 6x mais que estes 4...).

Agora vejam a diferença o ano seguinte, de ter 9 casais a dar 2,5 crias/casal e 1 casal a dar 15... No total seriam 38 crias. Praticamente 30% do ano anterior.
Se pelo contrário ficassem 10 casais dos mais produtivos seriam 10 casais a dar 15 crias/casal = 150 crias. Ou seja mais 50% que no ano anterior com os mesmos casais.
Claro que estou a trabalhar "médias" e valores de uma forma muito muito básico a titulo de exemplo. Na realidade a variação/desempenho não é tão constante. Mas é nesta base de raciocinio que se percebe como se pode ganhar/perder a capacidade reprodutiva dos animais.

Os criadores de exposição percebem bem este exemplo porque é tipico de aves de exposição. E a justificação é precisamente esta. Ao longo de anos e anos a importância foi dada apenas ao aspecto das aves produzidas e muito pouco às suas capacidades produtivas. "Foi a única que o casal tirou, mas é um espectáculo, foi mesmo este que ganhou..."
Volto ao tal exemplo das galinhas. Conseguem posturas de +200 ovos/ciclo mas só servem para isso... E nem para reprodutoras servem porque para criar algumas linhas de poedeiras são usadas linhas de reprodutores para produzir a raça hibrida...

O uso continuado de amas no "quanto mais melhor" apenas tem em consideração o nº de ovos do casal e a qualidade das crias. Facilmente se colocam em reprodução aves de boa qualidade "visual" mas de má apetência produtiva, porque essas caracteristicas nunca são avaliadas.

Outros problemas com o baixo vigor reprodutivo das aves mais seleccionadas está nas suas próprias caracteristicas. São mais pesadas, mais volumosas, com plumagens mais soltas e largas o que só em termos meramente "mecânicos" dificulta o processo. Têm tendência a ser menos activas, engordam facilmente, etc... E, algo que muitas vezes nos esquecemos, são normalmente bastante consanguineas por muito que parece que não. Se for bem investigado, secalhar nas últimas 3-4 gerações existem bastantes proximidades. Porque criadores de topo são poucos e as fontes até podem ter sido as mesmas...

Depois é óbvio que tudo o que sejam práticas alimentares de maneio menos correctas (o que é sempre relativo), o abuso de medicamentos, o mau uso de suplementos tem um efeito negativo na reprodução. Mas isso é algo que se corrige facilmente, se a capacidade das aves para reprodução não for seleccionada, tudo o resto pode ser perfeito que não vão criar mais por isso. O limite genético é que manda.

A questão dos preços é sempre algo que não perco muito tempo a comentar. Quem vende quer sempre mais, quem compra quer sempre menos. Mas é evidente que a criação em quantidade é responsável pela queda dos preços. Eu lembro-me do que paguei pelos meus primeiros degolados amarelos, e na altura não havia muitos em Portugal e hoje estão ao preço dos normais. Curiosamente isso não aconteceu com o preço de espécies cuja criação com bengalins é mais complicada. Coincidência?

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 2 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Qui 26 Jan 2012, 00:06

ola,

Eu se calhar nao me expliquei bem, vou tentar fazer-me entender o melhor possivel.
Amigo josé fernando usar pontualmente os bengalins no auxilio de alguns casais que nao criam tao bem apenas aumenta a percentagem de sucesso do numero de crias de determinados casais, nao quer dizer que se vá tirar montes de aves.
Por exemplo este ano dos tres casais de diluidos que tenho a criar apenas um alimenta as crias e desse casal em 2 posturas tirei 8 crias, ja os outros 2 casais fizeram 4 posturas cada, sendo que as primeiras 2 se perderam porque nao alimentaram as crias e das 2 ultimas tirei 11 filhotes usando os bengalins, mas no fim o numero de aves que tirei com os bengalins em termos percentuais ainda foi inferior as restantes.
Quanto ao preço das aves é relativo, eu vendi alguns gold a 50€ cada e achei que foram baratos ,no entanto comprei mandarins a um italiano pelos mesmos 50€cada e achei caro Very Happy isto funciona mesmo assim, cada um deve usar a melhor forma de fazer escoar as suas aves, e a feira do porto é um mercado onde a qualidade nao interessa nada para quem vende ,por muito boa que seja a ave nunca valerá mais do que o preço de mercado.
Era optimo que as aves se reproduzissem de modo natural sem ser necessario recorrer a amas, poupava-se imenço tempo e espaço, mas a verdade é que noutras especies que nao os mandarins, a criaçao directa levanta alguns problemas e é preciso sangue frio para assumir o risco.
Já para nao falar em outros aspectos, por exemplo, adqiri 1 casal de golds la fora, sao aves de muita qualidade e representaram um investimento segnificativo para mim, até posso exprimentar criarem directo mas primeiro vou assegurar 1 ou 2 posturas com amas pois pode morrer uma ave e a prioridade é assegurar a descendencia daquela linha.
No fundo a unica vantagem é ser mais pratico, mais seguro e nao se está sujeito a tantas desilusoes Very Happy

Cumprimentos.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 2 Empty r

Mensagem  Silvius Sáb 28 Jan 2012, 22:31

segnificativo para mim, até posso exprimentar criarem directo mas primeiro vou assegurar 1 ou 2 posturas com amas pois pode morrer uma ave e a prioridade é assegurar a descendencia daquela linha.

Faço minhas, as palavras do pedroribeiro!
Para ser sincero, as vezes há passaros, que simplesmente não dão para serem pais (o mesmo sucede conosco!)
No meu caso, tenho os amandava amandava, em 2011, fiz de tudo, para criar as condições naturais para eles criarem, coloquei canas no viveiro, limitei um viveiro a apenas a eles, arranjei forma de terem sempre mosca da fruta disponivel para caçarem! Fizeram tres, criações, e todas as tres, puseram os ovos, chocaram e todas as crias nasceram, durante os tres primeiros dias, deram de comer, e entao veio a loucura! deitaram as crias fora do ninho! Não consegui salvar nenhuma!
E no fim a culpa foi minha! porque simplesmente achei que as aves, iam aprendendo algo com as criações falhadas, e por isso nao precisava de amas!
Este ano, a história já é a outra! Tenho bengalins, e estou a habitua-los a comer insectos, para quando chegar a altura, possam dar me uma maozinha!

Porque a brincar a brincar, o tempo passa! E os casal reprodutor nao vai durar para sempre, e morte sempre chega! E eu quero pelo menos continuar a linhagem!

Eu estou aqui a falar de dos amandava amandava, mas na realidade é que também vou ficar de olho nos face carmesim!
Agora estão nos viveiros interiores, porque apesar de viver no algarve, as temperaturas de inverno, nao sao as melhores, e tive a sorte de ter herdado estas aves, 150E cada uma, até faz fumo, pensar em como faria eu, um estudante, que so recebo 100E por mes, para arranjar um substituto, para qualquer uma destas aves!

O meu principal objectivo, com a criação das aves, não é fazer dinheiro, mas dar continuidade há linhagem no meu viveiro, talvez com uma outra caracteristica a serem apuradas!

Mas voltando ao tópico, sobre as o usar as amas! Acho que estas devem sim ser usadas, mas apenas quando não exista mais nada que consigamos fazer para, que os proprios progenitores criem as suas crias, ou quando é imprescendivel garantir a continuação da linhagem!

Quanto ao dinheiro! Se o pessoal no porto se queixa! Então imaginem só aqui no algarve! Só para ter uma ideia, fui vender hoje, mandarins de porte, jovens, desmados, mas como tinham o peito demasiado carregado de preto, ou porque uns tinham os bicos muito longos, não quis ficar com eles! Vendia por 5 euros cada! O vendedor franziu o nariz, pos um mandarim de porte normal ao pé dos meus , e como é claro, as crias ainda eram do mesmo tamanho do normal ou apenas ligeiramente maiores, ele chamou-os "traçados" e disse que só ficava com eles por 2.50E cada!
E se não fosse pelo trabalho de ter sido obrigado a pedir boleia para os levar lá a loja, e andar mal de finanças, (por que 7 mandarins, comem, muito), teria ficado com eles!
O que pensei então em propor uma troca, os mandarins, pelo macho de Quelea quelea!
O gajo aceitou a troca, mas depois ainda queria lhe desse + 7.50E! O Quelea Quelea~, está cá em casa, na quarentena, agora! Agora os 7 euros, ele vai ve-los apenas pelo canudo!

O mal disto, não é só a quantidade! É o facto de tanta lojas terem fechado, e com elas o fim da competição, e o principio da monopolização do mercado, por uns poucos!
e os criadores como nós, vêem se forçados a aceitar estas esmolas, para tentar abafar as despesas que a criação de aves dá!
Poque sinceramente, o paspalhão, que disse na reportagem, que a criação de aves, é um negócio em crescimento, é apenas um estupido, que deu a muitas pessoas, a ideia que criar, realmente dá lucro!
Pois, se dá! Eu ainda não o vi! E para ser sincero! Não conheço, nenhum criador que realmente crie, a dizer que tem bastante lucro, com este hobby!
è por isso que eu digo as pessoas, se criação de aves, desse lucro, não era um hobby!
Silvius
Silvius

Mensagens : 183
Data de inscrição : 12/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 2 Empty Criação com amas

Mensagem  AvilandiaPT Sáb 28 Jan 2012, 22:49

Olá,

Teres um casal de mosqueados que faz 3 posturas cheias, choca, tira crias e as alimenta nos primeiros dias achas pouco?? Muito provavelmente o que se passou foi um dos problemas tipicos dos amandavas (os face carmesim também). Estas espécies pequenas mudam frequentemente a alimentação das crias, porque nascem minúsculas mas com 3 dias começam a não conseguir dar conta do recado com moscas. Não tem mal algum usar amas para tirar algumas crias, só não concordo que isso substitua as tentativas de criar com os casais. Espero que tenhas sorte com eles nos bengalins...

Eu quando comecei a criar estava exactamente nessa situação. Tinha 17 anos, recebia a minha mesada e fui fazendo viveiros, criando periquitos, mandarins normais, agapornis, mandarins de exposição, meia dúzia de exóticos (na altura eram mais acessiveis é verdade!) e aumentando as aves, a qualidade, as instalações... Quando comprei o primeiro casal de goulds (que morreram umas semanas depois) andei meses a juntar dinheiro para na altura pagar 70eur (ainda em contos...) por eles. E claro que usei bengalins mas não posso dizer que tenham sido muito importantes com nenhuma das espécies que criei e foram bastantes. Demorei anos a chegar a espécies e mutações mais "esquisitas" mas cheguei. Portanto é possível e acho que é um processo de aprendizagem importante.

O que pensei então em propor uma troca, os mandarins, pelo macho de Quelea quelea!

Já agora claro que são aves bonitas, mas o que pretendes fazer com os Quelea? Uma das coisas mais importantes que aprendi nesse processo foi fazer opções e investir naquilo que realmente queria e podia criar. Incluindo desistir de algumas espécies que até criei (pardais dourados, por exemplo) em função de outras. As amas ajudam, mas na minha opinião não são uma solução para poder criar "mais".

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 2 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  Silvius Sáb 28 Jan 2012, 23:16

Já agora claro que são aves bonitas, mas o que pretendes fazer com os Quelea?

Por enquanto, apenas fico com o macho, e meto la par ao viveiro, gosto do animal, mas este apartida vai ser só para ve-lo, e ver as obras de arte do animal!
Mas não vou mentir, entrete australianos e africanos, os africanos são sempre os meus favoritos, em relação a aves exóticas!

Mas o futuro pode ser muito tremido! E o meu primeiro passaro, foi um tecelão, para ser mais exacto, um worabee!
E a minha atracção pelos tecelões ainda não desapareceu! bounce
Silvius
Silvius

Mensagens : 183
Data de inscrição : 12/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 2 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  Jose Fernando Dom 29 Jan 2012, 08:33

Ola amigo Silivius,
eu nas minhas participações não desejo que não usem os bengalins como amas. Não quero impôr essa regra a nínguem, simplesmente gostaria que quem os usasse de forma industrial, vendesse as crias a preço de mercado ou seja ao preço que nós compramos e por ai acima consoante a qualidade da aves e sua mutação.
O que acontece é que a malta tira ás centenas e depois não chegam 4 sacos de comida por mês, são 100 euros só para sementes, já nem falo no resto e depois entopem o mercado com as aves a preço muito baixo.
Quem tem aves de qualidade ou fica com elas ou então tem de as vender a preço mais muito baixo.
Eu já dei de 10 a 60 Euros cada mandarim, que a bem da verdade a sua maioria não chega aos calcanhares de alguns da minha linha, mas é assim quem precisa tem de os pagar.
Eu este ano já reduzi o numero de casais, ou seja costumava ter cerca de 20 casais para rodar em Fevereiro, (mais ou menos) e neste momento não tenho uma ave suplente e ainda tenho 2 ou 3 boxes vazias, as voadeiras costumam estar cheias, este ano tenho 6 vazias.
Senão as vendo a preço mais justo , para quê estar a criar muitos ?
É isto que a maioria não compreende.
Agora se tens um casal de aves raras, com um forte investimento ai sim, usas as amas.
Agora criadores com 5 casais de pitilias, 5 casais de papagaios, 5 casais de goulds, 5 casais de estrelas, 5 casais de Bichenovs, 5 casais de Mandarins (gigantes) e com 50 ou mais casais de Bengalins, aqui é mesmo para Industrializar a criação. Sem qualquer intenção de aprender sobre as especíes, mas querendo aprender sobre o uso dos bengalins como amas.
É um exemplo que dei e não foge muito da realidade.
Eu quando criei Goulds já usei amas, mas tinha um casal de inicio e 3 de Bengalins. Quando estavam com as posturas cada um eu tapava o ninho dos Goulds e poupava a femea. Coisa que a maioria não faz, quantos mais ovos melhor , isso eu chamo gostar da ave e poupa-la ao esforço da postura.
A maioria não gosta das aves, mas sim do pilim que depois faz com a venda.
É contra esses criadores que falo essencialmente, mas não de uma forma pessoal.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 2 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  Silvius Dom 29 Jan 2012, 11:27

A maioria não gosta das aves, mas sim do pilim que depois faz com a venda.

A esses não se chamam criadores! no máximo dos maximos, chamamos produtores!

simplesmente gostaria que quem os usasse de forma industrial, vendesse as crias a preço de mercado ou seja ao preço que nós compramos e por ai acima consoante a qualidade da aves e sua mutação.

Já somos dois! Eu porque pelo menos quero fazer o suficiente para poder pagar as despesas de manutenção das aves, comida, agua e luz!
E também porque aqui no algarve, que é a terra de ninguém durante o inverno, onde quase não existem lojas de animais, já dificulta muito a vida aos criadores, porque como não tem concorrencia, a maior parte das lojas, faz o preço que quer, e nós, ou aceitamos, ou estamos lixados, por ter demasiadas bocas para alimentar!
E que eu saiba, existe apenas um punhado de criadores de exóticos aqui no algarve! A maioria absoluta, é canários!

eu nas minhas participações não desejo que não usem os bengalins como amas. Não quero impôr essa regra a nínguem

Olhe que ultimamente começo a ponderar, que deviam deixar de usar bengalins desta maneira! Acho que apenas os casos mais complicados, de aves raras, como por exemplo os Face Carmesim, é que deviam usar bengalins!
Mas não para tirar aves, até dizer chega! Apenas e unicamente apenas, para assegurar descendencia! Porque, apesar de todo o trabalho que estou a ter com os bengalins, no fim das contas, sou vou usa-los para assegurar a descendencia!
De resto, vou continuar a trabalhar para que as aves tirem directo!
O meu lema é e sempre será: "Qualidade, acima de quantidade!"
Silvius
Silvius

Mensagens : 183
Data de inscrição : 12/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 2 Empty A minha opinião acerca do uso de "amas".

Mensagem  ruifon Dom 29 Jan 2012, 17:13

Ola caros amigos, este è de facto um tema muito interessante e sobre o qual nunca chegaremos a um consenso. Cada um tem a sua prespectiva sobre este assunto, e a minha è;
1°- Temos de saber separar as coisas, ha criadores de passaros e passarinheiros. Na minha opinião um criador de passaros è aquele que tem isto como paixão, que "perde" imenso tempo com os seus passaros por prazer e nunca por obrigação, e que não procura lucros .
Eu antes de emigrar para ca (Corsega), ja tive alguns passarinhos, isto ja foi a 13 anos atras, e recordo-me de uma coisa que me marcou no inicio quando me comecei a interessar pelos passaros. Eu tinha uns colegas que ja andavam nestas andanças das aves e foram eles que me motivaram, que me diziam, "eh pa tu com tres casalitos de canarios a fazerem quatro posturas de uma media de quatro filhotes por postura, se os venderes a 1000 paus cada um fazes quase 50 contos!" Eu, inocente pensei, "bem tanto não digo, mas se pelo menos ganhar para a comida deles, ja è muito bom." Agora, e passados estes anos todos, garanto-vos que nunca ganhei nem para a comida deles, mas isso tambem não me chateia nada porque o que eu tenho ganho com os passaros è bem superior ao que eu gasto com eles.
Os passarinheiros, eram esses meus colegas, que eu ate acredito que ganhassem para a comida e mais alguma coisa, mas hoje ja não ha um deles que continue a criar passarinhos, e acreditem que eles não ganharam o que de facto è mais importante, e o que de melhor podemos tirar das aves.
2°- A qualidade das aves.
È comprensivel que criadores como o Jose Fernando, e muitos outros que não posso nem seria capaz de mencionar todos os nomes, não consigam aceitar que o fruto de tanta dedicação (porque o trabalho não conta) e aves da qualidade das deles sejam subavaliadas, mas pergunto eu, não è isto que se passa todos os dias nas nossas vidas? Nos temos um artigo qualquer de qualidade que custa 50€ e temos um com menos qualidade fabricado na China, mas que so custa 20€, a maior parte das pessoas nem pensa duas vezes e compram o mais barato. Nos passaros è a mesma coisa, embora ainda se encontra quem saiba dar o devido valor as aves. Em algumas especies isso ainda è agravado pelo facto de se reproduzirem facilmente.
3°- A consciencia dos criadores
Bem, este è um assunto que me arrepia so de pensar. Eu ja visitei instalações de criadores que me chocaram pela total falta de respeito pelas aves. Dou esta como exemplo;
A convite de um familiar meu, fui visitar as instalações dele. Entre outras aves ele tinha alguns 20 casais de Diamante de Gould e talvez uns 50 de Bengalins a "trabalhar o ano todo" em gaiolitas no caso dos Goulds de 40X30X30, no caso dos Bengalins devia ter uns 25X30X30cm, sem condições nenhumas, a higiene era pouca, luz natural não havia, num sitio com muita humidade e com um cheiro insuportavel e o fulano repetiu varias vezes que tirava cerca de 300 aves por ano. Agora pergunto-vos eu, como querem fazer concorrencia a um gajo destes? O pior è que o mercado esta invadido por estes gajos, por isso aproveito para deixar um conselho, prefiram aves de criadores que tenham carinho e respeito pelos passaros e se possivel visitem as instalações de onde eles vem, se forem bons criadores, não terão qualquer problema em vos mostrarem as instalações. O amigo Jose Fernando fez-me esse convite da unica vez que nos encontramos na feira dos passarinhos, infelizmente não pude mas espero que o convite se mantenha de pe para uma proxima oportunidade. Smile
Para concluir, eu sou da opinião que o recurso a amas deve ser uma exceção e não uma regra, justificada sobretudo com as especies de aves mais complicadas. Não devemos pensar em € mas nas aves. Tentem em vez de recorrer sistematicamente as amas, de proporcionar todas as condições as aves. Sobretudo respeitem as aves e as suas necessidades. Na minha modesta opinião, è preferivel ter menos aves tanto em numero como em especies, mas ter-las em boas condições.
Um abraço!
ruifon
ruifon

Mensagens : 127
Data de inscrição : 05/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 2 Empty Re: Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa..

Mensagem  Pedro.Filipe Qui 02 Fev 2012, 01:04

Boas
Já tinha dito neste tópico que estava a tentar tirar directo com dois casais de Babetes, pois bem, um deles começaram a nascer ontem á noite, e esperei, mas os progenitores não deram comida hoje durante o dia, acabei por os transferir para um casal de bengalins que nasceu ontem 1 bichenov e esperar que tudo corra bem, por isso é sempre bom termos uma solução de recurso e para isso é mesmo preciso ter alguns bengalins, pois é preferível utilizar esta solução do que deixar morrer as crias. O outro casal vamos ver, pois já é um casal de 2010.
Pedro.Filipe
Pedro.Filipe

Mensagens : 406
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Ponta Delgada - S. Miguel - Açores
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diz-nos aqui a tua expriência em criação directa.. - Página 2 Empty Uso de amas

Mensagem  AvilandiaPT Qui 02 Fev 2012, 08:24

Pedro,

É perfeitamente normal que as crias não sejam alimentados nas primeiras 24h ou que não se consiga ver isso. Outro aspecto importante do alimentar ou não as crias é a vitalidade das mesmas ao nascimento. A maioria dos casais inexperientes não alimenta porque as crias nascem fracas e não estimulam esse processo.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos