Fórum dos Exóticos
Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Não é muito cedo para Cardinalitos?

+6
Jose Fernando
António Ferreira
Edgar Neves
Carlos S.
Diogo Ribeiro
Paulo C.
10 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Paulo C. Qua 19 Jan 2011, 20:01

João Ribeiro escreveu:Boas; devia ter substituído os ovos pelos de plástico para que nasça tudo ao mesmo tempo, pode melhor a vontade quando estão com os ovos pois a fêmea tornará ao ninho, não convém muito mexer é quando já nasceram os pequenitos a não ser no dia de anilhar que é geralmente ao 6 dia
Esse é o procedimento normal com os canários de moçambique, mas como esta é a minha primeira vez com os cardinalitos, tive receio e nem lhe mexo. Nem sequer sei quantos ovos são, e só posso calcular uma data provável para nascimento Wink Nas próximas, logo me torno mais interventivo Wink
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 Empty Criação de cardinalitos

Mensagem  João Ribeiro Qua 19 Jan 2011, 22:11

Esse é o procedimento normal para os cardinalitos também.

Criação:
- Ninho de verga pequeno, próprio para cardinalitos
- Para fazerem o ninho, sisal ou mistura igual à usada pelos canários
- O ninho colocado na frente da gaiola e sem nada a tapá-lo, as cardinalitas gostam de estar sempre a ver tudo.
- Trocar os ovos pelos de plástico, para serem depois colocados todos no mesmo dia.
- Se não se tiver confiança no macho, separá-lo.
- Normalmente põem entre 3 a 5 ovos, as vezes 6 mas é raro.
- Papa uso RAGGIO DI SOLE TH INDIOS 1,5kg
- Dou nos 5 primeiros dias de vida das crias Fp20/20 na água
- Comida que uso é a Manitoba carduelis mayor misturado com ORNITALIA - MISTURA GREG cardinalito
- Água limpa todos os dias
- Boa higiene
- Luz entre 14 a 16 horas
- Humidade entre 40% a 60%
João Ribeiro
João Ribeiro

Mensagens : 22
Data de inscrição : 09/01/2011
Localização : Porto
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Paulo C. Qui 20 Jan 2011, 09:11

João Ribeiro escreveu:Esse é o procedimento normal para os cardinalitos também.

Criação:
- Ninho de verga pequeno, próprio para cardinalitos
- Para fazerem o ninho, sisal ou mistura igual à usada pelos canários
- O ninho colocado na frente da gaiola e sem nada a tapá-lo, as cardinalitas gostam de estar sempre a ver tudo.
- Trocar os ovos pelos de plástico, para serem depois colocados todos no mesmo dia.
- Se não se tiver confiança no macho, separá-lo.
- Normalmente põem entre 3 a 5 ovos, as vezes 6 mas é raro.
- Papa uso RAGGIO DI SOLE TH INDIOS 1,5kg
- Dou nos 5 primeiros dias de vida das crias Fp20/20 na água
- Comida que uso é a Manitoba carduelis mayor misturado com ORNITALIA - MISTURA GREG cardinalito
- Água limpa todos os dias
- Boa higiene
- Luz entre 14 a 16 horas
- Humidade entre 40% a 60%
Oi amigo,
Muito obrigado pela dicas.
Eu actualmente estou a dar-lhes também a mistura greg da Ornitalia num comedouro, alpista pura noutro e fonio sempre à disposição. Também estou a dar agora a TH Indios, mas receio que seja demasiado 'forte' e por isso já encomendei a RAGGIO DI SOLE - PAPA CRIA TH WORLD (Cardinalitos). Dou-lhes também ocasionalmente dente de leão, pepino e algumas verduras escuras.
Quanto à Luz, neste momento está dentro desse espectro que referiu, a humidade é que está um pouco mais alta entre 60% a 65%.
Tenho de ver o que é essa "Manitoba carduelis mayor".

Mais uma vez lhe agradeço, porque todas as dicas são para mim bem vindas.
Paulo C.

P.S. - O Casal fez ninho no mesmo tipo de ninhos que estou a usar para os canários de moçambique, e que consite num ninho de fibra de coco (ou algo no género!!) que tem um arame à volta do topo e se pendura directamente sem nenhum tipo de cesto. Por falar nisso tenho de ver se arranjo mais.
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 Empty Criação de cardinalitos

Mensagem  João Ribeiro Qui 20 Jan 2011, 12:21

Quanto as verduras só dou na época da criação broculos e maça, na muda de pena dou pepino.
Dou também 3 dias por mês 3 gotas de vinagre de cidra na água
Papa uso RAGGIO DI SOLE TH ÍNDIOS 1,5kg apenas na criação, para pintar as aves uso a papa
CANARY - PAPA BRANCA HÚMIDA BIANCOPAST a qual adiciono corante.


Última edição por João Ribeiro em Qui 20 Jan 2011, 12:45, editado 1 vez(es)
João Ribeiro
João Ribeiro

Mensagens : 22
Data de inscrição : 09/01/2011
Localização : Porto
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 Empty Criação de cardinalitos

Mensagem  João Ribeiro Qui 20 Jan 2011, 12:42

O ninho que uso é ninho em vime com diametro de 8cm, com um suporte de ninho em ferro.
Pode também juntar a alpista simples a comida não precisa de estar em separado.
João Ribeiro
João Ribeiro

Mensagens : 22
Data de inscrição : 09/01/2011
Localização : Porto
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 Empty Criação de cardinalitos

Mensagem  João Ribeiro Dom 23 Jan 2011, 17:54

Boas Paulo C.

Já sabe se os ovos dos cardinalitos estão galados?
João Ribeiro
João Ribeiro

Mensagens : 22
Data de inscrição : 09/01/2011
Localização : Porto
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Paulo C. Dom 23 Jan 2011, 18:20

Ontem ganhei coragem e estive a vê-los, são 5 dos quais 4 estão galados Wink.
Em princípio devem nascer durante a próxima semana. Isto é claro se eu hoje não tiver estragado tudo com a barulheira que lá andei a fazer para instalar as baterias. Pelo menos a fêmea não saiu do ninho!
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 Empty Criação de cardinalitos

Mensagem  João Ribeiro Dom 23 Jan 2011, 20:15

Boas;
Boa sorte, para com os diluidos
Só não convém mexer muito na altura em que tiver os filhotes.
João Ribeiro
João Ribeiro

Mensagens : 22
Data de inscrição : 09/01/2011
Localização : Porto
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Paulo C. Qui 27 Jan 2011, 09:14

Ora Viva,
Dos 4 ovos galados, já nasceram 2, sendo que um deles estava ontem no fundo da gaiola agarrado à casca do ovo. Provavelmente os pais tentaram tirar a casca para fora do ninho e o filhote veio junto. Com foi no final da tarde que o encontrámos, e apesar de frio estava vivo, trouxemo-lo para dentro de casa e passou a noite na enfermaria aquecida. De manhã foi alimentado pela minha mulher e foi colocado no ninho junto com o irmão, que aproveitámos para alimentar para dar uma ‘ajuda’ Wink .
Durante o dia devem nascer mais os outros que faltam, ou eventualmente amanhã ainda, porque ela começou a chocar logo no inicio da postura e eu não lhe tirei os ovos por receio, uma vez que ainda desconheço tudo desta espécie.

Desejem-me sorte Wink
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 Empty Criação de cardinalitos

Mensagem  João Ribeiro Qui 27 Jan 2011, 16:54

Boas, não se esqueça de dar nos 5 primeiros dias FP20/20 como lhe disse no fórum exóticos sr. Paulo C. de resto é não mexer muito agora que já nasceram e anilhar as aves ao 6 dia. não são aves difíceis de criar apenas requerem alguma paciência e dedicação


Boa sorte
João Ribeiro
João Ribeiro

Mensagens : 22
Data de inscrição : 09/01/2011
Localização : Porto
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Paulo C. Sex 28 Jan 2011, 09:58

João Ribeiro escreveu:Boas, não se esqueça de dar nos 5 primeiros dias FP20/20 como lhe disse no fórum exóticos sr. Paulo C. de resto é não mexer muito agora que já nasceram e anilhar as aves ao 6 dia. não são aves difíceis de criar apenas requerem alguma paciência e dedicação


Boa sorte
Olá amigo João,
Já estou a dar o FP 20/20, mas quando ao não lhes mexer é difcícil Wink Com efeito, a minha mulher tem estado a mexer-lhes todos os dias de manhã e no final do dia, para lhes dar um 'reforço' com papa de cria manual. Com efeito, este foi um conselho de um amigo criador porque segundo ele é normal os cardinalitos precisarem de uma ajuda nos primeiros dias e depois os pais já tratam do assunto. E como verificámos que os papos efectivamente estavam vazios nos primeiros dias, optámos por seguir o conselho.
Eu por mim, e dado que o saco vitelino os sustenta pelo menos no primeiro dia, teria optado por não mexer e só a partir do 2º dia se os pais não dessem comida interviria. Mas como recebemos este conselho, de alguém supostamente experiente, optei por segui-lo para não ficar com pesos na consciencia se as aves morressem por falta de alimentação.
Espero bem que nos próximos dias não seja preciso alimentá-los mais e que os pais comecem a tratar do assunto, e por acaso hoje de manhã um dos pequenotes já aparentava ter alguma comida no papo. Smile
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 Empty Criação de cardinalitos

Mensagem  João Ribeiro Ter 08 Fev 2011, 11:16

Bom dia Paulo C. ;

Como estão os cardinalitos jovens? O outro casal ja começou a postura?
João Ribeiro
João Ribeiro

Mensagens : 22
Data de inscrição : 09/01/2011
Localização : Porto
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Paulo C. Qua 09 Fev 2011, 21:10

João Ribeiro escreveu:Bom dia Paulo C. ;

Como estão os cardinalitos jovens? O outro casal ja começou a postura?
A coisa não correu bem no anilhamento, e os pequenotes foram parar ao chão da gaiola. Há um sobrevivente, mas está a ser criado à mão. Para a próxima vou ter de atrasar mais o anilhamento e eventulmente arranjar algum 'truque' para os pais não estranharem as anilhas.
O outro casal ainda não está no ninho, e o primeiro casal ainda não voltou a fazer nenhuma postura também.
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 Empty Criação de cardinalitos

Mensagem  João Ribeiro Qui 10 Fev 2011, 00:21

Boas é pena, eu normalmente costumo anilhar ao 6 dia de vida para que não seja possivel a femea tirar as anilhas, e normalmente só dessa vez é que costumo mexer nos filhotes nunca me aconteceu serem rejeitados pelos pais nem atirados para fora do ninho contudo da proxima vez tente anilhar ao fim do dia quando a femea vem comer para dar aos pequeninos antes da luz acabar e se possivel sem que ela veja que mexe nos filhotes. um método que resulta para as enganar é compra um novelo de lã da cor das anilhas neste caso (azul) e coloca em pedaços pequenos misturado com a palha que da a femea para fazer o ninho.
João Ribeiro
João Ribeiro

Mensagens : 22
Data de inscrição : 09/01/2011
Localização : Porto
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Diogo Ribeiro Qui 10 Fev 2011, 12:40

Boa tarde Paulo,

Tenho pena em ouvir isso. Ontem também me nasceram os primeiros 3 da época, vamos ver como corre.

Para além do truque que o João te disse, anilhar ao final do dia, para não correres o risco da fêmea arrastar as crias para fora do ninho devido às anilhas, compra pensos adesivos e cola em torno das anilhas, camuflando-as.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Paulo C. Dom 13 Fev 2011, 22:18

Aqui fica uma foto do sobrevivente:
Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 OgAAAC-AzeAiOCyq1AgI2uBPe7wpaGCJTUqbPZqpvaXwncDw-uyTc-eI_p1OsY8tl8QO2SEEAXkqh4SgGb6ngslT8VwAm1T1ULDhGUbgQcCw2UsQykpKUWOb88xo
E aqui uma foto da actual 'mãe adoptiva', para alivio da minha mulher que era quem o estava a criar, junto com o irmão adoptivo que também estava a ser criado pela minha mulher e também foi adoptado:
Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 OgAAACjmFj8XPIxsJlq2z9u6QloqVNSBAwgMqXm2NP7t5xv1sjsHHMxAGSHyLxQuIjeI2GrFZDFg5NAJdi_uI57dWhkAm1T1UBadiiAFN4ZyNabWJseut8Jgktv_
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Paulo C. Dom 13 Fev 2011, 22:19

Parece que não dá para ver aqui fotos a partir do Orkut....sorry!
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Paulo C. Seg 14 Fev 2011, 11:05

A natureza é algo surpreendente. Smile

Este ano as criações de canários de Moçambique do Passaril Real foram um desastre. Começou tudo bem, mas ainda no início apareceu uma doença nos pequeninos, e desde então nenhum passarito nascido sobreviveu. Morreram umas 4 dezenas de pássaros, diante dos nossos olhos, e apesar dos tratamentos que lhes fizemos.

Os únicos canários de Moçambique nascidos nesta temporada que sobreviveram foram os que nasceram antes da situação se deflagrar, sendo que cinco deles foram criados à mão pela minha esposa.

Em janeiro, entretanto, entre experiências e tentativas, conseguimos que UM çambiquinho e UM cardinalito da Venezuela sobrevivessem. Estava a minha mulher a criá-los à mão desde o dia 31 de janeiro. Andaram com ela 16 dias numa malinha, entre emprego e casa, sempre de um lado e para o outro. Mas como a minha mulher está em trânsito para um novo emprego, à medida em que o dia da saída do anterior emprego se aproximava, ela estava mais receosa sobre como faria com estes dois tesouros, quando fosse para o novo trabalho!! Não sabíamos mesmo o que iriamos fazer.

Entretanto, havíamos juntado o nosso casal de canários mais velho: Betinho e Maria Rita. Ela pôs três ovinhos há poucos dias, e estava no choco. Então este fim de semana a ‘inventora’ da minha mulher pensou em tentar ver se os canários aceitavam os dois passaritos. E foi o que fez no Sábado passado. Tirou os ovos à canária e meteu lá os dois reguilas comilões.

E diante dos nossos olhos assombrados, vimos o Betinho olhar para o ninho, olhar para eles, e dirigir-se imediatamente para a comida. Depois de comer, foi até o ninho e alimentou os dois passarinhos. E Maria Rita deitou-se sobre eles, qual mãe amorosa.

Estão lá desde sábado, e eles alimentam ambos os pequenotes com afinco. Quando a minha mulher os retira para dar-lhes um complemento de papa (não arriscámos a parar de repente), ficam aflitos como quem diz: "Os nossos bebés, dá-nos os nossos bebés!".

A canária faz 6 anos em junho deste ano. É a Mãe de muitos dos nossos canários e Avó de híbridos de canários de moçambique. O canário deve fazer uns sete anos este ano. É o nosso casal mais antigo, e à excepção dos canários adquiridos em lojas e a criadores, toda a passarada que nasceu no Passaril descende deles. Nunca vimos nada igual, e estamos tão, mas tão contentes! Livram-nos de um grande problema, e de um grande trabalho, que é criar aves à mão.

Aqui uma foto da canária com os pequenotes:

http://aflmelo.com.sapo.pt/MRita_Enteados.jpg

http://aflmelo.com.sapo.pt/Passaritos130211.jpg

(Cardinalito - Esquerda e Çambiquinho - Direita)
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 Empty Criação de cardinalitos

Mensagem  João Ribeiro Ter 15 Fev 2011, 00:07

Boas; os pequenotes estão bonitos e de saúde, já agora é possível meter fotos dos pais do cardinalito?
João Ribeiro
João Ribeiro

Mensagens : 22
Data de inscrição : 09/01/2011
Localização : Porto
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Paulo C. Ter 15 Fev 2011, 11:07

João Ribeiro escreveu:Boas; os pequenotes estão bonitos e de saúde, já agora é possível meter fotos dos pais do cardinalito?
Olá,
Por acaso até nem tenho nenhuma foto deles. É um casal de diluídos que comprei na AVISAN.
Mas assim que tiver oportunidade, tiro-lhes uma foto e depois coloco aqui.
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Carlos S. Ter 15 Fev 2011, 16:59

Boas amigos
Parabéns Paulo ai pelas novas aves Smile também juntei os meus 2 casais este fim de semana vamos ver como vai correr no ano passado correu mal tirei 7 filhos mas a femea nao os alimentava em condiçoes e acabaram por morrer, este ano espero tirar alguns.
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 Empty Criação de cardinalitos

Mensagem  João Ribeiro Qua 23 Fev 2011, 11:17

Boas;

Como vão as criações de cardinalitos? Os casais já tem mais posturas?
João Ribeiro
João Ribeiro

Mensagens : 22
Data de inscrição : 09/01/2011
Localização : Porto
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Paulo C. Qua 23 Fev 2011, 18:49

João Ribeiro escreveu:Boas;

Como vão as criações de cardinalitos? Os casais já tem mais posturas?
Não. O Casal clássico não mostra qualquer interesse no material do ninho ou no ninho, apesar do macho cantar bastante. Estava quase capaz de trocar a fêmea por outra clássica que lá tenho....mas vou dar-lhes mais tempo.
O casal diluído, que fez a primeira postura, tem ninho feito, já vi o macho dar comida à fêmea várias vezes, mas ovos por enquanto nem vê-los.
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 Empty Criação de cardinalitos

Mensagem  João Ribeiro Dom 27 Fev 2011, 21:34

[img]Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 26022011024800x600800x6[/img]

Boas, uma das ninhadas de cardinalitos de 2011
João Ribeiro
João Ribeiro

Mensagens : 22
Data de inscrição : 09/01/2011
Localização : Porto
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? - Página 2 Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Marcio Pinto Dom 27 Fev 2011, 22:34

Mas que bela ninhada...
Os meus parabens João!
Marcio Pinto
Marcio Pinto

Mensagens : 110
Data de inscrição : 19/11/2010
Localização : Pombal
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos