Fórum dos Exóticos
Não é muito cedo para Cardinalitos? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Não é muito cedo para Cardinalitos? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Não é muito cedo para Cardinalitos?

+6
Jose Fernando
António Ferreira
Edgar Neves
Carlos S.
Diogo Ribeiro
Paulo C.
10 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? Empty Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Paulo C. Seg 27 Dez 2010, 11:14

Olá Amigos,
Como os Cardinalitos não gostam muito de objectos estranhos, já algumas vezes que coloco uns dias à vez, um ninho na gaiola dos Cardinalitos. Aqui há uns dias, coloquei o ninho na gaiola onde tenho o meu casal de cardinalitos diluídos. Depois distraí-me a fazer outras coisas, e a verdade é que me esqueci de tirá-lo.
Acontece que ontem estava a olhar para a gaiola e vejo o macho dentro do ninho aninhado a chamar a fêmea!!! Coloquei lá material de confecção para ver o que acontecia, e logo perante os meus olhos e sem vergonha nenhuma o macho começou a levá-lo para o ninho e a ajeitá-lo lá dentro, perante o olhar atento da fêmea que, volta não volta ia até à beirada do ninho, espreitava e ia-se embora. Sei que ainda é cedo para eles, e aquela gaiola nem sequer é das que estava a pensar usar para criação!! Aliás, ainda tenho lá empacotado o segundo conjunto de baterias Terenziani, a aguardar oportunidade de serem montadas sem perturbar as criações!
Agora não sei se deixo lá ficar o ninho e os deixo á vontade ou se lhes tiro aquilo!! Ainda é muito cedo, e apesar do meu ‘passaril’ ter aquecimento, a temperatura lá dentro nos últimos dias andou apenas entre os 14 e os 18 graus. Isto porque o aquecedor não é muito grande, e a área tem muito vidro, e consequentemente muita perda de calor. Não será portanto a temperatura ideal para eles, e nem sequer motivo para ter despoletado o ‘cio’ no macho!
O que me aconselham a fazer os ‘peritos’ em cardinalitos?
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Diogo Ribeiro Seg 27 Dez 2010, 12:38

Bom dia Paulo,

Eu normalmente também começo mais tarde, mas este ano as fêmea "obrigaram-me" a colocar o ninho na semana passada, pois quando cheguei às instalações elas tinham iniciado a postura nos comedouros, e nem sequer estavam com os machos.

O que te aconselho é que deixes estar, uma vez eles estando com a "ideia", não adianta tirar o ninho, eles arranjam outra solução.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Paulo C. Seg 27 Dez 2010, 12:45

Diogo Ribeiro escreveu:Bom dia Paulo,

Eu normalmente também começo mais tarde, mas este ano as fêmea "obrigaram-me" a colocar o ninho na semana passada, pois quando cheguei às instalações elas tinham iniciado a postura nos comedouros, e nem sequer estavam com os machos.

O que te aconselho é que deixes estar, uma vez eles estando com a "ideia", não adianta tirar o ninho, eles arranjam outra solução.
Olá Diogo,
Obrigado pela tua resposta.
Por acaso não sabes onde posso ver fotos de gaiolas de cardinalitos com o ninho colocado? Digo isto porque tenho lido algo, que me parece consensual, relativo ao facto das fêmeas desta especie gostarem de "ver tudo", e por essa razão os ninhos devem ser colocados na frente da gaiola e sem camuflagem. Mas gostava mesmo de ver fotos de gaiolas de Carduelis com ninho para ver como são colocados.
As minhas gaiolas são fechadas dos lados e atrás, e para colocar o ninho à frente, ou tenho de colocá-lo nas grades frontais ou tenho de meter um daqueles ninhos exteriores para canários, em armação de rede fechada!
Por acaso o ninho deste casal que aqui mencionei, está colocado no canto interior direito, portanto entre a lateral direita e as costas da gaiola. Assim que puder tiro foto.
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Diogo Ribeiro Seg 27 Dez 2010, 12:48

Por acaso não me recordo onde possas ver, mas se encontrar indico te.

As gaiolas que uso são totalmente em rede, e coloco os ninhos nas frentes, no topo, sendo ninhos externos em rede, abertos.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Carlos S. Seg 27 Dez 2010, 12:57

Boas
Eu começo sempre mais tarde devido tambem a nao ter aquecimento, no entanto tambem eu noto ja as minhas femeas um pouco ciosas, mas ainda é cedo para mim, agora no caso de ter aquecimento a conversa é outra, é a altura ideal para começar a criar, por isso deixe estar o ninho nas aves a vontade Wink
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Paulo C. Seg 27 Dez 2010, 14:08

Diogo Ribeiro escreveu:Por acaso não me recordo onde possas ver, mas se encontrar indico te.

As gaiolas que uso são totalmente em rede, e coloco os ninhos nas frentes, no topo, sendo ninhos externos em rede, abertos.

Ninhos externos deste género?
Não é muito cedo para Cardinalitos? 2G-R060411134216

É que, ainda por cima, tenho esse casal numa gaiola de 60 X 40 X40 no nível mais baixo das baterias, aí a uns 70 cm do chão! Por isso colocar um ninho desses externos a essa altura não será muito viável! Se fosse umas gaiolas mais acima, que era onde estava a planear colocá-los após instalação das novas baterias, tudo bem…mas assim tão perto do chão, não sei se se vão sentir bem num ninho externo!
As coisas com os canários de Moçambique este ano não vão nada bem, já por causa das perturbações que fiz a instalar as primeiras baterias e com as mudanças de gaiolas, e já estou a ver que ainda vou ter de perturbar ainda mais e instalar de uma vez as segundas baterias!!


Última edição por Paulo C. em Seg 27 Dez 2010, 14:13, editado 2 vez(es)
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Diogo Ribeiro Seg 27 Dez 2010, 14:10

Boa tarde,

Sim, são exactamente desse género.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Edgar Neves Seg 27 Dez 2010, 19:19

Boas Paulo
Vou dar a minha opinião e espero ajudar.
Para mim ainda é cedo para a criação.
-Os meus machos estão separados e já estão com o cio
-As femeas estão todas juntas e estou a prepara-las para a criação com alimentação especifica, tudo á base de "ervas" e papa; o inicio de Janeiro separo-as.
Os ninhos que utilizo são no interior da gaiola sem camuflagem e coloco-os na lateral superior.
Tenho só esta foto do ano passado para exemplificar
. Não é muito cedo para Cardinalitos? CARDI1
Abraço
Edgar Neves
Edgar Neves

Mensagens : 33
Data de inscrição : 10/02/2010
Localização : Figueira da Foz
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  António Ferreira Ter 28 Dez 2010, 11:19

Bom dia a todos.
Não percebo nada de cardinalitos mas estou a ver que querem impor a uma ave tropical como se de um canário se tratasse.
Por ventura já se deram ao trabalho de verem onde fica a Venezuela geográficamente?
Se é uma ave 100% tropical e do Hemisfério Sul claro que o instinto de milhares de anos de evolução está-lhes a dizer para criarem.
Se tivesse tais aves metia-os a criar em Outubro tal como faço com os outros exóticos do Hemisfério Sul.

Um abraço, Ferreira.
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Paulo C. Ter 28 Dez 2010, 17:42

António Ferreira escreveu:Bom dia a todos.
Não percebo nada de cardinalitos mas estou a ver que querem impor a uma ave tropical como se de um canário se tratasse.
Por ventura já se deram ao trabalho de verem onde fica a Venezuela geográficamente?
Se é uma ave 100% tropical e do Hemisfério Sul claro que o instinto de milhares de anos de evolução está-lhes a dizer para criarem.
Se tivesse tais aves metia-os a criar em Outubro tal como faço com os outros exóticos do Hemisfério Sul.

Um abraço, Ferreira.
Oi Amigo Ferreira,
Os cardinalitos já estão há várias gerações em cativeiro, e a maioria dos criadores da Europa já os tem há muitos anos a criar na mesma altura dos canários Wink
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  António Ferreira Ter 28 Dez 2010, 20:58

Boa noite paulo C.
Também os exóticos australianos já cá estão (Europa) á centenas de anos e não perderam o seu sentido de reprodução assim como a maioria dos africanos.
Vamos lá ver, de facto os cardinalitos foram introduzidos na Europa com o intuito de mestiçazem e assim conseguirem canários de cor, mas para isso metiam ou ainda metem os canários em ambiente aquecido e com bastante claridade para assim entrarem em cio de modo que ainda apanhem ou apanham os cardinalitos em plena época de criação, daqui o hábito e o aparecimento de luz artificial e aquecimento nos canariz a partir de Janeiro.
Ainda este ano na exposição da ANCEP Almendralejo, Espanha, havia cardinalitos espanhois e portugueses há venda mas a diferença entre uns e outros era abismal, enquanto os dos espanhois estavam completamente emplumados (nascidos mais cedo) os portugueses a maioria nem sequer cor vermelha tinham, será que os espanhois que criam os cardinalitos como aves exóticas são mais burros que os portugueses que têm a mania de criarem os exóticos como se tratasse de aves europeias!! Nota, não é só com os cardinalitos que antigos criadores de canários ou influenciados por estes tentam fazer o mesmo, com os outros exóticos tentam a mesma coisa e depois têm maus resultados.
Com isto não é querer impor a ninguém seja o que for, mas simplesmente alertar que um dos grandes segredos na criação de passarinhos exóticos é proporcionar-lhes um ambiente o mais possivel parecido ao do seu Hemisfério.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Diogo Ribeiro Ter 28 Dez 2010, 21:57

Boa noite a todos,

O início mais tardio da criação dos cardinalitos tem outro objectivo, pelo menos no meu caso. As fêmeas passam apenas os primeiros 5 dias no ninho com as crias, sendo que nos dias posteriores passam lá cada vez menos horas, algumas nem a noite passam, e se começarmos muito cedo acabamos por perder as crias, mesmo usando aquecimento, pois por vezes pode falhar, e também não atinge aquelas temperaturas que seriam o ideal, devido ao frio que se faz sentir nesta altura.

Durante o tempo que os crio, sempre foi possível começar mais tarde, em Fevereiro/Março, contudo este ano elas pura e simplesmente decidiram que querem começar mais cedo, talvez devido à mudança de instalações, pois as novas são bem mais quentes.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Carlos S. Qua 29 Dez 2010, 09:31

De facto devido a nao ter tambem aquecimento e as femeas larguerem o ninho muito cedo, partilho da mesma opiniao que o Diogo.
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Paulo C. Qua 29 Dez 2010, 10:13

Obrigado a todos Smile
Vou então colocar um ninho externo e ver no que dá.

P.S. - Editei, porque já coloquei o ninho. Não se vê muito bem, mas a minha camera on-line permite ver que o macho anda lá a investigar. Se quiserem ver , observem na coluna do meio a gaiola mais perto do chão. Dá para ver o ninho externo e o macho volta não volta a deitar-se nele.
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Convidado Qua 29 Dez 2010, 11:58

Olá a todos.

Desculpem meter-me no assunto, mas quis dar os parabens pela excelente ideia da camera ao Paulo, estive a ver e espectacular apesar de nao ter grande resoluçao é uma ideia engraçada (quando estava a escrever este topico estava a ver a sua mulher a fazer a manutençao das instalaçoes:D )

Mais uma vez desculpem

Cumprimentos
diogo

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  António Ferreira Qua 29 Dez 2010, 13:04

Bom dia a todos em especial ao Diogo Ribeiro.
Como disse sou um zero há esquerda em cardinalitos, por esse motivo e muito bem foi explicado por ti que os cardinalitos tal como os africanos, os pais ao 5º dia saem de cima dos filhos, sendo assim e não havendo possibilidade de meterem aquecimento na ordem dos 25º de temperatura pois que criem mais tarde.
Já agora, em conversa com amigos espanhois que criam exóticos africanos e para colmatar a saida de cima dos filhos a partir do 5º dia, eles usam isto por baixo dos ninhos.
http://www.saidacasca.com/paginatipo41.asp?id=678&ilingua=1&item=86&idpai=12

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Diogo Ribeiro Qua 29 Dez 2010, 13:50

Boa tarde a todos,

Obrigado pela dica Sr Ferreira, vou experimentar num futuro próximo e ver os resultados.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  António Ferreira Qua 29 Dez 2010, 16:27

Boa tarde Diogo Ribeiro e demais forenses.
Não esquecer que a placa tem que estar ligada a um termostato.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Jose Fernando Qua 29 Dez 2010, 16:47

Olá Sr. Ferreira, desculpe intrometer-me mas fez bem em avisar.
Corria-mos o risco de termos depois cardinalito no espeto tipo franguinho da guia.
EHEHEHEHEHE
Boas Festas para todos.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? Empty Criação de cardinalitos

Mensagem  João Ribeiro Dom 09 Jan 2011, 16:29

Boas!

Eu começo a criar agora em meados de Dezembro/ Janeiro os meus cardinalitos; quanto ao ninho meto-o na frente da parte de lateral da gaiola sem nada a esconder o ninho pois as femeas gostam de ver o que se passa a sua volta.


http://jrcarduelis.webnode.pt/
João Ribeiro
João Ribeiro

Mensagens : 22
Data de inscrição : 09/01/2011
Localização : Porto
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Paulo cordeiro Dom 09 Jan 2011, 18:47

João Ribeiro escreveu:Boas!

Eu começo a criar agora em meados de Dezembro/ Janeiro os meus cardinalitos; quanto ao ninho meto-o na frente da parte de lateral da gaiola sem nada a esconder o ninho pois as femeas gostam de ver o que se passa a sua volta.


http://jrcarduelis.webnode.pt/

boas,

Obrigado pela dica, mas para bem deste fórum e dos todos os foristas não acha que deveria fazer a sua apresentação?
A dizer que aves cria de onde é etc...

mais uma vez digo eu e espero que não leve a mal.

saudações

Paulo Cordeiro
Paulo cordeiro
Paulo cordeiro

Mensagens : 264
Data de inscrição : 28/07/2010
Localização : Buraca - Amadora
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? Empty Apresentação

Mensagem  João Ribeiro Dom 09 Jan 2011, 19:33

Boas, peço desculpa por não me ter apresentado.

Chamo-me João Ribeiro sou do Porto e crio cardinalitos da venezuela e este ano se tudo correr bem carduelis magellanica.
João Ribeiro
João Ribeiro

Mensagens : 22
Data de inscrição : 09/01/2011
Localização : Porto
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Edgar Neves Seg 10 Jan 2011, 21:09

Boas João Ribeiro
Eu sei que este não é o local para fazer apresentações (existe um topico proprio para isso)
Mas se bem vindo ao forum.
Abraço
P.S.
Embarassed
Desculpa lá só agora é que vi que já fizes-te a tua apresentação
Edgar Neves
Edgar Neves

Mensagens : 33
Data de inscrição : 10/02/2010
Localização : Figueira da Foz
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? Empty Re: Não é muito cedo para Cardinalitos?

Mensagem  Paulo C. Qua 19 Jan 2011, 14:38

A Minha fêmea do casal de diluídos está há cerca de uma semana no ninho. Não sei quantos ovos tem, porque ela não descola do ninho por nada deste mundo, e eu não vou enxotá-la só para ver quantos ovos tem! O outro casal (ancestrais) não dá nota de estar interessado no ninho.
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Não é muito cedo para Cardinalitos? Empty Criação de cardinalitos

Mensagem  João Ribeiro Qua 19 Jan 2011, 19:41

Boas; devia ter substituído os ovos pelos de plástico para que nasça tudo ao mesmo tempo, pode mexer a vontade quando estão com os ovos pois a fêmea tornará ao ninho, não convém muito mexer é quando já nasceram os pequenitos a não ser no dia de anilhar que é geralmente ao 6 dia


Última edição por João Ribeiro em Qui 20 Jan 2011, 21:21, editado 1 vez(es)
João Ribeiro
João Ribeiro

Mensagens : 22
Data de inscrição : 09/01/2011
Localização : Porto
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos