Fórum dos Exóticos
Método para tirar diluidos Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Método para tirar diluidos Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Método para tirar diluidos

2 participantes

Ir para baixo

Método para tirar diluidos Empty Método para tirar diluidos

Mensagem  Jorginho Sáb 05 Jan 2013, 14:08

Boas amigos, tenho andado a ler e a pesquisar muito sobre genética, e confesso que já começo a entender bastantes coisas, mas estou aqui com uma dúvida.

Tenho uma fêmea de mandarim diluída inglesa (ela é branca, com lágrima e com a cauda castanha claro) que está acasalada com um macho clássico. Penso que nenhum dos dois é portador de alguma mutação. Sendo assim e visto que eu quero obter diluídos, através deste acasalamento apenas vou obter todos os machos portadores, pois o diluído é uma mutação recessiva ligada ao sexo. Depois a forma mais rápida para obter os diluídos é acasalar um dos filhos macho portadores de diluído (que penso que os filhos macho do primeiro cruzamento vão ser todos portadores) com a mãe e assim obter 50% machos diluídos e 50% machos portadores e também 50% fêmea diluídas e 50% de fêmeas portadoras. Depois, já vou obter diluídos, mas a minha dúvida está se depois de obter uma ninhada com a mãe e o respectivo filho, devo separa-los e não criar mais com eles os dois juntos, por causa da consanguinidade?? Se os tiver de separar, qual a melhor forma para continuar a criar diluídos sem haver problemas de consanguinidade??

PS. se houver alguma barbaridade naquilo que eu escrevi acima, corrijam-me por favor pois eu ainda há bem pouco comecei a perceber de genética e mesmo assim o que percebo é muito pouco.
Jorginho
Jorginho

Mensagens : 319
Data de inscrição : 30/12/2010
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Método para tirar diluidos Empty Re: Método para tirar diluidos

Mensagem  Antonio Pereira Sáb 05 Jan 2013, 21:46

Boas Noites

para obteres diluidos podes ir por esse caminho apenas com um casal mas quando cruzares o macho cinzento/diluido x a femea diluida vais tirar machos cinzentos/diluido e diluidos e femeas diluidas e cinzentas, as femeas cinzentas não portam diluido.
Para trabalhares os diluidos só com uma femea diluida deves de a cruzar com varios machos cinzentos ou diluidos ou então portadores para ficares com mais opções ao nivel de sangues diferentes.
Os diluidos ingleses não servem para expor pois estão fora do standart, mas são umas aves muito boas para trabalhar outras mutações.
Antonio Pereira
Antonio Pereira

Mensagens : 298
Data de inscrição : 22/11/2008
Localização : Beja
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Método para tirar diluidos Empty Re: Método para tirar diluidos

Mensagem  Jorginho Sáb 05 Jan 2013, 21:59

Boas,

Antonio Pereira escreveu:para obteres diluidos podes ir por esse caminho apenas com um casal mas quando cruzares o macho cinzento/diluido x a femea diluida vais tirar machos cinzentos/diluido e diluidos e femeas diluidas e cinzentas, as femeas cinzentas não portam diluido.

Sim eu sei disso e sei que as femeas não iriam portar diluido porque o diluido é uma mutação recessiva ligada ao sexo.

Antonio Pereira escreveu:Para trabalhares os diluidos só com uma femea diluida deves de a cruzar com varios machos cinzentos ou diluidos ou então portadores para ficares com mais opções ao nivel de sangues diferentes.

Obrigado pelo conselho, vou seguir.

Antonio Pereira escreveu:Os diluidos ingleses não servem para expor pois estão fora do standart, mas são umas aves muito boas para trabalhar outras mutações.

Sim eu sei no artigo do amigo Jorge Pinto. E até li a confusão que dava.

Ao que parece já começo a perceber um pouco de genética, tenho de confessar que as aulas de ciencias naturais foram uteis Laughing Laughing Laughing Razz lol!
Jorginho
Jorginho

Mensagens : 319
Data de inscrição : 30/12/2010
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos