Fórum dos Exóticos
Mandarins de Timor Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Mandarins de Timor Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mandarins de Timor

+7
AvilandiaPT
Brunommsilva
joao_z
luciano moreira
paulinho88
roicordas
Carlos S.
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Mandarins de Timor Empty Mandarins de Timor

Mensagem  Carlos S. Qui 21 Nov 2013, 22:44

Ha por aqui alguem que crie disto?
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins de Timor Empty Re: Mandarins de Timor

Mensagem  roicordas Seg 25 Nov 2013, 19:45

Boas Carlos, eu tenho alguns.
Tenho para venda 4 machos e 1 femea, não consanguineos.
Ou precisas de alguma dica sobre os mesmos?
roicordas
roicordas

Mensagens : 341
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Agueda

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins de Timor Empty Re: Mandarins de Timor

Mensagem  paulinho88 Ter 26 Nov 2013, 18:24

Não conhecia vi alguns e fiquei encantando, na expo de Vila Franca mas muito caros.
paulinho88
paulinho88

Mensagens : 350
Data de inscrição : 21/12/2012
Localização : Costa da Caparica
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins de Timor Empty Re: Mandarins de Timor

Mensagem  luciano moreira Ter 26 Nov 2013, 21:44

Ainda não conheço, Ricardo poderia postar alguma fotos ?
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins de Timor Empty Re: Mandarins de Timor

Mensagem  joao_z Qua 27 Nov 2013, 19:24

Olá,

Aqui fica um casal de diamante mandarim de Timor a maioria que tenho visto já apresenta algum zebrado coisa que não deveria acontecer como se pode ver na foto.

Mandarins de Timor Timorpair2
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins de Timor Empty Re: Mandarins de Timor

Mensagem  Brunommsilva Qua 27 Nov 2013, 23:37

Boa noite!

São muito giros! Assemelham-se mais, no formato do corpo, aos Pardais de Java, não é?
E parecem-me claramente maiores que o Mandarim "tradicional". Mas pertencem à mesma família, ou são parecidas por coincidência?? Vou pesquisar!...

Cumps,
BS.
Brunommsilva
Brunommsilva

Mensagens : 117
Data de inscrição : 20/01/2013
Localização : Setúbal
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins de Timor Empty Re: Mandarins de Timor

Mensagem  Brunommsilva Qua 27 Nov 2013, 23:58

Boa noite.

Alguém sabe o nome da espécie? Mesmo do Mandarim Australiano, encontram-se dois nomes diferentes. Taeniopygia Guttata e Poephila Guttata. Qual é o correcto?
Este link diz que é uma sub-espécie e que é T. g. guttata, ou P. g. Guttata. E afinal parece que é mais pequeno!Embarassed  Realmente as fotos enganam muito!

Cumps,
BS.
Brunommsilva
Brunommsilva

Mensagens : 117
Data de inscrição : 20/01/2013
Localização : Setúbal
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins de Timor Empty Re: Mandarins de Timor

Mensagem  AvilandiaPT Qui 28 Nov 2013, 08:33

Olá,

Bruno, são muito mais pequenos, mesmo que os mandarins de "loja".
O mandarim de Timor é Poephila guttata guttata. Ao contrário do que se pensa, esta é a espécie principal, e o australiano (Poephila guttata castanotis) a subespécie.
Não são mesmo nada parecidos em forma com os Javas, são aves mais esguias e com um formato menos arredondado que o mandarim australiano selvagem. As marcações também são diferentes. Os machos têm uma barra de peito mais fina e ausência de zebrado. A bochecha também é mais estreita e os flancos menos evidentes e "pouco" pintados (embora isso tenha ver também com o tamanho). A lágrima não é triangular mas mais direita e colocada mais atrás no olho.
Embora exista obviamente variação, estas características deviam ser preservadas e fico triste quando ouço criadores falarem que estão a trabalhar para "aumentar o tamanho" ou, pior ainda, a misturarem mutações do australiano quando ainda nem temos uma população estável de bons Mandarins de timor.

Comecei a criar disto em 2000-2001, quando por cá ainda nem se sabia praticamente que existiam e tive a felicidade de poder adquirir algumas aves selvagens. Não são complicados de criar embora muito mais reservados e tímidos que o australiano como é de esperar. Em termos de alimentação são diferentes só pelo tamanho em si, não são esquisitos mas não se dão tão bem com dietas secas como o australiano, o que faz sentido olhando para a sua distribuição. Não sei dizer porquê mas nascem mais machos que fêmeas e digo isto sendo eu alguém que quando se dizem coisas destas torço o nariz à afirmação! Mas nos anos em que os criei, e foram alguns, acabava sempre com mais machos que fêmeas. Cheguei numa fase a ter crias separadas numa relação de 10:1... E adivinhem quem é que morreu a seguir?
Na minha opinião são uma espécie para viveiros ou pequenos viveiros e um erro enorme que cometi (até aprender à minha custa...) foi deixar aves destas em gaiolas com fundo de rede.

É muto complicado arranjar bons exemplares porque se nos machos podemos ser esquisitos e muito rigorosos e eliminar aves que tenham alguma das características que indiquei menos evidente, nas fêmeas só com muito olho e mesmo assim... Esta semana por acaso estava um casal na feira na Avixira muito interessante. Aliás, era melhor do que os de exposição Wink

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins de Timor Empty Re: Mandarins de Timor

Mensagem  joao_z Qui 28 Nov 2013, 08:48

Olá,

Ricardo tenho duas questões a colocar-te pois estou a pensar em fazer um pequeno viveiro no exterior e tentar arranjar uns casais puros de mandarins de timor para lá colocar.

O chão do viveiro deve ser em terra ou deve ser acimentado?

Os mandarins de timor são muito territoriais ou posso colocar outra espécie com eles?

Convém colocar algum tipo de vegetação ou pode ser artificial?

Desde já agradeço a tua ajuda Smile 

joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins de Timor Empty Re: Mandarins de Timor

Mensagem  joao_z Qui 28 Nov 2013, 08:58

Olá,

Encontrei este artigo que me pareceu muito interessante pois aborda o tema dos hibridos de mandarim de timor e as suas diferenças deixo aqui para quem estiver interessado.

http://www.efinch.com/zebrahybrid.htm
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins de Timor Empty Re: Mandarins de Timor

Mensagem  Brunommsilva Qui 28 Nov 2013, 09:17

Bom dia.

Ricardo, muito obrigado pelos esclarecimentos! Sempre a aprender consigo!!Very Happy 
Já agora.... Qual foi o problema que teve com os fundos de rede?

João, espero que avance com esse projecto e que tenha muita sorte! Faz falta gente que arrisque coisas um bocadinho diferentes do habitual!

Um abraço,
BS.
Brunommsilva
Brunommsilva

Mensagens : 117
Data de inscrição : 20/01/2013
Localização : Setúbal
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins de Timor Empty Re: Mandarins de Timor

Mensagem  AvilandiaPT Qui 28 Nov 2013, 09:32

Olá,

Primeira coisa, ainda não tinha visto esse artigo do Roy e está muito mas muito bom... E apesar de já "falarmos" há bastante tempo dei-me ao trabalho de lhe enviar uma mensagem de parabéns pelo artigo.
Isto é um trabalho de CRIADOR. Não é preciso ganhar medalhas (e ele também as ganha) mas trabalhar de forma concreta, esclarecer dúvidas.

Além de ser um plano bem delineado em termos de projecto, cobre as várias possibilidades, faz as confirmações devidas e tenho que sublinhar este comentário:

why have I produced hybrids of the Timor and Australian zebra finch? To show others and myself what the hybrids look like so that we can identify any hybrids that might be produced. I feel that it is important to keep the two species separate and distinct and being able to identify any hybrids prior to purchase will help keep our lines pure by avoiding the introduction of hybrids.
As variações nos puros e híbridos já tinha comentado mas ficam muito bem explicadas e retratadas nas fotos. Sobretudo a enorme dificuldade de encontrar fêmeas puras e confirmar que o são. A única forma é mesmo manter machos o mais puros possível (assim se encontrem...) criar com elas e esperar que o resultado visível sejam machos "puros". Quando não acontece, muito provavelmente a fêmea não seria pura.
Conseguir isto só seria possível com um grupo de criadores a trabalharem em conjunto entre eles, com uma selecção mesmo MUITO rigorosa das aves reprodutoras. E pensar que isso em Portugal é possível com aves que estão a ser vendidas a preços consideráveis é, no mínimo utópico.
Mesmo assim seria sempre uma pureza "relativa" pois uma vez introduzido o australiano nunca mais se consegue tirar e neste momento ter acesso a aves selvagens é complicado. Há alguns criadores que têm colónias puras na Europa mas mesmo assim...

Em relação a criares com eles, não precisas de grandes coisas. Não são agressivos ou territoriais nem precisam de vegetação. Podes deixar o chão em terra ou areia. Se tiveres terras é mais fácil manteres alguma vegetação mas são extremamente sensíveis a ratos (experiência própria).

Ler este trabalho dá-me vontade de tirar algumas coisas da gaveta! Só é pena que um desses projecto (o estudo do peito lilás nos goulds) esteja a ter mais cooperação e apoio na Bélgica do que aqui...

EDIT:
Bruno (esqueci-me...) , são uma espécie pequena, mesmo pequena, e como tal andarem em cima de redes levanta-lhes algumas dificuldades adicionais e não são aves que andem muito em poleiros altos. A maioria das espécies de pequeno porte dá-se melhor em tabuleiros ou no chão. Do pouco que tentei criar em gaiola foi muito menos produtivo (como já esperava) e a mortalidade das crias à saída do ninho considerável. Se para os adultos não é fácil andarem em cima de redes, para crias ainda pior.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins de Timor Empty Re: Mandarins de Timor

Mensagem  joao_z Qui 28 Nov 2013, 11:59

Olá Ricardo,

Muito obrigada pela a ajuda, como sabes tento sempre dar as melhores condições que consigo às aves a todos os níveis e tento saber o maximo que posso sobre os mesmo é pena que os melhores artigo/informações sejam de criadores internacionais a maioria dos nacionais olha a euros!

Estou a pensar em fazer um viveiro pequeno a rede será da que tem os buracos mais pequenos por causa de ratos e não só, terá uma parte abrigada e outra em que apenas terá rede o chão estou a pensar em deixar em terra a maior parte.

Quanto a espécies estou a pensar em mandarins de timor se conseguir puros e bichnove gostava também de bicos de lacre mas tenho de ter CITES!


Última edição por joao_z em Qui 28 Nov 2013, 16:02, editado 1 vez(es)
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins de Timor Empty Re: Mandarins de Timor

Mensagem  borllock Qui 28 Nov 2013, 14:00

Não sei se é muito aconselhável deixar em terra, visto que os ratos podem entrar na mesma, se fosse eu e quisesse deixar em terra colocava rede por baixo e uns centimetros de terra por cima, para não entrar nada, isto para qualquer espécie de ave.
borllock
borllock

Mensagens : 317
Data de inscrição : 16/11/2012
Localização : Penafiel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins de Timor Empty Re: Mandarins de Timor

Mensagem  AvilandiaPT Qui 28 Nov 2013, 14:12

Olá,

João, mesmo que deixes em terra deves ter uma boa base de cimento/rede por baixo. Nos meus viveiros exteriores tinha uma camada de 2 dedos de massa de cimento e pedra com mais 2 dedos de areia de rio por cima e mesmo assim passado algum empo os ratos entraram.
Quando falo em teres terra e vegetação basta uma camada pequena de terra para conseguires que cresça alguma erva, não precisas de sobreiros lá dentro!!

Precisas de CITES para bicos de lacre? Eu ando um bocado mais longe dessas coisas mas que saiba não estão incluídos nos anexos. Não está a confundir com a legislação na parte das exóticas/invasoras
Meter bichenov juntamente com mandarins de Timor não me parece boa ideia.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins de Timor Empty Re: Mandarins de Timor

Mensagem  joao_z Qui 28 Nov 2013, 16:35

Olá,

Quando falei de chão em areia não era directo! Seria feita uma laje de cimento e depois levaria alguns centímetros de areia do rio lavada.

Quantos ao cites para os bicos de lacre não tenho a certeza se alguém me poder esclarecer eu agradecia.
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins de Timor Empty Re: Mandarins de Timor

Mensagem  roicordas Qui 28 Nov 2013, 21:03

Eu tenho Bichenov e Timor no mesmo viveiro, interior, e mesmo com um espaço a rondar os 5 a 6m3, ha sempre uma guerrinha, os Timor não gostam de ter os Bichenov por perto, algo comum com os mandarins normais, a territorialidade!
roicordas
roicordas

Mensagens : 341
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Agueda

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins de Timor Empty Re: Mandarins de Timor

Mensagem  Luís Lourenço Qui 28 Nov 2013, 21:50

Boas,

É uma "espécie" que gostava de ter mas quando estive para arranjar nunca gostei muito da qualidade das aves que via, realmente o casal que estava na feira da Avixira era muito bom e também já vi aves boas em casa dum amigo meu que anda aqui no fórum, o Rui Filipe. Um pormenor que achei engraçado foi quando o Rui me mostrou umas crias de Timor que tinha lá com alguns dias e me perguntou o que eram o meu palpite foi logo que eram híbridos de mandarim x bichenov, isto porque quando são assim muito novos não têm o aspecto rechonchudo e cabeludo típico dos mandarins australianos mas sim um aspecto mais escanzelado e menos peludo, mais a puxar para o bichenov, o que achei bastante interessante. Outra diferença que notei entre os mandarins de Timor e os australianos é o chamamento e canto deles, que é mais agudo e o volume é mais baixo, mesmo tendo em conta a variedade de cantos que os mandarins australianos têm.

Já agora, uma foto da talvez única mutação existente nesta subespécie:

Mandarins de Timor 423498_10150555704144156_1208432354_n

Recently shown at the Dutch national show, here is a new mutation discovered in Timor Zebra finches. This would be the first known mutation of the subspecies. This appears to be totally new to both subspecies of Zebra finch as we have not seen this "White Cheek" variety before. Photo by Pieter Hooven.
Foto e descrição retiradas da página do facebook eFinch.com
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins de Timor Empty Diluidos

Mensagem  joo_mix Dom 01 Dez 2013, 21:38

Boa noite, eu tenho Mandarins de Timor clássicos, e descobri para meu espanto este ano, o meu primeiro na criação desta espécie que também existe diluído de cinzento, pois tenho um casal que me está a tirar diluídos. Os diluídos são auto-sexados são todas fêmeas. Liguei para um colega nosso criador da zona do Porto e eles lá já têm diluídos de cinza ah muito tempo.

Eu quando me saíram as primeiras crias de diluído pensei que quem me tinha vendido as aves me tinha enganado, mas como o criador que me vendeu aves é muito meu amigo e de confiança contei-lhe o que se passou e ele como é criador a muito mais anos do que eu disse que ia ver com alguns colegas se esse mutação existia ou não essa mutação, ele também a desconhecia. Um colega dele também criador, amigo dele, disse-lhe que pelos menos diluídio de cinza que sabia que existia e que podiam existir mais, disse-lhe que não era muito fácil de encontrar isso em Portugal. Depois ele disse-me que os pais deste casal vieram da Alemanha um amigo dele trouxe-lhe as aves para cá.

Deixo aqui fotos para que possam ver, estes ainda não fizeram a muda final, não têm grande qualidade, mas se quiserem ver ao vivo estão as portas do meu humilde viveiro abertas, sou da zona de Viseu.


Mandarins de Timor Mh21

Mandarins de Timor Ik4r

Mandarins de Timor 5zac

Mandarins de Timor 1rvg

cumprimentos
João Rodrigues
joo_mix
joo_mix

Mensagens : 56
Data de inscrição : 23/09/2012
Localização : Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins de Timor Empty Re: Mandarins de Timor

Mensagem  João Martinho Dom 01 Dez 2013, 22:24

É uma mutação proveniente dos mandarins Australianos.
Infelizmente as pessoas são assim, juntam espécies diferentes para transmitir mutações.
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins de Timor Empty Re: Mandarins de Timor

Mensagem  joo_mix Dom 01 Dez 2013, 23:43

Pois por isso é que eu os tenho todos marcados para nao os misturar com os outros que nao sao portadores de nemhuma mutacao. Tenho aquele casal e as crias todas marcadas os outros 4 casais sao puros
joo_mix
joo_mix

Mensagens : 56
Data de inscrição : 23/09/2012
Localização : Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins de Timor Empty Re: Mandarins de Timor

Mensagem  AvilandiaPT Seg 02 Dez 2013, 08:31

Olá,

João, lamento desiludir-te mas basta olhares para a foto para perceber que não são mandarins de Timor. O bico não tem nada a ver...
Em relação a existir a mutação, como o Luis já tinha indicado, mutações únicas na espécie existe apenas aquela da foto conhecida (que aliás não existe no australiano). O que existem são transmutações várias conseguidas por hibridação com o mandarim australiano. Existe indicação de existência do castanho (das mais simples de acontecer) embora ninguém possa confirmar facilmente se é apenas mutação ou transmutação.
Em relação a já terem o cinza diluído "há muito tempo", não me espanta. Consegue-se numa única geração. Basta meteres um macho australiano diluído com uma fêmea de mandarim de timor e tiras directo fêmeas diluídas. Ainda por cima como as fêmeas hibridas são complicadas de distinguir... O problema é que depois nos F2 os machos voltam a ser uma misturada!
O que é curioso é que em termos de base bioquímica da mutação, o castanho é "mais provável" de acontecer do que o diluído, uma vez que exige apenas a inibição da via das eumelaninas enquanto o diluído inibe ambas de forma parcial. Mas como o diluído é mais "vistoso" é engraçado (coincidência?) que se pegue primeiro nessa.

Estive a falar com o Roy sobre isso e surgiu uma outra questão interessante sobre os hibridos. Mais logo já coloco o que ele me enviou e realmente tem razão. Sempre atribui isso a serem mais pequenos e estarem na rua quando os tive mas parece que não...

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins de Timor Empty Re: Mandarins de Timor

Mensagem  joao_z Seg 02 Dez 2013, 08:46

Olá,

É de lamentar ver estas situações de hibridação muitas vezes feita de propósito só para ter uma mutação que os outros não têm e vender a um preço mais levado!
Em Portugal só se olha a € enfim é o nosso país......
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins de Timor Empty Re: Mandarins de Timor

Mensagem  joo_mix Seg 02 Dez 2013, 14:17

Pois mas os meus nao sao aves Portuguesas vieram da Alemanha.
joo_mix
joo_mix

Mensagens : 56
Data de inscrição : 23/09/2012
Localização : Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins de Timor Empty Re: Mandarins de Timor

Mensagem  Carlos S. Seg 02 Dez 2013, 20:45

Boas
A minha questão era mais para saber se alguém criava pois troquei algumas aves, e numa das trocas que fiz aceitei um casal de mandarins de timor ( supostamente ), mas até a data tudo indica que sim, são bastante mais pequenos, e o piar e ligeiramente diferente,

Vou deixar aqui uma foto, com muito ma qualidade pois tirei com o telemóvel, infelizmente não tenho tempo para mais Wink

Mandarins de Timor Nekv

Espero que gostem


Última edição por Carlos S. em Ter 03 Dez 2013, 09:50, editado 1 vez(es)
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos