Fórum dos Exóticos
Femeas Gould e Estrela emboladas Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Femeas Gould e Estrela emboladas Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Femeas Gould e Estrela emboladas

5 participantes

Ir para baixo

Femeas Gould e Estrela emboladas Empty Femeas Gould e Estrela emboladas

Mensagem  picamilho Dom 30 Set 2012, 20:43

Olá

Estou com um problema grave, pois tenho duas femeas Gould emboladas com as penas traseiras muito sujas. Estão constantemente nos comedouros a comer ou com a cabeça debaixo das asas. Penso que sejam salmonelas que apanharam na papa de ovo, papa essa que retirei hoje das gaiolas.
Neste momento estão isoladas em duas gaiolas independentes e estão a ser tratadas com FP 20/20.
Hoje de manhã quando fui mudar as águas (mudo diariamente) vi a femea Estrela nas mesmas condições, isolei-a com o mesmo tratamento, mas ao fim do dia estava morta.

Preciso que me confirmem se serão mesmo salmonelas e qual o melhor tratamento a fazer.
No passaril tenho 7 casais de Goulds, 1 macho Estrela (viuvo), 1 casal de Bichenoves, 7 casais de Bengalins e 10 canários.

Agradeço desde já toda a ajuda.

António Picamilho
picamilho
picamilho

Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/03/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Femeas Gould e Estrela emboladas Empty Re: Femeas Gould e Estrela emboladas

Mensagem  AvilandiaPT Dom 30 Set 2012, 21:42

Olá,

Tendo em atenção a descrição, a altura do ano e os últimos dias que temos tido eu desconfiava mais de coccidiose.

Penso que sejam salmonelas que apanharam na papa de ovo, papa essa que retirei hoje das gaiolas.

Porque pensas que tenham apanhado Salmonella na papa? A não ser que seja papa com ovos caseiros, na verdade a grande maioria das papas comerciais não tem ovo ou se tem é desidratado.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Femeas Gould e Estrela emboladas Empty Re: Femeas Gould e Estrela emboladas

Mensagem  picamilho Dom 30 Set 2012, 21:56

Olá Ricardo

Lembrei-me das salmonelas porque não mudo a papa todos os dias, deixo ficar no comedouro entre 3 a 4 dias.
Se for coccidiose qual será o melhor tratamento? Devo tratar todas as aves?

Abraços,

António Picamilho
picamilho
picamilho

Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/03/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Femeas Gould e Estrela emboladas Empty Re: Femeas Gould e Estrela emboladas

Mensagem  AvilandiaPT Seg 01 Out 2012, 07:21

Olá,

António, mesmo não mudando a papa todos os dias, é uma papa humedecida (água, germinado?), seca ou pronta a usar?
É que caso seja humedecida então sim pode estragar-se rapidamente mas isso não significa que seja Salmonella, é mais provável uma coli qualquer ou mesmo fungos.
Sendo uma papa seca ou oleosa pode perfeitamente ficar uns dias.

Se for coccidiose convém tratares todas as aves sim, tens vários produtos para isso no mercado.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Femeas Gould e Estrela emboladas Empty Re: Femeas Gould e Estrela emboladas

Mensagem  Breno_CCB Seg 01 Out 2012, 09:24

Olá ...

Um tratamento muito bom que sempre dou as minhas aves quando estão com sintomas de salmonelas , dou SULFA as minhas aves, medico 10 gotas para cada 50ml , geralmente retiro a agua e coloco as aves ao sol passado um tempo retiro do sol e coloco a agua com Sulfa , assim que eles bebem retiro a agua com Sulfa e volto eles ao sol , não pode colocar a agua com a medicação ao sol , pq se não perde seu efeito .... sol é muito bom para aves ainda mas nesse caso, sol é fonte de energia.....

abraços
Breno Biaziolli
Breno_CCB
Breno_CCB

Mensagens : 41
Data de inscrição : 07/02/2011
Localização : Tanabi - SP
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Femeas Gould e Estrela emboladas Empty Re: Femeas Gould e Estrela emboladas

Mensagem  gimbras Seg 01 Out 2012, 11:22

bom dia,
estou de acordo com o Ricardo; é muito pouco provável que se trate de salmonelose.
pela morte rápida da Estrela, eu aponto mais para colibacilose, mas pode ser coccidiose já um pouco adiantada, megabactéria, ou mesmo fungos (este tempo quente e húmido favorece a proliferação de fungos).
um antibiótico de amplo espectro e reforço da higienização das instalações devem ajudar; se não curar, pelo menos permite ganhar tempo, até se encontrarem sintomas mais específicos.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Femeas Gould e Estrela emboladas Empty Re: Femeas Gould e Estrela emboladas

Mensagem  picamilho Seg 01 Out 2012, 20:50

Olá a todos

Ricardo a papa que dou é humida witte molen, mas a patir de amanhã de manhã vou mudar a papa diariamente, pois comprei uns comedouros pequenos para esse efeito.

Breno agradeço a ajuda mas não tenho disponibilidade para efectuar esse tratamento.

Gimbras a morte da Estrela foi estranha em relação às Goulds, porque se vão aguentando com o tratamento com FP20/20. Agora fiquei na duvida se será colibacilose ou coccidiose mas pelo que li o tratamento com FP20/20 para as duas situações não me parece mal, o que acham?

Obrigado pelas respostas/ajuda

Abraços

António Picamilho
picamilho
picamilho

Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/03/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Femeas Gould e Estrela emboladas Empty Re: Femeas Gould e Estrela emboladas

Mensagem  gimbras Seg 01 Out 2012, 21:03

picamilho escreveu:Gimbras a morte da Estrela foi estranha em relação às Goulds, porque se vão aguentando com o tratamento com FP20/20. Agora fiquei na duvida se será colibacilose ou coccidiose mas pelo que li o tratamento com FP20/20 para as duas situações não me parece mal, o que acham?

boa noite,
o problema do fp20-20, em caso de infecção declarada, é que não é possível garantir que a ave toma a dose adequada. mas, é indicado para este tipo de agentes.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Femeas Gould e Estrela emboladas Empty Re: Femeas Gould e Estrela emboladas

Mensagem  picamilho Seg 01 Out 2012, 21:14

Olá Gimbras

É exactamente o que eu acho, penso que um tratamento "tipo" zooserine seria mais indicado, pela simples razão da ave ingerir a quantidade exacta de medicamento.

Já li alguma (pouca) informação do Coccimir, mas tem o mesmo problema de diluição na água e é à base de sulfas, algo que queria evitar.
Existe algum tipo de comprimido para dar às aves?

Abraço

António Picamilho
picamilho
picamilho

Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/03/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Femeas Gould e Estrela emboladas Empty Re: Femeas Gould e Estrela emboladas

Mensagem  gimbras Seg 01 Out 2012, 21:29

boas,
é isso que eu penso.
eu usaria o zooserine, por ser em comprimidos. mas continuaria a procurar outros sintomas, para tentar identificar a infecção com mais exactidão.
quanto a sulfamidas também não daria, mas esse assunto é discutivel e daria pano para mangas.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Femeas Gould e Estrela emboladas Empty Re: Femeas Gould e Estrela emboladas

Mensagem  picamilho Seg 01 Out 2012, 21:57

Olá Gimbras

Vou continuar com o FP20/20 mais dois dias para fazer o tratamento completo, se não notar melhoras avanço com o Zooserine e este ano digo adeus às criações destes dois casais, mas isso é o menos importante.

Enviei-te um mail.

picamilho
picamilho

Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/03/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Femeas Gould e Estrela emboladas Empty Re: Femeas Gould e Estrela emboladas

Mensagem  picamilho Qua 03 Out 2012, 20:37

Olá

Continuo a fazer o tratamento com FP20/20 e as aves continuam muito apáticas e com os olhos quase fechados. Vou aguardar mais uns dias e se não houver melhoras avanço com o Zooserine.

Abraços
picamilho
picamilho

Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/03/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Femeas Gould e Estrela emboladas Empty Re: Femeas Gould e Estrela emboladas

Mensagem  picamilho Sex 05 Out 2012, 20:53

Olá

As femeas perecem-me melhores, já não estão emboladas e já não colocam a cabeça debaixo da asa, também já não têm diarreia as feses parecem-me agora normais.
A coisa parece ir no bom caminho.
Vou mantendo o forum informado.
picamilho
picamilho

Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/03/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Femeas Gould e Estrela emboladas Empty Re: Femeas Gould e Estrela emboladas

Mensagem  picamilho Qua 10 Out 2012, 09:13

Olá

As aves estão melhores, mas continuam magras, já comecei a dar um pouco de papa que é mudada todos os dias. O que posso fazer para que engordem um pouco mais e fiquem no estado normal.

picamilho
picamilho

Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/03/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Femeas Gould e Estrela emboladas Empty Re: Femeas Gould e Estrela emboladas

Mensagem  RC Qua 10 Out 2012, 09:48

picamilho escreveu:Olá

As aves estão melhores, mas continuam magras, já comecei a dar um pouco de papa que é mudada todos os dias. O que posso fazer para que engordem um pouco mais e fiquem no estado normal.


Quando começarem a recuperar e estejam "curadas" do que tinham engordam por elas.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Femeas Gould e Estrela emboladas Empty Re: Femeas Gould e Estrela emboladas

Mensagem  picamilho Qua 10 Out 2012, 21:26

Olá

Ok Ricardo é verdade que as aves recuperam por elas, mas se lhe der-mos um suplemento (papa, fruta, mel, etc) que as ajude melhor, é que elas têm o peito ainda muito magro.

picamilho
picamilho

Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/03/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Femeas Gould e Estrela emboladas Empty Re: Femeas Gould e Estrela emboladas

Mensagem  RC Qua 10 Out 2012, 21:37

picamilho escreveu:É que elas têm o peito ainda muito magro.

Se têm o peito como uma faca ............ Podes dar o que quiseres, pode até demorar algum tempo, mas não esperes grande coisa dessa ave.
Sem querer desanimar. Mas pode ser que com sorte ela vá lá.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos