Fórum dos Exóticos
Ornitologia na comunicação social Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Ornitologia na comunicação social Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ornitologia na comunicação social

+7
pedroribeiro-exoticos
luisbaleia
Ivo
Rui Lopes
Jose Fernando
NFF
AvilandiaPT
11 participantes

Ir para baixo

Ornitologia na comunicação social Empty Ornitologia na comunicação social

Mensagem  AvilandiaPT Sex 09 Dez 2011, 08:34

Olá,

Andava a dar uma volta pela net à procura de umas coisas e encontrei esta noticia:

Noticia Avixira

Estive na Avixira e fico um bocadinho triste com a forma como a notícia é apresentada. Dá um pouco a ideia de que isto é um negócio (ou sobretudo) no qual se ganham rios de dinheiro. É pena que o foco dos intervenientes tenha virado para esse aspecto e não para o trabalho de criação e selecção, para a dimensão da actividade a nivel nacional e mundial. A exposição, sendo um evento DESPORTIVO merecia mais do que ser reduzida a uma simples feira de passarinhos.
Quando os criadores são os primeiros a fazer este tipo de publicidade...

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ornitologia na comunicação social Empty Re: Ornitologia na comunicação social

Mensagem  Convidad Sex 09 Dez 2011, 13:21

AvilandiaPT escreveu:Olá,

Andava a dar uma volta pela net à procura de umas coisas e encontrei esta noticia:

Noticia Avixira

Estive na Avixira e fico um bocadinho triste com a forma como a notícia é apresentada. Dá um pouco a ideia de que isto é um negócio (ou sobretudo) no qual se ganham rios de dinheiro. É pena que o foco dos intervenientes tenha virado para esse aspecto e não para o trabalho de criação e selecção, para a dimensão da actividade a nivel nacional e mundial. A exposição, sendo um evento DESPORTIVO merecia mais do que ser reduzida a uma simples feira de passarinhos.
Quando os criadores são os primeiros a fazer este tipo de publicidade...

Cumps,

Boas,
depois de ler atentamente a noticia, apenas me resta uma palavra............lamentavel a opinião ali expressada por "vendedores" de aves.
Quem julga que criar "passarinhos" dá dinheiro, terá de mudar de hobby!


cumprimentos,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ornitologia na comunicação social Empty Re: Ornitologia na comunicação social

Mensagem  NFF Sex 09 Dez 2011, 16:17

Boa tarde,
Também acho que não foram muito felizes e que os criadores de aves ficaram quase com o estatuto de pessoal "rico".
Mas o certo é que há lojas que ganham realmente muitos euros com as aves, quer pela isenção do iva (não havendo facturas) que não pagam ao estado e até pelo parco valor que dão ao criador, mas que depois não se reflete no preço final!
Posso só referir que certo dia fui a uma loja perguntar se me ficava com uns diamante babetes, ao que o senhor me referiu que sim, mas que não poderia dar mais que 10€ por cada!
Eu referi que foram criados pelos proprios pais, num viveiro e que tinham resistido ao inverno, mas nada!
O que é certo é que não lhos vendi!
Acabei por trocar por outras aves e até um primo meu que me deu uma ave e que não queria nada em troca, quase que o obriguei a ficar com um casal(apos troca com outro criador de um macho para não serem irmãos).
Mas o pior nem era os 10€, é que a mesma loja tem lá os babetes as 35€!!!
Se isto não é ganhar euros...
Cumprimentos
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

Ornitologia na comunicação social Empty Re: Ornitologia na comunicação social

Mensagem  Jose Fernando Sex 09 Dez 2011, 18:03

Pois é amigos,
mas pelo que diz o jornalista quem o garante é o próprio criador.
Preciava de um bom puxão de orelhas o Senhor, isto a ser verdade que foi ele que disse isso, vindo de um Jornalista já desconfio de tudo.
O outro parece ser um revendedor, por isso não há novidade.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ornitologia na comunicação social Empty Ornitologia na comunicação social

Mensagem  Rui Lopes Sex 09 Dez 2011, 18:23

Boa tarde, amigos. De facto são simplesmente lamentáveis tais declarações. Só quem está no terreno é que sabe o trabalho que a criação de aves necessita. É preciso muito prazer naquilo que se faz, entusiasmo, dedicação, paciência, coonhecimento e enorme trabalho. No final conclui-se que os ganhos obtidos tendo em conta as despesas realizadas não vão enriquecer ninguém, porém continuamos porque simplesmente adoramos o que fazemos.

Cumprimentos a todos.
Rui Lopes
Rui Lopes

Mensagens : 463
Data de inscrição : 18/04/2011
Localização : Fermentelos - Águeda
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ornitologia na comunicação social Empty Re: Ornitologia na comunicação social

Mensagem  Ivo Sex 09 Dez 2011, 20:45

Olá,

Realmente associar a Avixira a este negócio não foi a mais feliz conjugação para uma noticía.
Podiam até falar em negócio de aves, mas deixar o nome de uma exposição exemplar de lado.
Avixira para mim e para muitos é um encontro(convívio) de criadores e apaixonados por aves e uma oportunidade para expor as suas aves e o trabalho de uma época. E não uma feira de venda de aves, nesse caso acho a Avisan mais ligada á venda do que exposição de aves do que a Avixira.

Penso que os responsáveis deviam agir perante estas notícias que distorcem a realidade das coisas e banalizam uma grande exposição a um negócio de venda de aves.



Ivo
Ivo

Mensagens : 156
Data de inscrição : 11/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ornitologia na comunicação social Empty Re: Ornitologia na comunicação social

Mensagem  luisbaleia Sex 09 Dez 2011, 21:26

Sim...realmente dá a ideia que se ganha imenso dinheiro! Só se for á conta dos criadores que ás vezes têm que vender barato para despachar as aves que estão a ocupar espaço ou que não nos interessam para o que idealizamos de futuro! O que é certo é que eu quando quero comprar,compro sempre caro mas quando é para vender é o que todos sabem!!! Eu nunca fui a nehuma dessas 2 exposições,mas pelo que ouço a Avisan é mais virada para a venda que a Avixira... mas foi o que ouvi dizer!
Cumps

Devem pensar que compensa fazer criação e vender... eu sei bem o que gasto por mês em comida.papa e em antibióticos etc.
Também nunca me iludi em sabêr que criar pássaros iria dar dinheiro... mas o que não fazemos por gosto???? Mesmo que isso nos dê prejuizo???
luisbaleia
luisbaleia

Mensagens : 595
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sintra/Magoito
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ornitologia na comunicação social Empty Re: Ornitologia na comunicação social

Mensagem  Jose Fernando Sex 09 Dez 2011, 21:31

Olá amigos,
eu respondi ao artigo, enviando na resposta a diferença de ser criador e de ser comerciante(no geral),
aguardo resposta, aconselho a todos responderem tambem ao artigo, dizendo a vossa opinião. Tipo despesas que têm, alimentaçao, suplementos, antibioticos, instalações, luz, água, a que preços compram e a que preços têm de vender as vossas aves(geral)., o numero de horas, para conseguirem vingar algumas crias, dei o exemplo das araras criadas á mao.
Tudo isto são custos dos criadores, os comerciantes só lucram dao umas sementes e agua, em gaiolas super lotadas e é sempre a andar.(Atenção que não sao todos iguais os comerciantes, mas no geral é assim que o mercado funciona)
Manifestem-se.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ornitologia na comunicação social Empty Re: Ornitologia na comunicação social

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Sáb 10 Dez 2011, 01:18

ola,

Eu tenho a openiao que há duas vertentes , uma mais competitiva em que o criador tem mais em conta um trabalho de seleçao, onde o objectivo final é obter aves de grande qualidade independentemente do numero de aves que obtem ou o lucro que dai poderá resultar.
E há o criador (o caso do meu pai, que nao é menos criador e apaixonado por aves por isso) a que pouco importa o aspecto selectivo, gosta é de tirar muitas, diferentes e quanto mais raras melhor Very Happy , e até tem bastante sucesso What a Face
Em ambos os casos concordo que criar passarinhos nao enriquece ninguem, pelo contrario muitas vezes prejudicamos a nossa vida pessoal em prole deste hobby, falo por mim que abdiquei de trabalhar as manhãs para me dedicar a causa, tendo depois que compensar muitas vezes noite dentro, sem falar na pequena fortuna que todos os anos gasto no passaril e na compra/manutençao de aves, mas isto é mesmo assim quem anda por gosto nao cansa Very Happy ,e para mim independentemente dos € que se ganha ou perde o importante é o goso que as aves me dao ,divirto-me imenço e com certeza uma parte de mim se perdia se um dia fica-se privado de o fazer.


Cumprimentos.

pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Ornitologia na comunicação social Empty Re: Ornitologia na comunicação social

Mensagem  JR666 Sáb 10 Dez 2011, 01:37

Boa noite
foi realmente com algum pesar que li esta noticia
onde alguns ditos criadores dizem que ganham muito
dinheiro com as aves.Gostaria que me disse-sem como
pois eu tudo o ganho com a venda de alguns exemplares
é por norma para voltar a gastar na aquisiçao de outros,
sendo que varias vezes ainda tenho de por mais algum do
"meu",isto ja sem fazer conta a despesas com alimentaçao
espaço,materiais,agua ,luz,etc... pois se fizesse contas a isso ja teria
deixado de criar passaros á muito tempo,mas enfim pode ser
que isto nos traga mais alguns aficcionados,conseguidos com a ilusão
que vao enriquecer.
JR666
JR666

Mensagens : 67
Data de inscrição : 04/10/2009
Localização : Brandoa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ornitologia na comunicação social Empty Noticias sobre ornitologia

Mensagem  AvilandiaPT Sáb 10 Dez 2011, 11:23

Olá,

Eu quando coloquei a noticia não foi com qualquer intenção critica. Apenas porque estive na exposição e fiquei desiludido que o único sentido em que esta ficou retratada foi o comercial.
Não sou da opinião que as aves tenham que ser uma despesa, pelo contrário. Acho muito bem que se ganhe dinheiro com a criação porque se toda a gente perdesse dinheiro certamente que a maioria não criava, não tinha acesso a algumas aves nem interesse em melhorar.
Claro que há fases e fases. Não acho que alguém seja mais criador por não ter interesse económico e o fazer por "amor à arte" ou que seja menos criador por querer reproduzir muitas aves. São mercados e objectivos diferentes e ambos fazem parte desta actividade.
Aliás, acho que mesmo de forma amadora é uma actividade que tem todas as condições de pelo menos se pagar a si se for bem gerida.

pode ser que isto nos traga mais alguns aficcionados,conseguidos com a ilusão que vao enriquecer

É isso que me preocupa porque quem se mete nisto convencido que vai enriquecer não nos faz muita falta. São normalmente os primeiros a olhar apenas para o negócio, comprar aves o mais barato possível, não olhar à qualidade, meterem 100 canários numa transportadora onde cabem 50 só para despachar...
Há pessoas que estão no negócio mas o fazem de uma forma diferente. Reconhecem a qualidade das aves, preferem ter aves de melhor qualidade a 20 e não de 10 coxas e cegas... Não tenho nada contra quem vive da venda de aves. Ainda bem que existem e que lhes corre bem o negócio. Alguns até criam aves de certeza mas não acho que devam ser apresentados como exemplo do típico criador. E é o típico criador, no geral, que não vive do negócio e que mesmo que ganhes uns euros (sejam muitos ou poucos) não enriquece com isso, que é a base da actividade, das exposições, da melhoria dos passarinhos e da parte desportiva.
Acho que este tipo de comentários e artigos simplesmente não se enquadra na realidade em que foi apresentado, uma exposição, para mais internacional.

Eu nunca fui a nehuma dessas 2 exposições,mas pelo que ouço a Avisan é mais virada para a venda que a Avixira... mas foi o que ouvi dizer!

Eu fui a ambas. Se este exemplo fosse apontado à Avisan até seria mais fácil de aceitar, apesar de também incluir exposições.
Como o Ivo referiu, só fiquei desiludido que para um leitor tenha sido passada a ideia de uma feira de vendedores e não de uma exposição de criadores. Mesmo sabendo que cada uma tem o seu espaço e papel.
Isto para nem falar no tipo de atenção indesejada (fiscal, por exemplo...) que esta forma de divulgação pode trazer e que prejudica sempre mais os que até nem andam nisto pelo dinheiro...
Dito isto, o mesmo jornal até já fez algumas reportagens e peças sobre bons resultados de alguns criadores a nivel nacional e internacional.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ornitologia na comunicação social Empty Re: Ornitologia na comunicação social

Mensagem  Fernando Domingues Sáb 10 Dez 2011, 15:33

Olá a todos,

Eu sou Licenciado na área de Comunicação mas ninguém precisa ter um "canudo" para perceber que é este tipo de "notícia" que interessam aos media... e interessam porquê? Porque são este tipo de notícias que vendem... e jornais e tv precisam vender. Do ponto de vista ético e profissional não é incorrecto nem imoral, pois pegaram num dos lados da ornitologia e redigiram de acordo as suas fontes (entrevistados). Não podem ser acusados de difamação, pois as fontes são credíveis e respeitam o Código Deontológico.

Já fui felizmente ou infelizmente abordado pelos maiores órgãos de Comunicação Social do nosso país e não foi preciso esperar muito tempo até que me fizessem este tipo de questões. Penso que fugi com inteligência a às questões, porque também já estava preparado. Mas estavam constantemente a "forçar".

Para nós que somos criadores este tipo de conteúdos chocam-nos, pois cada um de nós conhece a sua verdadeira realidade. Porém conteúdos sistematicamente publicados podem colocar um problema bem mais grave: o rigor da questão fiscal e alteração da sua legislação.
É sabido que enquanto houver crise (e não vou discutir política) os media irão associar qualquer tipo de conteúdos que possam minimizar ou encontrar alternativas muito ou pouco fidedignas, à actual situação do país.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ornitologia na comunicação social Empty Comunicação social

Mensagem  AvilandiaPT Sáb 10 Dez 2011, 16:01

Fernando,

Eu não questiono sequer a legitimidade dos dados, fontes ou da noticia em si. Apenas que tenha sido essa a imagem transmitida pelos próprios entrevistados. Que não tenha havido possibilidade/interessa em puxar um pouco da atenção para a vertente competitiva e desportiva ou, se quiserem, a tal inteligência para perceber que "gabar-se" de ganhar uns euros a criar e vender passarinhos não é a melhor opção.

Enquanto não houver, da parte dos maiores interessados, clubes, associações e criadores, alguma preocupação de RP sobre a sua actividade... E repara que eu também referi a questão fiscal com algum cuidado e sem entrar em politicas. Até porque há muitos anos defendo que devia ser esclarecida.

Cumps,

AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ornitologia na comunicação social Empty Re: Ornitologia na comunicação social

Mensagem  Diogo Ribeiro Dom 11 Dez 2011, 15:20

Boa tarde a todos,

Realmente é uma pena que das poucas vezes que se fala deste nosso hobbie na comunicação social apenas seja dado destaque à parte que nele menos interessa, a parte comercial. Além disso é também uma pena que seja um criador a dar destaque a isso.

Do meu ponto de vista as pessoas que conseguem fazer vida a criar pássaros são uma minoria, sendo que o grosso dos criadores apenas conseguem dinheiro para as despesas, aquisição de novas aves ou chegam mesmo a ter prejuízo, mas quando se gosta tudo se faz.

Tendo tudo isto em conta, é uma pena que não tenho sido dado destaque à vertente competitiva ou tenha sido falado um pouco da criação de aves em si.

Como disse o Ricardo, deste tipo de notícias não advém nada de favorável, a não ser fiscalização mais apertada ou pessoas à procura de um suposto "poço de dinheiro fácil".
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ornitologia na comunicação social Empty Re: Ornitologia na comunicação social

Mensagem  Hélder Branco Qua 14 Dez 2011, 01:10

É pena e muita revolta mas realmente há quem ganha muito dinheiro nesta area, há quem ganhe , há quem não faça contas e ganhe e realmente há quem perde que é o meu caso que perdi esta semana aves Crying or Very sad mas fazer o quê é tentar não pensar
Hélder Branco
Hélder Branco

Mensagens : 462
Data de inscrição : 28/08/2011
Localização : Relva, Ponta Delgada AÇORES
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos