Fórum dos Exóticos
Como vão o inicio das criações??? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Como vão o inicio das criações??? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como vão o inicio das criações???

+17
Rui Lopes
tiagoervideira
Marco Fernandes
AvilandiaPT
carlos bento
gimbras
Anatolio e Ana Martins
filiperusso
Hélder Branco
Carlos S.
luisbaleia
bruno miguel
luciano moreira
pedroribeiro-exoticos
Jean Sorg
Luís Lourenço
Gustavo Figueiredo
21 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Como vão o inicio das criações??? Empty Como vão o inicio das criações???

Mensagem  Gustavo Figueiredo Seg 07 Nov 2011, 21:38

Boas a todos,

abro este tópico com o intuito de tentar obter por parte dos demais foristas, um "feed back" de como vão as criasções de exóticos: se já iniciaram? com quantos casais começaram? quantos já estão a reproduzir e quando os juntaram? e como está a taxa de natalidade?
Para quem está a criar Goulds, que se manifeste pois tenho alguam curiosidade em saber como estão a correr as criações e tentar fazer uma comparação com a minha situação actual e com os novos casais com que iniciei esta epoca.

Obrigado e manifestem-se
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Como vão o inicio das criações??? Empty Re: Como vão o inicio das criações???

Mensagem  Luís Lourenço Seg 07 Nov 2011, 22:06

Boas Gustavo,

Ainda estão longe as minhas, só lá para Fevereiro Razz

Os meus Goulds estão cheios de cio, mas mesmo. A fêmea tem o bico totalmente escuro. Se tivesse luz artificial já os tinha metido a criar (os Goulds e o resto) mas assim têm de esperar.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Como vão o inicio das criações??? Empty Re: Como vão o inicio das criações???

Mensagem  Jean Sorg Seg 07 Nov 2011, 22:20

Hoje, fora os juvenis, nas voadeiras, os que tenho a criar são:

*4 casais de bengalins sendo desses,
*1 casal com tres crias de mandarins com 25 dias de uma postura de 4 ovos com só um não galado
*1 casal com 1 cria de gold 13 dias (obs. eram 4 ovos e esse nasceu mas encontrei fora do ninho no fundo da gaiola no dia em que nasceu mas ainda vivo mas sem uma asa, outro nasceu mas morreu em seguida, e dois não galdos)e 3 crias mandarins 12 e 11 dias( esses nasceram no ninho dos pais mandarins, mas como não trataram e a primeira cria morreu, transferi os outros 3 para essas amas)
*1 casal com 5 ovos deles próprios
*e 1 casal a ninhar

Também
*3 casais de gold, sendo que só 1 deles está hoje em seu segundo ovo
*1 casal de mandarins ninhando novamente (ainda não consegui tirar crias direto, pois chocam mas não alimentam, só através de amas)
* e um casal de javas que ainda não consegui nada (todos não galados em duas posturas)
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como vão o inicio das criações??? Empty Re: Como vão o inicio das criações???

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Seg 07 Nov 2011, 23:29

ola,

Eu iniciei a epoca em setembro em conjunto com o meu pai já devemos ter entre mandarins, golds ,estrelas,azulitos ,forbes cerca de 200aves para fevereiro metemos especies diferentes.

Cumprimentos.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Como vão o inicio das criações??? Empty Re: Como vão o inicio das criações???

Mensagem  luciano moreira Ter 08 Nov 2011, 12:00

No meu caso um casal de estou com 6 casais de bengalins somente 1 tem tirado e criado os outros sem nada deixam morrer as crias o casal de bengalins branco não sai nada acho que vou trocar o macho,os mandarins iniciaram agora tenho 5 casais um chocando 5 ovos e 1 casal pastel com 4 ovos os outros ainda não iniciaram, casal de degolados no choco 3º postura dois filhotes morreram nas amas que não cuidaram, 1casal de estrela sem postura ainda femea na muda,um casal de D.papagaio na muda ,dois casais de sparrow recem adiquiridos, um casal de bavete sem ovos ainda , um casal de canario na terceira postura a primeira post. nasceu um e na segunda 4 agora ta com 4 ovos a 10 dias no choco, os javas 5 casais somente tive sucesso com um casal macho arlequim e femea prata, os outros nada ainda so ovos vazios.espero que agora pra frente melhore.
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como vão o inicio das criações??? Empty Re: Como vão o inicio das criações???

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qua 09 Nov 2011, 21:15

Vejo que muitas criações já estão bem avançadas e muitas a correr muito bem.

Bom mas, a minha pergunta e questão deveu-se ao facto de ter já juntado os meus casais á coisa de um mês, quase todos começaram a fazer ninho e pronto, ficaram-se por aí. Os ninhos estão feitos,terminados, todos muito bem elaborados mas, ovos nem vê-los.
Isto aplica-se a práticamente todas as especies que tenho...
Um pouco estranho, não??



Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Como vão o inicio das criações??? Empty Re: Como vão o inicio das criações???

Mensagem  bruno miguel Qua 09 Nov 2011, 21:29

Eu tenho nos bengalins 3 ovos de gould e 3 de bengalin.
bruno miguel
bruno miguel

Mensagens : 369
Data de inscrição : 17/08/2009
Localização : Póvoa de Varzim
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Como vão o inicio das criações??? Empty Re: Como vão o inicio das criações???

Mensagem  luisbaleia Qua 09 Nov 2011, 22:30

Boas Figueiredo neste momento estou a criar com as seguintes espécies :

1 casal de Emblema Picta
1 casal de Peitos Celeste
1 casal de Face Carmesim
1 casal de Diamantes Peale
1 casal de Diamantes Forb
1 casal de Twin-Spot Verdes
1 casal de Capuchinhos de cabeça Branca
3 casais de Diamantes de Gould
# macho amarelo x Femea azul
# Macho azul x Femea Amarela
# Macho Clássico x Femea Amarela

2 casais de Diamantes Bichenov Pastel
2 casais de Diamantes Papagaio
# macho Panaché x femea Clássica
# macho Verde-mar x femea Malhada

2 casais de Diamantes Tricolor
# Macho Lutino x Femea Lutina
# Macho Clássico x Femea Clássica


De momento só estou com 7 crias de Tricolores em que 2 delas são Lutinas, mas já tenho 2 ovos de Pictas cheios,masi 1 de Peito Celeste cheio, os meus 2 casais de Bichenov Pastel já começaram a meter tb! Os ovos de Peale estavam goulos.
1 casal dos meus Diamantes Papagaio tb já começaram a meter,os meus Forbes a primeira postura deles estavam goulose de resto mais nada!
luisbaleia
luisbaleia

Mensagens : 595
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sintra/Magoito
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Como vão o inicio das criações??? Empty Re: Como vão o inicio das criações???

Mensagem  Carlos S. Qua 09 Nov 2011, 23:13

Eu para ja so tenho Goulds a criar, as outras especies vou começando conforme os goulds vao fazendo as posturas, abri tambem ja os ninhos aos estrelas esta semana, ja começaram a fazer o ninho, em relação a goulds está a ser o melhor ano de sempre, ainda nem a meio vou, conto ja com 57 aves nascidas, 17 delas ja independentes.
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Como vão o inicio das criações??? Empty Re: Como vão o inicio das criações???

Mensagem  Hélder Branco Qui 10 Nov 2011, 00:31

ola o meu plantel para 2012 será este 17casais de bengalins 3casais de gould Como vão o inicio das criações??? 579828567 5casais de mandarins (juntei lhe em finais de setembro hj já tenho fora do ninho 9crias) e tebho 1casal de canarios o objectivo com este plantel é para daqui a 1ano poder dizer que tirei 200crias no minimo seja do que for e boa sorte para as vossas criações Razz
Hélder Branco
Hélder Branco

Mensagens : 462
Data de inscrição : 28/08/2011
Localização : Relva, Ponta Delgada AÇORES
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Como vão o inicio das criações??? Empty Re: Como vão o inicio das criações???

Mensagem  filiperusso Qui 10 Nov 2011, 01:43

Carlos S. escreveu:Eu para ja so tenho Goulds a criar, as outras especies vou começando conforme os goulds vao fazendo as posturas, abri tambem ja os ninhos aos estrelas esta semana, ja começaram a fazer o ninho, em relação a goulds está a ser o melhor ano de sempre, ainda nem a meio vou, conto ja com 57 aves nascidas, 17 delas ja independentes.

Boas Carlos,

E quantos casais de Diamante Gould e de amas?
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Como vão o inicio das criações??? Empty Re: Como vão o inicio das criações???

Mensagem  Carlos S. Qui 10 Nov 2011, 08:28

6 casais de goulds e 18 de bengalins Wink
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Como vão o inicio das criações??? Empty Re: Como vão o inicio das criações???

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 10 Nov 2011, 12:03

Carlos S. escreveu:6 casais de goulds e 18 de bengalins Wink

Pois, é isto que me custa a entender, umas craições começam tão bem, outras nem por isso: tambem tenho 6 casais de Goulds, tudo aves novas cá em casa, alguns do ano passado, outros do inicio deste ano e nada de ovos. 3 começarama a fazer o ninho mas, pararam, não fizeram mais ninho nem fizeram mais nada. Tenho os Bengalins já todos com ovos á espera dos ovos dos exóticos e nada. O mesmo se passa com os Papagaios.
Os Estrelas enm olham para os ninhos, sequer...


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Como vão o inicio das criações??? Empty Re: Como vão o inicio das criações???

Mensagem  Anatolio e Ana Martins Qui 10 Nov 2011, 12:52

bem, nós cá em casa começámos pela criação de bengalins do japão(5 casais), de onde já tenho 12 crias independentes e 13 no ninho. tenho um casal de bengalins preto-conzento onde na primeira postura de 5 ovos todos vingaram e estão quase a tornar-se independentes. pelo menos já comem da espiga de painço. tenho um casal de preto-castanho que já fez duas posturas, mas que não correu tão bem. a fêmea faz tudo como deve ser no choco, mas quando nascem as crias abandona-as. já o ano passado fez o mesmo. daqui só tirei uma cria de cada postura. alguns morreram ainda no ovo. tenho um casal de mandarins clássicos de onde nasceram 3 crias. duas morreram porque a fêmea assim que nasceram abandonou o ninho. consegui salvar um que coloquei num casal de bengalins que por sorte pegaram nele (ainda estavam a chocar os seus próprios ovos que tive de por noutro casal sem ovos...uma verdadeira troca-troca). este mesmo casal foi "obrigado" ainda a adoptar uma cria de mandarins pinguins que também abandonou o ninho após nascimento e a outra cria de bengalim preto-castanho.
em relação aos goulds só vou iniciar lá para Janeiro porque ainda estou a constituir plantel e nada mnelhor do que adquirir a bons criadores.
tenho ainda um casal de mandarins brancos que têm agora um ovo no ninho, vamos a ver...
Anatolio e Ana Martins
Anatolio e Ana Martins

Mensagens : 90
Data de inscrição : 19/10/2010
Localização : Alpalhão/Portalegre
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Como vão o inicio das criações??? Empty Re: Como vão o inicio das criações???

Mensagem  filiperusso Qui 10 Nov 2011, 13:07

Boas, é uma boa média de casais!

Eu tenho 4 casais de diamante gould e 12 de amas mas também tenho dois casais de estrelas a criar. Tenho dois casais de goulds que estão a meter muitos ovos e outros dois que não, mas estou a tentar directo!
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Como vão o inicio das criações??? Empty Re: Como vão o inicio das criações???

Mensagem  Carlos S. Qui 10 Nov 2011, 14:14

Gustavo Figueiredo escreveu:
Carlos S. escreveu:6 casais de goulds e 18 de bengalins Wink

Pois, é isto que me custa a entender, umas craições começam tão bem, outras nem por isso: tambem tenho 6 casais de Goulds, tudo aves novas cá em casa, alguns do ano passado, outros do inicio deste ano e nada de ovos. 3 começarama a fazer o ninho mas, pararam, não fizeram mais ninho nem fizeram mais nada. Tenho os Bengalins já todos com ovos á espera dos ovos dos exóticos e nada. O mesmo se passa com os Papagaios.
Os Estrelas enm olham para os ninhos, sequer...


Gustavo

Destes 6 casais, apenas um é do ano passado, tirando mais 1 macho e 1 femea do ano passado que acasalei com novos, o resto é tudo novo, pode ter a ver com o sitio é muito relativo, os meus estrelas tambem ainda agora so abri os ninhos, mas a quem vendi casais, ja os tem a criar ha 2 meses e esta a correr bastante bem.
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Como vão o inicio das criações??? Empty Re: Como vão o inicio das criações???

Mensagem  Carlos S. Qui 10 Nov 2011, 14:16

Eu tambem como nem a meio vou e esta a correr 5* vou deixar 2 casais criar directo, vamos ver se corre bem Wink
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Como vão o inicio das criações??? Empty Re: Como vão o inicio das criações???

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 10 Nov 2011, 14:26

Pois, se tem a ver com o local vai ser um pouco chato pois não tenho mais nenhum sitio onde os meter e se não criarem vou mesmo ficar muito triste.
No entanto soube de 2 casais de que me desfiz no inicio por ter em excesso e fui contacto plos mesmos criadores, pois estão felicissimos porque os mesmo já vão na 2ª criação.
Só não percebo mesmo porque estavam tão empenhados na construçãos dos ninhos e depois pararam como se tivessem desligado de interesse.


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Como vão o inicio das criações??? Empty Re: Como vão o inicio das criações???

Mensagem  Carlos S. Qui 10 Nov 2011, 14:43

Eu diria falta de luz, por consequencia vitamina E
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Como vão o inicio das criações??? Empty Re: Como vão o inicio das criações???

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 10 Nov 2011, 14:56

Carlos S. escreveu:Eu diria falta de luz, por consequencia vitamina E

Carlos, a area onde se encontram é numa marquise relativamente grande, onde há imensa luz.
No inverno apanham alguma luz directa e no verão, que é o meu maoior problema apanham a totalidade de luz directa ao ponto de chegar aos 40ºC.
Por estar tão exposta, no inverno apanha com muito frio e consequentemente muita umidade. Aqui uso a ajuda de um mini aquecedor a oleo para manter a temperatura nos 18ºC - 20ºC, pois sem esta ajuda pode descer abaixo dos 8ºC. O que nem sempre consigo controlar é a umidade que por vezes ultrapassa os 85%.
Só uma vez por dia cuido deles, podendo alguns dias ir de 2 em 2 dias para não atrapalhar a passarada...


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Como vão o inicio das criações??? Empty Re: Como vão o inicio das criações???

Mensagem  Carlos S. Qui 10 Nov 2011, 15:53

So se for de cuidado a mais entao, os meus só ao sabado e domingo e que la vou, pois trabalho fora durante a semana, e por vezes ate ao fim de semana nao venho a casa quando o trabalho nao permite, como tal so lhes deito comer e agua uma vez por semana, á proporção de um comedouro por ave, ate hoje nunca tive problemas com a comida excepto quando os bengalins teem 5 ou 6 crias, ja a agua é um problema maior, no verao por vezes peço à minha irma para la ir deitar agua a quarta feira. Um aquecedor acho totalmente desnecessario, nao uso nem nunca vou usar, o ano passado nevou e o meu canaril apenas teem um plastico a frente para proteger, que nem esta bem vedado ( para o ano vou por chapa polibicarbonato 100% transparente), raramente tenho problemas com o frio, todos os anos apenas contabilizo meia duzia de aves que morrem devido ao frio, sao estas tambem normalmente as mais debeis em ninhadas de 5\6 ( isso chama-se seleção natural), em aves adultas nunca tenho problemas, mesmo com neve como aconteceu no ultimo inverno as aves criaram sem problemas, se eu tivesse mais tempo tirava muito mais aves, infelizmente nao tenho por isso crio em função do tempo. Em relação ao teu problemas, as femeas estao prontas a criar?
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Como vão o inicio das criações??? Empty Re: Como vão o inicio das criações???

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 10 Nov 2011, 18:37

Carlos, tambem já tinha pensado nisso, excesso de zelo. É que eu passo muito tempo lá, na unica vez que lá estou por dia: e olho, e vejo, e altero aqui e altero ali e a minima coisinha parece-me logo que a ave está doente, etc.
Penso que vou fazer como o Carlos e estar lá o menos tempo possivel, pois acredito que esse seja um dos factores.
Só para salientar , tinha um macho Papagaio que estáva á espera de fêmea á algum tempo, juntei-lhe a fêmea por ultimo e o cio era tal que galou-a ali mesmo á minha frente. Pus logo ninho e no dia a seguir já estava aa fazer ninho mas, depois foi a tal coisa, pararam tudo, este e todos os outros.
Em relação ao aquecedor, vou tirar porque dispara a umidade: vidros todos embaciados, umidade nas paredes e o cheiro parece que se intensifica, pois todas as gaiolas dos exóticos, não têm fundo e sim, areia propria pra gaiolas.
Os machos Goulds já estavam sozinhos á quase dois meses, cada um na sua gaiola e as fêmeas estavam todas numa gaiola. Posso dizer que plo menos 4 delas estavam já no cio e quando as juntei foi uma festa e depois, pararam tudo não sei porquê.
Aqui o problema não se passa só com os Goulds. Foi com os Papagaios, Kittlitz, Forbes e Bichenovs. Todos fizeram o ninho e depois pronto, ficaram porque aí.
Os unicos que tenho mesmo a criar são os Babettes porque até os Estrelas, que são todos casais novos, tambem não arrancaram com a coisa.


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Como vão o inicio das criações??? Empty Re: Como vão o inicio das criações???

Mensagem  Carlos S. Qui 10 Nov 2011, 18:44

Pera tu tinhas tudo separado machos das femeas? Sei que ha muita gente que o faz, eu pessoalmente faço os meus casais o mais cedo possivel, e nunca mais os separo, ficam sempre juntos, so abro e fecho o ninho para criar, eles assim entram sempre no cio ao mesmo tempo.
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Como vão o inicio das criações??? Empty Re: Como vão o inicio das criações???

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 10 Nov 2011, 18:51

Carlos S. escreveu:Pera tu tinhas tudo separado machos das femeas? Sei que ha muita gente que o faz, eu pessoalmente faço os meus casais o mais cedo possivel, e nunca mais os separo, ficam sempre juntos, so abro e fecho o ninho para criar, eles assim entram sempre no cio ao mesmo tempo.


Sim, Carlos, tinha.
Isto porque todas os Goulds são aves novas cá em casa, ou seja comecei do zero com o plantel de Goulds. A maior parte dos machos vieream primeiro e depois pu-los em gaiolas separadas e só depois juntei as fêmeas. O mesmo se passou com os casais de papagaios, pois na altura só tinha um casal e adquiri masi aves este ano. Fui eu que fiz os casais e não as aves. Coisa que não aconteceu com o ano passado, que tinha 3 casais que se tinham formado por si e que foram os melhores casais que tive.
Serão estes casais formados por mim, incompativeis??


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Como vão o inicio das criações??? Empty Re: Como vão o inicio das criações???

Mensagem  Carlos S. Qui 10 Nov 2011, 19:19

Incompativeis nao digo, mas deveriam ter sido juntado previamente antes de lhes por o ninho durante algum tempo, troquei à cerca de 2 meses 1 macho de estrela, ja foi ha 2 meses, e o casal ainda nao se da, estao constantemente em guerra, eles la se tem de habituar, mas leva o seu tempo, mesmo quando faço casais novos, começo a junta-los em Abril\Maio, alguns ainda sem a muda completa, para passarem assim mais tempo de modo a se aceitarem melhor, talvez sera esse o teu problema, mas isto tudo tambem é muito relativo, tanto pode ser como nao Wink
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos