Fórum dos Exóticos
Alimentos Frescos... - Página 2 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Alimentos Frescos... - Página 2 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alimentos Frescos...

+4
jose carlos pereira
Jean Sorg
Luís Lourenço
FilipeQuaresma
8 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Alimentos Frescos... - Página 2 Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  Jean Sorg Seg 18 Jul 2011, 21:47

gimbras escreveu:boas a todos,
li aqui algumas opiniões bastante interessantes e, se me é permitido, também vou meter a minha colherada.
não me parece nada mal que se varie ao máximo a alimentação que se disponibiliza às aves, porque elas saberão selecionar o que devem comer e o que devem rejeitar. o problema está no que não se vê (os fermentos, os pesticidas e outros químicos), que estes sim podem trazer graves problemas.
quanto às farinhas lácteas eu discordo completamente da sua utilização e vou tentar explicar porquê: o intestino das aves não produz lactase, pelo que é impossível a lactose ser digerida. a lactose vai servir de alimento à flora intestinal, que vai aumentar desmesuradamente, provocando diarreias ácidas e aumento acentuado de gases no sistema digestivo. as diarreias ácidas vão provocar inflamação do intestino e da cloaca, desidratação e afectam o ciclo natural do ovo, nas fêmeas. o excesso de gases intestinais provoca inchaço ventral, náuseas e em casos extremos refluxo gástrico com regurgitação.
tanto o excesso de gases como as diarreias ácidas podem levar à morte das aves, em curto espaço de tempo, pelo que o melhor tratamento é a prevenção.
espero que não me levem a mal os defensores das farinhas lácteas, mas esta é só mais uma opinião, discutivel como todas as outras.
cumprimentos e boas aves para todos

Boa noite a todos, refente à farinha eu acho que volto atras, penso que vou deixar fora do cardapio então confused
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... - Página 2 Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  Luís Lourenço Seg 18 Jul 2011, 21:56

Boa noite.

Desconhecia a intolerância da lactose por parte das aves (e "esqueci-me" de pesquisar) ... Isto porque segundo o criador que me deu a conhecer este "truque" os resultados do uso da farinha láctea eram positivos (eu também notei um rápido crescimento das crias quando experimentei) mas parece que há menos "prós" que "contras" ... Embarassed
O que é certo é que não há mais Cerelac para ninguém Laughing
Muito obrigado pela explicação Wink
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... - Página 2 Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  CRodrigues Seg 18 Jul 2011, 22:03

Ora aí está uma explicação excelente Gimbras! Eu palpitei que lactose não seria boas para as aves, pois não são mamíferos. Até porque há quem defenda, por exemplo, que o leite só deve ser consumido por crias de mamíferos e que os adultos deveriam deixar de consumir leite e seus derivados.
Não me lembro onde li que a clara dos ovos é indigesta para as aves. Tens alguma opinião Gimbras?
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... - Página 2 Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  gimbras Seg 18 Jul 2011, 22:07

boa noite,
certamente que, as farinhas lácteas terão outros componentes nutricionais de grande valor para a alimentação, particularmente no caso dos juvenis, mas como o nome indica, o elemento de referência é a lactose e daí a minha objecção.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... - Página 2 Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  gimbras Seg 18 Jul 2011, 22:14

caro crodrigues,
no caso do ovo, eu dou tudo e eles escolhem o que comer (é que eles têm milhões de anos de evolução- experiência, e eu ainda vou nos 50 Razz), mas já reparei que em certas alturas eles preferem a clara e noutras a gema, só ainda não apurei porquê, mas é certamente relacionado com a carência que sentem de algum nutriente.
um abraço
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... - Página 2 Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  FilipeQuaresma Ter 19 Jul 2011, 10:45

Pois é no mínimo discutível ou dar ou não dar a farinha aos pequenotes mas lembrem se disto todos vos : também existe no mercado uma grande variedade de farinha sem lactose uma vez que há bebés que também não a toleram ...... de todas as maneiras na minha opinião se as aves não estão habituadas mais vale não dar mas como com todos os ingredientes novos introduzidos deveremos estar atentos a evolução da ave como é lógico isto na minha humilda opinião aplica se a todos !!!

E já agora obrigado pela "colherada" Gimbras foi de certo de grande utilidade visto querermos todos o melhor das aves...

Diz me so mais uma coisa qual o teu procedimento ao pores o ovo???? confused partido em bocados ou "moído"

Abraço

FilipeQuaresma

Mensagens : 61
Data de inscrição : 14/07/2011
Localização : Tábua
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... - Página 2 Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  gimbras Ter 19 Jul 2011, 12:16

olá filipe,
obrigado pelo comentário.
estou de acordo com o que disseste relativamente às farinhas. o que eu não sei é se às farinhas sem lactose também chamam farinhas lácteas.
o ovo eu corto ao meio, casca incluida, e dou assim.
já agora, para quem quer acelerar o desenvolvimento das crias, deixo aqui uma sugestão de "bebida energética": cozer uma pera ou maçã doce com casca, obviamente bem lavada, em pouca água. deixar a água ficar ligeiramente turva e um pouco espessa e dar essa água às aves. esse liquido é rico em glicose, várias vitaminas e sais. a aceitação das aves é variável; se pegarem demais, pode-se juntar um pouco de arroz na cozedura, para evitar diarreias.
esta receita não é minha, mas eu usei e resultou.
cumprimentos
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... - Página 2 Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  FilipeQuaresma Ter 19 Jul 2011, 12:32

É isto mesmo que pretendia ao criar este topico ... claro que não pretendo que as aves recem nascidas comecem logo a voar ahahaha!!!! Razz Mas era disto que estava a espera que houvesse gente capaz de partilhar os seus conhecimentos para nos podermos ajudar as aves de varias maneiras!!!!
E para mim aquilo que compramos (sementes e papasss) esta longe de ser o suficiente!!!

E por estarmos numa de cada vez mais biológicos!!!! Achei interessante partilharmos estas experiências!!!

Quanto á farinha também não sei se se chama assim mas lá que a há lá isso há!!!!

Desde já obrigado por partilhares mais essa dica....... (suminho natural) ,,, È bem é bem!!!! não conhecia mais esta ideia mas parece me de grande lógica sem duvida vou experimentar ....
E continuem a partilhar quanto mais soubermos mais longe e melhor vamos ir!!! Laughing

FilipeQuaresma

Mensagens : 61
Data de inscrição : 14/07/2011
Localização : Tábua
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... - Página 2 Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  gimbras Ter 19 Jul 2011, 12:39

é precisamente a leitura que eu faço da utilidade do fórum: partilhar conhecimentos e discutir ideias. afinal, os grandes desertos fazem-se de pequenos grãos de areia.
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... - Página 2 Empty boas amigos

Mensagem  rjfm1982 Sex 19 Ago 2011, 21:00

boas amigos, tal como coloquei na minha apresentaçao e depois outro topico de ter achado 1 mandarim femea na rua, hoje comprei hoje 1 macho, fiz um ninho em madeira mas acho que exagerei porque era um bocado grande, nao gostei e fiz outro mais pequeno e coloquei acho que e pelo de cabra, bem ao fim de 2 horas foram os dois para o ninho e estao la ate agora, sera que me podem ajudar na alimentaçao deles? o que estou a dar e comida para exoticos e tipo uma caixa azul e mais cores, diz la que da para mandarins, papa amarela, e outra papa que e tipo cor de laranja que acho que e vitaminas, mais tarde ponho aqui os nomes que tenho que ir verificar, sera que estou a fazer bem? nao sera recepientes a mais com diversas coisa? e que quero iniciar me na criaçao, adorei os vossos comentarios sobre os legumes e frutas e tambem devo começar a fazer algumas dessas coisas amanha, estou na parte de aprendizagem e espero mesmo aprender muito convosco. obrigado e abraços

rjfm1982

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/08/2011
Localização : alfena valongo
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... - Página 2 Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  FilipeQuaresma Sex 19 Ago 2011, 21:25

rjfm1982 escreveu:boas amigos, tal como coloquei na minha apresentaçao e depois outro topico de ter achado 1 mandarim femea na rua, hoje comprei hoje 1 macho, fiz um ninho em madeira mas acho que exagerei porque era um bocado grande, nao gostei e fiz outro mais pequeno e coloquei acho que e pelo de cabra, bem ao fim de 2 horas foram os dois para o ninho e estao la ate agora, sera que me podem ajudar na alimentaçao deles? o que estou a dar e comida para exoticos e tipo uma caixa azul e mais cores, diz la que da para mandarins, papa amarela, e outra papa que e tipo cor de laranja que acho que e vitaminas, mais tarde ponho aqui os nomes que tenho que ir verificar, sera que estou a fazer bem? nao sera recepientes a mais com diversas coisa? e que quero iniciar me na criaçao, adorei os vossos comentarios sobre os legumes e frutas e tambem devo começar a fazer algumas dessas coisas amanha, estou na parte de aprendizagem e espero mesmo aprender muito convosco. obrigado e abraços

Boa noite amigo !! Quanto á tua questão para mim não devias preocupar te com o numero de comedores mas sim com a qualidade do que pões lá dentro!!! E já agora (para mim bastante importante) acho que devias colocar mais um comedor Razz desta feita com grite , pois é extremamente importante para a digestão das aves , (e so comeram o que necessitarem ) E já agora aproveita bem este tópico pois tens aqui alguns testemunhos de grande utilidade!!!

Abraço e bons passarinhos.....:

Filipe Quaresma :>x<:

FilipeQuaresma

Mensagens : 61
Data de inscrição : 14/07/2011
Localização : Tábua
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... - Página 2 Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Sex 19 Ago 2011, 22:11

boa noite,eu uso germinado...e o resultado è muito satisfatorio no meu caso.Entao faço da seguinte maneira coloco sementes milho alvo de molho e ponho 1ml de lixivia junto para desinfectar possiveis fungos,deixo de molho 2h no maximo e retiro para uma peneira onde cubro com um pano humido e deixo durante 24h a germinar(é importante nao deixar germinar mais do que 1milimetro,para conservar o maior valor nutricional possivel),depois passo por agua limpa e junto com papa numa proporçao de 10gr de papa para 100gr de germinado,o restante coloco no congelador onde todos os dias vou retirando e dando as aves com crias.É preciso ter mt cuidado para as sementes nao se contaminarem com fungos e bacterias letais as aves.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... - Página 2 Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Sex 19 Ago 2011, 22:19

só uma nota para algumas especies(emblema pycta,forbes,tricolores,papagaios...) junto com o germinado coloco tambem bichos tenebrio que corto em pequenos pedaços e tem tambem grande aceitaçao por parte dos bengalins Smile
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... - Página 2 Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  FilipeQuaresma Sex 19 Ago 2011, 22:44

pedroribeiro-exoticos escreveu:boa noite,eu uso germinado...e o resultado è muito satisfatorio no meu caso.Entao faço da seguinte maneira coloco sementes milho alvo de molho e ponho 1ml de lixivia junto para desinfectar possiveis fungos,deixo de molho 2h no maximo e retiro para uma peneira onde cubro com um pano humido e deixo durante 24h a germinar(é importante nao deixar germinar mais do que 1milimetro,para conservar o maior valor nutricional possivel),depois passo por agua limpa e junto com papa numa proporçao de 10gr de papa para 100gr de germinado,o restante coloco no congelador onde todos os dias vou retirando e dando as aves com crias.É preciso ter mt cuidado para as sementes nao se contaminarem com fungos e bacterias letais as aves.

Tens razão Pedro e volto a citar "È PRECISO TER MUITO CUIDADO COM O GERMINADO" ... e na minha humilde opinião ou se tem tempo e cuidado (até mesmo com o tempo que se deixa o germinado ao dispor das aves que na minha opinião não deve passar as 24H.) ou então vale mais nem sequer inventar... mas é tudo uma questão de timing e alguma experiência... Eu próprio não me aventuro ainda no germinado depois de uma má experiência.... mas no entanto concordo com a tua ideia de ser bastante rico para as aves .

Boas Criações.:

Filipe Quaresma

FilipeQuaresma

Mensagens : 61
Data de inscrição : 14/07/2011
Localização : Tábua
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... - Página 2 Empty grit

Mensagem  rjfm1982 Sáb 20 Ago 2011, 09:10

boas obrigado pelas respostas, onde arranjo grit, numa loja de animais? gostei de ler como alguns fazem certo tipo de papas mas tenho medo de me aventurar e sair tudo furado e depois quem paga e as aves, gostava de ver um video de como fazer as papas assim nao faço asneiras, vou pesquisar a ver se consigo. abraços

rjfm1982

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/08/2011
Localização : alfena valongo
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos