Fórum dos Exóticos
Alimentos Frescos... Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Alimentos Frescos... Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alimentos Frescos...

+4
jose carlos pereira
Jean Sorg
Luís Lourenço
FilipeQuaresma
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Alimentos Frescos... Empty Alimentos Frescos...

Mensagem  FilipeQuaresma Dom 17 Jul 2011, 18:15

Boa tarde amigos

Tenho uma duvida que me parece importante para quem esta a começar com os exóticos como eu e quer proporcionar o melhor para as aves, cá vai:

___Quais as frutas e legumes mais indicadas e de que eles mais gostam??
___E se isto se aplica a todos? (ex.: gould, bavette, mascarado ect)
___E já agora se a algum tipo que não devemos dar de todo...

Obrigado , e boas criações :

Filipe Quaresma

FilipeQuaresma

Mensagens : 61
Data de inscrição : 14/07/2011
Localização : Tábua
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  Luís Lourenço Dom 17 Jul 2011, 20:50

Olá Filipe.

Eu dou pepino, maçã, cenoura, couve, beldroegas, nabiças, espinafres, agriões, alface (só no Verão), grelos e de momento não me lembro de mais nada Cool
Penso que podes dar isso a todas as espécies de exóticos, que eu saiba não fazem mal, antes pelo contrário. Tens é de ter o cuidado de lavar bem antes de dares e dares 3 dias (intercalados) por semana senão arriscas a que as aves fiquem com diarreia, caso abuses nas doses.
Espero ter ajudado Very Happy
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  FilipeQuaresma Dom 17 Jul 2011, 20:57

Obrigado pela dica ...

Já me tinham dito que a alface não era grande coisa mas como não me souberam explicar porquê logo vi que não devia ser bem assim!!!!

Obrigado pela informação é que gosto que tenham tudo para se sentirem confortáveis e de saude!!

Bom desde já obrigado pela ajuda lourenço Very Happy


Abraço :

Filipe

FilipeQuaresma

Mensagens : 61
Data de inscrição : 14/07/2011
Localização : Tábua
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  Jean Sorg Dom 17 Jul 2011, 21:02

LLourenco92 escreveu:Olá Filipe.

Eu dou pepino, maçã, cenoura, couve, beldroegas, nabiças, espinafres, agriões, alface (só no Verão), grelos e de momento não me lembro de mais nada Cool
Penso que podes dar isso a todas as espécies de exóticos, que eu saiba não fazem mal, antes pelo contrário. Tens é de ter o cuidado de lavar bem antes de dares e dares 3 dias (intercalados) por semana senão arriscas a que as aves fiquem com diarreia, caso abuses nas doses.
Espero ter ajudado Very Happy

Digo o mesmo, só que não dou alface pras minhas aves.
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  Luís Lourenço Dom 17 Jul 2011, 21:05

Eu só dou alface no Verão porque é uma verdura com elevada quantidade de água e ajuda a hidratar as aves mas muita gente não gosta de dar pois as aves podem ficar com diarreia com mais frequência que com as outras verduras. Cada um tem a sua opinião não é verdade Cool
Mas podes dar que eles adoram, principalmente nesta altura do ano. Tens é de ter cuidado em não dares muitos dias seguidos Wink
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  jose carlos pereira Dom 17 Jul 2011, 21:10

eu dou maças cenouras e couves, uma vez ou outra alface
jose carlos pereira
jose carlos pereira

Mensagens : 289
Data de inscrição : 10/07/2011
Localização : vila nova de gaia
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  FilipeQuaresma Dom 17 Jul 2011, 21:15

Pois o velho tema das alfaces... dar ou não dar eis a questão!!! confused

De todas as maneiras obrigado a todos pelos comentários

Já agora satisfaçam me mais uma curiosidade sempre ouço falar em dar ovo cozido e pelo que vi ainda ninguém explicou esse procedimento?? como se faz alguém me explica ? coze se o ovo de galinha descasca se (certo) ?
e depois? ralado num comedouro? inteiro? picado ? alguem me ajuda nisto Question

FilipeQuaresma

Mensagens : 61
Data de inscrição : 14/07/2011
Localização : Tábua
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  Jean Sorg Dom 17 Jul 2011, 21:17

Concordo com voce Lourenço pois fazendo um comparativo, na época que eu dava alface, consumiam o dobro em relação as outras folhas (couve por exemplo) isso é uma prova de que as aves gostam muito de alface, mas eu parei mesmo foi devido as diarréias.



Abraço e boas criações
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  CRodrigues Dom 17 Jul 2011, 21:28

Boas!


A alface é uma alimento muito fraco em nutrientes para dar às aves. Além disso, normalmente é muito sujeito a químicos e pesticidas que mesmo lavada pode haver o risco de ter ainda resíduos. Eu não dou alface à minha passarada, pois é muito propício a diarreias.
Além disso, todas as verduras que se der, têm de ser lavadas, e convém que quando se dá aos pássaros estejam secas (sem gotículas de água).

Quanto ao ovo, deve ser cozido com casca, durante cerca de 10min. Depois é descascado e (muito importante!!) retirada a clara!! Só se deve dar a gema. Esta pode ser dada inteira, moída, etc...depende de como eles mais gostem de comer. Vais experimentando as várias maneiras.


Espero ter ajudado
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  FilipeQuaresma Dom 17 Jul 2011, 21:32

Ora cá está!!!

Obrigado Sr Rodrigues essa parte do muito importante é que eu não sabia isto da ignorância não é muito bom mas para isso é que cá estou,, para aprender com quem sabe!!

Mais uma vez obrigado pelas dicas!!

Filipe

FilipeQuaresma

Mensagens : 61
Data de inscrição : 14/07/2011
Localização : Tábua
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  jose carlos pereira Dom 17 Jul 2011, 21:37

o ovo depois de cozido a (gema) moida com bolacha maria eles adoram
jose carlos pereira
jose carlos pereira

Mensagens : 289
Data de inscrição : 10/07/2011
Localização : vila nova de gaia
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  Luís Lourenço Dom 17 Jul 2011, 21:37

Pois eles gostam mais de alface do que do resto (tirando as beldroegas) mas deve-se dar com (bastante) moderação devido à diarreia.
Eu dou ovo cozido! Misturo na papa. Faço o seguinte, cozo um ovo, descasco-o, ponho numa caneca com uma porção de papa de igual quantidade à quantidade de ovo cozido e vou cortando o ovo e misturando-o com a papa até ficar o mais homogéneo possível. Também coloco uma colher de sopa de farinha láctea (daquela que se dá aos bebés). Atenção que eu só dou esta papa quando as aves estão com crias e a farinha láctea só dou na primeira semana de vida.
Aprendi isto com o meu tio e com o meu avô que davam este tipo de papa aos canários durante bastantes anos e eu sempre dei às minhas aves.
A parte da farinha foi um criador que me disse quando lhe comprei o meu casal de Timbrados Espanhóis. E eu recomendo, as aves desenvolvem-se mais depressa Very Happy
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  FilipeQuaresma Dom 17 Jul 2011, 21:45

ESPETÁCULO AMIGOS!!

Era isto mesmo que eu pretendia dicas e sugestões de cada um essa da bolacha tambem não conhecia... e a parte da farinha lactea o meu pai já me tinha dito para de vez em quando lhe misturar em papa de ovo fina e eu não me fiei muito mas estou a ver que sempre tem fundamento!!! a mim até calha bem pois disso cá em casa há aos montes, (por causa dos meus filhotes pequenos)!!

Mas é isto mesmo continuo a espera que postem estes pequenos (truques) pois estou certo que possam fazer a diferença...

Filipe

FilipeQuaresma

Mensagens : 61
Data de inscrição : 14/07/2011
Localização : Tábua
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  Luís Lourenço Dom 17 Jul 2011, 21:52

CRodrigues escreveu:Boas!


A alface é uma alimento muito fraco em nutrientes para dar às aves. Além disso, normalmente é muito sujeito a químicos e pesticidas que mesmo lavada pode haver o risco de ter ainda resíduos. Eu não dou alface à minha passarada, pois é muito propício a diarreias.
Além disso, todas as verduras que se der, têm de ser lavadas, e convém que quando se dá aos pássaros estejam secas (sem gotículas de água).

De facto os pesticidas são um problema mas a alface que eu dou é, na maioria das vezes, plantada no meu quintal e está 100% livre desses produtos Very Happy
No Verão, em doses moderadas, até faz bem devido à grande percentagem de água que tem.
De Verão eu nem me dou ao trabalho de secar as verduras pois é outra maneira de as aves se hidratarem. No resto do ano seco-as muito bem, embora não seja adepto de dar verduras nas alturas mais frias.
Esta é a minha opinião Very Happy
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  CRodrigues Dom 17 Jul 2011, 22:11

FilipeQuaresma escreveu:Ora cá está!!!

Obrigado Sr Rodrigues essa parte do muito importante é que eu não sabia isto da ignorância não é muito bom mas para isso é que cá estou,, para aprender com quem sabe!!

Mais uma vez obrigado pelas dicas!!

Filipe

Trate-me só por Rodrigues! Smile
A clara é indigesta, por isso não se deve dar.
Ninguém nasce ensinado amigo Filipe, e muito menos ignorantes. Aprendemos é assim. Haja é vontade como a do amigo Filipe de aprender e para ter a modéstia de fazer perguntas, mostrando que desconhece certos assuntos. Muita gente acha que sabe, tem vergonha de perguntar e depois as coisas correm mal.

Quanto à farinha láctea, não sei se será muito boa ideia...dado conter lactose, glutén, entre outros que podem não ser tolerados pelas aves. Também o meu pai toda a vida fez papa de ovo com pão (mesmo muito pão), e eu abandonei isso devido aos fermentos.

Filipe, quando comprar papas para a sua passarada sugiro que olhe para a composição, pois deve conter o máximo possível de ovo. Nem sempre as papas mais amarelas têm uma boa quantidade de ovo (algumas nem ovo têm!! eheheh).

Espero ter ajudado
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  CRodrigues Dom 17 Jul 2011, 22:13

LLourenco92 escreveu:
CRodrigues escreveu:Boas!


A alface é uma alimento muito fraco em nutrientes para dar às aves. Além disso, normalmente é muito sujeito a químicos e pesticidas que mesmo lavada pode haver o risco de ter ainda resíduos. Eu não dou alface à minha passarada, pois é muito propício a diarreias.
Além disso, todas as verduras que se der, têm de ser lavadas, e convém que quando se dá aos pássaros estejam secas (sem gotículas de água).

De facto os pesticidas são um problema mas a alface que eu dou é, na maioria das vezes, plantada no meu quintal e está 100% livre desses produtos Very Happy
No Verão, em doses moderadas, até faz bem devido à grande percentagem de água que tem.
De Verão eu nem me dou ao trabalho de secar as verduras pois é outra maneira de as aves se hidratarem. No resto do ano seco-as muito bem, embora não seja adepto de dar verduras nas alturas mais frias.
Esta é a minha opinião Very Happy


Assim está bem! Plantada no quintal sabe sempre o que tem!! eheheh Very Happy
Eu também dou menos verdura e fruta no Verão, mas é porque calha! Smile
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  Luís Lourenço Dom 17 Jul 2011, 22:20

Não sabia que a clara do ovo fosse indigesta ... Como é uma proteína sempre pensei que fosse um óptimo alimento para as aves em criação. Alias a clara do ovo é um alimento recomendado para a formação do tecido muscular.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  Jean Sorg Dom 17 Jul 2011, 22:23

Já agora referente à farinha lactea, já não é de hoje que vejo criadores citarem que usam na papa! Confirmo que nunca usei, mas já estou curioso em testar. Então pergunto aos amigos que fazem uso qual é a proporção de farinha lactea para ovo e farinhada.

Obrigado
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  Luís Lourenço Dom 17 Jul 2011, 22:24

CRodrigues escreveu:
LLourenco92 escreveu:
CRodrigues escreveu:Boas!


A alface é uma alimento muito fraco em nutrientes para dar às aves. Além disso, normalmente é muito sujeito a químicos e pesticidas que mesmo lavada pode haver o risco de ter ainda resíduos. Eu não dou alface à minha passarada, pois é muito propício a diarreias.
Além disso, todas as verduras que se der, têm de ser lavadas, e convém que quando se dá aos pássaros estejam secas (sem gotículas de água).

De facto os pesticidas são um problema mas a alface que eu dou é, na maioria das vezes, plantada no meu quintal e está 100% livre desses produtos Very Happy
No Verão, em doses moderadas, até faz bem devido à grande percentagem de água que tem.
De Verão eu nem me dou ao trabalho de secar as verduras pois é outra maneira de as aves se hidratarem. No resto do ano seco-as muito bem, embora não seja adepto de dar verduras nas alturas mais frias.
Esta é a minha opinião Very Happy


Assim está bem! Plantada no quintal sabe sempre o que tem!! eheheh Very Happy
Eu também dou menos verdura e fruta no Verão, mas é porque calha! Smile

É verdade! A única coisa que tem é uns insectos extra para dar gosto Laughing
Verão ou Inverno? Talvez tenha havido uma certa confusão agora Cool
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  Luís Lourenço Dom 17 Jul 2011, 22:26

Jean eu já tinha explicado como a dava aos meus pássaros Very Happy

LLourenco92 escreveu:
Eu dou ovo cozido! Misturo na papa. Faço o seguinte, cozo um ovo, descasco-o, ponho numa caneca com uma porção de papa de igual quantidade à quantidade de ovo cozido e vou cortando o ovo e misturando-o com a papa até ficar o mais homogéneo possível. Também coloco uma colher de sopa de farinha láctea (daquela que se dá aos bebés).
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  Jean Sorg Dom 17 Jul 2011, 22:52

Para um ovo cozido vai a mesma proporção de farinhada e uma colher de farinha lactea, é isso né? Agora esse ovo que voce citou é com a clara mesmo e não só a gema como citou o amigo Rodrigues, Digo isso que é pra poder saber as medidas certas.

Sds.
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  Luís Lourenço Dom 17 Jul 2011, 23:00

Eu meto o ovo todo, mistura com uma porção idêntica de papa e coloco uma colher de sopa de farinha láctea.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  Jean Sorg Dom 17 Jul 2011, 23:05

LLourenco92 escreveu:Eu meto o ovo todo, mistura com uma porção idêntica de papa e coloco uma colher de sopa de farinha láctea.

Muito agradecido.
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  FilipeQuaresma Dom 17 Jul 2011, 23:15

Há pois é!!!! é isto mesmo eu também uso o que planto por isso 100% biológicos .. hhehehehe
Temos de experimentar pois ao conseguirmos o melhor para as aves estamos a conseguir também o seu melhor rendimento em reprodução e criação que é para nos o expoente máximo...

O importante é partilhar espero que continuem com as partilhas pois esta vossa experiência pode ser fundamental para pessoas como eu e claro o mais importante para as aves

FilipeQuaresma

Mensagens : 61
Data de inscrição : 14/07/2011
Localização : Tábua
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentos Frescos... Empty Re: Alimentos Frescos...

Mensagem  gimbras Seg 18 Jul 2011, 21:36

boas a todos,
li aqui algumas opiniões bastante interessantes e, se me é permitido, também vou meter a minha colherada.
não me parece nada mal que se varie ao máximo a alimentação que se disponibiliza às aves, porque elas saberão selecionar o que devem comer e o que devem rejeitar. o problema está no que não se vê (os fermentos, os pesticidas e outros químicos), que estes sim podem trazer graves problemas.
quanto às farinhas lácteas eu discordo completamente da sua utilização e vou tentar explicar porquê: o intestino das aves não produz lactase, pelo que é impossível a lactose ser digerida. a lactose vai servir de alimento à flora intestinal, que vai aumentar desmesuradamente, provocando diarreias ácidas e aumento acentuado de gases no sistema digestivo. as diarreias ácidas vão provocar inflamação do intestino e da cloaca, desidratação e afectam o ciclo natural do ovo, nas fêmeas. o excesso de gases intestinais provoca inchaço ventral, náuseas e em casos extremos refluxo gástrico com regurgitação.
tanto o excesso de gases como as diarreias ácidas podem levar à morte das aves, em curto espaço de tempo, pelo que o melhor tratamento é a prevenção.
espero que não me levem a mal os defensores das farinhas lácteas, mas esta é só mais uma opinião, discutivel como todas as outras.
cumprimentos e boas aves para todos
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos