Fórum dos Exóticos
AJUDA COM AS INSTALAÇOES Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
AJUDA COM AS INSTALAÇOES Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AJUDA COM AS INSTALAÇOES

4 participantes

Ir para baixo

AJUDA COM AS INSTALAÇOES Empty AJUDA COM AS INSTALAÇOES

Mensagem  a.nunes Qui 14 Jul 2011, 20:34

Boas pessoal

Desde pequeno que querio com alguns exoticos, tipo dos mais faceis de criar tipo mandarins, mas agora quero começar em grande a criar com varias especies... ja construí um viveiro grande onde tnho varias especies juntas( mandarins,bengalins,pardais de java, etc) gostava de começar a adquirir novas especies, tipo goulds, D.papagaio, bichenov e mais alguns...acham que devo fazer criação tambem no viveiro ou gaiolas pequenas?

cumprimentos
a.nunes
a.nunes

Mensagens : 26
Data de inscrição : 23/04/2011
Localização : benavente
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA COM AS INSTALAÇOES Empty Re: AJUDA COM AS INSTALAÇOES

Mensagem  NFF Qui 14 Jul 2011, 20:50

Ola boa noite.
No meu ver depende do que queres fazer...
Se quiseres realizar muitas criações com sucesso, se calhar para os Goulds, arranjavas umas gaiolas pequenas e bengalins como amas, por exemplo.
Se quiseres vê-los no viveiro à vontade, talvez não vás tirar tantos juvenis.
Eu tambem tenho um viveiro 3m comp x 1,5m largo e 2m de altura, tenho lá uma casal de babetes, com 6juvenis (tirados pelos proprios) 1 casal de mandarins com os seus 12filhotes (ja dei 2 e deixei fugir 1) tenho 1 casal de canarios, 1 bengalim(morreu femea), 1 casal warabee.
Este ano comprei 1 casal de goulds, 1 de modestos e 1 casal de mandarins de exposição e deram-me mais 3 bengalins(se correr bem 1casal e 1 femea). Estou ainda a pensar comprar mais um casal de Estrelas e ficar com uma das minhas femeas de babete juvenil e arranjar um macho.
Eu gosto de os ver à solta e vai ser assim que espero que criem, claro que ao ritmo deles.
Mas são opiniões...
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA COM AS INSTALAÇOES Empty Re: AJUDA COM AS INSTALAÇOES

Mensagem  a.nunes Qui 14 Jul 2011, 21:05

claro,tem toda razao, sao opinioes! eu tambem gosto muito mais de os ver num viveiro grande doque em gaiolas pequenas, mas secalhar certas especies da melhores resultados em gaiolas pequenas... o meu viveiro tem 2mx2mx2m, n é assim muito grande mas ja é porreiro! tnho la cerca de 15 mandarins(excelentes reprodutores) 2 bengalins, n tnho a certeza se é casal, 2 casais de javas(1 casal cinza e outro creme), o casal creme por acaso comprei hoje, 2 dominós, 1 warabe femea, ja cheguei a ter 2 machos lindos ja com a muda feita, tnho tambem 1 tecelao trabalhador, 1 casal de codernizes da china, 1 casal de canarios, 1 casal de rolas de diamante e exoticos acho que é só... quero adquirir agora aquelas especies que referi antes e talvez mais algumas, secalhar vo recorrer a umas gaiolas pequenas e ter que arranjar mais uns bengalins para amas tal como o senhor me aconselhou...
a.nunes
a.nunes

Mensagens : 26
Data de inscrição : 23/04/2011
Localização : benavente
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA COM AS INSTALAÇOES Empty Re: AJUDA COM AS INSTALAÇOES

Mensagem  NFF Qui 14 Jul 2011, 22:01

As amas era mais no caso de colocar os goulds em gaiolas pequenas...
Assim no viveiro eu diminuiria o numero de mandarins (aliás é o que vou fazer no meu, so fico com o casal de exposição) e deixava os goulds criarem directo. Já há muitos criadores a faze-lo e com bons resultados...pelo o que se vai lendo por aí...
Os babetes também são bons para colocar lá...tenho lá aves nascidas e criadas no Inverno, é claro que por vezes algumas ficaram pelo caminho com o frio...
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA COM AS INSTALAÇOES Empty Re: AJUDA COM AS INSTALAÇOES

Mensagem  CRodrigues Qui 14 Jul 2011, 22:03

Boas!

Para 2 m3 acho o espaço um pouco reduzido para tanta ave já existente...
Talvez seja melhor ou reduzir o número dos que já tem para introduzir os novos, ou então optar por gaiolas individuais.
Todas as espécies que indicou conseguem criar por elas num viveiro (salvo excepções particulares). A que terá maior dificuldade talvez sejam os Goulds, pois eles gostam de alguma privacidade, o que não conseguem se o efectivo de aves no viveiro for grande para o tamanho disponível.
A vivacidade dos Diamante Papagaio pode irritar algumas espécies, pois são aves que não param quietas e ficam "despertas" até muito tarde.

Espero ter ajudado!
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA COM AS INSTALAÇOES Empty Re: AJUDA COM AS INSTALAÇOES

Mensagem  CRodrigues Qui 14 Jul 2011, 22:05

Além disso é essencial que o espaço permita que todas as aves voem livremente e sem obstáculos.
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA COM AS INSTALAÇOES Empty Re: AJUDA COM AS INSTALAÇOES

Mensagem  NFF Qui 14 Jul 2011, 22:31

Ao ver a foto do seu perfil, lembrei-me de uma coisa...
Os bichenov também se aguentam em viveiros no exterior, onde os babetes se aguentam?
No inverno ficam resguardados da chuva e do vento, se bem que o frio...entra sempre!
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA COM AS INSTALAÇOES Empty Re: AJUDA COM AS INSTALAÇOES

Mensagem  CRodrigues Qui 14 Jul 2011, 23:03

Os Bichenov adoram viveiros exteriores e criam muito bem.
Realmente o frio é que é pior, podendo levar à morte. Convém que se tenha a hipótese de poder tapar o viveiro exterior quase todo no Inverno, pois qualquer corrente de ar frio faz estas aves sentirem-se. Tenho alguns no exterior, bem como aves mais "melindrosas" (Gould, Peito Celeste, Face Laranja e Ventres Laranja, etc) e até hoje não me morreu nenhum com frio no viveiro exterior, porque consigo cobrir tudo.
Se bem que a minha zona é algo temperada (Alentejo Litoral), onde as temperaturas muito raramente descem dos 7/6ºC.
Como os Bichenov's são muito pacíficos e sociáveis, quando têm mais frio juntam-se uns aos outros.

Os Babetes são muito resistentes, aguentam muito! Smile
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA COM AS INSTALAÇOES Empty Re: AJUDA COM AS INSTALAÇOES

Mensagem  NFF Qui 14 Jul 2011, 23:12

No ano passado isolei metade da cobertura com esferovite e tapei a parte de rede com plástico.
Este ano ja isolei as paredes com walmate, vou isolar o resto da cobertura e comprar acrilico para tapar o que tapei com plastico.
Espero que assim entre menos frio...o pior é as diferenças de temperatura, a amplitude térmica.
Porque de dia com o sol a bater no plastico/acrilico o viveiro aquecer e fica muito agradavel ou ate mesmo para o quente, mas à noite...espero que com melhor isolamento esta situação melhor!
1 abraço e obrigado
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA COM AS INSTALAÇOES Empty Re: AJUDA COM AS INSTALAÇOES

Mensagem  CRodrigues Qui 14 Jul 2011, 23:32

Pois o pior é realmente essas diferenças de amplitude térmica. É pior isso do estarem sempre ao frio.... Neutral
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA COM AS INSTALAÇOES Empty Re: AJUDA COM AS INSTALAÇOES

Mensagem  NFF Sex 15 Jul 2011, 00:17

Pois tambem me parece isso...
Mas talvez com o novo isolamento fique melhor...No inverno logo se vê...
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA COM AS INSTALAÇOES Empty Re: AJUDA COM AS INSTALAÇOES

Mensagem  Diogo Ribeiro Sex 15 Jul 2011, 14:47

Boa tarde,

Como foi sendo referido anteriormente, a criação em voadeira ou gaiolas depende dos teus objectivos.

Se quiseres ter uma maior probabilidade de criação directa, então a voadeira é o ideal, o que não quer dizer que não aconteça também em gaiolas. Na voadeira há a questão de não controlares os cruzamentos.
Para além disso, tendo em conta o que dizes ter na voadeira, como o número elevado de mandarins e também alguns tecelões, é provável que venhas a ter vários problemas se criares em voadeira.

Posto isto, acho que no teu caso, se não corrigires o que referi antes, o ideal é mesmo a criação em gaiolas nessas espécies.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA COM AS INSTALAÇOES Empty Re: AJUDA COM AS INSTALAÇOES

Mensagem  a.nunes Sex 15 Jul 2011, 17:46


Boas pessoal

Desde ja obrigado a todos pelos conselhos.
Pois, realmente ja sao mandains a mais, mas este fim de semana vo vender a maior parte e deixar so o casal que melhor se reproduz..
Vo deixar praticamente so um casal de cada especie, excepto os javas que tnho 2..
Em relaçao aos teceloes tambem concordo com voces, apesar de serem muito bonitos, nao vao fazer criaçao num viveiro daqueles e so vao "empatar" as outras especies, e acabei de adquirir hoje 1 warabee macho!
Secalhar vou optar tambem por algumas gaiolas individuais para algumas especies...


cumprimentos a todos
a.nunes
a.nunes

Mensagens : 26
Data de inscrição : 23/04/2011
Localização : benavente
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos