Fórum dos Exóticos
Novas instalações projecto - Ajuda Ideias Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Novas instalações projecto - Ajuda Ideias Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Novas instalações projecto - Ajuda Ideias

4 participantes

Ir para baixo

Novas instalações projecto - Ajuda Ideias Empty Novas instalações projecto - Ajuda Ideias

Mensagem  joo_mix Qui 26 Dez 2013, 11:50

Bom dia, estou para construir em um arrumo que tenho aqui em casa o meu novo aviário, pois onde os tenho actualmente tenho alturas em que a temperatura chega aos 7 graus, muito frio para as aves. no arrumo onde os vou colocar a temperatura está sempre entre os 12 e os 16 graus. A humidade está sempre nos 88%, ah algum inconveniente de humidades tão altas?? Outra coisa, ah algum problema de colocar uma bateria com goulds, estrelas e kittlitz a verem outra com bengalins? Estão separados por 56cm de distancia, mas vê-em-se. O Ionizador é preciso num aviário fechado? Digam-me o que devo fazer pois não quero cometer erros, o Viveiro não vai estar com grande iluminação natural. mas vai ter uma janela, mas não bate luz directa.


Novas instalações projecto - Ajuda Ideias J6nl


Cumprimentos
João Rodrigues
joo_mix
joo_mix

Mensagens : 56
Data de inscrição : 23/09/2012
Localização : Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Novas instalações projecto - Ajuda Ideias Empty Re: Novas instalações projecto - Ajuda Ideias

Mensagem  AvilandiaPT Qui 26 Dez 2013, 13:31

Olá,

João, sem dimensões é um bocado complicado tentar dar alguma sugestão.

A humidade está sempre nos 88%, ah algum inconveniente de humidades tão altas??

Não é muito bom andares muito acima dos 70%.

Outra coisa, ah algum problema de colocar uma bateria com goulds, estrelas e kittlitz a verem outra com bengalins?

Não.

O Ionizador é preciso num aviário fechado?

Não.

o Viveiro não vai estar com grande iluminação natural. mas vai ter uma janela, mas não bate luz directa.

Resolves facilmente com iluminação.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Novas instalações projecto - Ajuda Ideias Empty Re: Novas instalações projecto - Ajuda Ideias

Mensagem  joo_mix Qui 26 Dez 2013, 15:49

Deixo aqui a descrição e medidas do projecto:

Novas instalações projecto - Ajuda Ideias Jhya




Bateria de criação 1:

Composta por 3 módulos de 5 divisões para casais de bengalins, medida de cada módulo, 1,50cm Larg. X 35cm Alt. X 30cm Fundo. Cada divisão individual tem 30cm Larg. X 35cm Alt. X 30cm Fundo.

Bateria para colocar casais de bengalins para amas, dá um total de 15 Casais.

Bateria de criação 2:

Composta por 3 módulos. Dois de 5 divisões para bengalins, medida de cada módulo, 1,50cm Larg. X 35cm Alt. X 30cm Fundo, cada divisão individual tem 30cm Larg. X 35cm Alt. X 30cm. O outro módulo de 3 divisões para trios de bengalins, medida de cada módulo, 1,50cm Larg. X 35cm Alt. X 30cm Fundo, cada divisão individual tem 50cm Larg. X 35cm Alt. X 30cm Fundo.

Bateria para colocar casais de bengalins para amas nos módulos de 5 divisões, dá um total de 10 Casais, e no módulo de 3 divisões para colocar trios de bengalins, dois machos e uma fêmea, que dá um total de 3 trios.

Bateria de criação 3:

Composta por 5 módulos de 6 divisões cada para, Diamantes Gould, Diamantes Estrela, Diamantes Kittlitz, Mandarins de exposição e Mandarins de Timor, medida de cada módulo, 3m Larg. X 35cm Alt. X 30cm Fundo, cada divisão individual tem 50cm Larg. X 35cm Alt. X 30cm Fundo.

Bateria para colocar Casais de Goulds, Estrelas, Kittlitz, Mandarins de Exposição e mandarins de timor, numero de casais ainda a definir.

Bateria de criação 4:

Composta por 3 módulo de 3 divisões para trios de bengalins, medida de cada módulo, 1,50cm Larg. X 35cm Alt. X 30cm Fundo, cada divisão individual tem 50cm Larg. X 35cm Alt. X 30cm Fundo.

Bateria para colocar trios de bengalins, dois machos e uma fêmea, que dá um total de 9 trios.

Bateria de criação 5:

Tem o nome de Bateria mas posso chamar mini voadoras, pois são 3 Divisões onde vou colocar as aves de reserva, e aves que queira guardar para a criação do ano seguinte ou para levar a exposições. A bateria/Voadora tem 70cm Larg. X 40cm Altura X 35cm Fundo.

Bancada de Apoio:

Aqui fica uma bancada de apoio em madeira com 1m de altura, tem 3 prateleiras para arrumar material, e por cima fica sempre livre para colocar o que precisar na Hora.

joo_mix
joo_mix

Mensagens : 56
Data de inscrição : 23/09/2012
Localização : Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Novas instalações projecto - Ajuda Ideias Empty Re: Novas instalações projecto - Ajuda Ideias

Mensagem  joo_mix Qui 26 Dez 2013, 15:57

Boas queria a vossa ajuda quanto a deposição das baterias? No meu intender acho que não aja outra hipótese. Gostaria de saber qual a vossa opinião quanto disposição da iluminação? Eu estava a pensar colocar 2 ou mais lâmpadas na vertical, uma fila entre a bateria de criação 1 e 5, e outra, entre a bateria 2 e 3, que dizem? A porta abre para o lado da bateria 4, metade é tapada em chapa de ferro a outra é em rede grossa, com uma porta para se fechar.

Se me esqueci de alguma coisa perguntem. Gostaria da vossa ajuda para não cometer grandes erros pois vai ser um grande trabalho e vai ser o meu aviário definitivo.

joo_mix
joo_mix

Mensagens : 56
Data de inscrição : 23/09/2012
Localização : Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Novas instalações projecto - Ajuda Ideias Empty Re: Novas instalações projecto - Ajuda Ideias

Mensagem  AvilandiaPT Qui 26 Dez 2013, 17:55

Olá,

João, para te dar uma opinião, sinceramente parecem-me gaiolas a mais para o espaço...
Sem conhecer o espaço, acho que podes ter ai uma área bastante engraçada para aproveitares e ter uma sala porreira para criação.

Gaiolas de 30 são boas para preparar aves para exposição, mas 30cm para meter um casal a criar (mesmo de bengalins) é curto. Já experimentei, quer o ter tanta gaiola como dessas dimensões, e não correu bem.
Já pensaste colocar apenas as baterias das paredes laterais e retirar as do meio? Usavas essa zona como bancada de trabalho, ficavas com uma bateria para os casais reprodutores de um lado (bateria 3), a dos bengalins do outro (bateria 1 ainda com espaço para mais alguma coisa) e, eventualmente na outra as voadeiras (bateria 4).
Parece-me que não estás a aproveitar bem a disposição em altura. Num dos lados aproveitas 5 módulos em alturas e nos outros 3? É alguma diferença de altura das paredes? Já pensaste em colocar voadeiras por baixo das baterias? Com 3 módulos de altura facilmente fazes mais 1 sem subires muito as gaiolas.
A parece do fundo, em frente para a porta pode-te servir muito bem para montares uma bateria de gaiolas de exposição, sejam em módulos ou mesmo gaiolas normais.

Não sei o que tens de gaiolas já ou se vais fazer de novo mas a minha sugestão seria usares gaiolas de 40cm no mínimo para os bengalins. Metias uma bateria de 2m com 4 módulos de altura (20 gaiolas) e na outra parede a mesma disposição com 1,20m e 4 de altura (mais 12 gaiolas de 40cm).
Isso dava-te cerca de 25 casais de amas.
Na parece maior metias então as gaiolas de 50cm, os tais 5 módulos de 6x50cm (aqui parece-me altura a mais)

Pensa bem como vais preparar a sala em termos de chão, paredes, pinturas, etc. Tudo o que evitares fazer agora de trabalho vai dar-te o triplo de trabalho, despesa e problemas no futuro (experiência própria...)
Vais ter algum espaço com lavatório e ponto de água? Dá mesmo MUITO jeito juntamente com um pequeno armário.

A iluminação vai depender de como colocares as gaiolas mas nesse espaço não é complicado, em principio com 2-3 lâmpadas florescentes resolves isso. Pensa também na circulação de ar.

É apenas a minha opinião de como pensares em algumas ideias para o espaço.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Novas instalações projecto - Ajuda Ideias Empty Re: Novas instalações projecto - Ajuda Ideias

Mensagem  joo_mix Qui 26 Dez 2013, 20:00

Boa noite, quanto aos viveiros de 30 ja estao feitos ja la tenho os casais de amas so estao noutro local. Quanto ah parede de frente para a porta nao posso la colocar nada pois é uma parede em pedra e tem um pouco de infiltracao de água quando chove. Quanto ao lavatorio vou ver se consigo levar para la um tubo com água. As paredes estao em bloco sem reboco e vou deixalas assim. O chao esta em cimento, voul-lhe passar uma goma de cimento, so cimento, por cima do que esta para ficar mais facil de limpar.
joo_mix
joo_mix

Mensagens : 56
Data de inscrição : 23/09/2012
Localização : Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Novas instalações projecto - Ajuda Ideias Empty Re: Novas instalações projecto - Ajuda Ideias

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Seg 30 Dez 2013, 23:10

Olá João,

há algumas regras de "ouro" se lhe quiser-mos assim chamar, a ter em conta quando monta-mos um espaço para a passarada, deve ser arejado, bem iluminado, sem excesso de humidade , ter um pavimento liso fácil de limpar sem levantar muitas poeiras e muito prático no que toca a manutenção do mesmo e dos seus habitantes....

Era muito bom que resolvesses o problema da tal "infiltração" na parede, arear e pintar as paredes, a tinta branca ajuda a "iluminar" o espaço, e o chão em cimento ou "goma" é a mesma coisa uma valente porcaria, uns metros de tijuleira além de ser uma solução barata é uma grande mais valia como poderás constactar se o fizeres.

As vezes com menos aves mas com boas condições tem-se muitos melhores resultados, se fores avante com esse projecto como tens planeado vais criar passarinhos, mas sem as mínimas condições , vais ter mais dissabores que alegrias e gastar o dobro para resolver os problemas que vão surgir....
Ou então vais desanimar e desistir, "porque eles morrem e não sei porque", grande parte dos criadores desistem/desanimam ,mudam 500 vzs de espécie porque logo a partida não planearam de forma correcta o seu espaço de criação, ou então como no meu caso aprenderam da pior forma, em que andei uma carrada de anos com obras de melhoramentos e gaiolas as costas porque não o soube fazer bem de inicio, gastei muito mais e tive muitas desilusões.....

Boa sorte com a passarada, um abraço,
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Novas instalações projecto - Ajuda Ideias Empty Re: Novas instalações projecto - Ajuda Ideias

Mensagem  joo_mix Seg 30 Dez 2013, 23:37

Como posso resolver o problema da infiltracao. Se eu so tenho esse arrumo livre por cinal o mais quente. E o arrumo esta num barraco que esta ao nivel de uma estrada que passa da parte de cima. Ele esta enterrado so tem uma frente. Nao é aberto de todos os lados. Quanto ao chao vou esta em cimento e vou passar uma goma de cimento fica lisinho e facil de limpar. As paredes estao em blocos mas como ia ficar muito caro para rebocar vou pintar as paredes de branco.
joo_mix
joo_mix

Mensagens : 56
Data de inscrição : 23/09/2012
Localização : Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Novas instalações projecto - Ajuda Ideias Empty Re: Novas instalações projecto - Ajuda Ideias

Mensagem  Rui Pinho Ter 31 Dez 2013, 01:00

Boas João,
Em relação á infiltração posso dar-te uma sugestão sem ver, e digo isto porque pode ser um perfeito disparate porque estas coisas só vendo mesmo, mas podes tentar fazer uma caixa de ar onde primeiro colocas wall-mate que é um material que não é afectado pela humidade e depois colocar pladur verde que também é resistente ás humidades.Isto tudo dependendo lógico do orçamento que tenhas, eu por exemplo este ano tinha zero e tive que me contentar com doações Novas instalações projecto - Ajuda Ideias 2366922115 Novas instalações projecto - Ajuda Ideias 2366922115 Novas instalações projecto - Ajuda Ideias 2366922115 
Um grande abraço e boas criações e não desanimar.
Rui Pinho
Rui Pinho

Mensagens : 287
Data de inscrição : 09/02/2013
Localização : Odivelas-Loures
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos