Fórum dos Exóticos
Cartão de Criador Nacional - Página 2 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Cartão de Criador Nacional - Página 2 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cartão de Criador Nacional

+3
Andre Filipe
António Ferreira
Ricardo Garção
7 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional - Página 2 Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  Jose Fernando Qua 09 Jun 2010, 19:57

Boas companheiros,
eu concordo com o que disse o amigo Ferreira, mais vale anilhar com as anilhas de aluminio normais e que se lixem os concursos, realmente estar a guardar as aves para concurso a comer e beber. Agora pelos vistos ate para concorrer temos de ter o cartão de Criador, é uma politica estranha uma vez que os expositores sao na sua maioria os mesmos em todo o País.Se pensarem todos em comprar anilhas das normais entao eles fazem exposiçoes sem passaros.Se calhar devem pensar que a malta da fauna selvagem vai aderir em força ao registo no ICN.
Isto das exposiçoes já estava mau uma vez que existe em alguns clubes falta de colaboradores e agora com o novo cartão vai piorar de certeza.
A Federaçao (FONP) tem muito dinheiro , devia ter vergonha em cobrar(exigir) o cartao quanto mais de 4 em 4 anos.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional - Página 2 Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  Rui Alexandre Qua 09 Jun 2010, 20:13

Os foruns servem para nós nos unir-mos e mostrar-mos as nossas forças, acho que já se gasta tanto em manter as nossas aves com as condições adquadas, mais a alimentação tratamentos e tudo o resto, e agora vem esses Srs. querer nos tirar mais uns €€€€.
Quando começarem a perder o dinheiro das anilhas vão pensar duas vezes, que afinal mais vale um passaro na mão que dois a voar........
Rui Alexandre
Rui Alexandre

Mensagens : 475
Data de inscrição : 26/12/2009
Localização : Vale de Figueira Santarem

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional - Página 2 Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  Jose Fernando Qua 09 Jun 2010, 22:02

Ola mais uma vez,
eu quando falo que sou contra não estou a chorar 5 euros, mas simplesmente a maneira como as coisas são feitas, ou estão a ser feitas.
1º Ainda não vi no Site FONP qualquer texto referente ao tema, a unica coisa que vi foi um tópico "Fauna Selvagem" onde falam lá nesse cartão para quem faça criaçao de aves domésticas , mas acho que se referem á "fauna selvagem" ou então alguém se quer aproveitar da situação.
2ºPara se mudar umas cotas ou exigir taxas num orgáo federativo ou num clube, todos eles registados legalmente(atenção) devem ser propostos os mesmos em Assembleia sendo as actas registadas e só aprovadas após votaçao dos presentes.
3ºOs clubes pagam todos os anos uma cota federativa proporcional ao numero de sócios, isso está nos estatutos da federaçao e dos clubes, pelo menos no clube que eu fui director.
4º Uma vez que o cartão é uma taxa pelo facto de criarmos aves, então deixaremos de pagar cotas nos clubes.
5ºOs clubes por sua vez deixam de pagar as cotas federativas.
6º Se nao existir este cartão nos estatutos dos clubes ou no da Federaçao , então nínguem é obrigado a comprar o cartão de criador.
7º Segundo os Estatutos dos clubes e da Federaçao , qualquer sócio pode participar nas exposiçoes Nacionais , Internacionais e Regionais, claro está se tiver as cotas anuais em dia.!!!!!!!!!!!!!
8º Se não esta em Estatuto nao vale nada.
9º Se nao esta em Estatuto nao vale nada.
10ºSe não esta em Estatuto nao vale nada.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional - Página 2 Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  Ricardo Garção Qui 10 Jun 2010, 11:21

É claro que eu também não tenho qualquer problema em pagar 5€, pois basta vender 2 bengalins Smile de 4 em 4 Anos, ou de 2 em 2 Anos(sei lá ao certo), e já está pago Very Happy

O que não concordo é com este silêncio entre clubes e sócios sem darem uma justificação do seu procedimento no futuro, porque o que me parece é falado muita coisa, mas nenhuma delas é concreta, ou seja, não está confirmada como por exemplo a Guarda Nacional Republicana (GNR/ASAI), a fiscalização no transporte de aves, gaiolas, papas, sementes entre outros de um local para outro, daqui a pouco também vamos ter que ter um cartão de consumidor para podermos transportar os legumes, a fruta, os cereais, etc do supermercado, denúncias de criações ilegais; Direcção Nacional de Veterinária (DGV), por exemplo: condições de transporte de animais vivos em boas condições de higiéno-sanitárias, estado de saúde das aves, quantidade de aves por gaiola etc...; Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), por exemplo: fiscalização dos CITES e licenças de criador profissional de Fauna Europeia, denúncias de criações e venda de aves ilegais, estas são algumas entidades a quem se tem que mostrar o “Cartão de Criador Nacional”caso seja solicitado.

José Fernando, se assim for como estás a dizer em relação a 6º Se não existir este cartão nos estatutos dos clubes ou no da Federação , então ninguém é obrigado a comprar o cartão de criador., eu posso enviar o meu pedido de anilhas sem ter que pagar o dito Cartão mesmo sendo exigido pelas direcções dos clubes, visto que nos estatutos pode não se encontrar nada em relação a esse respeito?
Um clube só pode fazer essa exigência caso tenha esse ponto nos estatutos e em Acta devidamente datada e assinada?
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional - Página 2 Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  Jose Fernando Qui 10 Jun 2010, 12:03

Ola Ricardo , num País democratico que é o nosso.
Os politicos para mudar uma taxa tipo o IVA ou o IRC, têm de votar na assembleia da Republica, daí que quando se cobra uma qualquer taxa em vigor é sempre relativa á Lei.
Nao queria falar em politica nem é o objectivo deste forum, mas foi para dar um exemplo.
A ditadura já acabou depois do 25 de Abril.
Em relação ao nosso problema não são um grupo de 3 ou 4 que devem impor uma taxa ou cota, legalmente deve ser proposto em Assembleia da Federação claro está com a convocaçao de todos os clubes associados(nao é fazerem as reuniões sem informar os clubes das mesmas) e daí alterarem o que quer que seja, e para ser legal tem de estar registado em acta com o livro de presenças assinado e numero de votantes contra ou a favor , vencendo neste caso a maioria.
Compete aos clubes depois informar os sócios, estando entao no direito até se na altura da votaçao da assembleia pedir adiamento com o objectivo de esclarecerem os sócios(informarem).
Num País democrático é assim que deve funcionar.
Agora uma coisa que também está pelos vistos a acontecer é que os clubes onde cobram essa quantia as pessoas não estão para se incomodar e deixam andar, infelizmente quer me parecer que esta coisa do cartão de criador vai afastar mais os criadores.
Como a falta de informação mesmo a nível de Federativo é muita, quer me parecer que por causa do Mundial houve um acordo com o ICN para podermos ter aves de Fauna Selvagem em exposição.
Continuo a dizer que a história do cartão é só para os criadores de fauna selvagem e andam a tentar sacar guito á malta que não cria fauna selvagem.
Vamos ver, eu quando for pedie anilhas é que vou ver.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional - Página 2 Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  António Ferreira Qui 10 Jun 2010, 18:44

Boa tarde a todos.
Andei a ver Sitios de Clubes tanto FOP como FONP e é uma vergonha, uns exigem o pagamento do dito cartão, outros dizem que é facultativo e outros ainda alem do dito cartão da FOP dizem que quem requisitar anilhas tem que pagar uma quota federativa de €4.00, Evil or Very Mad

1º Planeie a sua época de criação antecipadamente. Os pedidos de anilhas são feitos apenas duas vezes por ano (Consulte a área ANILHAS/DATAS DOS PEDIDOS). Lembre-se que depois de ter feito o pedido não é possível desistir destas.

2º Veja com atenção os diâmetros das anilhas adequadas às aves que pretende anilhar. Se tiver dúvidas consulta a tabela de diâmetros de anilhas (área ANILHAS/DIÂMETRO DAS ANILHAS). As medidas indicadas são apenas de referência. É da responsabilidade do criador que numa ave adulta, a anilha colocada não saia ou entre na pata. Lembre-se que após feito o pedido não é possível trocar de anilhas.

3º Leia com atenção o impresso de pedido de anilhas siga as instruções e preencha-o.

4º Depois de preenchido, imprima-o e envie via CTT para a sede do COV. (morada na área CLUBE/CONTACTOS) acompanhado do cheque ou transferência. Os cheques devem ser enviados cruzados à ordem do CLUBE ORNITOLÓGICO DE VIALONGA - COV. Verifique no impresso o custo de cada anilha, e se for o caso, dos portes.

Pedimos o favor e a atenção de todos os nossos sócios para que as datas indicadas não sejam ultrapassadas, pois as mesmas são indicadas pela FPO e terão que ser rigorosamente respeitadas.

Todos os criadores associados que solicitem anilhas, ficam sujeitos ao pagamento de uma quota anual federativa de 4 euros. Se o criador pretender também o cartão de criador federado (facultativo), poderá solicitar o mesmo no impresso do pedido de anilhas.

Mandei uma carta ao Excelentíssimo Presidente da FOP a pedir explicações sobre o assunto mas até há data ainda não recebi resposta.
Quanto ao dito, pode ter vantagens mas essa que serve de apresentação hás autoridades fiscais é de bradar aos céus Evil or Very Mad, quando forem comprar comer para os pássaros que não peçam uma factura e quando forem abordados pela autoridade em vez da factura mostrem o dito que logo vêm o que lhes acontece. Isto é só um exemplo mas há mais da inutilidade do cartão, por exemplo, O TRANSPORTE DE AVES, está consagrado no ultimo parágrafo do CITES a livre circulação de aves.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional - Página 2 Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  Ricardo Garção Qua 03 Nov 2010, 21:37

Boa Noite, hoje recebi o meu cartão de Criador Nacional emitido pela FOP e tem a validade até 2014 Laughing
É um cartão simples onde tem o logotipo da FOP, tem o meu nome, o meu STAM e no meio dele diz "Cartão de Criador Nacional".
Vamos ver daqui para diante qual é que será os beneficios que o cartão me vai trazer no futuro.
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional - Página 2 Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  HSantos Seg 08 Nov 2010, 22:28

Boas,
Bem pessoal depois de tanto ler aqui sobre o cartao ate fiquei a pensar 2 vezes.
Neste momento ainda nao estou inscrito em nenhuma associação, visto começar á cerca de 3 meses com as criações.
Contudo isto será que vale a pena inscrever me numa associação e adquirir as anilhas e ser federado ou comprar so as anilhas em aluminio numa loja? Smile
Eu pensei inscrever-me em coimbra ou figueira da foz ( são as mais proximas de mim)

HSantos
HSantos

Mensagens : 160
Data de inscrição : 17/10/2010
Localização : Carriço-Pombal
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional - Página 2 Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  António Ferreira Ter 09 Nov 2010, 19:41

Boa noite Hugo Santos.
Para as entidades oficiais tanto vale uma anilha só com numero de série e ano como uma anilha de uma Federação, aliaz, o estado está a pensar acabar com a mama das Federações em termos de anilhas e passar a ser ele, estado a fornecer as anilhas.
Se quiser entrar em concursos e exposições aí sim, tem que se inscrever num clube e para poder comprar anilhas tem que pagar o tal cartão que nada serve.

Cumprimentos, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional - Página 2 Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  HSantos Ter 09 Nov 2010, 21:29

Ok, muito obrigado.
Pois neste momento ainda não sei se realmente me ira compensar ir a exposições ou não, para ser muito sincero ainda não fui a nenhuma nem como visitante mas vou este fim de semana a uma.
E tambem ainda não estou bem dentro do assunto de como funcionam as exposições por ai fora Smile será o meu proximo passo, visto tambem so agora começar com isto e para ir para exposições são precissos 1 ou 2 anos no minimo Smile para ter aves em condiçoes
HSantos
HSantos

Mensagens : 160
Data de inscrição : 17/10/2010
Localização : Carriço-Pombal
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos