Fórum dos Exóticos
Cartão de Criador Nacional Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Cartão de Criador Nacional Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cartão de Criador Nacional

+3
Andre Filipe
António Ferreira
Ricardo Garção
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional Empty Cartão de Criador Nacional

Mensagem  Ricardo Garção Qui 27 maio 2010, 11:25

Bom dia,

Este assunto que vou abordar, é sobre o cartão de Criador Nacional, que tive conhecimento através de e-mail, e que gostava que todos dessem a vossa opinião.
O e-mail dizia para eu ir ver um comunicado da Federação FONP, num site de um clube ornitológico, ao qual diz o seguinte:

Informação da FONP
Neste ano de 2010 será implementada a emissão do cartão de Criador Nacional FONP, que servirá quer para uma correcta identificação dos criadores junto das entidades ornitológicas e oficiais, quer para o início de um sistema de parcerias com marcas comerciais, entrada em exposições e concursos, etc.

Cada criador deverá pagar, aquando do seu primeiro pedido de anilhas para 2011, o valor de 5,00 euros, sendo que cada novo STAM a emitir terá também, de liquidar a mesma importância. Este cartão será válido até 2012.

Como a pessoa que me enviou o e-mail, também eu fiquei com algumas dúvidas em relação ao novo cartão...
Eu sou sócio de dois clubes, ao qual cada um deles pertence a Federações Ornitológicas diferentes, e sendo assim eu vou ter que ter dois cartões (pagar duas vezes), caso eu faça o pedido de anilhas nos dois clubes?
Isto aplica-se ás duas Federações Portuguesas ou é só há FONP? Pergunto isto porque estive a ver se encontrava alguma informação igual no site da Federação da FOPCD e não encontrei nada.
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  António Ferreira Sex 28 maio 2010, 20:55

Boa noite Ricardo.
Começo por dizer que não conheço nenhuma Federação em Portugal com as iniciais de segunda que mensionaste Very Happy
Quanto ao dito, sou também sócio das duas Federações existentes e só agora li tal coisa e posta por ti, nenhum dos Clubes da FONP me mandou algum comunicado sobre o assunto, mas se assim for a coisa está preta Evil or Very Mad pois foi assim que tudo começou na FPO e que deu ao aparecimento da FOCIP e mais tarde com a extinção da FPO e fusão com a FOCIP o aparecimento da FOP.
De principio também a FPO pedia dinheiro todos os anos juntamente com as anilhas para um cartão anual que por sinal que nunca cheguei a ver a cor nem formato dele.
Aguardemos então.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  Ricardo Garção Sex 28 maio 2010, 22:46

Boa noite, Sr. António,

Em relação há sua primeira dúvida (FOPCD) Federação Ornitológica Portuguesa Cultural e Desportiva, e aqui está o link do respectivo website http://www.fop.com.pt/.

Como disse anteriormente, tive conhecimento disto por e-mail, ao qual me perguntaram se sabia ou tinha conhecimento de alguma coisa sobre isso.
Mas para tirar as suas dúvidas, aqui está um website de um clube com esse informação http://www.aocoimbra.com/.
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  António Ferreira Sáb 29 maio 2010, 10:51

Bom dia Ricardo.
A Federação do Sul tenha esse nome pomposo só é conhecida por FOP lol!
Quanto ao cartão, estranho ser só esse clube da FNOP a falar do assunto, ainda a semana passada recebi uma carta com informação do C.O.S (Setúbal) e nada dizem a respeito disso, qualquer das maneiras se de facto for assim é irem hás algibeiras dos criadores, não está em causa a criação do cartão que segundo me parece é uma boa ideia mas sim o prazo de validade 1 ano, ter-se que largar €5.00 de 5 em 5 anos já custa quanto mais de ano a ano, cheira-me a esturro como na extinta FPO.
Tenho maneira de resolver o assunto, faço tal e qual como na antiga FPO, não compro anilhas a essa Federação

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  Andre Filipe Dom 30 maio 2010, 11:44

Boas amigos

Hoje fui fazer o pedido de anilhas para 2011, e tive que dar os 5€ para o cartão..
Pelo o que me disseram as anilhas só podem ser pedidas num só clube para que não haja o engano de mandar fazer dois cartões, teremos que pagar os 5€ de dois em dois anos..ou seja em 2012 quando for pedir anilhas terei novamente de pagar os 5€..
Quanto as vantagens deste cartão ainda não sei bem ao certo..sei que haverá descontos com certas empresas, apresentando o cartão, empresas que ainda não estão definidas..haverá também uma facilidade de entrada em exposições..etc..isto foi a palavra que me passaram.

Abraços
Andre Filipe
Andre Filipe

Mensagens : 149
Data de inscrição : 28/04/2010
Localização : Trofa

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  António Ferreira Dom 30 maio 2010, 16:07

Boa tarde André Filipe.
Desculpa, a validade do cartão é só um ano 2011 a 2012, quanto a clubes, sim se forem da mesma Federação.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  Andre Filipe Dom 30 maio 2010, 16:46

Boas António Ferreira

A informação que me deram foi que teríamos de pagar de 2 em 2 anos..ou seja paguei este ano quando pedi as anilhas de 2011..e pagarei em 2012 quando pedir as anilhas de 2013..ou seja de 2 em 2 anos..agora se o presidente do clube me informou mal, ai já não sei..

Abraço
Andre Filipe
Andre Filipe

Mensagens : 149
Data de inscrição : 28/04/2010
Localização : Trofa

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  António Ferreira Dom 30 maio 2010, 20:33

Boa noite André Filipe.
Ok, Very Happy
No vosso Clube já têm a requisição de anilhas 2011 ?

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  Andre Filipe Dom 30 maio 2010, 22:12

Boas António Ferreira

Já..recebi a carta em casa a 2 semanas..Hoje fiz a requisição..

Abraço
Andre Filipe
Andre Filipe

Mensagens : 149
Data de inscrição : 28/04/2010
Localização : Trofa

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  António Ferreira Dom 30 maio 2010, 22:44

Boas André Filipe
Mas como pode ser isso possivel se estive a consultar os pedidos de anilhas na FONP e a requisição que está é a de 2009/2010.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  António Ferreira Seg 31 maio 2010, 11:19

Bom dia André Filipe e a todos os interessados.
Hoje 31 de Maio estive a ver nos Clubes que sou sócio tanto da FOP como da FONP se já tinham a requisição de anilhas 2010/2011 uma vez que nas Federações nada consta e de facto já estão, mas no caso do clube pertencente há FONP não vem nada sobre cartões. Só adianto que a entrega da requisição na FOP é até 18 de Julho e na FONP é até 11 de Julho.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  Jose Fernando Seg 31 maio 2010, 20:58

"CARTÃO DE CRIADOR NACIONAL"

Na sequência de aprovação, por unanimidade, em Assembleia Geral do passado dia 11-Abril, informa-se que vai ser editado o"CARTÃO DE CRIADOR NACIONAL" individual e personalizado.
Terá uma validade de 4 anos (2011/2014) e uma taxa de emissão inicial (*) no valor de 5 Euros.
Esta taxa será cobrada aquando do 1º Pedido de Anilhas do criador para 2011.
(ou seja, em qualquer um dos 4 Pedidos de Anilhas, considera-se sempre o 1º Pedido do criador para aplicação da referida taxa)

(*) Atendendo à validade do cartão (2011/2014), considera-se:
- Taxa de emissão inicial (5 Euros): para Anilhas/2011 e novos criadores para Anilhas/2012;
- Para novos sócios/criadores em Anilhas para 2013 e 2014, a taxa será de 2,50 Euros.



Isto estava publicado no site do Clube de Exoticos de Marvao.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  António Ferreira Ter 01 Jun 2010, 11:24

Bom dia José Fernando.
Sendo o Clube de Marvão da FOP e avisando os seus sócios quer dizer que, das duas uma, ou se fica de facto com uma cartão nacional contando todos os STAMs ou se calhar ficamos mais magros nas algibeiras, claro, para quem seja sócio de clubes das duas federações.
Acho estranho o silêncio da maioria dos clubes tendo os mesmos a requisição de anilhas em curso.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  Ricardo Garção Qui 03 Jun 2010, 11:47

Bom dia,

Sr. Ferreira, realmente a informação é pouca e inutil, pois da parte dos clubes ao qual estamos associados não é adiantado mais nada em relação ao cartão de Criador, como se pode ver pelo post do José Fernando.
Ainda por mais, se eu quizer mais informações sobre esse assunto ou esclarecimento, ainda tenho que gastar dinheiro do meu telefone.
Sendo assim, pela informação, são as duas federações a cobrar o cartão de criador, cartão esse ao qual não há nenhuma informação adicional e concreta sobre a sua utilização no futuro!!

Andre Filipe em Dom 30 Maio 2010, 17:46
Boas António Ferreira

A informação que me deram foi que teríamos de pagar de 2 em 2 anos..ou seja paguei este ano quando pedi as anilhas de 2011..e pagarei em 2012 quando pedir as anilhas de 2013..ou seja de 2 em 2 anos..agora se o presidente do clube me informou mal, ai já não sei..
Abraço

Aqui, a informação que o clube do André Filipe lhe deram, é que o cartão tem uma validade de 2 em 2 Anos.

Na informação em baixo já é diferente, de 4 em 4 Anos!!

Jose Fernando em Seg 31 Maio 2010, 21:58
"CARTÃO DE CRIADOR NACIONAL"

Na sequência de aprovação, por unanimidade, em Assembleia Geral do passado dia 11-Abril, informa-se que vai ser editado o"CARTÃO DE CRIADOR NACIONAL" individual e personalizado.
Terá uma validade de 4 anos (2011/2014) e uma taxa de emissão inicial (*) no valor de 5 Euros.
Esta taxa será cobrada aquando do 1º Pedido de Anilhas do criador para 2011.
(ou seja, em qualquer um dos 4 Pedidos de Anilhas, considera-se sempre o 1º Pedido do criador para aplicação da referida taxa)
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  Andre Filipe Qui 03 Jun 2010, 12:38

Boas amigos

Essa foi a informacao que me deram e tb n souberam dizer especificamente que utilidade ira ter o cartao..so souberam dar umas ideias..quanto a validade do cartao espero bem que o Jose Fernando tenha razao..e que seja de 4 em 4 e n de 2 em 2

Abracos
Andre Filipe
Andre Filipe

Mensagens : 149
Data de inscrição : 28/04/2010
Localização : Trofa

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  Rui Alexandre Qui 03 Jun 2010, 16:07

Boa tarde
No meu clube a Amiaves de vale de Figueira, Santarém em assembleia geral também já foi falado de esse tal CARTÃO DE CRIADOR NACIONAL, que no acto da primeira encomenda de anilhas para o ano de 2011 terei que pagar mais 5€ e as anilhas normais passam a custar 0.35€ em vez dos 0.30€
Rui Alexandre
Rui Alexandre

Mensagens : 475
Data de inscrição : 26/12/2009
Localização : Vale de Figueira Santarem

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  António Ferreira Qui 03 Jun 2010, 17:58

Boa tarde a todos.
Há aqui qualquer coisa que não bate certo, que eu saiba e assim penso ser, os estatutos dos respectivos clubes e federações é zelarem pelo interesse dos desportistas ornitológicos, o Estado rouba-nos desavergonhosamente e não somos defendidos pelas Federações que em vez disso vão-nos hás algibeiras, penso que nos dias que correm estarem a levar 1.000$00 por um pedaço de cartolina e plástico é obra Evil or Very Mad
Ricardo, quando o teu clube pertencia há FPO recebeste algum cartão de criador Nacional Exclamation Pois claro que não e todos os anos pagavas um Evil or Very Mad, estou a ver que isto é tudo farinha do mesmo saco Evil or Very Mad, quer dizer, correram com o Rui Viveiros e bem porque andava a meter as mãos nas algibeiras dos Sócios dos clubes com essas taxas de cartões, etc. Por esse motivo apareceu a FOCIP, depois de acordos e promessas que não havia mais coisas do género fazem a fusão das duas federações do Sul, apanham-se nos poleiros e volta tudo ao mesmo.
Tendo as respectivas Federações Sitios na Internete estranho nada dizerem sobre o assunto.
Rui Alexandre, como assim aumentarem o preço das anilhas e logo 10$00, nas Federações novamente nada consta.
Já tentei entrar por diversas vezes no Sitio da FOP para pedir esclarecimentos e nada, de igual modo tentei entrar no Clube Ribatejano já que a maioria dos dirigentes são desse clube mas pelos vistos aconteceu o mesmo que ao meu antigo Fórum, foi-se Twisted Evil

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  Ricardo Garção Qui 03 Jun 2010, 18:26

Boa tarde

António Ferreira escreveu:Boa tarde a todos.
Ricardo, quando o teu clube pertencia há FPO recebeste algum cartão de criador Nacional Exclamation Pois claro que não e todos os anos pagavas um Evil or Very Mad

Sr. Ferreira, que me lembre nunca recebi tal coisa, e agora que fala nisso já me estou a recordar, mas também sei que no boletim de inscrição das anilhas aparecia lá uma opção que era facultativa em relação a um cartão de criador, ao qual nunca soube qual era a sua função, desconhecendo completamente o que era aquilo.
Como é que pode dizer que eu todos os Anos pagava um, se o valor que eu sempre paguei foi o preço total das anilhas que eu pedia?
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  Rui Alexandre Qui 03 Jun 2010, 18:54

Sendo assim pergunto que federações estão em vigor neste momento, é que o meu clube pertencia á FPO, esta ainda existe? é que pelo site este já não é actualizado há muito tempo.
Rui Alexandre
Rui Alexandre

Mensagens : 475
Data de inscrição : 26/12/2009
Localização : Vale de Figueira Santarem

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  António Ferreira Qui 03 Jun 2010, 21:43

Boa noite Ricardo,
Não era facultativo não, só podias requisitar anilhas desde que pagasses o tal cartão fantasma, o que acontecia é que uma grande maioria de Clubes por consciência não cobravam o dinheiro do dito mas enviando na mesma a importância do dito para a federação.
Quando da implementação do cartão pela FPO e que deu origem a que a uma grande quantidade de clubes criassem a FOCIP comecei a fazer a requisição por um clube pertencente a esta ultima para não pagar o dito e alem disso as anilhar eram muito mais baratas, face a isso, o presidente de um clube onde também pertencia mas da FPO apercebeu-se que não tinha pedido anilhas ao que lhe respondi os motivos, e ele logo se comprometeu a pagar o cartão para que continuasse a requisitar pelo clube.
ATENÇÃO, METI OS PREÇOS EM ESCUDOS PARA TEREM A CONCIÊNCIA DO QUE ESTÃO OU VÃO PAGAR.
Aliás, já estamos no ESCUDO OUTRA VEZ com preços do MARCO.
Já pareço o Medina Crreira mas da economia do looby do pássaros lol!
Rui Alexandre.
Ora bem, se juntando os dois comentários meus ainda não percebeste aqui vai uma coisa resumida Very Happy
Antigamente havia duas Federações, sendo a FONP com sede no Porto e a FPO com sede em Lisboa, acontece que a ultima direcção da FPO profissionalizou a Federação que para isso aumentou o preço das anilhas, inventou o tal cartão fantasma isto descontado directamente ao sócios dos clubes, já que ao respectivos clubes aplicou taxas ainda mais elevadas, em virtude disso houve um descontamento tal que clubes fortes na altura como o C.O.C (coruche), o C.O.R. (Entroncamento) entre outros, formaram a FOCIP (Federação Ornitológica Continental e Insular de Portugal), passados uns meses ouve outros clubes FPO que se passaram para a FOCIP e outros para a FONP, em face disso a Direcção da FPO foi obrigada a renunciar ao mandato, mais tarde a direcção provisória entrou em negociações com a FOCIP que deu na extinção das duas federações e o aparecimento da FOP. Passado o pouco tempo desta ultima Federação oriunda da dita fusão vejo que com o passar dos meses a coisa está a voltar ao que era antes só que com eis dirigentes FOCIP que anteriormente contestavam tais medidas Evil or Very Mad

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  Diogo Ribeiro Sex 04 Jun 2010, 09:58

Bom dia a todos,

Até que me expliquem com justificações fundadas o porquê deste aumento "enorme" nas anilhas e a utilidade deste cartão, que não terá utilidade nenhuma perante outra entidades como o ICN que segundo sei já anda a tentar regularizar esta situação do reconhecimento do criador nacional, não posso concordar com estas medidas.

Gostava que as federações se chegassem à frente e explicassem a quem paga as cotas todos os anos o porquê destas medidas e o valor das mesmas, porque fala se que vão ser implementadas mas até agora nada de justificações.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  Ricardo Garção Sex 04 Jun 2010, 15:36

António Ferreira escreveu:
Boa noite Ricardo,
Não era facultativo não, só podias requisitar anilhas desde que pagasses o tal cartão fantasma, o que acontecia é que uma grande maioria de Clubes por consciência não cobravam o dinheiro do dito mas enviando na mesma a importância do dito para a federação.

Então vamos ver se eu percebi essa parte....quer dizer que um clube por consciência não cobrava o dinheiro ao sócio na requesitação das anilhas, mas o clube em si pagava o respectivo cartão, os ditos 5€, se era a mesma importancia, de cada associado que fazia o seu pedido anual de anilhas á Federação?!!

Então e agora esses clubes que por consciência não cobravam o dinheiro do dito cartão ao associado, vem agora com outras atitudes e já são a favor?? Suspect

Realmente é muito suspeito isso, como você já o disse.....mas o mais suspeito é a falta de informação, tanto nas Federações como nos clubes, estes últimos com a simples informação "Na sequência de aprovação, por unanimidade, em Assembleia Geral do passado dia 11-Abril, informa-se que vai ser editado o"CARTÃO DE CRIADOR NACIONAL" individual e personalizado.
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  António Ferreira Sex 04 Jun 2010, 20:09

Boa noite a todos.
Desculpem de só agora responder mas fui há pesca Razz

Para os que responderam, infelizmente neste desgraçado País é assim que tudo funciona, começando pelo governo e acabando no mais insignificante clube.
Se de facto a medida for implementada que se lixe as ditas anilhas oficiais que nada têm de oficial perante o Estado, começo a comprar as simples fechadas e os concursos bay bay, para quê, até lucro mais com o negócio uma vez que vendo os meus pássaros mais cedo lol! .

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  Rui Alexandre Sex 04 Jun 2010, 21:01

Pois é sr.António Ferreira isso era o que todos nós devia-mos de fazer, colocar anilhas normais, eu não sei para quê deste cartão.......eu até sei, é mais uma maneira simples de tirar mais uns €€€€€€€ ao nosso bolso, já não chega o que ganham com as anilhas, os que eram contra há uns anos são agora os que estão pelos vistos no poleiro a colocar esta nova, que de nova não tem nada.
TENHAM VERGONHA JÁ PAGAMOS ATÉ DEMAIS
Rui Alexandre
Rui Alexandre

Mensagens : 475
Data de inscrição : 26/12/2009
Localização : Vale de Figueira Santarem

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Criador Nacional Empty Re: Cartão de Criador Nacional

Mensagem  Ricardo Garção Qua 09 Jun 2010, 17:05

Voltando novamente a este assunto, que parece ser um assunto tabu entre os clubes e os associados, pois parece que não informam os seus sócios, limitando-se simplesmente em enviar os documentos para efectuarmos os pedidos de anilhas para 2011 e referindo simplesmente que é obrigatório o pagamento dos 5€ para o Cartão de Criador Nacional sem qualquer tipo de justificação sobre a sua utilização pelos criadores.

Não sei qual será o motivo de não informarem os sócios, pelo menos falo por mim, pois pago as cotas todos os Anos e é com elas que os clubes sobrevivem, e por isso acho que não deve ser o sócio a ir há procura da informação mas sim o clube a informar o sócio, mas pronto, isto podem ser pontos de vista de pessoa para pessoa!!
Quando são realizadas as exposições ou outro tipo de evento ornitológico os clubes enviam para os sócios grandes regulamentos, etc e agora nada!!

Visto que os clubes não informam os sócios, que acho que é esse o dever, ou pelos vistos é só para receberem os € das cotas e se nos atrasarmos recebemos logo umas notificações a dizer que a cota se encontra em atraso, etc, etc...temos que ser nós, criadores e sócios procurar essa informação entre nós.
No Blogue do amigo Osvaldo encontra-se um artigo escrito por ele com algumas informações ao qual ele teve acesso e com a sua autorização transcrevo para aqui alguns conteúdos:

“Cartão de criador nacional – FONP”

Para que serve este cartão?

1º - Identificar os criadores perante a Federação Ornitológica Nacional e outras entidades estrangeiras ligadas a ornitologia, identificar os criadores perante outras entidades de fiscalização nacionais, tais como: Guarda Nacional Republicana (GNR/ASAI), por exemplo: fiscalização no transporte de aves, gaiolas, papas, sementes entre outros de um local para outro, denúncias de criações ilegais; Direcção Nacional de Veterinária (DGV), por exemplo: condições de transporte de animais vivos em boas condições de higiéno-sanitárias, estado de saúde das aves, quantidade de aves por gaiola etc...; Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), por exemplo: fiscalização dos CITES e licenças de criador profíssional de Fauna Europeia, denúncias de criações e venda de aves ilegais, estas são algumas entidades a quem se tem que mostrar o “Cartão de Criador Nacional”caso seja solicitado.

2º - Os cartões que muitas associações e clubes ornitológicos já têm, continuam a ser válidos, unicamente para uso interno do mesmo, pode continuar como sócio activo de uma colectividade, paga a sua quota anula, quem não adquirir o dito cartão, não pode pedir anilhas, este facto impossibilitara o criador de participar em actividades oficiais, como: exposições nacionais e internacionais, podendo no entanto participar se for o entendimento do seu clube ou associação em mostras de aves, feiras e eventos não oficiais, da inteira responsabilidade das entidades organizadoras.
Pode no entanto comprar anilhas fechadas de marcação com o ano, por norma são de alumínio e estão à venda nas lojas de animais.

Qual a sua validade e valor?

3º - O cartão de criador Nacional, têm um valor de 5 Euros mas, caros amigos, como o mesmo tem uma validade de dois anos (2012), o valor passa a ser de 02,50 euros por ano.

4º - Devem constar os seguintes dados neste cartão (CCN): Nome do criador, STAM, número do Bilhete de identidade, Federação Ornitológica Nacional Portuguesa (FONP) e talvez o ano, estes são alguns dos dados mas, necessita de confirmação.

Para que servem os proventos e propósitos deste cartão?

5º - É sabido que as instalações da (FONP) na cidade do Porto, por serem limitadas ao nível de espaço físico, a Federação Ornitológica Nacional Portuguesa, fundada em 9 de Maio de 1979, cresceu muito, já realizou dois campeonatos Mundial, para a realização dos mesmo, são necessárias muitas reuniões, deve a mesma apresentar um local digno para receber entidades oficiais portuguesas e estrangeiras, o espaço actual não o permite, deveria o mesmo local, servir para fazer palestras e colóquios sobre os vários problemas que a ornitologia apresenta actualmente, deveria ainda servir para mini-congressos com os juízes, entre outras actividades, o espaço é hoje insuficiente para as necessidades de Federação Ornitológica Nacional Portuguesa (FOMP).

Devo calcular, que durante estes 30 anos a federação acumulou dinheiro, teve despesas com a organização Mundial na cidade de Matosinhos mas, a direcção desta FONP, tem objectivos para o seu futuro, dar mais credibilidade perante outras instituições e empresas, dar condições físicas que possibilitem um melhor desempenho organizativo, dar um local de lazer aos seus associados, dar melhores condições de logística ao seu material, que também é património de todos, fazer crescer as memorias destes 30 anos de actividade, fazendo se possível um museu onde a ornitologia Portuguesa conte a sua história.

O que a Federação Ornitológica Nacional Portuguesa (FONP) necessita é de uma sede nova, onde todas as valências que referi estejam presente. É esse um dos propósitos deste cartão visto que a FONP deve ter alguns meios financeiros para concretizar as suas ambições futuras, esta é mais ajudar.

A FONP pretende ainda, enviar a revista “Portugal Ornitológico”, directamente a todos os criadores (2011), revista semestral., isto tem custo!

Outras valias deste cartão?

5ºA - Todos os criadores receberam gratuitamente a revista da federação, o cartão será valido em parcerias que a "FONP" realize com empresas ligadas a ornitologia ou não (Veterinários, Importadores, ICNB entre outras), descontos na participação em campeonatos Nacionais de ornitologia, e idas ao estrangeiro (Mundial ou outro).
Ainda não fui nem me vou informar junto dos clubes que sou sócio, pois por alguma razão pago cotas. Esta é apenas a minha opinião e já digo como diz o Sr. Ferreira, estou pouco borrifando-me para o que as pessoas dizem ou comentem em relação ao que eu digo!!
Fonte do conteúdo: http://bloggerbirds.blogspot.com/2010/06/cartao-de-criador-nacional-fonp.html
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos