Fórum dos Exóticos
Pó das Aves Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Pó das Aves Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pó das Aves

4 participantes

Ir para baixo

Pó das Aves Empty Pó das Aves

Mensagem  Ricardo Garção Qua 05 maio 2010, 21:58

Boa Noite,

Estou a abrir este tópico, porque deparo-me muitas vezes com uma situação que é sobre o pó das aves ser prejudicial há saúde.

Eu já fui columbófilo entre 1992 e 1996, abandonei por motivos pessoal, mas sempre continuei com o bichinho e não perco nem por nada uma prova.
Sempre que há provas lá estou eu com os amigos columbófilos há espera que eles cheguem do local onde foram soltos.

Há pouco tempo, eu e outro amigo(columbófilo), estivemos a falar em relação ao pó que os pombos fazem dentro do pombal, algo que lhe é prejudicial há saúde, tanto a ele como a outros dois ou três amigos que me disseram que tinham alguns problemas em relação a vias respiratórias, e terem de usar máscara.

Durante a conversa foi comentado que o pó das pequenas Aves é muito pior e mais prejudicial há saúde do que o dos pombos.
O que é que acham disto?
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Pó das Aves Empty Re: Pó das Aves

Mensagem  Diogo Ribeiro Qua 05 maio 2010, 23:18

Boa noite Ricardo,

Efectivamente existem problemas respiratórios associados a pessoas que criam aves, a chamada "doença do criador de pombos".

Agora relativamente à diferença entre aves de maior ou menor porte até à data e dentro de tudo o que já estudei não encontrei nenhuma evidência de que isso realmente fosse verdade.

P.S: Um conselho para quem está regularmente em contacto com locais fechados muito populados por aves, usem uma máscara, com o tempo habituam se e previnem problemas. Quem foi ao mundial de certeza que viu pessoas lá com algumas.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Pó das Aves Empty Re: Pó das Aves

Mensagem  António Ferreira Sex 07 maio 2010, 15:23

Boa tarde a todos.
A minha opinião sobre o assunto é a seguinte:
Que venha o diabo e escolha Very Happy, penso que tanto a caspa dos pombos como a das outras aves em especial as pequenas é a mesma coisa, a única diferença é que como a dos pombos vê-se temos mais cuidado na protecção, enquanto a dos pássaros pequenos não a vemos não tomamaos os devidos cuidados. Só uso máscara quando faço limpeza a todas as gaiolas por estar muito tempo em contacto directo, mas se for só uma ouduas não meto máscara até porque antes de as limpar costumo borrifar tudo para que o pó não se levante.
Quanto a doenças provocadas pela caspa, é sempre uma incógnita, pois tudo depende da capacidade do nosso organismo, mesmo pessoas que sempre foram saúdaveis de um momento para o outro podem ficar asmáticos devido a uma alergia qualquer.
Fumo há 50 anos, respiro pó dos pássaros pelo menos em continuado há 40 e ainda ontem fui ao Hospital de Évora fazer um exame total aos pulmões (RAIO-X e PROVA de CAPACIDADE de AR)e está tudo nos conformes Very Happy
Tenho um exaustor de média potência instalado na porta do aviário mais ou menos a 1 metro do chão, não o meti mais baixo como devia ser devido na altura haver uma epidemia de ratos e ter receio que entrassem quando estivesse parado, basta que esteja ligado uma hora por dia para não se sentir o pó, pois aquilo puxa-o mesmo para fora e quanto mais baixo melhor porque o pó vai de cima para baixo, assim ao ser sugado pelo exaustor sai mais quantidade. Há também quem os tenha ligados a um relógio temporizador para se ligarem por exemplo de 2 em 2 horas durante 15 minutos.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Pó das Aves Empty Pó dos Pombos é caspa??????

Mensagem  jonaten Dom 23 maio 2010, 21:26

Olá pegando no que diz o Sr Ferreira (que o pó dos pombos e das aves é caspa ) será caspa ??? eu pensei que a caspa seria a pele em decomposição sendo as celulas a rejuvenescever e substituir a pele, por pele nova, falo da caspa das aves , mas o fatidico pó que tanto mal faz ,nada tem a ver com a caspa ,esse pó é criado nas penas e esse é saudavel para as aves e nos pombos todos os columbofilos sabem ,que se o pombo não tiver esse pó no dia de encestamento ou no dia que o precede nem vale a pena encestar o dito esse pó é certamente um, barómetro da saude do pombo quanto mais pó tiver melhor eu até dou banho no dia de encestamento para ver precisamente quem vai 1º ao banho e quem tem mais pó desse que tanto nos encomoda , mas encomoda por ser tão fino e quase imperceptivel na respiração certo é que haverá pessoas muito mais atritas a esse problema mas se não se passar tempo em demasia no pombal ou na aves e se se tiver uma boa ventilação não há problema a não ser que se seja Asmatico abraço a todos esta é só a minha opinião

jonaten

Mensagens : 25
Data de inscrição : 14/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pó das Aves Empty Re: Pó das Aves

Mensagem  António Ferreira Seg 24 maio 2010, 13:49

Boa tarde Jonaten.
A pergunta feita pelo amigo Ricardo Garção tinha a ver com a questão da nossa saúde quando expostos ao pó libertado pelas aves.
A caspa (nome popular) é de facto a renovação da pele (escamação) mas seja em que parte do corpo for, no entanto as partes que mais se vê a libertação da pele morta são as que estão cobertas, nos mamíferos as zonas com pêlos e nas aves as penas uma vez que a pele velha fica agarrada aos folículos (raiz dos pelos) ou canhão raiz das penas)
Sim claro que é importante a escamação uma vez que é sinónimo que a ave está a fazer a renovação continua, que é igual a renovação constante das células protectoras (a pele), igual a uma boa saúde Very Happy

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Pó das Aves Empty Igual a si mesmo Sr Ferreira

Mensagem  jonaten Seg 24 maio 2010, 21:52

Claro que esperava uma resposta do genero da que deu é sempre um prazer ler o que escreve abraço

jonaten

Mensagens : 25
Data de inscrição : 14/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos