Fórum dos Exóticos
D. Goulds deitam fora os ovos Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
D. Goulds deitam fora os ovos Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

D. Goulds deitam fora os ovos

4 participantes

Ir para baixo

D. Goulds deitam fora os ovos Empty D. Goulds deitam fora os ovos

Mensagem  Ricardo Garção Qui 08 Abr 2010, 19:59

Olá,

Este Ano tive um casal de Diamantes de Gould que faziam as suas posturas, normalmente com 5 a 6 ovos, e de um momento para o outro deitavam fora do ninho todos os ovos de cada postura.
Deixava a fêmea colocar toda a sua postura, sem lhe tirar os ovos à medida que ela ia pondo para tentar criar directo com este casal, mas quando menos esperava, lá estavam sempre os ovos todos no fundo da gaiola passado poucos dias de ter terminado as suas posturas.
Posso dizer que é um casal que está sempre junto e dormem juntos um ao outro, pelo que parece ser um casal compatível.
Esse casal já não tem o ninho, para descanso e muda da pena, mas será que na próxima época de criação o casal vai fazer sempre o mesmo?

Porque será que o casal tem esta atitude?
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

D. Goulds deitam fora os ovos Empty Re: D. Goulds deitam fora os ovos

Mensagem  MINERJU Qui 08 Abr 2010, 20:11

amigo eu andei fazendo umas experiencias e deram certo, quando começa a acontecer coisas estranhas, tipo esta de jogar ovos pra fora do ninho eu tirei o casal da gaiola coloquei em outra , troquei o ninho e tirei do lugar onde eles ficavam, tipo vida nova espaço novo e ninho novo, isso tem dado resultado na maioria das vezes, nao custa tentar.
Eu tambem procuro uma explicação para estes fatos.
MINERJU
MINERJU

Mensagens : 94
Data de inscrição : 28/01/2010
Localização : Potirendaba/SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

D. Goulds deitam fora os ovos Empty Re: D. Goulds deitam fora os ovos

Mensagem  slytherin Qui 08 Abr 2010, 21:49

o melhor que tens a fazer é seguir o exemplo do MINERJU ou ir trocando os ovos que a fêmea pões por ovos de plástico, assim já não perdes nenhum ovo.
slytherin
slytherin

Mensagens : 73
Data de inscrição : 14/02/2010
Localização : Setúbal

Ir para o topo Ir para baixo

D. Goulds deitam fora os ovos Empty Re: D. Goulds deitam fora os ovos

Mensagem  Ricardo Garção Sex 09 Abr 2010, 10:34

Bom dia,

Obrigado pelas dicas MINERJU Smile
Quando começar a nova época de criação, sou capaz de fazer isso para experimentar.

Nuno, eu fazia isso no primeiro Ano que eu criei Goulds.
Tirava os ovos que iam pondo todos os dias e eram trocados por ovos de plástico, que depois de terem colocado a postura ia por os ovos nos bengalins para chocar e posteriormente criar os que nasciam.
Neste casal a que me refiro, estava a tentar directo, por isso é que não tirava os ovos deles e substituía por ovos de plástico, porque ia dar no mesmo.
O problema do casal estava era em eles fazerem a postura, começavam a chocar quando tinham o seu 3 a 4 ovo e depois de estar a postura toda feita, já com uma semana de choco deitavam os ovos fora do ninho, sem saber se seria o macho ou a fêmea.
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

D. Goulds deitam fora os ovos Empty Re: D. Goulds deitam fora os ovos

Mensagem  António Ferreira Sex 09 Abr 2010, 12:07

Bom dia Ricardo.
Tenho estado há espera que desenvolvesses mais o teu pedido Very Happy, na resposta já avançaste um pouquinho mais mas mesmo assim não vais ao principal Razz
Ora bem, acontece sim senhor isso por diversos motivos mas não pelos aqui mencionados, pois uma vez que o casal é compativel e bastante unido se não gostassem do sitio ou da caixa simplesmente diziam-te: cria tu nela a ver se gostas Very Happy
1º- A idade do casal conta muito, embora jovens já galam e as fêmeas põem ovos mas não sabem o que fazer com eles, só a partir dos dois anos de idade é que começam a levar o choco até ao fim e mesmo assim a maioria na primeira ninhada deita os filhos fora conforme vão nascendo, portanto para um casal de Goulds criar os seus filhos sem problemas só depois de deitarem fora uma ou duas ninhadas ou ao 3º ano de vida.
2º- Os Goulds quando o casal é bastante fertil sabem ao fim de 4º dia se os ovos estão galados ou não, se estiverem goros e como querem fazer nova postura não estão com meias medidas, fora com eles Very Happy, atenção que nem todos fazem isto e se a postura por exemplo for de 8 ovos e se houver um só que seja galado já não mandam fora.
3º- Muitas vezes embora o casal seja compativel mas estão desencontrados na apetência, por o ninho ainda não estar completo e a fêmea começar logo a pôr ovos sem a sala de cobrição não estar feita Very Happy.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

D. Goulds deitam fora os ovos Empty Re: D. Goulds deitam fora os ovos

Mensagem  Ricardo Garção Sex 09 Abr 2010, 12:32

Boa tarde Sr. Ferreira,

Obrigado pela sua explicação.
Este problema pode ser um entre muitos outros, agora saber ao certo o que é, é que está mais difícil.
O casal a que eu me refiro é um casal novo, que eu fiz para esta temporada, dai as hipóteses que você disse, e é isso de certeza.
Mas também tive um casal, que este é o seu segundo Ano que esteve a criar e faziam exactamente a mesma coisa.
Mais um casal que anda sempre junto, dormem juntos, comem juntos e entram juntos para dentro do ninho, quando o tinham.

Agora tenho 2 casais, que são goulds normais(pequenos), que já vão também no seu segundo Ano de criação e de idade, e que são 2 casais muito compatíveis.
Digo isto, porque estão sempre os dois dentro do ninho, os ovos sempre galados e quando vou ver o ninho, nem a fêmea nem o macho fazem questão de sair de cima dos ovos e se coloco o meu dedo lá dentro sou sempre picado e mordido por eles, são uns bons defensores do seu ninho Very Happy
Já os deixei chocar e tentar criar, mas fazem sempre o mesmo, deitam fora os pequenos assim que nascem.
Vamos lá compreender o que é que vai na cabecinha destas aves Exclamation

Não era do meu conhecimento que os Goulds tinham esse sentido de orientação, em relação a ter ou não os ovos galados, afim de os deitarem fora para uma nova postura Very Happy
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

D. Goulds deitam fora os ovos Empty Re: D. Goulds deitam fora os ovos

Mensagem  António Ferreira Sex 09 Abr 2010, 13:24

Boas Ricardo.
Não são as únicas aves a sentirem se os ovos têm ou não embriões.
Ao 4º dia o embrião é formado por um coração rudimentar e umas quantas artérias e veias, portanto se eles não ouvirem o coração a bater é porque não se desenvolveu, lixo com eles Very Happy

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos