Fórum dos Exóticos
Vários ovos... Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Vários ovos... Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vários ovos...

5 participantes

Ir para baixo

Vários ovos... Empty Vários ovos...

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 25 Mar 2010, 17:35

Olá,

Há alguns dias que me deparo com uma situação que não compreendo.
Tenho Goulds em colónia onde existem vários ninhos.
Desses ninhos, tenho a certeza que tenho um casal a criar, noutro tenho um macho que o guarda ferverosamente (não sei quem é a fêmea) e nos outros que todos têm ovos (entre 3 a 6) não faço a minima a quem pertencem. Nunca lá esta nenhuma ave mas, todos os dias vai aparecendo mais um ovo.
É normal este tipo de comportamento, os Goulds porem ovos e não os guardarem?
Digo isto porque se uma femea esta a pôr ovos, supostamente deveria defender o ninho e isso não acontece. Só no primeiro caso onde o macho só tolera a sua fêmea...



Gustavo


Última edição por Gustavo Figueiredo em Sex 26 Mar 2010, 13:05, editado 1 vez(es)
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Vários ovos... Empty Re: Vários ovos...

Mensagem  MINERJU Qui 25 Mar 2010, 19:46

Ola amigo, as vezes pelo fato de a femea não ter formado casal com um outro macho pode acontecer isso ai sim, ficando aleatorio o namoro né hora com um macho hora com outro macho, dai elas nao tem parceiro fixo e acontece esta situação, e tambem pelo fato de os Goulds serem preguiçosos para chocarem né, observa se realmente formaram casais neste ninho que a cada dia aparece mais ovos, é a unica maneira de identificar, geralmente os casais formados ficam um pouco separados dos demais né.
MINERJU
MINERJU

Mensagens : 94
Data de inscrição : 28/01/2010
Localização : Potirendaba/SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Vários ovos... Empty Re: Vários ovos...

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sex 26 Mar 2010, 04:13

Não formaram casal porque nunca lá esta nenhuma ave.
No entanto tenho um casal que se formou e defende ferverosamente muito o ninho. Nenhuma outra ave se aproxima.
Nos outros, os ovos cada vez são mais, sem saber quem os pôs ou até mesmo se estam galados.


Cumprimentos
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Vários ovos... Empty Re: Vários ovos...

Mensagem  Diogo Ribeiro Sex 26 Mar 2010, 10:11

Bom dia Gustavo.

Esse ninho é quase de certeza de um casal, só que como acontece com muitos dos casais de goulds falta lhe maturidade e então eles não ligam aos ovos, não chocam, daí não estarem no ninho. Nesse casal, por enquanto, só recorrendo aos bengalins.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Vários ovos... Empty Re: Vários ovos...

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sex 26 Mar 2010, 13:13

Acho que não me fiz entender.
Tento explicar melhor.
Na minha voadeira, existem 6 ninhos. Desses 6 nihos 1 pertence a um casal incondicionavelmente. Eles estão lá sempre. O macho muito raramente o abandona e quando só sai para comer, fêmea entra logo. Devo salientar qe deste casal, para já não espero muito porque a fêmea ainda nem a muda acabou mas, só pelo comportamento empenhado que tem, acredito que para o ano, sejam bons pais.
Nos outor 5 ninhos, tenho mais um macho que tambem lá está quase sempre e é neste macho que ainda não sei quem é a sua fêmea.
Os outros 4 ninhos, nunca está lá nenhuma ave mas, todos os ninhos têm ovos (cerca de 4 a 7).
O que eu pergunto é se é normal as aves porem os ovos simplesmente por pôr e seguirem as suas vidas, pois há muitos ovos que já vão com 5 e 6 dias e estão sempre a aparecer mais mas, nunca ninguem os está a chocar.



Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Vários ovos... Empty Re: Vários ovos...

Mensagem  Diogo Ribeiro Sex 26 Mar 2010, 13:27

Bom tarde,

A resposta é o que lhe disse anteriormente, só que em vez de dizer "nesse ninho" devia ter dito "nesses ninhos".

Como disse antes, isso acontece porque os casais que estão a colocar ovos nesses ninhos ainda não têm maturidade suficiente, por isso não ligam ao choco, só lá vão para deixar os ovos, por isso nesses casais, por enquanto, vai ter de recorrer aos bengalins para aproveitar os ovos.


Última edição por Diogo Ribeiro em Sex 26 Mar 2010, 13:29, editado 1 vez(es)
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Vários ovos... Empty Re: Vários ovos...

Mensagem  Diogo Ribeiro Sex 26 Mar 2010, 13:28

Bom tarde,

A resposta é o que lhe disse anteriormente, só que em vez de dizer "nesse ninho" devia ter dito "nesses ninhos".

Como disse antes, isso acontece porque os casais que estão a colocar ovos nesses ninhos ainda não têm maturidade suficiente, por isso não ligam ao choco, só lá vão para deixar os ovos, por isso nesses casais, por enquanto, vai ter de recorrer aos bengalins para aproveitar os ovos.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Vários ovos... Empty Re: Vários ovos...

Mensagem  António Ferreira Sex 26 Mar 2010, 22:37

Boa noite.
O amigo Diogo já explicou um dos dos motivos mas há mais para tal, não serem compativeis devido a ciclos diferentes ou seja, o macho ser da época normal de nidificação e a fêmea ser de alguém como o amigo Gustavo que quer que os Goulds sejam contra natura, já estou a esfregar as mãos de contente por ter menos um concorrente, quem tudo quer tudo perde lol!

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Vários ovos... Empty Re: Vários ovos...

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sáb 27 Mar 2010, 03:57

António Ferreira escreveu:Boa noite.
O amigo Diogo já explicou um dos dos motivos mas há mais para tal, não serem compativeis devido a ciclos diferentes ou seja, o macho ser da época normal de nidificação e a fêmea ser de alguém como o amigo Gustavo que quer que os Goulds sejam contra natura, já estou a esfregar as mãos de contente por ter menos um concorrente, quem tudo quer tudo perde lol!

Um abraço, Ferreira

Não percebi.
Agradecia que se explicasse melhor...

Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Vários ovos... Empty Re: Vários ovos...

Mensagem  António Ferreira Sáb 27 Mar 2010, 10:30

Bom dia.
Qual parte é que não percebeu Exclamation

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Vários ovos... Empty Re: Vários ovos...

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sáb 27 Mar 2010, 14:21

Ohhh sr Ferreira mas, somos crianças ou adultos??
Obvio que me refiro á parte do "esfregar as mãos" e quem "tudo quer, tudo perde".
Há alturas em que não o entendo, sr ferreira: há alturas em que está disposto a ajudar e obvio que o seu contributo é mais do que valioso, pois 45 anos de criação de Goulds valem muito. Há outras em que parece que gosta de atirar "boquinhas" e fazer insinuações estranhas.
Compreenda que, falando por mim, eu não o conheço por isso estes comentários operam contra si, pois até sendo parte da sua personalidade e o senhor ser uma granda brincalhão, a mim dá me a entender (como já aconteceu em tópicos passados) que está a gozar com as pessoas.
Tambem tem que compreender que muitas pessoas têm duvidas e cometem erros e que por mais ridiculas que essas duvidas possam ser, não quer dizer que sejam alvo de "chacota" ou comentarios do género "quem tudo quer, tudo perde".
Eu não quero tudo e mais do que obvio que tambem não quero perder. Mas, muitos mais erros ainda vou cometer. Mas, faço contas de aos poucos e poucos ir aprendendo com o que vou lendo e observando nas minhas aves.

Bom, voltando ao tópico inicial os ovos que estavam espalhados pelos ninhos, que não tinham ninguem, alguns estavam galados mas, os ovos do casal em questão, só tinha um ovo galado por isso procedi á troca ficando com um ninho com 7 ovos galados, que este casal irá chocar.

Como disse anteriormente, não espero grande coisa daqui. Mas, ganho mais um casal que pelos menos se esforça para criar.
Em Setembro se iniciarem nova criação, já com a fêmea mudada posso tentar criar directamente.


Cumprimentos e abraços a todos e muito obrigado.
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Vários ovos... Empty Re: Vários ovos...

Mensagem  António Ferreira Sáb 27 Mar 2010, 15:03

Boa tarde Gustavo.
Não sou criança nem adulto, sou avô Very Happy
Para bom entendedor meia palavra basta.
Estou farto de escrever que não se deve criar Goulds fora da sua época normal que vai de Setembro/Outubro a Janeiro principios de Fevereiro e muito menos juntar um pássaro nascido na época normal com outro nascido depois de Fevereiro, pois têm os ciclos reprodutores desencontrados ou seja, quando um está com o cio o outro está em descanço e provavelmente em muda o que ainda é pior, portanto aplica-se que nem uma luva dizer-se quem tudo quer tudo perde, ou seja, na ânsia de criar Goulds seja de que maneira for acaba por nem um tirar.
Quanto a dizer que já esfrego as mãos de contente, pois claro, tenho menos um concorrente por não os conseguir criar lol!
Reparo que o Gustavo é uma pessoa pouco sociável ou tímida, portanto não quer conversas com ninguém, ensina-se e faz tudo ao contrário e para agravar ainda mais vai atrás da conversa de teóricos que não dão a cara despresando os ensinamentos de práticos e que dão a cara, pois fiz-lhe a proposta de escrever em directo comigo via msn para assim lhe poder dar os ensinamentos básicos sobre a criação de Goulds e o amigo não quer, pergunte ao amigo Diogo Ribeiro se não lhe serviu as conversas que teve comigo via msn quando pensou em começar a criar Goulds.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Vários ovos... Empty Re: Vários ovos...

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sáb 27 Mar 2010, 15:33

Então dou-lhe os meus parabêns: de certeza que é um grande avô.
Demonstra ter um espeirito jovem.
De maneira alguma sou timido, pouco sociavel ou calado. Sou mesmo muito extrovertido (até demais). Gosto de aprender mas, sem que me impimjam aquilo que mais comvem a quem ensina.
Em relaçãoa ter me enviado o seu mail para podermos falar, penso que nunca recebi tal proposta pois se tivesse recebido, teria aceite de certeza como aceitei alguns dos foristas.
Em relação a ouvir opiniões de teoricos, aqui é uma faca de dois gumes: os teoricos podem estar correctos ou errados, pois no inicio todos são farinha do mesmo saco.
E eu não quero tudo: comecei com um passarinho, depois 7 e agora são 16.
Gosto muito de Goulds.
Lá consegui fazer uma criação em Dezembro mas, não foi terminada.
Quando pus ninhos não foi com o intuito de criarem mas, assim aconteceu.
Terei muito gosto, então em ouvir as suas opiniões e ensinamentos por isso deixo aqui o desafio: gustavo_peixes@hotmail.com

Em relação á concorrencia, não se preocupe, que terei muito que palmilhar...


Cumprimentos
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Vários ovos... Empty Re: Vários ovos...

Mensagem  António Ferreira Sáb 27 Mar 2010, 16:23

Boas novamente.
Tinha-lhe enviado tanto uma mensagem por MP e messenger, adicionei-o no msn e aceitou, como nunca disse nada e quando estava oline e eu abria saia logo é porque não queria nada comigo. Já está adicionado outra vez no msn

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Vários ovos... Empty Re: Vários ovos...

Mensagem  Diogo Ribeiro Sáb 27 Mar 2010, 23:11

Boa noite a todos.

Acho que já dei a entender pelo fórum algumas vezes, que no que toca a goulds sigo a "cartilha" do sr Ferreira.

Não se deixem enganar pela maneira frontal com que diz as coisas, é uma pessoa cinco estrelas.

P.S: já agora, não o tenho encontrado pelo msn, precisava de falar consigo sobre um assunto.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Vários ovos... Empty Re: Vários ovos...

Mensagem  Ricardo Garção Dom 28 Mar 2010, 00:35

Boa Noite,

Peço desculpa por estar a meter-me no assunto, mas sou da mesma opinião do Diogo.
Conheço o Sr. Ferreira, não há muito tempo, mas nesse pouco tempo deu para entender que ele pode ser um pouco agressivo mas que partilha tudo sobre a sua experiência com os Goulds, isso é de louvar, porque infelismente existem muitos criadores que tem muitos conhecimentos, e quantos é que veem aqui a partilhar e a oferecer os seus conhecimentos em dúvidas sobre os goulds??
Neste dois anos que eu crio goulds, fui por ideias e maneiras de pensar de outros criadores para tentar ter sorte na sua reprodução, mas este ano vou fazer como ele diz, porque acho que está correcto muita coisa que ele tem dito.
Já fui a casa dele duas vezes e sem lhe perguntar alguma coisa ele disponibilizou-se a explicar-me para que serve isto ou aquilo, e não estivemos só a falar de goulds!!
Já fui a casa dele, porque tenho familia na terra onde ele vive, e estou convidado a ir lá sempre que eu por lá vou.
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Vários ovos... Empty Re: Vários ovos...

Mensagem  Gustavo Figueiredo Dom 28 Mar 2010, 01:04

Concordo com o Diogo e com o Ricardo.
De facto muitas das conversas que tinha com o sr Ferreira, não acabavam lá muito bem devido a essa mesma agressividade na maneira de falar.
Espero que apartir de agora possamos falar sem problemas. O meu objectivo é mesmo aprender e corrigir muitas das coisas que faço erradas.

Em relação ao tópico em questão, vou deixar este casal tentar terminar a postura e ver no que dá. Os outros ninhos serão retirados afim de não prolongar a epoca de criação, que nem devia ter começado este ano e que já devia ter terminado.


Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Vários ovos... Empty Re: Vários ovos...

Mensagem  António Ferreira Dom 28 Mar 2010, 11:26

Bom dia Gustavo.
Reconheço que hás vezes sou brusco nas palavras, não com o intuito de ofender seja quem for mas simplesmente estilo PEC Very Happy de chofre, para chamar a atenção a quem não tem experiência de anos mas cheios de teorias que não levam a nada e simplesmente escrevem porque leram o diz porque diz, tenho 40 anos disto sem interrupção e ainda estou a aprender.
Quanto ao Goulds criarem nesta época, vamos lá ver, eu não sou contra desde que não os vendam a outras pessoas ou se as venderem informa-las de que não podem ser juntas para acasalamento com aves do ciclo normal e só as meterem a criar na nossa Primavera (a partir de Fevereiro, caso contrário são frustrações de toda a ordem para quem as adquirir.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos