Fórum dos Exóticos
ovos de mandarim Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
ovos de mandarim Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ovos de mandarim

3 participantes

Ir para baixo

ovos de mandarim Empty ovos de mandarim

Mensagem  tiagoguerra Qua 18 Nov 2009, 18:50

boas caros amigos sou um novo criador de aves exoticas venho porvos uma questao....
tenho uma femea que ta a por ovos muito claros..
ou seja com pouca expressura de casca,eu sei que e falta de calcio,..
que devo fazeR??deixar os ovos assim??ela tira os filhos mesmo com ovosassim??
ou devo separala do maxo outra vez?? e dar-lhe calcio
eu dou-lhe grit e osso de choco
os outros meus mandarins tiram ovos bons mas estan ta a tirar-...que me aconselham??
cumprimentos
tiago guerra
tiagoguerra
tiagoguerra

Mensagens : 36
Data de inscrição : 19/10/2009
Localização : Almeirim

Ir para o topo Ir para baixo

ovos de mandarim Empty Re: ovos de mandarim

Mensagem  Jorge Pinto Qua 18 Nov 2009, 19:08

Boas Tiago, o problema pode não ser a falta de cálcio, ás vezes isso acontece quando é a primeira postura, especialmente se a fêmea for demasiado nova. Eu aconselho-te a deitar esses ovos fora e deixar a fêmea fazer nova postura, se acontecer a mesma coisa o melhor é separá-la e dar-lhe mais algum tempo, sabes que idade tem a fêmea?

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

ovos de mandarim Empty Re: ovos de mandarim

Mensagem  António Ferreira Qua 18 Nov 2009, 20:56

Boa noite.
Os pássaros podem ter há disposição todo o tipo de cálcio e comerem-no, mas se o organismo em contacto com o sol não fabricar a Vitamina-D3 de nada serve, como a maioria tem os pássaros fechados em casas o que se deve fazer para compensar a falta de Sol para o organismo fabricar a tal Vitamina é dar-se Vitamina-D3 sintética, portanto o amigo vai a uma farmácia e peça um frasquinho de VINGANTOL (1.13€) e vai meter 4 gotas misturadas com papa (é oleoso não mistura com a água) mas num comedouro dos pequenos para as comerem o mais rápido possivel e fica com o problema resolvido, faça isto durante uma semana.
Não é preciso separar o casal.

Cumprimentos, Ferreira
www.forumdoferreira.com
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

ovos de mandarim Empty Re: ovos de mandarim

Mensagem  tiagoguerra Qua 18 Nov 2009, 22:35

a femea é nova...e de este ano...nao sei e em k mes nasceu
tiagoguerra
tiagoguerra

Mensagens : 36
Data de inscrição : 19/10/2009
Localização : Almeirim

Ir para o topo Ir para baixo

ovos de mandarim Empty Re: ovos de mandarim

Mensagem  tiagoguerra Qua 18 Nov 2009, 22:41

vou por a femea de parte
tenho uma femea que poe o ovo e ele fica forte e nao se ve logo o interior dele.isso e k e o normal nao é?
agora esta femea nova vesse o ovo todo por dentro a gema e tudo notasse perfeitamnete a olho nu
tiagoguerra
tiagoguerra

Mensagens : 36
Data de inscrição : 19/10/2009
Localização : Almeirim

Ir para o topo Ir para baixo

ovos de mandarim Empty Re: ovos de mandarim

Mensagem  Jorge Pinto Qua 18 Nov 2009, 22:43

Boas. Muitas vezes as pessoas querem resolver os problemas dando aos pássaros todas as porcarias e mais algumas, quando por vezes o que é preciso é fazer precisamente o contrário, ou seja, não inventar muito.
Nesta situação o mais provável é a fêmea ser demasiado nova, se fosse eu não dava nada a não ser tempo á fêmea para ela amadurecer, mas cada um faz o que entende. É só a minha opinião.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

ovos de mandarim Empty Re: ovos de mandarim

Mensagem  António Ferreira Qui 19 Nov 2009, 12:17

Bom dia Jorge Pinto.
As aves como qualquer ser vivo não é uma máquina perfeita, portanto uns nascem com uma deficiência e outros com outra, na maioria das vezes por interferência humana corrige-se o que não está bem por forma natural ou quando não se pode por forma artificial como é o caso.
Não sei se já reparou que quando recomendo algo explico sempre o motivo, portanto não recomendo só por recomendar, faço-o sempre com conhecimento de causa.

Cumprimentos, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

ovos de mandarim Empty Re: ovos de mandarim

Mensagem  Jorge Pinto Qui 19 Nov 2009, 17:26

Boa tarde sr Ferreira, eu aceito perfeitamente a sua opinião, e até sei que o sr explica o porquê de recomendar algo, mas o sr deve reconhecer que muitas vezes os criadores cometem demasiados excessos e acabam por fazer pior do que se não fizessem nada.

Hoje ao ler a minha própria resposta reparei que ela podia ter uma interpretação que não era a que eu queria transmitir, quando disse o que disse foi mesmo com a intenção de chamar a atenção para os tais excessos, a ideia não era nem nunca foi criticar a opinião do sr Ferreira, e se foi isso que eu transmiti então peço desculpa ao sr Ferreira.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

ovos de mandarim Empty Re: ovos de mandarim

Mensagem  António Ferreira Qui 19 Nov 2009, 21:20

Boa noite Jorge Pinto.
Sei que a resposta não era directamente para mim mas simplesmente avisar quem usa e abusa de tudo e mais alguma coisa, no entanto como quem meteu a questão não me conhece poderia pensar que estava a recomendar por recomendar, daí eu ter respondido dessa forma Very Happy

Um abraço, ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

ovos de mandarim Empty Re: ovos de mandarim

Mensagem  tiagoguerra Qui 19 Nov 2009, 21:26

ja estou a dar a vitamina d3..
dei na papa...
fiz uma papa com ovo, flor de broculo(so akela parte que da flor arranja-me a minha mulher que trabalha numa fabrica de vegetais. e os passaros adoram,nada de talo)e adicionei tambem papa.misturei 4 gotas de vigantol e tirei a raçao para eles comerem a papa toda..e foi o que aconteceu...a femea ate bicava o maxo pra comer a papa.vamos ver se os ovos saeem melhores..
ja agora fica aqui outra duvida minha..
a partir de que dia da pra ver se os ovos tao galados?e a partir do 7?ou ha alguma maneira de ver logo de principio?
cumprimentos tiago guerra
tiagoguerra
tiagoguerra

Mensagens : 36
Data de inscrição : 19/10/2009
Localização : Almeirim

Ir para o topo Ir para baixo

ovos de mandarim Empty Re: ovos de mandarim

Mensagem  Jorge Pinto Qui 19 Nov 2009, 23:18

Boas Tiago, o conselho que te dou é para arranjares uma lanterna pequena, existem umas porreiras tipo caneta, a partir do quinto dia iluminas os ovos com essa lanterna e já vês se estão cheios, se estiverem começas a ver as veias já a ficar avermelhadas, se não vires nada ao quinto dia não quer dizer nada, podem estar cheios na mesma, tens que dar tempo.
O facto de eu usar a lanterna tem como objectivo principal não pegar nos ovos, pois quanto menos mexermos nos ovos melhor.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos