Fórum dos Exóticos
Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

+6
Rui Pinho
Ricardo Ronsini
brunogomes
mgvb
Eden983
luis novo
10 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  borllock Qui 08 Out 2015, 06:28

Como nesses a entrada é maior pode ser que entrem.
borllock
borllock

Mensagens : 317
Data de inscrição : 16/11/2012
Localização : Penafiel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  luis novo Qui 08 Out 2015, 18:14

eu uso como esses,uso tambem de pirikitos abertos como esse mas sem tampa e uso de perikitos normais.eles tao me a criar em todos...
luis novo
luis novo

Mensagens : 40
Data de inscrição : 16/09/2015
Localização : vila do conde
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  João Alberto Miranda Qui 08 Out 2015, 18:21

Não gaste dinheiro em ninhos. De certeza que eles se vão comportar da mesma forma. E ainda, estes que apresenta são do tipo 2gr. Por outro lado, esta mudança de ninhos - mesmo que seja para uns mais adequados - vai (mais uma vez?) perturbar as aves. Vão ter que reiniciar "reconhecimento" de coisa nova/estranha...
Começa a ficar claro que os seus passarinhos precisam de tempo, e o dono deles, de paciência. Laughing
Abraço
J. Alberto Miranda

João Alberto Miranda

Mensagens : 162
Data de inscrição : 19/12/2013
Localização : Barcelos/Esposende
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  luissebo Qui 08 Out 2015, 21:05

Boas obrigado a todos pelos comentários e dicas que têm dado até agora nesta novela que já deu os seus frutos.
Aleluia cheers !Hoje quando cheguei a casa o dito casal com o novo ninho "especial bengalins" Laughing estavam dentro do mesmo e a fêmea em trabalho de construção,já para o final do dia estão os dois a pernoitar dentro do ninho bem juntinhos.
Então não era mesmo do dito ninho que eles não queriam entrar? confused
Estamos sempre a aprender com as nossas pequenas mas grandes aves, irei proceder à construção de mais alguns ninhos dos "bons"Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 579828567  e colocá-los nos restantes casais e confirmar o sucesso dos mesmos.
Agradeço mais uma vez a todos e irei dando notícias do que for acontecendo pois espero que desta seja de vez e que possam por fim começar a criar. Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 2366922115


Última edição por luissebo em Sex 09 Out 2015, 20:17, editado 1 vez(es)
luissebo
luissebo

Mensagens : 89
Data de inscrição : 16/09/2015
Localização : Borba
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  borllock Sex 09 Out 2015, 06:35

Aposto que se agora colocares os ninhos onde não entravam já entram eheh.
borllock
borllock

Mensagens : 317
Data de inscrição : 16/11/2012
Localização : Penafiel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  João Alberto Miranda Sex 09 Out 2015, 08:27

Ora... tudo fica bem quando acaba bem.
Use desses novos, tipo 2gr, que parece ter o problema resolvido.
Mas:
Nota 1: Obvio, e como referido por outros foristas, os ninhos que tentava utilizar (com 2 câmaras) não eram os mais adequados para estas aves. São usados, com muito sucesso, nos gould.
Mas elas na natureza não se podem dar ao luxo de andarem a escolher ninhos standard, portanto teriam também a obrigação de criarem nos ninhos de 2 câmaras (criam em ninhos abertos, vulgo de canários, em caixas de leite, em garrafas de água, etc. etc. etc. até dentro de um pequeno túnel feito com rede eles fazem os ninhos)

Nota 2: Mas... se um dia encontrar algum casal que faz cerimónias em entrar num desses seus novos ninhos, não se admire, pois, nesta coisa de passarinhos, não há soluções absolutas (não é uma ciência exacta, lol)

Nota 3: Se preencher mais dados no seu perfil fica mais fácil a sua identificação sempre e quando voltar ao fórum.

Espero que agora lhe venha o sucesso nas criações, de que, sente-se, está bastante ansioso. Mas isso (da ansiedade, faz parte do processo. lol
Abraço

João Alberto Miranda

Mensagens : 162
Data de inscrição : 19/12/2013
Localização : Barcelos/Esposende
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  luissebo Sex 09 Out 2015, 20:30

Boas noites a todos hoje já fiquei mais descansado pois tudo se está a compor, o casal de bengalins já têm o ninho pronto e aguardo para breve o inicio da tão esperada postura, quanto aos outros casais irei amanhã meter mãos à obra na bricolagem e proceder à construção dos ninhos tipo 2GR para depois colocá-los à sua disposição e aguardar e torcer para que estes entrem nos mesmos como fez o outro casal.
Fico a aguardar por mais um dia das minhas aves e pelo desenrolar da história, obrigado a todos pela vossa paciência para com a minha pessoa.
luissebo
luissebo

Mensagens : 89
Data de inscrição : 16/09/2015
Localização : Borba
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  luissebo Dom 11 Out 2015, 21:38

Boa noite a todos cá estou mais uma vez para relatar mais um episódio desta novela que não têm fim à vista, pois como postei anteriormente um dos casais de bengalins já tem ninho construido e aguardo postura.
E como dito já efetuei a construção dos restantes ninhos "especiais bengalins" tipo 2GR que coloquei à disposição dos outros dois casais mas que por teimosia e no decorrer de praticamente 2 dias continuam em não querer entrar nos mesmos.Penso que isto é uma "cabala" Evil or Very Mad contra mim da parte dos meus passaritos pois o outro casal ao final de 1 dia já estava a dormir dentro do ninho e estes nem por isso.
Mas como diz o Sr. João poderá ser a minha ansiedade a falar mais alto, continuarei a observá-los e dando notícias do avanço da história de "teimosia".
luissebo
luissebo

Mensagens : 89
Data de inscrição : 16/09/2015
Localização : Borba
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  borllock Seg 12 Out 2015, 06:24

Pois, 2 dias não é nada, dê-lhes mais tempo.
borllock
borllock

Mensagens : 317
Data de inscrição : 16/11/2012
Localização : Penafiel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  João Alberto Miranda Seg 12 Out 2015, 08:38

Caríssimo Luis:
O que haveria para dizer acerca disto já foi dito. Agora é só dar tempo e ter paciência.
E vai ver que o casal que já entra - se é casal... - um dia destes premeia-o com ovinhos.

João Alberto Miranda

Mensagens : 162
Data de inscrição : 19/12/2013
Localização : Barcelos/Esposende
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  luissebo Seg 12 Out 2015, 23:08

Obrigado a todos pelas respostas e dicas de ajuda.
Irei aguardar por novos resultados e espero em breve estar a abrir um tópico para colocar fotos dos meus novos meninos.
Até já!Abraços e obrigado.
luissebo
luissebo

Mensagens : 89
Data de inscrição : 16/09/2015
Localização : Borba
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  luissebo Sex 16 Out 2015, 21:03

Boas pessoal como prometido mais algumas novidades sobre o avanço da história.
O dito casal de bengalins que já entrava no ninho já está com postura iniciada com 3 ovos até ao momento, um dos outros casais também já está a entrar no ninho e pronto para também eles iniciarem a sua postura o terceiro casal e ultimo teima em não entrar tira tudo de dentro do ninho mas entrar nem pensar, vou tirar o ninho por uns dias e depois voltar a colocá-lo para ver o que dá.
Por outro lado tenho um casal de Goulds com postura também iniciada com também 3 ovos e a aguardar pelo final da postura para poder fazer a troca com os bengalins.
O outro casal de Goulds que tenho está no final do choco e a aguardar para breve o nascimento para a criação direta.Irei dando notícias sobre o desenrolar da história.
luissebo
luissebo

Mensagens : 89
Data de inscrição : 16/09/2015
Localização : Borba
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  Rui Pinho Sáb 17 Out 2015, 20:43

Obrigado pelas noticias, é sempre bom saber que afinal as coisas começam a correr bem. O outro casal irá entrar nos eixos a seu tempo.
Abraço.
Rui Pinho
Rui Pinho

Mensagens : 287
Data de inscrição : 09/02/2013
Localização : Odivelas-Loures
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  luissebo Dom 18 Out 2015, 20:23

Olá a todos estou muito contente Very Happy  pois ontem nasceu o meu primeiro Gloud em criação direta cheers , pena ser o único pois dos 5 ovos só um estava galado mas estou feliz na mesma e espero que consiga sobreviver pois até ao final do dia de hoje os pais estão a alimentá-lo e por enquanto ainda não o colocaram fora do ninho.
Se possível agradecia algumas dicas para aumentar o número de ovos galados, para que numa próxima postura possa ter mais sucesso.
Quanto ao outro casal de Gould já terminou a postura com 5 ovos que já estão a ser chocados pelos bengalins,pois na primeira postura abandonaram o choco e não quero estar a perder ovos desnecessariamente.Irei dando notícias sobre os acontecimentos.
luissebo
luissebo

Mensagens : 89
Data de inscrição : 16/09/2015
Localização : Borba
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  Rui Pinho Dom 18 Out 2015, 21:56

Parabéns.
Não tenho uma dica, espera para ver como saí a 2ª postura e aí sim podes ver se fazes alguma coisa, em relação a essa cria, tenta não perturbar os pais nesta 1ª semana, deixa-os tranquilos para que não abandonem a cria, depois da primeira semana o perigo já é menor. Os meus parabéns novamente.
Abraço.
Rui Pinho
Rui Pinho

Mensagens : 287
Data de inscrição : 09/02/2013
Localização : Odivelas-Loures
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  luissebo Ter 20 Out 2015, 21:22

Boas pessoal hoje quando cheguei do trabalho o que já seria previsível aconteceu, a única cria que havia nascido estava morta no fundo da gaiola,para minha grande tristeza pois estava confiante que fosse escapar a este desfecho trágico.
Irei aguardar nova postura e tentar novamente a criação direta com este casal.
Quanto à postura do outro casal está nos bengalins e aguardar pelo final do choco e ver no que dá.
Irei dando noticias.
luissebo
luissebo

Mensagens : 89
Data de inscrição : 16/09/2015
Localização : Borba
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  brunogomes Sex 23 Out 2015, 09:41

se queres uma dica para que eles possam não atirar os filhos fora é usar um ninho mais fundo ou mais comprido tipo esses dos rosicolies .... outro factor pode ser do macho ser muito activo e queres estar sempre a acasalar , são aves que levam o tempo para a maturidade .. nisto não há certezas nem garantias absolutas é ir tentando sem baixar os braços as vezes resulta outras nem por isso
brunogomes
brunogomes

Mensagens : 294
Data de inscrição : 16/01/2013
Localização : Feijo
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  luissebo Sex 30 Out 2015, 23:15

Boa noite amigos hoje é um dia triste para mim e com vontade de desistir deste hobby que me acompanha à 3 anos que foi quando me inicie na criação de canários e este ano comecei a criação também de exóticos há cerca de um mês mas acho que o azar me está a perseguir pois como se não bastasse todo este drama com os bengalins não entrarem nos ninhos e o abandono dos ovos e filhotes por parte dos Goulds hoje quando cheguei a casa pela tarde para meu espanto e desilusão encontrei no fundo da gaiola uma das minhas fêmeas de gould morta com um ovo atravessado, fiquei desiludido comigo próprio pois não pude fazer nada para evitar tal drama pois havia criado tantas expectativas em relação à criação de goulds que não estava preparado para esta situação e fiquei sem saber o que fazer porque até hoje não tinha passado por uma tal,segundo dizem a morte de um dos membros do casal poderá gerar algum desanimo no outro e este poder não acasalar com mais nenhuma ave.
Queria saber se isto é mito ou se posso arranjar outra fêmea e juntá-la com o mesmo macho e se este a aceitará?
Como se não bastasse o desanimo hoje foi duplo pois numa outra gaiola estava uma outra fêmea esta de canário também morta a qual havia detetado que algo se passava com ela à uns dias atrás pois verifiquei que ela não conseguia pousar nos poleiros e comia de lado nos comedouros conclui através de observá-la por algumas horas em dias diferentes que tinha passado algo por ela pois estava cega de uma vista porque quando peguei nela para observá-la melhor vi que de um lado seguia o meu dedo com a cabeça e do outro quase que lhe tocava no olho e nem tentava desviar a cabeça e dai a falta de equilíbrio e o dormir no fundo da gaiola pois tinha dificuldade em se orientar na gaiola.
Queria saber alguma opinião para o que possa ter acontecido?
luissebo
luissebo

Mensagens : 89
Data de inscrição : 16/09/2015
Localização : Borba
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  borllock Sáb 31 Out 2015, 09:39

Essas coisas acontecem a todos os criadores, eu também tive e tenho muitas vezes desilusões com as aves, mas o mais importante neste hobbie é não desistir, melhores dias virão.
Sobre a primeira questão é mito, junta-lhe outra fêmea que o macho aceita de bom grado, mas nos goulds a fêmea é que escolhe o macho, ou seja a fêmea é que pode não aceitá-lo, podem ser incompativeis, não vou dizer que é raro, mas também não acontece muitas vezes pelo que sei.
Sobre o canário, não sei o que pode ter originado ficar cego, mas pode ter "arranhado" o olho por exemplo, se tivesse mais atento e tivesse mudado os comedouros se calhar não morria, digo eu, não sei, porque mesmo cega de 1 olho não era motivo para morrer.
borllock
borllock

Mensagens : 317
Data de inscrição : 16/11/2012
Localização : Penafiel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  João Alberto Miranda Sáb 31 Out 2015, 09:47

Meu Caro...
Faz parte do "ofício"...
Como já criou outras aves sabe que às vezes a coisa anda de "marcha à ré".
Arranje outra fêmea de gould e junte-a ao macho. Esqueça os "mitos?" (claro que às vezes as aves podem não aceitar o parceiro que lhes damos, mas isso acontece de vez em quando, como em todas as questões da vida; são as excepções.)
Persistência e felicidades (ademais, ainda tem muito tempo para tirar goulds este ano, pois a época ainda agora está a começar)


João Alberto Miranda

Mensagens : 162
Data de inscrição : 19/12/2013
Localização : Barcelos/Esposende
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  Ricardo Ronsini Sáb 31 Out 2015, 20:21

Faz parte, eu comecei a criar mandarins faz uns 2 anos, e dizem que são pássaros fáceis de criar, nesses 2 anos já tive casal que não entra no ninho, fêmea que bota fora, macho que arranca as penas, macho que destrói ninho, casal que quebra os ovos, matam mutilão e comem os filhotes, e tudo o que é dor de cabeça que se possa imaginar.

O importante é ter paciência, fazer sempre o melhor mas esperar pelo pior, e acima de tudo, aprender com os erros, nada que o tempo não resolva.

Todo criador lida com vidas, e na vida sempre há alegrias e tristezas.
Ricardo Ronsini
Ricardo Ronsini

Mensagens : 108
Data de inscrição : 19/07/2014
Localização : São Paulo
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  luissebo Sáb 31 Out 2015, 21:35

Boas obrigado pelas palavras de apoio e de encorajamento.
Depois de uma noite mal dormida lá fui trabalhar sempre a refletir no que se havia passado e quando sai do trabalho cerca das 12H lá fui eu a correr até uma loja de aves perto da minha localidade e quase que não chegava a tempo,mesmo há 1H em ponto quase que batia com o nariz na porta mas lá consegui adquirir uma outra fêmea que por coincidência ou não é exatamente igual há que havia falecido anteriormente( clássica cabeça preta ) fiquei feliz e espero que desta vez corra tudo pelo melhor e até pode ser que o macho não note a diferença pois parecem gêmeas Razz Evil or Very Mad e espero que ele seja o seu príncipe encantado bounce .
Vamos aguardar e ver se eles se aceitam bem um ao outro e no final da próxima semana tentarei colocar o ninho e ver o que dá.
Sr. João só uma questão uma vez que têm acompanhado a minha história desde o inicio, relativamente aos ditos casais de bengalins dos iniciais 3 casais pois já adquiri recentemente mais um casal,dois já estão no choco com ovos de Goulds, uns deste dito casal do qual faleceu a fêmea ( 4 ovos ) e um outro com ( 5 ovos ) do outro casal de gould,o terceiro casal de bengalins teima em não entrar nos ninhos que lhe forneço por incrível que pareça já tentei dois tipos de ninhos de madeira e à cerca de uma semana comprei um ninho da 2GR e nem assim lá vai, o macho gala a fêmea e tenta fazer o ninho ao canto da gaiola e a fêmea vai atrás e faz a postura nesse local de cima do poleiro, a única postura até agora foram seis ovos todos partidos como era de esperar, o outro casal que adquiri esta quarta-feira no segundo dia meti o ninho e dormiram nele nessa mesma noite.
A minha questão era, se devo manter este casal como está e aguardar mais um mês Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 579828567 ou tentar trocar o casal com um outro macho ou fêmea que já tenha entrado num ninho?
Peço desculpa pelo longo texto mas gosto de desabafar Embarassed
Obrigado mais uma vez e agradecia algumas dicas,irei dando noticias!
luissebo
luissebo

Mensagens : 89
Data de inscrição : 16/09/2015
Localização : Borba
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  brunogomes Sáb 31 Out 2015, 21:44

Experimenta um ninho aberto tipo dos canários nas vezes resulta e eles nao tem problema em criar neles...
Quanto a fêmea gould é sempre de lamentar mas são coisas que podem acontecer e temos estar preparados para tudo neste hobby nem sempre controlamos as coisas , se assim fosse nunca teríamos baixas... Força aí com as criações
brunogomes
brunogomes

Mensagens : 294
Data de inscrição : 16/01/2013
Localização : Feijo
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  luissebo Sáb 31 Out 2015, 22:59

Obrigado amigo vou tentar não desanimar pois estou confiante que ainda vou conseguir tirar algumas crias de Goulds e também de bengalins pois não os menosprezo e irei deixá-los no final deixar tirar umas crias.
Abraço!
luissebo
luissebo

Mensagens : 89
Data de inscrição : 16/09/2015
Localização : Borba
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 2 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  borllock Dom 01 Nov 2015, 12:45

Troca os casais até entrarem no ninho, ou seja, este último que arranjaste troca o macho pelo macho que não entra, vai ver que se 1 entrar o outro também entra, depois podes voltar aos casais originais se assim entenderes.
borllock
borllock

Mensagens : 317
Data de inscrição : 16/11/2012
Localização : Penafiel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos