Fórum dos Exóticos
Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 4 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 4 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

+6
Rui Pinho
Ricardo Ronsini
brunogomes
mgvb
Eden983
luis novo
10 participantes

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 4 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  borllock Seg 23 Nov 2015, 13:42

Obrigado por essa explicação sobre a spirulina, estamos sempre a aprender, sabia dos beneficios das algas, mas não sabia que já se aplicavam nas aves. Isso compra-se em qualquer loja de animais?
borllock
borllock

Mensagens : 317
Data de inscrição : 16/11/2012
Localização : Penafiel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 4 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  luissebo Seg 23 Nov 2015, 22:02

borllock escreveu:Obrigado por essa explicação sobre a spirulina, estamos sempre a aprender, sabia dos beneficios das algas, mas não sabia que já se aplicavam nas aves. Isso compra-se em qualquer loja de animais?

Boas eu de momento ainda não comprei em lojas locais só através de compras online em lojas para animais deixo aqui alguns links para visualizar:
-http://www.pet4you.net/aves/farmacia/suplementos/avizoon-naturspirulina.html
-http://www.pet4you.net/aves/farmacia/suplementos/quiko-spirulina.html
luissebo
luissebo

Mensagens : 89
Data de inscrição : 16/09/2015
Localização : Borba
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 4 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  luissebo Seg 23 Nov 2015, 22:37

Boa noite pessoal como havia dito ontem em relação à minha fêmea de Gould antes de ir dormir fui verificar de novo e ela já estava no fundo da gaiola de novo e receei que não aguentasse até de manhã e voltei a ter que intervir,peguei nela ás escuras e levei-a para outra divisão onde comecei por massajá-la no abdómen o que resultou de imediato e lá saiu mais um ovo este por sua vez sem casca o que confirmou as minhas suspeitas de falta de cálcio.
Já no final da tarde de hoje depois de tratar da passarada cerca das 20h já com a luz de presença acesa voltei a verificar que a fêmea já se estava a retirar para um canto da gaiola com as asas caídas,voltei a pegar nela e lá estava mais um dito ovo atravessado novamente as ditas massagens pois já estou a ficar perito em partos e mais um ovo sem casca,só espero que pare depressa com a postura pois tenho receio que fique fraca demais e possa não aguentar todo este stress.
Já retirei o ninho e também o macho para deixá-la mais sossegada vou adquirir cálcio liquido mas por enquanto administrei na água vitaminas com um pouco de osso de choco desfeito em pó têm à disposição mistura de sementes,uma espiga de milho alvo vermelho,papa white-mole,grit e osso de choco.Penso que por enquanto será suficiente com bastante repouso e sossego para que possa recuperar totalmente.
luissebo
luissebo

Mensagens : 89
Data de inscrição : 16/09/2015
Localização : Borba
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 4 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  João Alberto Miranda Ter 24 Nov 2015, 09:33

Bem...
No que diz respeito a tratamento, versus, fortalecimento das aves eu sou muito conservador.
Já tive pombos correios..., participei em concursos..., onde, o que se exige às nossas aves de gaiolinhas comparado com o que os pombos têm que enfrentar e resistir, é uma gota no Oceano!
Mesmo aí eu era conservador. Entendo que as aves, ou qq animal, se necessita de muitos apoios para cumprir as suas tarefas mínimas não têm valor, e, sobretudo, não devem ser metidos a reproduzir, sob pena de estarmos a contribuir para a regressão dessa espécie.

Assim, os meus pássaros, comem uma ração vulgar!!! Servida em comedouros automáticos, onde têm que ter algum trabalho para a recolher; sirvo-lhes, na altura da criação, um complexo vitamínico barato (3€ costuma dar para a campanha, já que só dou aos reprodutores), e têm sempre presente um tabuleiro de areia fina que recolho no mar.
Não tenho problemas de doença!!!
Se alguma ave adoece, o que pode acontecer, sobretudo no desmame, deixo-a recuperar por si. Se recuperar tudo bem. Se não recuperar... é menos uma! encaro este processo como o de ser, e é, a selecção natural a fazer o seu trabalho.
E vou-me divertindo sem sobressaltos.
Very Happy

João Alberto Miranda

Mensagens : 162
Data de inscrição : 19/12/2013
Localização : Barcelos/Esposende
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 4 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  João Alberto Miranda Ter 24 Nov 2015, 12:15

Acresce: na criação dou também uma papa húmida que compro. Mas nada de marcas sofisticadas; compro a granel na casa que me fornece as sementes. Fica a um euro e pico o quilo.
Tão só.

João Alberto Miranda

Mensagens : 162
Data de inscrição : 19/12/2013
Localização : Barcelos/Esposende
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 4 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  luissebo Ter 24 Nov 2015, 22:04

Boa noite Sr. João tanto eu bem como a maioria de nós criadores tenta cuidar das suas aves da melhor maneira possível e não têm importância no geral ditas marcas de sementes e papas e de certos medicamentos mas que por vezes a meu ver são essenciais para uma melhor qualidade de vida das nossas aves mas cada um trata delas como quer e bem entende.
Quanto à minha fêmea de Gould penso já estar parcialmente recuperada do stress pelo que passou nestes últimos dias,durante os próximos dias alimentação controlada e repouso e aguardar que recupere totalmente para tentar nova postura pois penso que esta fêmea têm potencial para me proporcionar umas boas crias visto ter um bom tamanho e os seus progenitores criarem diretos.
luissebo
luissebo

Mensagens : 89
Data de inscrição : 16/09/2015
Localização : Borba
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 4 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  João Alberto Miranda Qua 25 Nov 2015, 10:37

Nota:
Eu não trato "alimento" as minhas aves mal. Bem pelo contrário!!!
Simplesmente entendo, e julgo estar certo, que esta sociedade de consumo também chegou aos pássaros através de alguns dos seus criadores: muitas das "ditas marcas" de alimentos, suplementos, etc. são-no apenas para justificar os seus preços.
Por outro lado, o uso e abuso de medicação, designadamente antibióticos, só contribui para a destruição das defesas da espécie, tornando-a mais frágil, mais vulnerável às doenças.
É nisto que eu não alinho!
Mas cada um faz o que bem entender, e, do meu ponto de vista, alguns entende este aspecto mal!
É tudo uma questão de informação, ou até, de formação.

Espero que ao longo destes comentários todos tenhamos aprendido alguma coisa. Eu aprendi.
Cump

João Alberto Miranda

Mensagens : 162
Data de inscrição : 19/12/2013
Localização : Barcelos/Esposende
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 4 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  luissebo Qua 25 Nov 2015, 23:05

Boa noite Sr.João eu não disse que você ou alguém tratava mal as suas aves simplesmente me referi a que uns são mais dedicados que outros e zelam mais pelas suas aves ou se quiser são mais "picoinhas",quanto à medicação como referi por vezes é necessária pois todos os animais domésticos sejam eles quais forem a dada altura da sua vida por um ou outro motivo precisam de alguma ajuda quer em termos de medicação ou mesmo de algum suplemento por estarem mais fracos.
Quando você referiu que:
"Não tenho problemas de doença!!!
Se alguma ave adoece, o que pode acontecer, sobretudo no desmame, deixo-a recuperar por si. Se recuperar tudo bem. Se não recuperar... é menos uma!"
Eu como criador e sobretudo como ser-humano não posso estar de acordo com esta sua afirmação pois imagine que todos os veterinários fizessem o mesmo ou até os nossos próprios médicos chegassem ao ponto de deixar à sua sorte os seus doentes e os deixassem morrer sem sequer tentarem tratá-los,não quero com estas palavras causar conflitos ou discussões só não partilho da mesma opinião pois para mim quando morre alguma das minhas aves como aconteceu recentemente fico triste e ao mesmo tempo sinto-me impotente por não poder fazer mais para as salvar.
Agradeço todas as suas dicas e respostas e as dos outros membros ás minhas questões dos últimos tempos e espero que possa continuar a ajudar com a sua experiência.
luissebo
luissebo

Mensagens : 89
Data de inscrição : 16/09/2015
Localização : Borba
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 4 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  João Alberto Miranda Qui 26 Nov 2015, 13:26

Caro Luís:
Não confundamos seres humanos com animais!
O que eu quis foi, apenas, alertá-lo para o facto de se não precisar de andar a gastar rios de dinheiro em comidas e afins, com coisas e coisinha... pensando que sendo da marca x, y, ou z são melhores do que outras; nestas ditas marcas paga-se muito bem a caixa, o invólucro, mas, que eu saibas, os passarinhos não se impressionam com as ditas nem comem cartão!

Pretendi apenas ajudá-lo, fico na dúvida de o consegui, e, quase lhe afianço que bem terão feito todos aqueles que vendo as suas dúvidas com elas não perderam tempo. Pelo menos não se chatearam...

Comecei a criar diamantes de gould na década de 80 do século passado - fiz depois algum interregno - e recomecei acerca de 4 anos. Não sendo um expert na matéria, não serei, certamente, um inexperiente.
Tive e tenho muito sucesso na criação desta espécie, que muito gosto!

Quem pensa que o sucesso nos passarinhos, bem como com qualquer outro animal, está directamente relacionado com a quantidade de medicamentos que lhe dá acabará por nunca criar o que quer que seja com qualidade, versus, resistência. (Quem dará vitaminas e antibióticos aos passarinhos que vemos na arribação, que têm que enfrentar frios e calores, ventos e chuvas, predadores e migrações?)

As pessoas que pensam como o Luís deixou transparecer que pensa nas suas reflexão neste fórum são muito úteis e fazem muita falta aos vendedores de produtos/medicamentos. Esses, na sua generalidade, terão sempre um produto adequado ao seu problema; mas isso não significa que seja necessário à sua ave.

Gostaria de me enganar, mas, fico com a sensação de que o Luís nunca vai conseguir criar aves resistentes.

E pronto, considero encerrados os esclarecimentos, não só porque o assunto se esgotou, como também pela extensão das páginas que as suas dúvidas, e respectivas respostas, têm neste fórum.

Cump.
J. Alberto Miranda

João Alberto Miranda

Mensagens : 162
Data de inscrição : 19/12/2013
Localização : Barcelos/Esposende
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 4 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  ruben10PT Qui 26 Nov 2015, 19:03

"(Quem dará vitaminas e antibióticos aos passarinhos que vemos na arribação, que têm que enfrentar frios e calores, ventos e chuvas, predadores e migrações?)"

Desculpem intrometer-me no post, mas acho que este comentário acima não é de todo lógico, então estamos a comparar aves que estão numa gaiola de 1m por 50 cm, com aves no seu habitat natural??Shocked

Comparar aves que só comem sementes e eventualmente papa e verduras, com aves que no seu habitat natural tem um sem fim de alimentos à sua disposição desde sementes, verduras, insetos e minerais?

Por essa lógica, também não será necessário colocar fibra de coco para fazer o ninho pois na natureza ninguém lhes vai dar fibras de coco..
Desculpe mas essa teoria não tem absolutamente lógica nenhuma na minha opinião.

E o objetivo das vitaminas e probióticos é exatamente esse, fornecer às aves de cativeiro aquilo que tem à diposição na natureza e não encontram na gaiola.

Mas pronto isto é a minha opinião, vale o que vale.

Cumprimentos.

ruben10PT

Mensagens : 5
Data de inscrição : 25/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 4 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  borllock Qui 26 Nov 2015, 21:08

Eu cá acho que ambos têm razão, tem é de haver um equilíbrio entre as coisas, não se podem empanturrar as aves com medicamentos, porque mais tarde faz mais mal que bem, tem de se dar apenas quando necessitam mesmo e como não somos VET's e nem levamos a fazer análises podemos errar e nem sempre é com pena da ave, muitas vezes é por arrogância nossa por não querermos perder a ave por esta ou aquela razão.
Em relação à alimentação também tem de haver um meio termo, não se precisa de ir ás marcas mais caras, eu não vou, mas desde que as sementes sejam limpas e variadas não há problema.
Também não se pode confundir pessoas que têm uma ave como PET, um que crie por gosto e um que ganhe dinheiro à pala disso.
borllock
borllock

Mensagens : 317
Data de inscrição : 16/11/2012
Localização : Penafiel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins - Página 4 Empty Re: Ajuda com Diamante de Gould e Bengalins

Mensagem  luissebo Ter 01 Dez 2015, 22:36

Boa noite pessoal passo por cá para dar mais algumas noticias sobre a minha primeira época na criação de exóticos.
Quantos aos Goulds já estão a voltar à normalidade e espero para breve novas posturas,no que toca a crias é que não estou com muita sorte pois tinha uma postura nos bengalins que haviam nascido no passado dia 15/11 mas ontem quando chego do trabalho qual o meu espanto andavam a voar pela casa dois bengalins e não é que por azar era o casal que estava a criar 5 crias de gould,haviam saído por uma pequena passagem entre o ninho que se movimentou (ninho há mais de 1 mês no mesmo sítio) não sei como e a parte inferior da porta o que fez com que saíssem e não entrassem mais e pelo que constatei quase todo o dia pois havia fezes de pássaro por toda a parte,acontece que quando fui ver as crias 3 das 5 já estavam mortas com o papo vazio e geladas mas duas delas ainda lutavam pela vida tentando manter a cabeça levantada.
Apanhei os bengalins e voltei a colocá-los na gaiola com esperança que dessem de comer ás crias e que as fossem aquecer,situação essa que não se concretizou e com o tempo a passar e já quase com a luz artificial a esgotar-se resolvi então mudá-los para um outro ninho de bengalins onde está uma outra cria de gould mas com quase um mês e lá ficaram toda a noite já a serem aquecidos pelo casal, hoje de manhã fui verificar qual o seu estado e estavam as duas vivas e já com o papo cheio,foi grande o meu alivio apesar da perda.
Agora a minha questão é se com a outra cria já mais crescida se estas duas se iram safar daqui em diante?
luissebo
luissebo

Mensagens : 89
Data de inscrição : 16/09/2015
Localização : Borba
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos