Fórum dos Exóticos
Peço um conselho a todos... Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Peço um conselho a todos... Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Peço um conselho a todos...

5 participantes

Ir para baixo

Peço um conselho a todos... Empty Peço um conselho a todos...

Mensagem  Gustavo Costa Qui 05 Fev 2015, 16:53

Boas a todos,
Começei a criar exoticos mais propriamente mandarins de exposição em Março do ano passado com 6 casais consegui tirar uns 42 crias,que para um iniciado não acho nada mal.
Andei todo animado na esperança que este ano iria continuar e melhorar com as criações,saiu-me tudo ao contrario neste momento com 9 casais ,ja deitei fora cerca de 40 e muito ovos fora,uns com crias dentro dos ovos(4)e o resto ou se partiram no ninho ou não estavam galados Crying or Very sad .
Como alguns dos casais é o primeiro ano pensei,é normal.....mas agora com todos na segunda postura arrisco -me so conseguir vingar 3 aves(e vamos la ver)ja deitei muitos ovos ao lixo....e pior ainda,os pais abandonam-me os filhos....simplesmente deixam de os alimentar!!!!!e casais experientes os que me deram alegrias o ano passado...

Alguem me sabe dizer pq eles abandonam os filhos?
Esta a faltar-lhes algo para eles fazerem o que fazem?

Obrigado
Gustavo Costa
Gustavo Costa

Mensagens : 119
Data de inscrição : 17/06/2014
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Peço um conselho a todos... Empty Mandarins

Mensagem  macedo Qui 05 Fev 2015, 18:42

Boas amigo. Não faço criação de Mandarins mas posso -lhe dizer que este ano está a ser 1 calamidade em geral. Muitos criadores e eu incluído temos tido azar nas crias pois também eu tenho crias a morrer abandonadas muitas delas quase já independentes. Tenho quase a certeza que tudo está relacionado com as mudanças no Planeta principalmente nas Luas. Teremos de ter esperança para que na próxima época as coisas mudem. Boa sorte e boas criações.
Cumprimentos
macedo
macedo

Mensagens : 173
Data de inscrição : 22/12/2009
Localização : vila nova de gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Peço um conselho a todos... Empty Re: Peço um conselho a todos...

Mensagem  borllock Qui 05 Fev 2015, 19:03

Gustavo cria no interior ou exterior?
Não alterou nada do ano passado para este?
borllock
borllock

Mensagens : 317
Data de inscrição : 16/11/2012
Localização : Penafiel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Peço um conselho a todos... Empty Re: Peço um conselho a todos...

Mensagem  Jucas Qui 05 Fev 2015, 19:18

Também tem estado muito frio nesta altura, quantidade de luz, etc... E acima de tudo penso que seja por ser Inverno, nunca tenho as aves a criar no Inverno, à 2 anos experimentei e de Novembro a Fevereiro não tirei um! É mais por estar frio com certeza, mas é uma mera opinião... Rolling Eyes
Jucas
Jucas

Mensagens : 250
Data de inscrição : 02/09/2012
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Peço um conselho a todos... Empty Re: Peço um conselho a todos...

Mensagem  Jucas Qui 05 Fev 2015, 19:24

Aconselho a fazer uma pausa nas criações também, como já retirou bastantes ovos pelo que disse, faça uma pausa e depois retome lá para fim de Fevereiro.
Jucas
Jucas

Mensagens : 250
Data de inscrição : 02/09/2012
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Peço um conselho a todos... Empty Re: Peço um conselho a todos...

Mensagem  rui pinto Qui 05 Fev 2015, 21:30

se vc cria em gaiolas indeviduais e sem os casais se verem uns aos outros ,se da vitaminas e calçio ,se as gaiolas estao no interior ,com uma temperatura constante de no minimo de 18 graus e humidade acima dos 50%e abaixo dos 80% nao deveria ter esse problema .

pois eu estou tirando ,tudo normalmente desde bengalins,mandarins gigantes e normais ,piriquitos,diamantes estrela ,canarios etc sem qualquer problema tudo normal

agora se vc cria em viveiro tudo junto e normal q no 2 ano isso aconteça ,se esta no exterior pior ainda pois a temperaturas tem sido muito baixas e inconstantes ,devera esperar pelo aquecimento natural ,mais um mes devera ser o necesario ,ate la retire os ninhos e deixe as aves descansar ,dando calçio,verduras,e vitaminas ,e complexo b durante 5 dias seguidos

espero ter ajudado pois minha experiençia e pouca ,ha quem tenha muito mais experiençia q o podera ajudar mais


rui pinto

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Peço um conselho a todos... Empty Re: Peço um conselho a todos...

Mensagem  Gustavo Costa Sáb 07 Fev 2015, 18:25

borllock escreveu:Gustavo cria no interior ou exterior?
Não alterou nada do ano passado para este?

Boas tardes,
Crio no interior,mudei as instalações faz mais ou menos 2,3 meses.
Gustavo Costa
Gustavo Costa

Mensagens : 119
Data de inscrição : 17/06/2014
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Peço um conselho a todos... Empty Re: Peço um conselho a todos...

Mensagem  Gustavo Costa Sáb 07 Fev 2015, 18:27

Jucas escreveu:Aconselho a fazer uma pausa nas criações também, como já retirou bastantes ovos pelo que disse, faça uma pausa e depois retome lá para fim de Fevereiro.

Boas,
Tambem ja pensei nisso.....pra proxima ja sei,separo os casais nos fins de Dezembro e retomo nos fins de Febreiro principios de março.
Gustavo Costa
Gustavo Costa

Mensagens : 119
Data de inscrição : 17/06/2014
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Peço um conselho a todos... Empty Re: Peço um conselho a todos...

Mensagem  Gustavo Costa Sáb 07 Fev 2015, 18:34

rui pinto escreveu:se vc cria em gaiolas indeviduais e sem os casais se verem uns aos outros ,se da vitaminas e calçio ,se as gaiolas estao no interior ,com uma temperatura constante de no minimo de 18 graus e humidade acima dos 50%e abaixo dos 80% nao deveria ter esse problema .

pois eu estou tirando ,tudo normalmente desde bengalins,mandarins gigantes e normais ,piriquitos,diamantes estrela ,canarios etc sem qualquer problema tudo normal

agora se vc cria em viveiro tudo junto e normal q no 2 ano isso aconteça ,se esta no exterior pior ainda pois a temperaturas tem sido muito baixas e inconstantes ,devera esperar pelo aquecimento natural ,mais um mes devera ser o necesario ,ate la retire os ninhos e deixe as aves descansar ,dando calçio,verduras,e vitaminas ,e complexo b durante 5 dias seguidos

espero ter ajudado pois minha experiençia e pouca ,ha quem tenha muito mais experiençia q o podera ajudar mais


Boas tardes.
Como ja disse anteriormente,crio no interior com casotas individuais.Provavelmente podera ser a humidade ,não há resuamentos mas é numa cave com o nível abaixo da terra....tenho de ver a humidade.conforme os casais vão abandonando ou tirando os filhotes vou separando-os.
dei o mes passado calcio na agua durante 2 dias,pois a aves não apanham sol....e tb dou complexo-B...3 gotas durante 3 dias.verduras,so tenho dado maça e não muito.
Gustavo Costa
Gustavo Costa

Mensagens : 119
Data de inscrição : 17/06/2014
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Peço um conselho a todos... Empty Re: Peço um conselho a todos...

Mensagem  Jucas Sáb 07 Fev 2015, 21:49

Agora já sabe, há alturas em que pode correr bem e assim, mas as aves, eu reparei nas minhas, ficam muito desgastadas mesmo e a qualidades das crias depois não é a mesma. Este é um período que, na minha opinião, é de muita importância para as aves descansarem, neste e no tempo de muda. Continuo a ser apologista de criar na Primavera apenas, não critico quem faça o contrário principalmente quem vai a exposições, para ter aves prontas. Mas dê um repouso às aves agora. Wink
Jucas
Jucas

Mensagens : 250
Data de inscrição : 02/09/2012
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Peço um conselho a todos... Empty Re: Peço um conselho a todos...

Mensagem  Gustavo Costa Sáb 07 Fev 2015, 23:00

Boas.
Sim,de futuro irei tomar em consideração estes promenores.De hoje em diante irei separar os casais em finais de Julho e fazer-los repousar ate setembro depois finais de dezembro até fins fevreiro ,principios de março.

Obrigados a todos
Gustavo Costa
Gustavo Costa

Mensagens : 119
Data de inscrição : 17/06/2014
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Peço um conselho a todos... Empty Re: Peço um conselho a todos...

Mensagem  Jucas Dom 08 Fev 2015, 15:01

De nada, estamos aqui para isso. Wink
Jucas
Jucas

Mensagens : 250
Data de inscrição : 02/09/2012
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos