Fórum dos Exóticos
Minha Opinião sobre Silvestres Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Minha Opinião sobre Silvestres Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Minha Opinião sobre Silvestres

2 participantes

Ir para baixo

Minha Opinião sobre Silvestres Empty Minha Opinião sobre Silvestres

Mensagem  rolesilva Ter 22 Dez 2009, 14:02

Olá pessoal, tudo bem?

Venho através desse relatar a minha opinião sobre a legislação que envolve a criação e comercialização de aves Silvestres Brasileiras.
Sou completamente contra a qualquer tipo de caça, tráfico, comercialização ilegal, torneios de brigas....
Como a situação de muitas pessoas no Brasil é de pobreza, alguns partem para ações ilegais em diversos setores, ações essas que, sem dúvida nenhuma são o jeito mais "fácil e rápido de ganhar algum dinheiro" que com certeza, do mesmo jeito que entra fácil, sai fácil e geralmente alimenta vários outros setores irregulares os quais não levam a lugar algum.
Diante disso, algumas legislações foram criadas para que "criadores de aves Silvestres Brasileiras" pudessem, óbviamente criar e comercializar os seus pássaros. Foi criado o sistema de anilhas, o qual eu acho muito eficiente para o controle dos pássaros criados em cativeiro, silvestres ou não. Vários criadores se cadastraram nas associações as quais prestam contas ao IBMA ( Instituto Brasileiro de Meio Ambiente).
Assim foi criado um sistema muito bonito aos olhos de quem vê somente a fachada da situação, mas por trás disso continuam a existir a caça, o tráfico, a comercialização ilegal, ou seja, a fiscalização, ao meu ver, não é muito eficiente. Qual seria a verdadeira razão para que o governo tivesse que intervir nessa situação ilegal que presenciamos aqui no Brasil? Acredito eu, que a proposta seria disponibilizar pássaros criados em cativeiro aos amantes das aves, sem que os mesmos tivessem que optar pela ilegalidade para as terem em suas casas, proporcionando assim a perpetuação das espécies nativas. Sem contar que, além isso, eu acho que o que mais influencia no desaparecimento das espécies nativas das cidades é a falta de alimento. Criamos um ambiente em que tudo tem que ser o mais "coberto" possível. É asfalto, é calçamento nos quintais, tem cidades por aqui que multam os moradores que deixarem criar grama nos passeios (calçadas) em frente as suas casas. Lembro de ouvir, quando criança, o canto dos canários da terra, saíras, trinca ferro, coleirinha, cravina e muitos outros. Hoje nos resta por aqui os famosos ladrões de restos, os pardais, que se alimentam de qualquer coisa, Bem-te-vis, que se alimentam de insetos e pequenos animais, as pombinhas das quais existem duas espécies que uma chamamos de rola e outra de café, algumas carruiras que se alimentam de insetos, de vez enquando aparecem alguns bicos de lacre que acho que nem são nativos da região mas vagam em bandos pelos quintais procurando algum terreno baldio ou alguém que tenha esquecido de cortar a grama que chegou a florecer e dar sementes, os sabiás que, por incrivel que pareça têem reproduzido bastante nas cidades, principalmente o laranjeira(papo amarelo). Enfim, não existe alimento para os pássaros nas cidades. Aqui na minha cidade, Esteio, os póbres canários da terra são encontrados soltos no parque assis brasil (o da expointer) o qual fica abandonado o ano todo e só é reparado para a feira que acontece uma vez por ano. E, ao observá-los, (canários da terra) vejo que a maioria são pardos em vez de amarelos, coloração que atingem depois da primeira muda de penas que ocorre aqui no sul entre março e agosto. Este fato se dá por duas razões: ou são capturados antes de fazerem a muda ou talves morram de fome por falta de alimento durante a semana da feira.
Então conclúo o meu raciocínio dizendo o seguinte:
- Se eu não tivesse esclarecimento sobre o assunto e gostasse de pássaros, onde eu iria adquirir um cardeal, por exemplo, na loja em porto alegre que tem autorização para vender e pagar entorno de R$1000,00 por um exemplar que talvez seja até um refúgo de criação? ou iria comprar dos atravessadores que vendem um cardeal caçado por R$25,00
Que talvez irá morrer ou se der "sorte" ganhará uma anilha alargada para participar de torneios de canto e fibra e se por alguma razão não se destacar poderá ser vendido lá na loja, como se fosse reproduzido em cativeiro.
A minha opinião pode ser polêmica, mas do mesmo jeito que sou contra a caça, o tráfico e o comércio ilegal de pássaros silvestres, sou contra os valores em que são vendidos pelos criadores e a lojas autorizadas. Quanto mais caro um pássaro silvestre criado em cativeiro, mais pássaros serão caçados e vendidos ilegalmente, infelizmente essa é a verdade.

Essa é minha singela opinião sobre a legislação que envolve criação de aves silvestres em cativeiro.
Vamos criar, a demanda é imensa, a natureza agradesse mas temos também o dever de disponibilizar por preços mais assecíveis aos mantenedores de aves, que sejam devidamente registrados.

Um abraço

rolesilva
rolesilva
rolesilva

Mensagens : 25
Data de inscrição : 14/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Minha Opinião sobre Silvestres Empty Re: Minha Opinião sobre Silvestres

Mensagem  Fernando Domingues Qua 23 Dez 2009, 11:49

Olá amigo!


Concordo em quase tudo aquilo que foi dito! Mas são sempre espadas de dois gumes e claro, os interesses económicos estão sempre associados ás tão "nobres causas". Aqui deste lado do atlântico, a especulação ornitológica faz parte do quotidiano (infelizmente). Vou dar um caso prático. Antes as aves, nomeadamente exóticas abundavam, eram importadas aos milhares e como os preços eram muito baixos, quase ninguém as criava porque não tinham interesse económico. Agora que existe um embargo, existem poucas e os preços disparam exponencialmente, existem muitos criadores que optam por esta via a pensar só nas divisas que podem obter a partir disto. Só que a maioria sai frustrada porque apenas se preocupam em ganhar dinheiro, quando não os conseguem reproduzir! Hoje em dia os criadores adaptam-se á volatilidade dos mercados, procurando sempre satisfazer a procura.

Quero dizer que sou totalmente a favor de um controlo e registo de aves. Agora não sei até que ponto os preços baixam e depois luta-se muito por um lugar no topo da ornitologia mundial, eu na minha área e pelo meu trabalho conquistei o reconhecimento de muitos criadores estrangeiros. Quanto mais reconhecedor for um palmarés de um criador, tanto mais elevado será o preço das aves.
Em Reggio Emilia, que é o centro ornitológico do mundo, por ser a exposição mais conhecida internacionalmente, vêm-se canários a partir de 200€ para cima até aos 500€ ou mais por cada ave independendo da raça (peço desculpa por mencionar canários mas é só um exemplo prático).

Como disse anteriormente sou a favor de um controlo estrito na aquisição de certas espécies, sobretudo as que estão ameaçadas.

Já agora o amigo falou em algumas aves que tenho conhecimento, mas seria óptimos publicar umas fotos para o resto do pessoal também ficar a par das aves que mencionou, pode ser?
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Minha Opinião sobre Silvestres Empty Re: Minha Opinião sobre Silvestres

Mensagem  rolesilva Qua 23 Dez 2009, 12:51

Olá Fernando!

Tentarei achar na net as fotos ou tiro aqui no meu quintal tem , soltas , algumas que mencionei acima.

Vamos criar aves sim, mas temos que ter a conciencia de que estamos estreitando o habitat natural de algumas espécies e esse é o verdadeiro fator para que estejam mais vulneráveis à caça e a extinção.

Rolesilva!

Até mais!
rolesilva
rolesilva

Mensagens : 25
Data de inscrição : 14/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Minha Opinião sobre Silvestres Empty Re: Minha Opinião sobre Silvestres

Mensagem  rolesilva Qui 07 Jan 2010, 11:53

Olá pessoal, desculpe a demora, mas fimde ano é correria.

Eis as fotos de algumas aves supracitadas:
Esse é o sabiá laranjeira, que muito tem nas cidades, costumam alimentar-se de minhocas ciscanda a terra do meu terreno
    https://2img.net/h/i669.photobucket.com/albums/vv51/rolesilva/sabia_laranjeira.jpg

Essa é a rolinha comum a qual tem bastante aqui em casa e costumo alimentá-las com as sobras dos meus pássaros
    https://2img.net/h/i669.photobucket.com/albums/vv51/rolesilva/rolinhacomum.jpg

Essa é a rolinha que chamamos de café por tons de marrom nas asas, também tem bastante aqui no meu terreno
    https://2img.net/h/i669.photobucket.com/albums/vv51/rolesilva/rolinhacaf.jpg

Esse é o cardeal, não existe nas cidades, só os vejo nas margens do rio dos sinos que é o rio que banha nossa região. Vendido por traficantes por R$20,00 ou R$25,00 e nas lojas um exemplar nascido em cativeiro não se compra por menos de R$500,00
    https://2img.net/h/i669.photobucket.com/albums/vv51/rolesilva/Paroaria_coronata.jpg

Esse é o famoso ladrão ou mendigo, tem aos montes nas cidades. Parece rato, só tem onde tem gente.
    https://2img.net/h/i669.photobucket.com/albums/vv51/rolesilva/pardal3-730515.jpg

Esse é o João de Barro que constrói sua casinha com barro, capim e saliva. Também muito comum nas cidades.
    https://2img.net/h/i669.photobucket.com/albums/vv51/rolesilva/joao20de20barro.jpg

Essa é a carruíra. Alimenta-se de insetos e vive nas cidades.
    https://2img.net/h/i669.photobucket.com/albums/vv51/rolesilva/CARRUIRA.jpg

Esse é o meu xodozinho, canário da terra que foi corrido da cidade por não ter onde se alimentar.

    https://2img.net/h/i669.photobucket.com/albums/vv51/rolesilva/canariodaterra.jpg

Esse é o cebinho ou cambacica. Alimenta-se de néctar e insetos. Tem bastante aqui na cidade também.
    https://2img.net/h/i669.photobucket.com/albums/vv51/rolesilva/cambacica.jpg

Esse é o bico de lacre que tem aos bandos soltos por aqui. Fazem seus ninhos em árvores baixas e bem fechadas sendo ele como uma bolsa com uma entrada frontal.
    https://2img.net/h/i669.photobucket.com/albums/vv51/rolesilva/BicodeLacre.jpg

Esse é o Bem-te-ví. Gosta de se alimentar dos alevinos que nascem no meu lago de jardim e tomam banhos diários no lago.
    https://2img.net/h/i669.photobucket.com/albums/vv51/rolesilva/bem-te-vi_2_c.jpg


Por hora era isso pessoal! Comentem.

Rolesilva.
rolesilva
rolesilva

Mensagens : 25
Data de inscrição : 14/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Minha Opinião sobre Silvestres Empty Re: Minha Opinião sobre Silvestres

Mensagem  Fernando Domingues Qui 07 Jan 2010, 14:15

Obrigado pelo seu contributo! Pessoalmente já conhecia a maior parte, mas o meu preferido é o joão de Barro, também muito comum "en las pampas" Argentinas... é sem dúvida uma ave com uma história muito interessante.

O bico de lacre, por ser uma ave que me diz maior respeito, devido ao clima e outros factores, expandiu-se exponencialmente (imaginem o que seria por cá se o nosso clima fosse equatorial/tropical...) e devido a todos esses factores o bico de lacre "brasileiro" interessa-me bastante pelas alterações que apresenta ao nível do fenótipo (fenótipo = ambiente + genótipo).

Darwin daria em doido se "voltasse cá"... a evolução simplesmente não pára...


Da minha parte, muito obrigado pelo seu contributo, "valeu"
Very Happy
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos