Fórum dos Exóticos
VIVEIROS "Criação" Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
VIVEIROS "Criação" Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

VIVEIROS "Criação"

5 participantes

Ir para baixo

VIVEIROS "Criação" Empty VIVEIROS "Criação"

Mensagem  Joaquim Neves Ter 28 Fev 2012, 22:08

Caros amigos.

Tenho aves de varias especies numa voadeira de 3,00 X 2,00 x 2.50 sem sucesso de posturas, apesar de algumas fazerem ninhos.
Salvo melhor opinião, a causa será pelas misturas e bem assim umas "estragarem" ninhos das outras, apesar de ter neste espaço uns 25/30 ninhos, logicamente uns mais separados outros mais juntos.

Para tentar colmatar tal situação estaria na iminência de optar por colocar algumas em viveiros.

Face a tal, agradecia a opinião de todos vós sobre as hipoteses de:

Viveiros de 1,00 x 50 x 50

Poderia colocar por viveiro com as mediadas descritas?

2 casais de diamantes kittlitz -- 2 ninhos
2 machos sparrow + uma femea - 1 ninho
2 casais babetes - 2 ninhos

Será possivel assim garantir alguma eficacia de reprodução?

Agradeço desde já v/ opinião

J Neves

Joaquim Neves
Joaquim Neves

Mensagens : 200
Data de inscrição : 01/09/2009
Localização : Louriçal - Pombal
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VIVEIROS "Criação" Empty Re: VIVEIROS "Criação"

Mensagem  Gustavo Figueiredo Ter 28 Fev 2012, 22:27

Boas,

Na minha opinião, numa voadeira 1,00 X 0,5 X 0,5 só puderá colocar 1 casal de Kittlitz.
E o ideal seria ter 1,20 de comprimento pois são aves que tendem a engordar com alguma facilidade.
No caso dos Babettes, o ideal seria dividir em 0,5 e pôr um casal em cada lado.
Sparows não conheço o comportamento mas, penso serem um pouco parecidos com os Babettes.


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VIVEIROS "Criação" Empty Re: VIVEIROS "Criação"

Mensagem  NFF Qua 29 Fev 2012, 12:19

Bom dia
O Ano passado por esta altura construí um viveiro de 3m x 1,5m x 2m, no qual coloquei 1 casal de babetes, 1 de canários, 1 de mandarins, 1 de tecelões /warabee e 1 de bengalins.
De setembro 2011 a Maio 2011, os babetes criaram (sozinhos) 10 crias, das quais morreram 2 numa noite de muito frio.
Os mandarins criaram 14 crias.
Fiquei com esse casal de babetes e mais uma fêmea à qual juntei um macho que troquei por um dos meus...
Os mandarins cedi-os e comprei um casal dos de exposição.
A estes, juntei 2 casais de Gould 2011, 1 de bichenoves 11, 1 de castanhoves 10/11, 1 de modestos 11, 1 de estrelas e mais 1 de bengalins.
Acontece que este anos os babetes nem uma cria alimentam, chocam, nascem, deixam-nos morrer à fome e continuam a chocar.
Na semana passada tirei os ovos e as palhas para iniciarem nova postura e foram ao ninho dos modestos e mandaram as crias todas para o chão!
No ninho de um casal dos gould não tocam porque o casal é muito territorial.
Pelo que este ano vou desistir dos babetes uma vez que estão a estragar os ninhos aos outros.
No caso dos bichenoves, o problema é que as crias dormem com os pais e estragam por vezes as posturas.
Em relação aos gould, um casal criou 2 que acabaram por morrer e o outro casal já tenho 10 independentes e mais 6 no ninho! (é este casal que é muito territorial, deve ser por isso que os cria tão bem)
Já noutro tópico deste forum um forista dizia que só começou a ter bons resultados quando acabou com os babetes, bengalins e mandarins no viveiro.
No que toca aos babetes infelizmente posso-o confirmar.
No caso das espécies que fala, penso que os Sparrow não são dos melhores para ter em viveiro, na altura da reprodução, quando tive à procura de quais poderia ter, numa ficha técnica dizia isso mesmo.
No tamanho das gaiolas concordo com o Gustavo e também só poria 1 casal em cada gaiola com essas medidas!
Espero que com esta confusão toda possa ter ajudado.
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

VIVEIROS "Criação" Empty Re: VIVEIROS "Criação"

Mensagem  luciano moreira Qua 29 Fev 2012, 20:27

Caro amigo NFF podes sempre tentar separar o casal problematico em uma gaiola, não ha necessidade de parar de criar determinada especie ainda mais uma que ja lhe deu frutos aconselho a separa-los dos demais casais.
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

VIVEIROS "Criação" Empty Re: VIVEIROS "Criação"

Mensagem  NFF Qui 01 Mar 2012, 18:55

Boa tarde
A questão é mesmo que só quero ficar com o viveiro e não ter várias gaiolas com casais...
Tenho uma gaiola dentro do viveiro, para pôr os eventuais doentes ou recem chegados, talvez os deixe por ai uns tempos...
Obrigado pela sugestão na mesma!
Cumprimentos
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

VIVEIROS "Criação" Empty A minha opinião

Mensagem  ruifon Qui 01 Mar 2012, 21:13

Ola a todos.
A minha opinião è que, se quiser-mos obter resultados em termos de criações temos duas soluções;
-Uma solução è durante a època de criação meter-mos os casais em gaiolas para o efeito com as medidas adequadas para cada tipo de ave, e nunca meter mais do que um casal por gaiola. Durante o resto do ano, podemos e devemos meter-los novamente no viveiro mas sem ninhos.
-A segunda solução, è ter-mos um viveiro com um numero muito limitado de aves/especies, e sobretudo que sejam especies compativeis mesmo em època de reprodução.
Na minha opinião a solução preferivel è a primeira, pois desta forma podemos controlar os casais reprodutores para obter-mos boas aves e evitar consanguinidade.
Para responder a pergunta do amigo Joaquim Neves, sim, a colocação dos casais em viveiros com essas dimensões seria o ideal, mas no entanto não deve meter mais do que um casal por viveiro.
Mais uma vez quero salientar que isto è so a minha opinião.
Espero ter ajudado.
ruifon
ruifon

Mensagens : 127
Data de inscrição : 05/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

VIVEIROS "Criação" Empty Re: VIVEIROS "Criação"

Mensagem  Joaquim Neves Qui 01 Mar 2012, 21:29

Boa noite.
Obrigado pelas vossas sugestões.
Face a possivel mudança de residencia e portanto alteração do habitat das aves, provisoriamente terei que optar por:

viveiros de 1,50x0,50x0,50 - 2 sparrow machos + femea + 2 ninhos
viveiros de 1,50x0,50x0,50 - 2 casais de mandarins + 3 ninhos
viveiros de 1,50x0,50x0,50 - 2 casais kittlitz + 2 ou 3 ninhos
viveiro de alt 1,50x lar0,80 x com 0,80 - 2 casais de babetes.

Será transitoriamente, contudo se os amigos me puderem citar outras opiniões agradeço.

J Neves
Joaquim Neves
Joaquim Neves

Mensagens : 200
Data de inscrição : 01/09/2009
Localização : Louriçal - Pombal
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VIVEIROS "Criação" Empty Re: VIVEIROS "Criação"

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 01 Mar 2012, 23:21

Boas, quando eu disse que num viveiro desse tamanho só podia meter 1 casal de Kittlitz é porque quando os machos entrarem no cio, vão se matar uns aos outros, por causa das fêmeas. Alias, por maior que seja o viveiro, haverá sempre a possibilidade de guerrearem entre si.
Em relação aos Babettes, arrisca-se a que estes destruam os ninhos uns dos outros, com ovos e tudo.

Se calhar, para evitar disabores deste género, o mais recomendado será, ou ter menos casais ou ter menos especies.


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VIVEIROS "Criação" Empty Re: VIVEIROS "Criação"

Mensagem  Joaquim Neves Sex 02 Mar 2012, 21:29

Obrigado pelos v/ conselhos.
Vou levar em conta a separação possivel dos babetes, e dos kittlitz.
Quanto aos sparrows terei que fazer como indico.
O espaço actual não dará para mais
J Neves
Joaquim Neves
Joaquim Neves

Mensagens : 200
Data de inscrição : 01/09/2009
Localização : Louriçal - Pombal
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos