Fórum dos Exóticos
problema de criaçao Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
problema de criaçao Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

problema de criaçao

+4
Antonio Pereira
Rui P Azevedo
Jose Fernando
dionisio
8 participantes

Ir para baixo

problema de criaçao Empty problema de criaçao

Mensagem  dionisio Ter 01 Dez 2009, 23:19

ola a todos
tenho um problema na minha criaçao os meus mandarins poem os ovos entrao no choco e depois abandonam o ninho ja aumentei ao intensidade de luz durante o dia a temperatura nao baixa os 10 graus a humidade ronda os 80% a alimentaçao e a mesma e os tratamemto sao os mesmos mas tenho alguns passarinhos em muda
qual e a vossa opinao
cumprimentos Dionisio
dionisio
dionisio

Mensagens : 62
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : viana do castelo

Ir para o topo Ir para baixo

problema de criaçao Empty Problemas

Mensagem  Jose Fernando Ter 01 Dez 2009, 23:30

Boa noite Dionisio,
Lembrasse como criou o ano passado, se mudou alguma coisa entao este ano torne colocar como estava.
Onde o Dionisio vive é um clima mais frio, a humidade acho que esta muito elevada nao sei se colocaria um desumidificador para baixar isso,em relaçao á luz eu ligo por volta das 17 e desliga automaticamente ás 22.
Cumprimentos.
Jose Fernando
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

problema de criaçao Empty Re: problema de criaçao

Mensagem  Rui P Azevedo Qua 02 Dez 2009, 12:47

Boas
Dionisio, na minha opinião o amigo Fernando tem toda a razão.
Nesta época do ano, convem sempre ter o locar onde se tem as aves, o mais seco e quente possivel(sem ultrapassar os 23/24ºC claro).
Eu ligo a luz por volta das 17h30 juntamente com o aquecedor que matém a temperatura nos 20ºC, e tira também a humidade claro. Aho que devia experimentar pois a humidade está elevadíssima. Depois diga como se sucedeu se caso queira experimentar.
Boa sorte
Rui P Azevedo
Rui P Azevedo

Mensagens : 243
Data de inscrição : 21/11/2009
Localização : Vila do Conde

Ir para o topo Ir para baixo

problema de criaçao Empty Re: problema de criaçao

Mensagem  Antonio Pereira Qua 02 Dez 2009, 21:24

Boas Noites

Amigo Dionísio

As causas podem ser as que te disseram , as aves que tens acasaladas estão a mudar? Isso não é nada normal.
Dentro das instalações mudas-te algo ?
As luzes não fecham rapido demais ?
Vais muitas vezes as instalações com roupa diferente?

Cumprimentos

António Pereira
Antonio Pereira
Antonio Pereira

Mensagens : 298
Data de inscrição : 22/11/2008
Localização : Beja
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

problema de criaçao Empty Re: problema de criaçao

Mensagem  Rui P Azevedo Qua 02 Dez 2009, 21:38

Boas
Desculpa a minha ignorancia António, mas o quê que a roupa tem a ver com a muda das aves?
Rui P Azevedo
Rui P Azevedo

Mensagens : 243
Data de inscrição : 21/11/2009
Localização : Vila do Conde

Ir para o topo Ir para baixo

problema de criaçao Empty Re: problema de criaçao

Mensagem  Antonio Pereira Qua 02 Dez 2009, 22:02

Boas

Se entrares nas tuas instalações sempre com a mesma roupa as aves mantém-se mais calmas. logo menos stress as mudas intermédias, nos mandarins em parte devem-se ao stress e a mudanças bruscas de temperatura e luminosidade.

António Pereira
Antonio Pereira
Antonio Pereira

Mensagens : 298
Data de inscrição : 22/11/2008
Localização : Beja
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

problema de criaçao Empty Re: problema de criaçao

Mensagem  Rui P Azevedo Qua 02 Dez 2009, 22:04

Ahh ok
Foi bom ficar a saber, assim ja sei porque que alguns goulds esvoaçam quando as vezes entro la.
Rui P Azevedo
Rui P Azevedo

Mensagens : 243
Data de inscrição : 21/11/2009
Localização : Vila do Conde

Ir para o topo Ir para baixo

problema de criaçao Empty Re: problema de criaçao

Mensagem  António Ferreira Qua 02 Dez 2009, 22:25

Boa noite a todos.
Amigo Fernando isso não é tempo a mais de luz?
Eu não quero impor nada, mas uma explicaçãozinha não fica mal.
Os Mandarins como a maioria dos exóticos existentes em cativeiro são do Hemisfério Sul, acontece que neste Hemisfério o Sol nasce entre as 4.00 e 5.00 horas e põe-se entre as 16.00 e 17.00horas.
No Hemisfério Norte o Sol na Primavera/Verão nasce entre as 7.00 e 8.00 horas e põe-se entre as 18.00 e 19.00 horas.
Quero eu dizer com isto que embora as aves já tenham nascido cá ainda mantêm o sentido no tempo, outras mantêm o seu sentido e o sentido do Hemisfério Norte, (criam o ano inteiro mesmo em muda se não tirarmos os ninhos) e há outras que inclusive mantêm o sentido de orientação do Hemisfério Sul, portanto é preferível que se regule a luz a abrir a partir das 7.00 horas porque os pais a essa hora já estão acordados e mal vejam começam a dar de comer, as crias comerem mais cedo mais cedo se fazem e mais robustas e regular o fecho da luz até ás 20.00 horas, pois a esta hora práticamente todos os pássaros já estão recolhidos e a maioria a dormir, assim, junta-se os dois períodos Hemisféricos num só.
Quanto ao amigo Dionisio dizer que os pássaros estão em muda, alem do que disse o amigo Pereira pode ser e se calhar até é, pássaros nascidos fora do seu ciclo normal, ou seja, pássaros nascidos no fim da Primavera principio do Verão, portanto estão confusos, põem ovos porque o instinto natural em relação ao seu Hemisfério assim lhes manda e estão em muda porque o seu metabolismo também assim manda, ou seja, fazerem a primeira muda (preparação de passagem para adultos) ao fim de 6 meses de vida. Também poderá ser mudança na alimentação principal, mudar de um tipo de mistura para outra.
Aconselho-o a comprar se não tiver e dar um complexo vitamínico que contenha aminoácidos, (exemplo Aminovit-L) para que eles se restabeleçam num todo, tanto no stress como na parte fisica.

Um abraço, Ferreira
www.forumdoferreira.com
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

problema de criaçao Empty Juz a mais

Mensagem  Jose Fernando Qua 02 Dez 2009, 22:39

Boa noite Sr. Ferreira,
Concordo plenamente com a explicaçao por si dada em relaçao á luz, mas por acaso ja crio assim com este sistema há uns anitos e tenho mantido, nao me apercebi de ter passaros em muda fora do tempo Há excepçao dos Goulds.
De qualquer das maneiras obrigado pela dica.
Cumprimentos.
Jose Fernando
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

problema de criaçao Empty Re: problema de criaçao

Mensagem  Rui P Azevedo Qua 02 Dez 2009, 22:43

Boas
Eu também estou de acordo, até porque antes eu criava todo o ano, e agora quando os goulds estao na muda, paro e deixo mais 1 ou 2 meses de repouso para formarem casais e não ficarem stressados, depois chego-lhes o ninho.
Acham que estou a fazer bem?
Rui P Azevedo
Rui P Azevedo

Mensagens : 243
Data de inscrição : 21/11/2009
Localização : Vila do Conde

Ir para o topo Ir para baixo

problema de criaçao Empty Re: problema de criaçao

Mensagem  dionisio Qua 02 Dez 2009, 23:21

queria agradecer a respostas de todos e vou comecar a seguir os vossos conselhos


saudaçoes ornitologicas

obrigado
dionisio
dionisio

Mensagens : 62
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : viana do castelo

Ir para o topo Ir para baixo

problema de criaçao Empty Re: problema de criaçao

Mensagem  Jorge Pinto Qui 03 Dez 2009, 15:28

Boas, vou dar a minha opinião, amigo Dionísio, nesta fase do campeonato não devias ter aumentado o tempo de luz, essas mudanças é que podem fazer com que os pássaros entrem em muda. Tens que tomar uma decisão acerca do que vais fazer antes de começares a criação, pelo menos 2 meses antes, decides quanto tempo de luz vais ter e depois gradualmente vais aumentando até chegares ás horas de luz que queres.
Eu pessoalmente tenho luz das 7:30 até ás 21:30, se é demais? De todo não, acho que é o ideal, quanto mais horas as crias ficarem sem comer pior, e já têm 10 horas para dormir, se eu dormisse 10 horas ficava todo partido, para que é que os pássaros precisam de dormir mais que 10 horas? Chega e sobra.

Outra coisa, disseram que 80% de humidade é elevadíssimo, eu não concordo, se estiver entre os 70% ou 75% acho que é o ideal, mas se estiver a 80% não há problema nenhum, eu ás vezes até tenho mais humidade no meu viveiro e não tenho problemas por causa disso.

Estou totalmente contra a ideia do rui em pôr aquecimento nos pássaros, queremos criar pássaros de exposição fortes e robustos ou queremos criar florzinhas de estufa? Há que fazer opções, o meu viveiro de inverno atinje 5 graus nos dias mais frios, e não é por isso que tenho problemas, os pássaros adaptam-se.

Dionísio, antes de pores os pássaros a criar tens de ver se eles estão bem de saúde, bem alimentados bem mudados, e muito importante, se têm idade suficiente para criarem.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

problema de criaçao Empty Re: problema de criaçao

Mensagem  Rui P Azevedo Qui 03 Dez 2009, 21:22

Boas
é verdade o que estás a dizer Jorge, mas penso que não ha problema nenhum se eu mantiver o anexo onde eles estão, a 20 graus. Ou há?
Rui P Azevedo
Rui P Azevedo

Mensagens : 243
Data de inscrição : 21/11/2009
Localização : Vila do Conde

Ir para o topo Ir para baixo

problema de criaçao Empty Re: problema de criaçao

Mensagem  Jorge Pinto Qui 03 Dez 2009, 23:04

Boas Rui, haver problema ou não é relativo, por um lado os pássaros agradecem porque estão quentinhos, o problema é que os pássros assim não se habituam ás variações de temperatura que são normais, o que vai acontecer é que quando venderes pássaros eles podem morrer por estarem habituados ao aquecimento, se os pássaros se habituarem á temperatura ambiente, mesmo de inverno vais ver que eles se tornam muito mais resistentes.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

problema de criaçao Empty Re: problema de criaçao

Mensagem  Rui P Azevedo Sex 04 Dez 2009, 08:48

Bom dia
Pois la isso é verdade, mas eu so deixo durante a noite, para a temperatura ficar igual à que têm durante o dia, e tenho 2 crias ainda muito novinhas que saem do ninho, e se estiver muito frio morrem assim como ja morreu uma :S
Rui P Azevedo
Rui P Azevedo

Mensagens : 243
Data de inscrição : 21/11/2009
Localização : Vila do Conde

Ir para o topo Ir para baixo

problema de criaçao Empty Re: problema de criaçao

Mensagem  António Ferreira Sex 04 Dez 2009, 17:35

Boa tarde a todos.
Aminha opinião sobre dar-se ou não dar-se aquecimento aos pássaros do Hemisfério Sul, eu dou Very Happy o meu aviário desde que a temperatura desça abaixo dos 21º o aquecimento liga-se.
Vantagens e desvantagens:
Na criação de Diamantes Mandarim, Bengalins do Japão e até de Diamantes Papagaio, D. babetes e D. estrela já os criei no alpendre de entrada da minha casa e embora encolhidos nunca tive problemas, já com os Goulds embora fizessem posturas mas eram mais as mortes que outra coisa e tem lógica, é que destas espécies aqui apresentadas por mim são todas muito activas, portanto alem do período em que dormem são muito acticas comparadas com os Goulds, daí arrefecerem a um ponto de não criarem. Quanto a dizer-se que depois os filhos vêm menos preparados quando transitam para outro dono sem aquecimento, isso não é verdade, já que muitos dos meus goulds vão para criadores sem aquecimento e eles criam, claro dentro de um viveiro, no entanto é como digo, não com o rendimento que deviam dar. Quanto a serem mais debeis e não se apresentarem em condições nos concursos, eu não tenho tido problemas Very Happy
Resumindo, se são aves que criam cá quando faz frio devido ao seu sentido do Hemisfério que tem temperaturas mais elevadas que as nossas, porque não se ha-de dar um clima mais propício Exclamation
Se eles sem aquecimento criam 10 e se com aquecimento criam 100 Exclamation Pois que se lhes dê temperatura Very Happy não quero ter lucro mas pelo menos têm que pagar a alimentação Razz

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

problema de criaçao Empty Re: problema de criaçao

Mensagem  Rui P Azevedo Sex 04 Dez 2009, 19:28

Boa noite
Como o sr Ferreira disse, e bem, se a temperatura a que eles estão sujeitos no seu ambiente natural ronda os 20º, então porque não fornecer-lhes um ambiente parecido? Isso são opções claro, mas na minha opinião, o aquecimento é a melhor opção agora nos dias mais frios Smile
Rui P Azevedo
Rui P Azevedo

Mensagens : 243
Data de inscrição : 21/11/2009
Localização : Vila do Conde

Ir para o topo Ir para baixo

problema de criaçao Empty Re: problema de criaçao

Mensagem  Jorge Pinto Sáb 05 Dez 2009, 00:01

Boas, embora eu tenha opinião contrária, respeito as vossas opiniões, mas como este tópico foi iniciado por um criador de mandarins a pedir ajuda para um problema sobre mandarins, eu como criador de mandarins desaconselho vivamente o uso de aquecimento.

E quanto ao sr Ferreira dizer que não é verdade que os pássaros sentem quando mudam de ambiente, o sr fica na sua que eu fico na minha Smile , pois já vi situações que provaram isso mesmo.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

problema de criaçao Empty Re: problema de criaçao

Mensagem  Sérgio Vieira Sáb 05 Dez 2009, 10:15

Penso que o que jorge falou tem toda a razão por uma razão lógica, por exemplo, se estivermos num ambiente quente umas horas e se mudarmos para outra completamente mais fria vamos sentir e claro que vamos adoecer.

Asim se passa nas aves, muitas das vezes as mesmas vem dos criadores e poucos dias de chegarem a nossa casa morrem e nao sabemos porque uma das razoes principais é o aquecimento que o criador çhe fornecia e que mudou radicalmente.

Em sintese, acho que se as aves se habituarem desde pequenos ao nosso clima em adultas seram muito mais resistentes e estao preparadas para o ambiente normal.


Abraço,
Sérgio Vieira.
Sérgio Vieira
Sérgio Vieira

Mensagens : 152
Data de inscrição : 26/08/2009
Localização : Vila Nova de Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

problema de criaçao Empty Regiao de Residencia

Mensagem  Jose Fernando Sáb 05 Dez 2009, 11:21

Saudaçoes Amigos,
Sr Ferreira e Jorge Pinto pelo que pude ler nas vossas intervençoes acho que têm os 2 razao em relaçao á mudança de ambiente neste caso as diferenças de temperatura.
Segundo percebi o Sr Ferreira reside numa area quente do País julgo que em Terras do Alentejo"Norte" e a nossa Zona de Residencia a minha e a do Jorge Pinto é mais fria no Inverno por isso pelos anos de experiencia que temos os passaros de ambiemte aquecido sofrem problemas sem soluçao"Morte", Dai termos opinioes diferentes e outra coisa que pode estar a acontecer sermos induzidos em erro por outros criadores que nos dizem que nao têm aquecimento e na verdade têm e quando os vamos visitar normalmente isso combina-se de Vespera os aquecedores estao Guardados e os passaros naquele dia estao todos com a "faca" eheheheheheh, ja me aconteceu isso 2 vezes com 2 criadores da zona, quando andava á procura de Goulds.
Espero ter sido esclarecedor.
Cumprimentos para todos.
Jose Fernando
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

problema de criaçao Empty Re: problema de criaçao

Mensagem  António Ferreira Sáb 05 Dez 2009, 15:52

Boa tarde a todos.
Para o Jorge Pinto. Very Happy
Estou a ver não leu o que eu escrevi, pois Exclamation textos grandes que maçada meu, em vez de Mandarins crie Goulds mesmo com a temperatura que têm aí sem aquecimento e logo vê
Para o Sérgio Vieira. Very Happy
Idem aspas, aspas, só acrescento uma coisa, em quanto tempo se faz um Mandarim Exclamation E em quanto tempo se faz um Gould Exclamation pois, não sabe, um mandarim nascido agora em Abril tem a roupagem de adulto e mais 2 meses está pronto a criar, um Gould nascido agora só para fins de Julho está com roupagem de adulto mas mantendo-se jovem e só é adulto quando atingir os 2 anos de idade, portanto se um Gould jovem só é independente no Verão como é que vai apanhar essas mudanças bruscas de temperatura.
Para o Fernando. Very Happy
Vendas Novas,PORTAS do ALENTEJO, fica no Alentejo central fazendo fronteira com a Estemadura e Ribatejo e estando por Auto-estrada a pouco mais de 35 minutos de Lisboa, por infelicidade dos que cá moram em virtude de estar situada no Planalto mais alto do país é frio e por estar a escassos 30km em linha recta do mar em que os ventos cheios de húmidade batem nas dunas e pinheiros sobem e batem no Planalto, nota, planalto, não montanha Very Happy tem um clima desgraçado (é a zona em todo o Portugal onde há mais reumático e doenças associadas)as temperaturas no Inverno mesmo de dia são negativas e no Verão ronda 43º média chegando muitos dias aos 50º, a esta hora 15.30h segundo o termómetro marca 6º com húmidade de 104º
Não tenhas duvidas, quem cria Goulds se não tiver aquecimento criar criam, em 20 casais se tiverem 10 crias já é bem bom e só no principio da época porque ainda a pemperatura é amena.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

problema de criaçao Empty Re: problema de criaçao

Mensagem  Jorge Pinto Sáb 05 Dez 2009, 23:19

Boas.
Para o sr Ferreira:
-essa dos textos grandes e que os jovens não gostam de ler e tal e tal, comigo não "pega" Evil or Very Mad . Se o sr estiver com atenção irá reparar que eu até sou dos que escrevo textos grandes, e o que escrevo é pensado e reflectido, e quanto á leitura não me dou á preguiça, leio com muita atenção tudo o que é postado no fórum.

E já agora, para lhe provar que o sr pode ter alguma razão mas não a tem toda, posso-lhe dizer que o meu pai também cria goulds, não usa nem nunca usou aquecimento, e mesmo assim obtém bons resultados a nível de criação. E não estamos a falar de tirar uns passaritos, estamos a falar de tirar bons pássaros, ainda este ano no ornishow em Gondomar onde a concorrência era forte, ele levou três goulds em classes diferentes e "só" tirou três primeiros, quem quiser pode consultar as classificações.

Por isso sr Ferreira, já está a ver que tudo é relativo, o que para uns é muito bom para outros pode não ser, o que cada criador deve fazer é tentar encontrar métodos que resultem o melhor possível, a partír daí tudo bem Very Happy .

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

problema de criaçao Empty Re: problema de criaçao

Mensagem  Nandes Dom 06 Dez 2009, 09:57

Boas

Meu primo tem Goulds e nunca tem aquecimento e criao muito bem tira em média 4 crias por casal em cada ninhada e nunca teve aquécimento mesmo e os passaros são muito resistentes, pois quem os compra a ele diz que os tem ca fora em viveiros e que crião bem e que nunca morreu nenhum por isso o aquecimento é relativo, as aves são passaros fortes uma vez que nachem sem o tal aquecimento sairão aves com muito mais resistencias e tem facilidades de adapatçao a outros climas por isso tou totalmente de acordo como Jorge Pinto
Nandes
Nandes

Mensagens : 255
Data de inscrição : 14/07/2009
Localização : Guimarães
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

problema de criaçao Empty Re: problema de criaçao

Mensagem  Antonio Pereira Dom 06 Dez 2009, 21:34

Boas Noites

Penso que os diamantes australianos sejam Goulds ou mandarins todos eles apreciam mais o calor que o frio isso é consensual , em minha opinião nós devemos habituar as aves as condições que temos, como alguns sabem eu não crio nem nunca criei Goulds mas vou descrever como um criador meu amigo criava Goulds a cerca de 2 anos: Tinha 4 ou 5 casais de gould numa gaiola com 1,5x1x1 totalmente em rede no tecto uma chapa zincada vários ninhos e o mais insólito da situação voltada a Norte não apanhava sol durante o inverno,a parede onde estava encostada a gaiola ficava toda verde da humida, eu se não visse dificilmente iria acreditar. Aguentavam-se muito bem e criava cerca de 30 por ano sem amas.
As temperaturas em Beja no Inverno rondam muitas vezes os zero na noite e os 5/6 graus durante o dia
A produção não é muito elevada pois com 5 casais há quem consiga tirar muito mais.
Eu acho que quem quiser maior rentabilidade nas criações tem de ter os casais separados ( selecção adequada)e melhores condições que estas que descrevi , o que não me parece muito dificil.

António Pereira
Antonio Pereira
Antonio Pereira

Mensagens : 298
Data de inscrição : 22/11/2008
Localização : Beja
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos