Fórum dos Exóticos
problema na criação de goulds Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
problema na criação de goulds Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

problema na criação de goulds

+4
João Martinho
Luís Lourenço
joao_z
filipeneves
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

problema na criação de goulds Empty problema na criação de goulds

Mensagem  filipeneves Seg 17 Dez 2012, 01:21

boa noite.

À uns meses comprei um casal de goulds, que já andava á bastante tempo para comprar, li e re-li tudo o que encontrei sobre eles e pensei que já estava preparado para ter algum sucesso na sua criaçao mas enganei-me!

O criador que me os vendeu disse que apenas o desparazitava e lhe dava anima strath uma vez por mês.

Passado algum tempo de adquirir os goulds vi a fêmea embolada, tinha um ovo preso que eu tirei, comprei o calci-lux mas a fêmea passado uns dias morreu, voltei a comprar outra fêmea ao mesmo criador, dava-lhe o calci-lux e vitangol na papa mas mesmo assim a fêmea voltou a ficar com o ovo preso, dei-lhe zooserine, o ovo saiu mas passado poucos dias morreu também.

Voltei a comprar outra fêmea na exposição em cernache, dei-lhe Ad3ec da avizoon, começou a postura, meteu 3 ovos e desde ontem que lhe vejo a coala bastante inchada, tenho quase a certeza que tem o ovo preso também, a minha duvida é a seguinte: dou-lhe o zoozerine? meto azeite ou água com sal e tento tirar o ovo? é que em qualquer destas hipoteses já me morreram fêmeas e eu tenho bastante medo que volte a acontecer. o que será que estou a fazer mal?

A gaiola está numa sala ao pé da cozinha está em frente a uma janela, mas não apanham o sol directamente, comem petcup profissional, papa da whitte molen, têm grit, osso de choco, carvão e casca de ovo sempre disponivel.

peço desculpa pelo meu testamento mas achei importante contar a historia toda pois não consigo perceber o que se está a passar e tenho esperanças que alguem me consiga ajudar.

Cumprimentos, Filipe Neves

filipeneves
filipeneves

Mensagens : 15
Data de inscrição : 07/12/2011
Localização : Alvaiázere

Ir para o topo Ir para baixo

problema na criação de goulds Empty Re: problema na criação de goulds

Mensagem  joao_z Seg 17 Dez 2012, 10:20

É um pouco estranho o que te está a acontecer são só as fêmeas que morrem? Tens a papa em muita quantidade? As aves podem estar a engurdar demasiado.
Eu pessoalmente não uso WM já usei e não me dei bem!
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

problema na criação de goulds Empty Re: problema na criação de goulds

Mensagem  filipeneves Seg 17 Dez 2012, 11:21

boas, sim apenas acontece apenas ás fêmeas, o macho foi sempre o mesmo, ela esta noite meteu o 4º ovo, mas hoje ainda parece pior que ontem, está com a cauda a abanar para cima e para baixo como se estivesse a fazer força. Não sei o que fazer para que ela não morra.

Quanto à papa eles comem muito pouco, dou apenas a quantidade para um ou dois dias.

filipeneves
filipeneves

Mensagens : 15
Data de inscrição : 07/12/2011
Localização : Alvaiázere

Ir para o topo Ir para baixo

problema na criação de goulds Empty Re: problema na criação de goulds

Mensagem  joao_z Seg 17 Dez 2012, 11:23

Não sei que te diga, aguarda e pode ser que alguém te dê uma dica a mim nunca me aconteceu tal coisa!

Por acaso as outras tinham a coloaca suja? Estavam muito gordas?
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

problema na criação de goulds Empty Re: problema na criação de goulds

Mensagem  filipeneves Seg 17 Dez 2012, 12:05

as duas primeiras não estavam gordas apenas metiam o primeiro ovo que tinha a casca mole e passados 1 ou 2 dias morriam, a coala não estava suja. Quanto à fêmea que tenho agora também não tem a coala suja quanto à gordura também não me parece estar gorda..
filipeneves
filipeneves

Mensagens : 15
Data de inscrição : 07/12/2011
Localização : Alvaiázere

Ir para o topo Ir para baixo

problema na criação de goulds Empty Re: problema na criação de goulds

Mensagem  Luís Lourenço Seg 17 Dez 2012, 17:44

Boas,

A mim parece-me que as fêmeas morreram devido a não terem cálcio suficiente na sua dieta, ou então não conseguiram absorver o cálcio.
Não me parece que seja um problema de gordura, aliás durante a postura até ajuda, sem exageros é claro.

Eu sugeria deixar a papa com o cálcio e a vitamina D sempre disponível para evitar que as fêmeas morram desta maneira.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

problema na criação de goulds Empty Re: problema na criação de goulds

Mensagem  filipeneves Seg 17 Dez 2012, 18:21

desde ontem que têm o calci-lux na água e o vitangol na papa, o problema é que ela agora não está a comer papa, pelo menos que eu veja.

e quanto a esta fêmea? ontem tinha o ovo preso que meteu durante a noite, hoje deve de ter outro porque esstá bastante embolada. não sei se heide dar o zoozerine ou se meta um pouco de azeite na coala.

esta fui a unica postura que tive de goulds, o macho é que choca durante o dia e a noite passada quando cheguei a casa o macho estava no poleiro com ela, se os ovos estiverem galados provavelmente já morreram os embriões, digo eu.

obrigado pela vossa disponibilidade para me dar uma ajudinha.
filipeneves
filipeneves

Mensagens : 15
Data de inscrição : 07/12/2011
Localização : Alvaiázere

Ir para o topo Ir para baixo

problema na criação de goulds Empty Re: problema na criação de goulds

Mensagem  João Martinho Seg 17 Dez 2012, 22:13

não morrem assim de um dia para o outro ..tem calma..não tens bengalins do japão para servirem de amas?

quanto ao ovo, isso é muito estranho, começo a duvidar se se trata mesmo de ovo preso, pois penso ter sido coincidência a mais ter acontecido com 3 femeas..
de qulquer maneira em situações dessas deves fazer o seguinte:
coloca uma panela pequena (um fervedor de leite ) ao lume com água. quando a água começar a ferver arragas na ave e colocas por cima do fervedor para que apanhe com a evaporação da água quente, desta maneira o calor dilata a cloaca da femea e ela expele o ovo na hora , por isso deves meter a outra mão por baixo para apanhares o ovo e evitar que se parta. já fiz isto com canários e deu resultado..

outra dúvida pessoal, será que o ovo preso tem haver com falta de cálcio? desculpem a minha ignorância mas penso que uma femea pode ter boas reservas de cálcio no organismo e mesmo assim ficar com o ovo preso.

como disse não sei se isso que está a acontecer contigo é mesmo ovo preso ou não, de qualquer forma é mesmo assim, os goulds são muito sensíveis e difíceis de manter.. espero que tenhas sorte.

outra pergunta, passado quanto tempo de os teres comprado é que eles começaram a criar? se calhar devias ter-los algum tempo a ter uma alimentação correcta e hambientarem-se para que quando entrem no período de criação terem a energia suficiente para atravessar essa fase desgastante sem dificuldades..

espero ter ajudado , boa sorte
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

problema na criação de goulds Empty Re: problema na criação de goulds

Mensagem  Luís Lourenço Seg 17 Dez 2012, 22:58

Se a fêmea tiver uma deficiência de cálcio, na postura o cálcio que ela usa para o ovo é o cálcio do sangue e ossos, daí ficar assim como o Filipe descreveu.

E volto a frisar, os goulds não são nada sensíveis e difíceis de manter, mas há que saber a quem comprar.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

problema na criação de goulds Empty Re: problema na criação de goulds

Mensagem  João Martinho Seg 17 Dez 2012, 23:02

Luís Lourenço escreveu:Se a fêmea tiver uma deficiência de cálcio, na postura o cálcio que ela usa para o ovo é o cálcio do sangue e ossos, daí ficar assim como o Filipe descreveu.

sim agora estou a ver o ponto de vista , és capaz de ter razão
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

problema na criação de goulds Empty Re: problema na criação de goulds

Mensagem  joao_z Ter 18 Dez 2012, 08:14

O Luís tem toda a razão não me ocorreu tal pormenor uma vez que referiste que estavas a dar calcio Razz.
A meu ver devia primeiro fortalecer a fêmea antes de as colocar a crias!
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

problema na criação de goulds Empty Re: problema na criação de goulds

Mensagem  Convidado Ter 18 Dez 2012, 10:44

Luís Lourenço escreveu:
E volto a frisar, os goulds não são nada sensíveis e difíceis de manter, mas há que saber a quem comprar.

E depois sabê-los manter também, não é difícil mas têm necessidades mínimas.
Como disse o Luis há uma probabilidade grande de o problema ser uma defecinênciac nas reservas de cálcio, seja ou não esse o problema, a administração do mesmo só será benéfica, pelo que tentar não custa...
Boa sorte com as aves Very Happy

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

problema na criação de goulds Empty Re: problema na criação de goulds

Mensagem  filipeneves Ter 18 Dez 2012, 11:58

Antes de mais muito obrigado pela ajuda de todos.

quanto à manutenção dos meus goulds, estão num daqueles viveiros duplos para canários, dou petcup profissional, mudo a água todos os dias, ainda têm grit, osso de choco, carvão, e casca de ovo.

de vez em quando dava o calci-lux, a semana passada comprei fertizoon e dei-lho pois pelo que percebi tem a vitamina D3 que ajuda a fixar o calcio, ela meteu os 3 primeiros ovos sem problema nenhum, no 4º teve mais dificuldade, e o 5º é que não está mesmo a querer sair, ja meti azeite, água com sal, ja fiz isso dos vapores, mas nada ajudou, tenho medo de tentar tirar o ovo porque posso fazer mal e ela ainda ganha alguma infecção.

tenho o zoozerine cá em casa, não sei se lhe o heide dar.

pelo que eu percebi o problema está na assimilação do cálcio, será que se eu lhe der COLINA que ajuda?

o problema é que ela se safar desta vez o mais provavel é que volte a acontecer e eu não sei o que fazer mais..

Mais uma vez muito obrigado pela vossa ajuda, cumprimentos
filipeneves
filipeneves

Mensagens : 15
Data de inscrição : 07/12/2011
Localização : Alvaiázere

Ir para o topo Ir para baixo

problema na criação de goulds Empty Re: problema na criação de goulds

Mensagem  filipeneves Ter 18 Dez 2012, 12:25

A minha gould já meteu o 5º ovo, já parece estar um pouco mais "animada"
filipeneves
filipeneves

Mensagens : 15
Data de inscrição : 07/12/2011
Localização : Alvaiázere

Ir para o topo Ir para baixo

problema na criação de goulds Empty Re: problema na criação de goulds

Mensagem  Luís Lourenço Ter 18 Dez 2012, 18:05

A razão das aves ficarem assim é mesmo falta de cálcio.
Não basta dar apenas o cálcio, se não tiverem contacto com a luz solar direta e/ou sem vitamina D, o cálcio não é absorvido.

Nunca dei colina às minhas aves por isso não posso dizer que seja ou não benéfico, mas penso que não.
O carvão absorve todos os suplementos que damos às aves, ou seja, darmos suplementos e carvão é a mesma coisa que não darmos nada.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

problema na criação de goulds Empty Re: problema na criação de goulds

Mensagem  filipeneves Ter 18 Dez 2012, 19:02

existe alguma vitamina D que dê para admistrar na água? eu dou o vitangol na papa mas eles não a comem.

quanto ao carvão não sabia mesmo, obrigado
filipeneves
filipeneves

Mensagens : 15
Data de inscrição : 07/12/2011
Localização : Alvaiázere

Ir para o topo Ir para baixo

problema na criação de goulds Empty Re: problema na criação de goulds

Mensagem  Luís Lourenço Ter 18 Dez 2012, 19:19

Não conheço nenhum suplemento que contenha apenas vitamina D, normalmente encontra-se em multivitamínicos juntamente com as vitaminas A e E.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

problema na criação de goulds Empty Re: problema na criação de goulds

Mensagem  filipeneves Ter 18 Dez 2012, 19:34

tenho cá em casa o ad3ec da avizoon, será que se o alternar com o calcilux o meu problema fica resolvido?
filipeneves
filipeneves

Mensagens : 15
Data de inscrição : 07/12/2011
Localização : Alvaiázere

Ir para o topo Ir para baixo

problema na criação de goulds Empty Re: problema na criação de goulds

Mensagem  RC Ter 18 Dez 2012, 22:38

Já reparaste se a fêmea está gorda? Em caso afirmativo acontece muito ter dificuldades na expulsão do ovo.
Quanto ao AD3E. Não deves administrar aos Goulds por causa do excesso e vitamina A que possui, intoxicando os mesmos. Não quer dizer que notes no imediato, mas a médio prazo ............... já eram.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

problema na criação de goulds Empty Re: problema na criação de goulds

Mensagem  filipeneves Ter 18 Dez 2012, 22:46

boas, a fêmea não está gorda, quanto ao AD3E já lhe o dei durante uns 4 ou 5 dias, não sabia disso :s
filipeneves
filipeneves

Mensagens : 15
Data de inscrição : 07/12/2011
Localização : Alvaiázere

Ir para o topo Ir para baixo

problema na criação de goulds Empty Re: problema na criação de goulds

Mensagem  Luís Lourenço Ter 18 Dez 2012, 22:53

RC escreveu:Quanto ao AD3E. Não deves administrar aos Goulds por causa do excesso e vitamina A que possui, intoxicando os mesmos. Não quer dizer que notes no imediato, mas a médio prazo ............... já eram.

Isso é daquelas coisas que se dizem, nunca se provou tal coisa.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

problema na criação de goulds Empty Re: problema na criação de goulds

Mensagem  Bruno Alexandre Ter 08 Jan 2013, 19:28

Boa noite, gostaria de deixar aqui a minha ajuda.
Atenção ao calcilux, o calcilux contem componentes estraídos do leite em que os goulds não suportam. Evil or Very Mad
Sujiro que utilize outras fontes de cálcio, como grit, casca de ostra, osso de choco e existem outros suplementos de cálcio que não extraídos de leite.
Deve-se evitar ao máximo a vitamina A pois ela é toxica para os goulds, será mais aconselhável complexo B.
A vitamina D, para a fixação do cálcio, encontra-se no óleo de figado de bacalhau, existe o vigantol e tem se mostrado bastante eficaz.
O problema que o amigo tem tido com as fêmeas para mim é sem dúvida do calcilux.

abraço.
Bruno Alexandre
Bruno Alexandre

Mensagens : 129
Data de inscrição : 07/01/2013
Localização : Guimarães
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

problema na criação de goulds Empty Re: problema na criação de goulds

Mensagem  Luís Lourenço Ter 08 Jan 2013, 20:01

Boa noite,

Bruno Alexandre escreveu:Atenção ao calcilux, o calcilux contem componentes estraídos do leite em que os goulds não suportam. Evil or Very Mad
Sujiro que utilize outras fontes de cálcio, como grit, casca de ostra, osso de choco e existem outros suplementos de cálcio que não extraídos de leite.

Não fazia ideia que o calcilux contem componente extraídos do leite, sendo assim não só pode fazer mal aos goulds como às restantes aves, pois leite é para mamíferos.

Bruno Alexandre escreveu:Deve-se evitar ao máximo a vitamina A pois ela é toxica para os goulds, será mais aconselhável complexo B.

A vitamina A e vitamina B são duas coisas diferentes, cada uma tem um papel no organismo.
Na Erythrura 2012 houve uma sessão realizada por um membro deste fórum (Ricardo Pereira) e um dos temas foi a nutrição, nessa sessão este tema da toxicidade da vitamina A foi abordado e a conclusão a que se chegou foi que não existem dados que comprovem que a vitamina A é toxica para os goulds.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

problema na criação de goulds Empty Re: problema na criação de goulds

Mensagem  Bruno Alexandre Ter 08 Jan 2013, 22:25

Boa noite Luis Lourenço

Fala-se muito da vitamina A que é toxica para os goulds, dis-se que no meio ambiente de onde eles vivem, esta é desprovida, claro que tambem não consigo provar, há relatos de criadores experientes que o dizem.
Claro que pessoalmente tambem tenho certas dúvidas que na natureza deles seja impossível a encontrar.
Quanto ao calcilux, já não é o primeiro relato que me deparo, e com o mesmo problema.

Cumprimentos
Bruno Alexandre
Bruno Alexandre
Bruno Alexandre

Mensagens : 129
Data de inscrição : 07/01/2013
Localização : Guimarães
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

problema na criação de goulds Empty Re: problema na criação de goulds

Mensagem  Pedro.Filipe Ter 08 Jan 2013, 23:16

Eu já crio há 4 anos e pelo menos 2 vezes por mês dou calcilux misturado com omni vit que tem vitamina d para fixar o cálcio e nunca tive prblemas. Se calhar tenho tido sorte. Fora da época de criação não dou, só mesmo na altura de criação como fonte complementar de cálcio.
Pedro.Filipe
Pedro.Filipe

Mensagens : 406
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Ponta Delgada - S. Miguel - Açores
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos