Fórum dos Exóticos
Problema criação mandarins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Problema criação mandarins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problema criação mandarins

3 participantes

Ir para baixo

Problema criação mandarins Empty Problema criação mandarins

Mensagem  ivan.simao Qui 30 Dez 2010, 01:56

Boa noite, sou user assiduo neste forum, pois a experiencia demonstrada por alguns users ajuda-me bastante, por isso decidi colocar aqui o meu problema, que é o seguinte, tenho um casal de Mandarins desde Julho, mandarins ja adultos. No entanto já perdi a conta das vezes que o casal me faz isto, mas acontece que a femea faz a postura toda bem, os ovos estão cheios, ficam escuros, mas chegam os ultimos dias de choco quando faltam entre 4 dias a uma semana, ela abandona o ninho, com os ovos escuros, chega a fazer posturas de 5 ovos, todos cheios mas acontece isto.

Em cada postura desde julho que altero o ninho, ja lhe dei 2 ninhos diferente, ninho fechado em Bamboo, e o ninho de plastico (PVC) aqueles mais utilizados, de cor castanha. Ja lhe forneci materiais diferentes, mas nao encontro solução para este problema.

Assim sendo estou a pensar em duas alternativas:

1 - Trocar os ovos com bengalins que me tiram crias.
2- Trocar casais de Mandarins.

Devo frisar que tambem utilizo tratamentos (fertizoon, FP 20/20, Complexo B, Avizoon)

Penso que por falta de vitaminas nao será.


Obrigado

Cumprimentos

ivan.simao

Mensagens : 32
Data de inscrição : 23/02/2010
Localização : Alhos Vedros,Moita,Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Problema criação mandarins Empty Re: Problema criação mandarins

Mensagem  Jose Fernando Qui 30 Dez 2010, 08:57

Olá Ivan,
parece que tens um problema sério, se realmente a femea abandona o ninho pode ser por estar doida por recomeçar o ciclo outra vez(cio).
Ou então haver alguma coisa que a assuste levando a abandonar o ninho, por exemplo o andar sempre a mexer no ninho ou então algum barulho ou mesmo animal.
Podes tentar criar com os bengalins ou entao trocar a femea como mesmo o sugeriu.
è pena criar mandarins nos bengalins, os mandarins normais normalmente criam a sua prole, os Selecionados é que são mais dificieis, uns casais sao excelentes reprodutores outros já sao mais preguiçosos.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema criação mandarins Empty Re: Problema criação mandarins

Mensagem  ivan.simao Qui 30 Dez 2010, 11:35

POis, eu acho que sei do que foi o problema, é que o meu pai tinha por norma todas as semanas aspirar a bancada, e a gaiola esta em cima de uma bancada, e ele apenas passava com o "cano" do aspirador por baixo do ninho com o objectivo de aspirar a bancada, e eu a avisa-lo sempre que a ave me abandonaria o ninho com medo. No entanto esse pode ser um facto, mas antigamente as aves estavam noutro sitio sem pertubação e ela fazia o mesmo, vou lhe dar mais uma oportunidade, ela ja anda de volta do ninho outra vez.

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos

ivan.simao

Mensagens : 32
Data de inscrição : 23/02/2010
Localização : Alhos Vedros,Moita,Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Problema criação mandarins Empty Re: Problema criação mandarins

Mensagem  Ian Seg 17 Jan 2011, 06:00

Bom . Concordo com q o José disse. Eis um caso difícil , você pode tentar também separa-los um pouco na divisória por uns dias para tentar " estiga-los" a ter as crias . Quanto ao aspirador pode ser também o problema.
Como dito pelo José , alguns Sao ótimos reprodutores e outros nao, tenho 2 casais adiquiridos no mesmo mês, um casal já teve 4 posturas e 2 ninhadas, o outro sob fica de namorico e a fêmea nao pôs um ovo se quer . Eis um bom exemplo de que nem spre êh tão fácil assim tirar crias , as vezes complica mesmo.
Vai fazendo tudo certinho, com calma e bastante paciência . Caso se canse tente as outra alternativas citadas por você próprio , também podem dar certo .

Espero ter ajudado,Qualquer coisa estamos aí , o que tiver ao meu alcance sempre estarei esclarecendo .
Grande Abraco a todos . cheers

Ian

Mensagens : 5
Data de inscrição : 17/01/2011
Localização : Niteroi - Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos