Fórum dos Exóticos
Ovos de Mandarins [Ajuda urgente] Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Ovos de Mandarins [Ajuda urgente] Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ovos de Mandarins [Ajuda urgente]

5 participantes

Ir para baixo

Ovos de Mandarins [Ajuda urgente] Empty Ovos de Mandarins [Ajuda urgente]

Mensagem  RobertoC Sex 15 Fev 2013, 23:50

tenho um casal de mandarins com 5 crias...e retirei o ninho ja a quase 1 semana, hoje vi o macho a galar, o problema agora é: a femea ta a meter os ovos no fundo da gaiola :/ que façoo?

cumprimentos
RobertoC
RobertoC

Mensagens : 209
Data de inscrição : 11/04/2012
Localização : Évora
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Mandarins [Ajuda urgente] Empty Re: Ovos de Mandarins [Ajuda urgente]

Mensagem  paulinho88 Sáb 16 Fev 2013, 00:10

SSepara as crias e põe la o ninho outra vez, com o ovo é claro, se não eles vão continuar e fazer ninho mesmo jo chão.
paulinho88
paulinho88

Mensagens : 350
Data de inscrição : 21/12/2012
Localização : Costa da Caparica
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Mandarins [Ajuda urgente] Empty Re: Ovos de Mandarins [Ajuda urgente]

Mensagem  RobertoC Sáb 16 Fev 2013, 00:13

ha outro problemaaa eles nao comem ainda sozinhos : (
RobertoC
RobertoC

Mensagens : 209
Data de inscrição : 11/04/2012
Localização : Évora
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Mandarins [Ajuda urgente] Empty Re: Ovos de Mandarins [Ajuda urgente]

Mensagem  RobertoC Sáb 16 Fev 2013, 11:11

e eu precisava mesmo de saber o q fazer
RobertoC
RobertoC

Mensagens : 209
Data de inscrição : 11/04/2012
Localização : Évora
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Mandarins [Ajuda urgente] Empty Re: Ovos de Mandarins [Ajuda urgente]

Mensagem  paulinho88 Sáb 16 Fev 2013, 11:20

Eu não devo ser o melhor para te responder, mas falo pela minha experiencial,. uma criação de bengalins depois de saírem do ninho estiveram 2 semanas e separei-os,. tive foi de tapar as vistas para as crias não verem os pais. e safaram-se bem.
Tenta as por numa gaiola com 1 ou 2 pássaros adultos que eles ajudam na alimentação.
Junta espiga de painço que desperta o apetite para começarem a comer.
Também podes dar uma fervura nas sementes (ficam mais moles) e pões num recipiente de chão para eles comerem num em que eles entrem mesmo lá para dentro.

P.S.
Se estiver a dizer alguma asneira alguém mais experiente que me corrija
paulinho88
paulinho88

Mensagens : 350
Data de inscrição : 21/12/2012
Localização : Costa da Caparica
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Mandarins [Ajuda urgente] Empty Re: Ovos de Mandarins [Ajuda urgente]

Mensagem  Jorginho Sáb 16 Fev 2013, 12:55

Se eles ainda não comem, não será a melhor opção separá-los, com o devido respeito à opinião do amigo Paulo, mas pode facilmente arriscar-se a perder as crias. O melhor seria meter dois ninho um para as crias pernoitarem e outro para os pais.

No meu caso as crias quando saíram do ninho, eu não tirei apenas limpei e voltei a meter e elas nas primeiras noites dormiram no ninho mas dai em diante dormiram cá fora, e posso dizer que estão no exterior, e não tive problemas (baixas).
Jorginho
Jorginho

Mensagens : 319
Data de inscrição : 30/12/2010
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Mandarins [Ajuda urgente] Empty Re: Ovos de Mandarins [Ajuda urgente]

Mensagem  RobertoC Sáb 16 Fev 2013, 14:08

vou fazer isso entao, meter 2 ninhos, mas ha outra coisa, eu queria tirar uma postura desta femea que tenho com os pequenos mas era com outro macho :/ o que devo fazer? eu nao tava a querer que ela fizesse nova postura com este macho pois ja tenho 4 criaçoes deste e queria juntar outro
RobertoC
RobertoC

Mensagens : 209
Data de inscrição : 11/04/2012
Localização : Évora
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Mandarins [Ajuda urgente] Empty Re: Ovos de Mandarins [Ajuda urgente]

Mensagem  Jorginho Sáb 16 Fev 2013, 18:02

Amigo, se não quer tirar mais posturas com esse macho, pode então deixar ficar sem ninhos e quando as crias se alimentarem, você separa-as e troca o macho. se entretanto a fêmea continuar a por ovos no chão vá tirando que ela para de pôr.
Jorginho
Jorginho

Mensagens : 319
Data de inscrição : 30/12/2010
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Mandarins [Ajuda urgente] Empty Re: Ovos de Mandarins [Ajuda urgente]

Mensagem  pedro guerreiro Sáb 16 Fev 2013, 18:48

eu ja ouvi dizer que a especies de exoticos mandarins e bengalins que alimentam as crias enquanto metem outra postura e que as proprias crias depois ajudam a criar os irmaos mais novos
pedro guerreiro
pedro guerreiro

Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/12/2012
Localização : Sintra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Mandarins [Ajuda urgente] Empty Re: Ovos de Mandarins [Ajuda urgente]

Mensagem  João Martinho Dom 17 Fev 2013, 00:42

pedro guerreiro escreveu:eu ja ouvi dizer que a especies de exoticos mandarins e bengalins que alimentam as crias enquanto metem outra postura e que as proprias crias depois ajudam a criar os irmaos mais novos
alguns casos sim, isso acontece mas não devemos deixar que isso aconteça até porque principalmente nos mandarins, um dia os pais podem-se passar da cabeça e desatar á pancada aos filhos na tentativa de os expulsar.

Esta dúvida do que fazer com os filhos que ainda não comem sozinhos e estão a atrapalhar uma nova postura dos pais está muito falada já noutros tópicos aqui no fórum.

A opção que podemos ter face a este problema é muito versátil..nunca existe uma opção correcta, cada caso é um caso. Existem casos que colocar um ninho ao lado é solução pois os mais novos vão para lá dormir e não incomodam o ninho dos pais mas nem sempre acontece e ás vezes eles preferem continuar a usar o ninho dos pais.

Assim que as crias saem do ninho devemos logo começar a meter sementes no chão em vários comedouros para que elas sejam logo incentivados a aprender a comer principalmente ao observar os pais.

Como o Paulo disse, podemos também colocar as crias juntas numa gaiola separada junto com outro pássaro adulto e eles logo aprende a comer também ao observá-lo a comer..

O principal problema nesta fase da vida das crias não é só o facto de saberem ou não comer.
nos primeiros dias que saem do ninho, principalmente em dias mais frios, elas precisão de dormir no ninho para se aquecerem até porque a plumagem não está totalmente desenvolvida nos primeiros dias que saem do ninho, e podem morrer de frio. Aliás ás vezes algumas crias saem do ninho (ou caem mesmo) quando já têm plumagem quase completa mas depois ficam no chão da gaiola e não conseguem voltar ao ninho, pelo que devemos sempre á noite verificar se alguma cria está no chão para a colocar no ninho. Já me aconteceu por exemplo uma cria sair do ninho e á noite não conseguir voltar á noite, e quando a coloquei novamente no ninho, demorou mais alguns dias para sair, pois na verdade tinha saído antes do tempo.. mas já estou a fugir do tema..

para quem tem possiblidade sem dúvida nenhuma a opção seria colocar mais outro ninho e separar os filhos dos pais através de uma grade para que os pais os possam alimentar por entre as grades, não esquecendo também colocar os comedouros no chão das crias para que também comecem a aprender
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Mandarins [Ajuda urgente] Empty Re: Ovos de Mandarins [Ajuda urgente]

Mensagem  RobertoC Dom 17 Fev 2013, 23:13

obrigado pelas opinioes caros amigos cheers
RobertoC
RobertoC

Mensagens : 209
Data de inscrição : 11/04/2012
Localização : Évora
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos