Fórum dos Exóticos
Ovos de Gould Urgente Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Ovos de Gould Urgente Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ovos de Gould Urgente

5 participantes

Ir para baixo

Ovos de Gould Urgente Empty Ovos de Gould Urgente

Mensagem  jorge_msousa Qui 18 Out 2012, 15:14

Boa tarde,
Vi hoje que os meus dois casais estão a por ovos e não sei o que fazer, andei a pesquisar mas há tantas teorias que agora que chegou a hora de agir bloqueei. Um dos casais já pôs 2 ovos e o outro 1
Tenho três casais (sendo que um deles são seguramente dois machos) de bengalins disponíveis, contudo, não estão a por ovos mas dormem no ninho e passam lá muito tempo. Mas será que pondo lá ovos eles os chocam?
Um dos casais de goulds que já pôs 2 ovos, está praticamente sempre no ninho, os outros dois são vistos mais regularmente cá fora...
O que me aconselham; troco os ovos por ovos falsos à medida que eles vão pondo?
Junto os ovos e quando os tiver todos coloco-os nos bengalins?
Por favor digam-me qq coisa, pois pelo menos num dos ninhos, os ovos, ou pelo menos um, já deve estar lá desde ontem e tenho medo de fazer asneira.

Obrigado
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Gould Urgente Empty Re: Ovos de Gould Urgente

Mensagem  Carlos S. Qui 18 Out 2012, 15:42

Já alguma vez parou para pensar em deixar os ovos nos goulds?
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Gould Urgente Empty Re: Ovos de Gould Urgente

Mensagem  jorge_msousa Qui 18 Out 2012, 15:48

Carlos S. escreveu:Já alguma vez parou para pensar em deixar os ovos nos goulds?

Isso era o ideal, mas sei que é muito difícil...
Ainda há pouco fui ver e estavam todos cá fora...
Quererá dizer que não os vão chocar ou poderão estar à espera que termine a postura?
O que me aconselha a fazer?
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Gould Urgente Empty Re: Ovos de Gould Urgente

Mensagem  Carlos S. Qui 18 Out 2012, 15:50

Claro que não é facil.
Mas torna-se impossivel quando nao se tenta...
Normalmente as aves so começam a chocar depois do 3º ovo, mas isto nao é nada regular, tenho casais de gould que so começam a chocar no fim das posturas normalmente de 5\6 ovos.
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Gould Urgente Empty Re: Ovos de Gould Urgente

Mensagem  picamilho Qui 18 Out 2012, 15:51

Olá

O dificil não é impossivel, pelo menos tente criar directo.
Em principio só começamo choco no fim da postura de 6 ou 8 ovos.

picamilho
picamilho

Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/03/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Gould Urgente Empty Re: Ovos de Gould Urgente

Mensagem  jorge_msousa Qui 18 Out 2012, 15:52

Carlos S. escreveu:Claro que não é facil.
Mas torna-se impossivel quando nao se tenta...
Normalmente as aves so começam a chocar depois do 3º ovo, mas isto nao é nada regular, tenho casais de gould que so começam a chocar no fim das posturas normalmente de 5\6 ovos.

E quanto aos bengalins, não os usa?
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Gould Urgente Empty Re: Ovos de Gould Urgente

Mensagem  jorge_msousa Qui 18 Out 2012, 15:53

picamilho escreveu:Olá

O dificil não é impossivel, pelo menos tente criar directo.
Em principio só começamo choco no fim da postura de 6 ou 8 ovos.


Obrigado
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Gould Urgente Empty Re: Ovos de Gould Urgente

Mensagem  Carlos S. Qui 18 Out 2012, 15:56

Apenas uso quando os diamantes nao criam, ou quando estou muito interessado em ter aves dessa linhagem no plantel.
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Gould Urgente Empty Re: Ovos de Gould Urgente

Mensagem  jorge_msousa Qui 18 Out 2012, 15:58

Então aconselham-me a não fazer nada, nem trocar os ovos por falsos?
Obrigado
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Gould Urgente Empty Re: Ovos de Gould Urgente

Mensagem  Carlos S. Qui 18 Out 2012, 15:59

Nas primeiras posturas, mais propriamente ate a 3º postura aconselho a deixar as aves ao natural e ver se elas criam.
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Gould Urgente Empty Re: Ovos de Gould Urgente

Mensagem  jorge_msousa Qui 18 Out 2012, 16:02

Ok,
vou-me tentar conter e ficar quietinho
Obrigado pela ajuda
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Gould Urgente Empty Re: Ovos de Gould Urgente

Mensagem  Ricardo Garção Qui 18 Out 2012, 16:38

Boa tarde Sr. Jorge Sousa,

Espero poder ajudar na sua dúvida a tentar conter-se e ficar quietinho com estas fotografias de casais novos (de 2012) que tenho a chocar e que também já tenho alguns que estão a criar os seus próprios filhotes, para ver se lhes dá umas hipóteses e se confia nos casais que você tem agora de inicio.

Ovos de Gould Urgente Sdc19070

Ovos de Gould Urgente Sdc19010

Ovos de Gould Urgente Gouldfmeachoco

Ovos de Gould Urgente 46542_422126441181996_1021473828_n

Ovos de Gould Urgente 560561_422126604515313_1726478064_n
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Gould Urgente Empty Re: Ovos de Gould Urgente

Mensagem  jorge_msousa Qui 18 Out 2012, 19:04

De facto é outra coisa, parabéns!
Vamos ver se consigo ter a mesma sorte...
Obrigado

Nota: nenhum dos casais dorme no ninho, é normal?
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Gould Urgente Empty Re: Ovos de Gould Urgente

Mensagem  RC Qui 18 Out 2012, 22:05

Vamos lá ver se me faço entender:

Quando um casal inicia a postura, por vezes o macho fica durante o dia após o 3.º ovo, não para os chocar os ovos, mas para vigiar e os ir voltando para que o seu interior não fique afetado por estar sempre na mesma posição.
Outros, a fêmea só lá vai por os ovos e só os começa a chocar após o fim da postura.
Podes ver também alguns em que estão os dois dentro do ninho, durante o dia, pois é lá que eles galam e namoram e não cá fora como muitos pensam ao ver o macho aos saltos.
Há um pouco de tudo e os casais não são todos iguais.

Quanto à postura, os Goulds jovens (menos de 1 ano) geralmente têm um problema, aquando da eclosão dos ovos ficam stressados por verem algo novo e não saberem o que fazer com as crias. Normalmente o primeiro instinto é atira-los fora do ninho. Se estivermos por perto e atentos ainda podemos coloca-los novamente lá dentro as vezes que forem necessárias para eles verificarem que são seus filhos e tratarem deles. Caso contrário é morte na certa. Ainda há outros que não os alimentam, exatamente pelo mesmo motivo explicado anteriormente.

Quem tem paixão pelas aves e não anda nisto por negócio, é deixar no primeiro ano ver como se comportam os casais durante as posturas. Já se sabe que vai haver dissabores, mas faz parte do hobbie.
Normalmente no segundo ano já são mais adultos e em principio se os casais forem compatíveis já o sucesso poderá ser maior.

Por vezes existe aquela ideia inicial de ter por exemplo 5 casais de Goulds e ter de arranjar logo 3 vezes mais casais de Bengalins para suprir as necessidades dos Goulds, sem lhes dar a possibilidade de se manifestarem como bons ou maus reprodutores.

Quanto ao teu caso, para poderes tentar que sejam os próprios pais a criar, aconselho-te a não andares a mexer no ninho para ver os ovos, pois são mais desconfiados que os Bengalins. Já sabes quando iniciaram a postura. A partir desse dia contas 15 dias e aproveitando que estejam os dois fora do ninho verificas se estão galados com um mira ovos (caneta com uma luz led na ponta) e caso estejam é só esperar pelo dia da eclosão. Caso assim não seja podes tirar.

Os Bengalins, na minha opinião, só devem ser utilizados como ultimo recurso, ou seja, ao fim de 2/3 posturas, de tentativa, não se conseguir nada com sucesso, então podemos partir para esse método. Fora isso nunca sabemos se um casal é bom reprodutor ou não.

É a minha opinião, mas cada um faz o que entender.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Gould Urgente Empty Re: Ovos de Gould Urgente

Mensagem  jorge_msousa Sex 19 Out 2012, 22:49

Boa noite, Ricardo
antes de mais obrigado pela tua ajuda!
Então não aconselhas a espreitar os ninhos, mesmo quando eles estejam fora do ninho?
Espero 15 dias para ver se estão galados? E se no decorrer desses 15 dias os vir constantemente cá fora?
Obrigado
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Gould Urgente Empty Re: Ovos de Gould Urgente

Mensagem  RC Sáb 20 Out 2012, 09:08

jorge_msousa escreveu:Então não aconselhas a espreitar os ninhos, mesmo quando eles estejam fora do ninho?
Espero 15 dias para ver se estão galados? E se no decorrer desses 15 dias os vir constantemente cá fora

A grande maioria só começa a chocar após o penúltimo/último ovo. Contudo como te disse o macho nada por lá muitas vezes para os ir virando.
Agora se após a postura completa vires o casal constantemente cá fora, das duas uma ou não ligam nada ao choco, ou enjeitaram de andares sempre a ver. Por isso eu tinha-te dito que se tivesses colocado o ninho na lateral pela parte de fora (madeira), quando os visses cá fora e fosses visitar o ninho eles não davam por ela por causa de ser em madeira.
Por isso não andes sempre a ver. Eu normalmente quando vejo que estão a iniciar a postura, não mexo mais. Depois passado 13/15 dias (postura completa + 5/6 dias de choco) vou lá verificar se estão galados. Em caso afirmativo só volto a lá ir no dia da eclosão (14 dias após o inicio do choco - último ovo) para ver se nasceram.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Gould Urgente Empty Re: Ovos de Gould Urgente

Mensagem  jorge_msousa Sáb 20 Out 2012, 20:19

RC escreveu:
jorge_msousa escreveu:Então não aconselhas a espreitar os ninhos, mesmo quando eles estejam fora do ninho?
Espero 15 dias para ver se estão galados? E se no decorrer desses 15 dias os vir constantemente cá fora

A grande maioria só começa a chocar após o penúltimo/último ovo. Contudo como te disse o macho nada por lá muitas vezes para os ir virando.
Agora se após a postura completa vires o casal constantemente cá fora, das duas uma ou não ligam nada ao choco, ou enjeitaram de andares sempre a ver. Por isso eu tinha-te dito que se tivesses colocado o ninho na lateral pela parte de fora (madeira), quando os visses cá fora e fosses visitar o ninho eles não davam por ela por causa de ser em madeira.
Por isso não andes sempre a ver. Eu normalmente quando vejo que estão a iniciar a postura, não mexo mais. Depois passado 13/15 dias (postura completa + 5/6 dias de choco) vou lá verificar se estão galados. Em caso afirmativo só volto a lá ir no dia da eclosão (14 dias após o inicio do choco - último ovo) para ver se nasceram.

Boas,
pois, de facto em relação à abertura lateral Ovos de Gould Urgente 579828567 ...
Para se verificar se os ovos estão galados, qual a maneira mais correta de o fazer? Pega-se com uma colher, à mão ou com a lanterna dá para ver no sítio?
Obrigado mais um vez
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Gould Urgente Empty Re: Ovos de Gould Urgente

Mensagem  RC Sáb 20 Out 2012, 22:41

jorge_msousa escreveu:Para se verificar se os ovos estão galados, qual a maneira mais correta de o fazer? Pega-se com uma colher, à mão ou com a lanterna dá para ver no sítio?
Pegas numa simples caneta, ou lanterna pequena, que tenha 1 led na ponta, iluminas contra o ovo e após o 5/6 dia de incubação se vires raios de sangue, é sinal que está no inicio da geração, caso contrário, estão vazios. Tudo isto com a vantagem de não mexer nos ovos e veres tudo no local.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Gould Urgente Empty Re: Ovos de Gould Urgente

Mensagem  jorge_msousa Sáb 20 Out 2012, 23:05

RC escreveu:
jorge_msousa escreveu:Para se verificar se os ovos estão galados, qual a maneira mais correta de o fazer? Pega-se com uma colher, à mão ou com a lanterna dá para ver no sítio?
Pegas numa simples caneta, ou lanterna pequena, que tenha 1 led na ponta, iluminas contra o ovo e após o 5/6 dia de incubação se vires raios de sangue, é sinal que está no inicio da geração, caso contrário, estão vazios. Tudo isto com a vantagem de não mexer nos ovos e veres tudo no local.

Como se controlam esses 5 ou 6 dias, dado que eles estão a pôr, em média um por dia, havendo uma diferença enorme dos primeiros para os últimos? Conto, por isso, os dias só a partir do momento em que põem o 5º ou 6º ovo?
Desculpa estar mais uma vez a chatear, mas as dúvidas surgem umas atrás das outras...
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Gould Urgente Empty Re: Ovos de Gould Urgente

Mensagem  RC Sáb 20 Out 2012, 23:14

jorge_msousa escreveu:Como se controlam esses 5 ou 6 dias, dado que eles estão a pôr, em média um por dia, havendo uma diferença enorme dos primeiros para os últimos? Conto, por isso, os dias só a partir do momento em que põem o 5º ou 6º ovo?

O 5/6 dia contas após o inicio do choco, ou seja após o penúltimo/último ovo a ser colocado.
Mas para ser melhor, cada casal em média põe 6 ovos (uns mais outros menos). Quando verificares que eles puseram o 1.º ovo contas 15 dias e aí com garantia já podes ver se estão galados pelo método que te disse. Depois é só esperar que nasçam.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos de Gould Urgente Empty Re: Ovos de Gould Urgente

Mensagem  jorge_msousa Sáb 20 Out 2012, 23:28

RC escreveu:
jorge_msousa escreveu:Como se controlam esses 5 ou 6 dias, dado que eles estão a pôr, em média um por dia, havendo uma diferença enorme dos primeiros para os últimos? Conto, por isso, os dias só a partir do momento em que põem o 5º ou 6º ovo?

O 5/6 dia contas após o inicio do choco, ou seja após o penúltimo/último ovo a ser colocado.
Mas para ser melhor, cada casal em média põe 6 ovos (uns mais outros menos). Quando verificares que eles puseram o 1.º ovo contas 15 dias e aí com garantia já podes ver se estão galados pelo método que te disse. Depois é só esperar que nasçam.

Ok, obrigado!
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos