Fórum dos Exóticos
inicio da época reprodutora  Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
inicio da época reprodutora  Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

inicio da época reprodutora

+5
AvilandiaPT
gimbras
Soraia
eduardo_garcia
pedroribeiro-exoticos
9 participantes

Ir para baixo

inicio da época reprodutora  Empty inicio da época reprodutora

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Dom 09 Set 2012, 19:02

Ola,

Aproxima-se a altura aguardada por muitos criadores de exóticos , a criação.
Contudo criar não se resume a juntar duas aves de sexos diferentes e esperar resultados, o acontecimento exige nesta altura por parte do criador um esforço e atenção redobrados e um conjunto de medidas e pequenos pormenores que podem fazer toda a diferença entre uma boa época e uma menos boa cheia de contratempos.
Achei interessante haver por parte dos criadores uma partilha de procedimentos que por ventura possam achar importantes e que possam fazer a diferença.
Da minha parte vou relatar como tento com que as aves iniciem a época.
Opto por uma serie de mudanças graduais no aviário e na dieta das aves, de modo a estimular o instinto para a reprodução.
Nunca junto os casais numa semana de muito calor, espero sempre que chova, a humidade nos gould é muito estimulante, por norma também nunca junto os casais sem que antes tenha feito uma "apresentação" faço-o gradualmente e antes 2 ou 3 semanas antes de juntar e vejo a reação do casal, este comportamento permite que o macho vá aceitando a fêmea no seu território , e que ela se habitue a presença de apenas esse macho aceitando-o bem para seu parceiro.
As aves saem de um período de regime e forneço uma alimentação mais balanceada e suplementada com vitaminas e cálcio germinado....
Aumento gradualmente o número de horas de luz e os banhos as aves.
Todas estas medidas se fazem notar no comportamento das aves e tem dado resultados, há montes de pequenas coisas que fazem a diferença , no correto crescimento dos filhotes, na prevenção do piolho, boa forma dos casais reprodutores...etc.
Penso que se os criadores falassem aqui sobre o tema de uma forma fundamentada seria interessante.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

inicio da época reprodutora  Empty Re: inicio da época reprodutora

Mensagem  eduardo_garcia Seg 10 Set 2012, 09:34

Bom dia,
Eu apesar de não ter muito experiência com exóticos, posso dizer que não irei dar o quer que seja ou fazer só porque o outro criador faz..
Tenho alguns anos de experiência em canários, logo é meio caminho andado, apesar de já ter criado exóticos à alguns anos, à coisas que não se esquece... Very Happy
Eu irei começar por fazer uma desparasitação interna/externa, mantenho as vitaminas e o vinagre de cidra uma vez por semana, a mistura é a mesma nas mesmas percentagens, quanto a papas comecerei por dar papa uma vez por semana, para aumentar a proteína para o estimulo da criação.Quando formar os casais, estes irão ficar a ver-se (macho e fêmea) durante 15 dias, durante esse tempo irei ver se haverá algum problema quanto à aceitação das aves..passado esse periodo, retiro a divisória que os separa, ando atento para ver se não ocorrem conflitos por parte das aves, se tudo correr bem coloco o ninho passados 1 semana, ou seja 3 semanas depois de ter juntado os casais.
Até à altura de colocar o ninho proporciono banho ás aves, uma vez por semana.

Cumprimentos
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

inicio da época reprodutora  Empty Re: inicio da época reprodutora

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Seg 10 Set 2012, 11:46

Ola,
"Eu apesar de não ter muito experiência com exóticos, posso dizer que não irei dar o quer que seja ou fazer só porque o outro criador faz.."
A intenção não é essa, propôs haver uma troca de ideias e procedimentos de modo a que os criadores partilhem experiências e possam colher de um conjunto de ideias, aproveitando aquelas que por ventura possam fazer efeito em sua casa.
Aliás o interessante, no meu ponto de vista, nem é o que se faz ou como se faz, mas PORQUE se faz, qual o objectivo e que efeitos benéficos traz para as aves.
Obrigado pele partilha.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

inicio da época reprodutora  Empty Re: inicio da época reprodutora

Mensagem  Soraia Seg 10 Set 2012, 12:13

Boas sou uma pequena criadora que começou agora... Estive a ler o que voces disseram sobre a criaçao e saltou me a vista o vinagre de cidra. Qual o seu objectivo e quais as maneiras de ser utilizado? Obrigada
Soraia
Soraia

Mensagens : 123
Data de inscrição : 26/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

inicio da época reprodutora  Empty Re: inicio da época reprodutora

Mensagem  gimbras Seg 10 Set 2012, 13:01

boas,
após ter ganho alguma experiência na criação de mandarins, decidi, este ano, tentar criar goulds.
juntei, cerca de dois meses atrás, algumas aves, numa pequena voadeira e, há 4/5 dias comecei a esboçar um projecto de reprodução.
como não tenho pressa, até porque as aves têm agora 8/9 meses, e com base em alguma coisa que pesquisei, decidi não formar casais, mas sim trios (dois machos, uma fêmea). pensei, também, usar ninhos de barro cru, mas, porque não consegui informação suficiente, não levei este intento por diante.
vai ser um projecto experimental, em que, forçosamente, vou cometer erros que tentarei ir corrigindo. também sei que, mesmo que corra tudo como previsto, este método tem vantagens e desvantagens.
para já, confirmei que o acasalamento vai ser muito mais fácil e reconheci o meu primeiro erro.
com efeito, os machos entram numa espécie de disputa pela fêmea e as danças núpciais não páram, por parte de ambos. a fêmea reparte as atenções e parece bastante disponível, mas um pouco indecisa. devo dizer que, não ministrei nada que podesse influenciar o cio.
o erro que cometi foi ter colocado apenas um ninho; deveria ter optado por dois (um por cada macho). o que aconteceu foi que, um dos machos apoderou-se do ninho (era de esperar) e o outro anda meio perdido.
à medida que vá havendo evolução, reportarei.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

inicio da época reprodutora  Empty Re: inicio da época reprodutora

Mensagem  AvilandiaPT Seg 10 Set 2012, 19:43

Olá,

Existem muitas formas de fazer as coisas e não têm que ser mais ou menos correctas.
De qualquer forma acho interessante e reforço a ideia do Pedro de se tentar perceber o "porquê" e, tal como o Eduardo refere não fazer apenas porque dizem.

Eu já referi a forma como o faziaem alguns tópicos e em particular na entrevista a que respondi há uns tempos aqui no fórum.
Algumas observações:
Tratamentos - Não sou adepto. Compreendo o objectivo, percebo que se façam mas não concordo forçosamente com a forma como são defendidos. Uma desparasitação externa pode ser regularmente feita e com boas condições não deve ser problema. Mesmo a desparasitação interna pode ser programada e (apesar de ser um tratamento quimico) não é um problema de maior.
Mas o uso de antibióticos deve ser ponderado de forma um pouco mais cuidada porque tem muito que se lhe diga.
Como principio básico, a ser feito será o mais afastado da criação possível e, SEMPRE, em condições que permitam controlar os movimentos no plantel. Como já referi a maioria dos criadores pode não ter condições para o fazer de forma eficaz, especialmente quando se entra no periodo de exposições.

Alimentação - Depende muito das espécies. Nas desérticas (estação seca/chuva) o tal periodo de "fome" que o Pedro referiu é uma ferramenta para controlar o ciclo. Nestes casos o factor de arranque é sobretudo o alimento (tipico dos australianos).
Fazer a modelação nutricional com aumento de proteina, alteração de sementes, etc é algo que pode ser feito de muitas formas e também já discutimos por aqui.
Em particular tenho uma questão sobre a separação da papa usada para as fêmeas que o Pedro indicou como "menos calórica". Acho pessoalmente que o nivel de resposta em diferenciar a papa dos reprodutores não é relevante, já nas crias pode ser, mas a questão não é essa. Porque dizes especificamente "menos calórica" quando a dieta de postura deve ser na verdade mais calórica e mais proteica (o que varia é sim a densidade calórica que é um conceito diferente!). O ovo é basicamente proteina e gordura... O aumento de gordura na dieta das fêmeas nesta fase tem esse objectivo e, como resultado, aumenta o valor calórico da papa.
Outra questão é o dar/não dar papa. Existem muitas formas e teorias, eu prefiro dar sempre todo o ano, todos os dias, até porque facilita a suplementação. O que varia é a composição e quantidade ao longo do ano.

O Eduardo referiu "aumentar a proteina dando papa", não sei se estás a falar apenas da papa em si (duvido?), cujo valor nutricional é pouco superior às sementes sem algum nivel de suplementação.

Luz - O aumento de luz tem vários objectivos e normalmente não se fala no facto de havendo mais horas de luz, a alimentação das crias ser melhor.

Vinagre - O vingare de cidra é usado como acidificante digestivo (e fornece alguns nutrientes...) o que ajuda a equilibrar o sistema digestivo e facilita um pouco a digestão. Mas estes conceitos são um pouco vagos.

2 ninhos - Concordo, na maioria dos casais de espécies menos "fáceis" usar mais que um ninho é um estimulo adicional. em muitos casos até mesmo usar ninhos diferentes.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

inicio da época reprodutora  Empty Re: inicio da época reprodutora

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Seg 10 Set 2012, 19:55

Ola,

Jorge devo confessar que nunca realizei essa experiência ,pelo que não posso reconhecer nem vantagens ou desvantagens.
Uma duvida que vais sempre ter é a origem da descendência visto ambos os machos fecundarem a fêmea , e no caso de tentares a criação directa poderás também encontrar problemas em que o macho dominante alimente as crias visto estar mais preocupado com o opositor, ou não, podem assumir os dois as crias como sendo suas e cooperar entre si.
No entanto , acho que funcionaria melhor em comunidade , num viveiro de grandes dimensões do que num espaço reduzido (tipo uma gaiola de metro).
Resta ver a prática e partilhar os resultados.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

inicio da época reprodutora  Empty Re: inicio da época reprodutora

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Seg 10 Set 2012, 20:28

Ola,

"Em particular tenho uma questão sobre a separação da papa usada para as fêmeas que o Pedro indicou como "menos calórica". Acho pessoalmente que o nivel de resposta em diferenciar a papa dos reprodutores não é relevante, já nas crias pode ser, mas a questão não é essa. Porque dizes especificamente "menos calórica" quando a dieta de postura deve ser na verdade mais calórica e mais proteica (o que varia é sim a densidade calórica que é um conceito diferente!). O ovo é basicamente proteina e gordura... O aumento de gordura na dieta das fêmeas nesta fase tem esse objectivo e, como resultado, aumenta o valor calórico da papa."

Pessoalmente não acho que, para que as fêmeas ponham ovos necessitem de uma papa com um valor calórico e proteico tão elevado como o que é usado na alimentação das crias, só iriam engordar em demasia.
Para te dar um exemplo, e como de cabeça não te sei dar valores exactos, para as fêmeas por ovos uso uma papa com menos 4 ou 5% de protaina bruta e gordura em relação a que uso na alimentação das crias, e nesta ultima ainda uso outros suplementos que enriquecem a papa.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

inicio da época reprodutora  Empty Re: inicio da época reprodutora

Mensagem  gimbras Seg 10 Set 2012, 20:38

boas Pedro Ribeiro,
a questão da descendência é um problema com que já estou a contar. para minimizar o problema, estou a juntar trios, todos clássicos e com cabeças diferentes (fêmea CL, machos CP e CV). assim, será possivel determinar a paternidade, embora seja a fêmea a escolher.
a questão da alimentação das crias não se vai colocar, porque este sistema só funciona em trio até a fêmea iniciar a postura; logo que estejam escolhidos o macho e o ninho de forma clara (com ovos), o macho preterido é retirado e junto a outro casal, formando um novo trio.
a criação em viveiro comunitário é um ideal que vou guardar para mais tarde, porque é um sonho que, de momento, não tenho condições de realizar.
como eu disse, o que tenho mais é tempo para esperar e, se não conseguir criações também não é problema; por isso, nem sequer vou considerar o uso de amas.
irei postando os resultados, à medida que for havendo evolução ou retrocesso.

olá Ricardo,
como não sou entendido em nutrição, peço-lhe um comentário aquilo que eu penso que se passa em habitat natural e se, de algum modo é isso que pretende reproduzir em cativeiro.
julgo eu que, no caso dos australianos dos semi-desérticos, à medida que a seca aperta, vão diminuindo as sementes e os insectos; então, a fonte "normal" de alimento vai-se reduzindo. em compensação, a seca provoca mortes e os respectivos cadáveres. onde há cadáveres vão surgir larvas (proteína animal e gordura), que passam a ser uma fonte fundamental de alimento para as aves. este período termina com o inicio da estação das chuvas, em que surgem as sementes verdes, e que é o período de reprodução. desde já obrigado.

cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

inicio da época reprodutora  Empty Re: inicio da época reprodutora

Mensagem  RC Seg 10 Set 2012, 20:50

gimbras escreveu: (...) Com base em alguma coisa que pesquisei, decidi não formar casais, mas sim trios (dois machos, uma fêmea).

Isso funcionará mas terá que ser num espaço relativamente maior que para um casal. Talvez o equivalente a dois ou três.
No meu ponto de vista só lhe vejo vantagens ao nível do acasalamento para a fêmea poder escolher o macho.

Eu normalmente não faço isso, mas as minhas gaiolas estão preparadas para algo idêntico, mas de outra forma.

inicio da época reprodutora  35bb9g3


Têm 75 CM de comprimento onde poderei colocar 2 divisões, onde o espaço da mesma fica com 3 compartimentos.
Coloca-se a fêmea no meio e um macho de cada lado. Como estão divididos pela separação em grade não haverá conflitos. Após a introdução das aves normalmente os machos começam a impressionar a fêmea e esta vai optando pelo que pretende até a veres mais perto da grade do mesmo. Posteriormente é só retirar as grades e o outro macho e voilá, acasalamento realizado.

Embora não pratique este método é eficaz.





Última edição por RC em Seg 10 Set 2012, 21:29, editado 1 vez(es)
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

inicio da época reprodutora  Empty Re: inicio da época reprodutora

Mensagem  gimbras Seg 10 Set 2012, 21:17

boas Ricardo Carvalho,
as vantagens que eu encontro são a possibilidade de escolha pela fêmea e, principalmente, a estimulação dos machos; a competição estímula os ciclos hormonais ("o cíume aguça a líbido" Freud).
a experiência que estou a tentar é numa gaiola de 60cm e ainda não detectei qualquer tipo de conflito; o que vejo é que, sempre que a fêmea se aproxima de um macho, o outro reforça as danças. no entanto, vou ficar atento a alguma agressividade que possa aparecer.
esse método de três divisões parece-me muito similar, com a excepção do contacto físico e de terminar antes do acasalamento.
obrigado pela sugestão.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

inicio da época reprodutora  Empty Re: inicio da época reprodutora

Mensagem  AvilandiaPT Ter 11 Set 2012, 09:10

Olá,

Como imaginas, dados nutricionais sobre goulds a esse nivel não existem, pura e simplesmente. Nem sequer sobre outras espécies como canários, mandarins, periquitos, caturras e "papagaios" sobre as quais existem alguns ensaios e estudos nutricionais.
Portanto o meu comentário é feito tendo como base os procedimentos nutricionais normais no maneio de aves de produção. As rações de postura são normalmente mais ricas em gordura e proteina. Como dizes e bem, não tão ricas em proteina como as rações de crescimento starter (ou seja nos primeiros dias/semanas), mas em termos de gordura podem ser muito próximas. Aliás são mais próximas quanto maior o rendimento de postura da linha em causa e tamanho dos ovos, mas não vamos complicar.
Depois existem algumas varições a nivel de taxas metabólicas que podem ser calculadas e, no fundo, levariam a considerar que as necessidades destas aves são na verdade superiores, mas parece-me que isso é entrar no exagero para o que podemos fazer e necessitamos, porque não existem dados realmente concretos sobre a espécie A ou B.

Para teres ideia, em termos de gerais de referência, um valor standard anda nos 16% de proteina (manutenção) e 4-5% gordura, em postura 18%PB e 6-8% gordura e em crescimento 20-21% com 4-8% gordura. Mais gordura em crescimento sim engorda, porque também é aumentado o valor calórico do lado da energia (hidratos de carbono) ao mesmo tempo.
O que varia aqui é no fundo e como tinha dito, a densidade calórica porque é muito diferente metermos "energia" (entenda-se hidratos de carbono) ou gordura na dieta. Se quiseres, podes pensar nisso como uma forma diferente de medir apenas relação Energia/proteina (que eu até prefiro mesmo sendo menos rigorosa pois é mais prática). Mas se a leitura for feita apenas em valor calórico (energético) a gordura aparece na mesma. Porque a gordura é mais energética que os hidratos de carbono. Mas curiosamente a ideia de que aumentar a gordura engorda nem sempre é correcto. Na prática, um excesso de hidratos de carbono pode ser tão mau ou pior que a gordura, mesmo que esta represente mais energia concentrada em menos quantidade de nutriente. Mas como isso acontece já seriam considerações de metabolismo.

Portanto eu acho que a tua leitura está no fundo correcta. Não sei se isso fará diferença que justifique essa separação e estar a criar duas dietas, etc... (pela minha experiência não e a resposta das fêmes em dieta de reprodução - proteina +20% e gordura 7% é igualmente favorável). Não sei qual foi a base para criares essa variação, mas apenas referi que dietas de postura não são, por norma, menos calóricas. São sim, menos energéticas e com uma densidade calórica diferente por isso ser feito com gordura. Não sei se me consigo fazer entender... No fundo usado a manutenção como base, dietas de postura têm mais proteina e mais energia (muita dela na forma de gordura). Isso permite aumentar (não só mas também) no mesmo volume de alimento a energia fornecida. Dietas de crescimento são ainda mais ricas em proteina e em energia (mas pelo lado tanto da gordura como dos hidratos de carbono).
Portanto, em manutenção e postura os valores calóricos até são parecidos (na ordem das 2700K-2800Cal/kg), enquanto em crescimento aumentam uns 10-15% (na ordem das 3000kCal). Já a relação E/P muda um pouco porque enquanto aumentas uns 30% do lado da proteina (de 16 para 21), do lado da energia o aumento é metade disso. Ou seja, em crescimento fornecemos uma maior quantidade de proteina em relação à quantidade energia.

Só tenho dúvidas (e curiosidade de saber) se essas alterações ao usar uma dieta diferente nessas situações (postura, crias 0-5 dias, + 5 dias, etc...) têm um impacto real ou não (entenda-se estatisticamente significativo). Mas isso só seria possível de perceber com um tipo de análise que muito dificilmente seria possível de conduzir.

Em relação ao ciclo das aves semi-desérticas, não faço ideia muito sinceramente!!! O ciclo é seca/chuva com essas variações pelo meio em que numa época se alimentam de sementes secas (muita energia, pouca proteina e pouco alimento) e noutra um aumento mais ou menos repentino primeiro da quantidade de alimento mas também da qualidade (insectos, sementes verdes).
A duração de cada e a rapidez com que afectam a ideia é algo que não posso dizer que sei, tal como se existe algum impacto da questão de animais mortos na produção de insectos. A minha suspeita é que a existir será insignificante porque as populações de necrófagos tratam deles primeiro, mas não faço mesmo ideia. Parece-me que a base para o aumento de insectos será sempre pelo lado do aumento de vegetação causado pelas chuvas.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

inicio da época reprodutora  Empty Re: inicio da época reprodutora

Mensagem  Ivo Ter 11 Set 2012, 11:11

AvilandiaPT escreveu:

existe algum impacto da questão de animais mortos na produção de insectos. A minha suspeita é que a existir será insignificante porque as populações de necrófagos tratam deles primeiro, mas não faço mesmo ideia. Parece-me que a base para o aumento de insectos será sempre pelo lado do aumento de vegetação causado pelas chuvas.

Olá Ricardo,
Na minha opinião o teu pensamento está correcto:
AvilandiaPT escreveu:" ...Parece-me que a base para o aumento de insectos será sempre pelo lado do aumento de vegetação causado pelas chuvas."

o que posso dizer em relação a isso é que o número de insectos está ligada de forma directamente proporcional ao aumento de vegetação e esta última como consequência das chuvas. Por exemplo se tiveres uma planta ou uma "erva daninha" existem muitos insectos que têm como fonte de alimento a sua seiva, caules, folhas as flores, como também se alojam junto das raízes e caule para dar ínicio a uma nova geração de insectos. Daí as aves também estarem reguladas para a chegada das chuvas-->alimento vivo, sementes verdes-->reprodução. Já fiz essa experiência e é o que acontece quando se introduz vegetação no habitat das aves semi-desérticas, a vegetação atraí os insectos e estes as aves e a chegada da época reprodutiva.
Porque como dizes a morte de um animal revela-se insignificante, pois a morte de animais tem uma certa probabilidade de acontecer nesta ou em outra altura, logo as aves não podiam ficar ligadas a este factor sorte para alimentar a sua prol proveniente do alimento que uma carcaça morta gera.

Abraço
Ivo
Ivo

Mensagens : 156
Data de inscrição : 11/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

inicio da época reprodutora  Empty Re: inicio da época reprodutora

Mensagem  gimbras Ter 11 Set 2012, 11:29

obrigado Ricardo,
eu levantei esta questão porque li um esboço, que defendia um ciclo alimentar deste tipo (sementes+insectos / sementes secas / sementes+larvas / insectos+sementes verdes). supostamente, seria uma aproximação ao ciclo natural, embora em cativeiro existam sempre algumas diferenças.
de qualquer modo, numa visão empírica do que seria a adaptação aos recursos disponíveis, parece-me fazer algum sentido.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

inicio da época reprodutora  Empty Re: inicio da época reprodutora

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Ter 11 Set 2012, 12:05

Olá,

Ricardo, agradeço os dados percentuais e a relação entre as diferentes dietas e as diferentes necessidades nutritivas.
Em relação a tua pergunta,
Só tenho dúvidas (e curiosidade de saber) se essas alterações ao usar uma dieta diferente nessas situações (postura, crias 0-5 dias, + 5 dias, etc...) têm um impacto real ou não (entenda-se estatisticamente significativo). Mas isso só seria possível de perceber com um tipo de análise que muito dificilmente seria possível de conduzir
.

Para te responder muito sinceramente , não sei , vou tentando perceber com o tempo e com os resultados que vou obtendo com as tentativas feitas, há situações que resultam outras não vejo resultados e ficam pelo caminho, havendo ainda outras que devido ao factor "tempo" sou obrigado a adiar para a reforma Very Happy . Uma das coisas que pretendo fazer este ano (já comprei uma balança para o efeito e tudo Laughing ) é pesar as crias e anotar o seu peso em diferentes fazes de vida e depois comparar o efeito idade/desenvolvimento.
Claro que isto não é de todo necessário para criar aves bem nutridas e com um crescimento saudável , nem eu tenho habilitações e conhecimentos que me permitam depois explicar de uma maneira bem fundamentada, mas no geral ,no meu aviário e procurando sempre o melhor para as minhas aves tem dado alguns resultados benéficos, e outros nem tanto.
Vou tentar explicar por palavras muito modestas o porque de diferenciar as papas,
Em relação as fêmeas reprodutoras , notei que engordavam de facto em demasia , optando por dar uma papa sem tanta gordura(wittemolen) e acrescentando apenas cálcio.
Na criação verifiquei que dando logo de inicio (primeiros 5 dias) uma papa mais forte e contendo probioticos e na altura também germinado, as crias apresentavam posteriormente alguns problemas hepáticos, facto que atribui a debilidade do sistema digestivo ser ainda muito frágil nestes primeiros tempos , optando por fornecer apenas passando 5 dias, altura em que penso as necessidades das jovens crias aumentam consideravelmente.

Uma coisa eu tenho a certeza absoluta, na criação de aves os pormenores por vezes fazem toda a diferença, e também concordo contigo , as vezes não vale a pena inventar muito , pode-se perder tempo, dinheiro e se não houver cuidado colher algumas desilusões.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

inicio da época reprodutora  Empty Re: inicio da época reprodutora

Mensagem  AvilandiaPT Ter 11 Set 2012, 12:45

Olá Pedro,

Eu acho que fazes muito bem! A tua questão não é "inventar a pólvora" mas perceber se existem diferenças. Claro que existe um processo de tentiva e erro. O que eu estava a dizer é que, de um ponto de vista meramente técnico, até podemos ter noção de que uma determinada mudança faz diferença mas isso não fazer sentido (compensar se assim quiseres), pelo trabalho que exige, por exemplo.
Porque chegamos a um ponto em que as diferenças podem ser tão minimas que, ao nosso nível, não fazem qualquer diferença. Dou um exemplo, se perceberes com a tua experiência da balança que mudando a proteina de 20 para 22% as tuas crias até ganham mais 0,5gr isso vai ser irrelevante. Só pelo facto de que essa variação não pode ser atribuida expecificamente a essa mudança (essa é a parte da significância estatistica).
Muitas vezes quando atribuimos uma determinada relação causa-efeito até podemos estar completamente errados. Eu gosto muito da parte técnica da coisa e até gostava mesmo muito de poder levar essas observações mais a sério a nivel de ensaios nutricionais. Mas tenho a perfeita noção que a aplicação de eventuais resultados à nossa realidade enquanto criadores seria meramente "académica" e muito pouco prática.

Portanto vou resumir a minha "experiência nutricional" de uma forma prática no que apliquei à maioria das espécies deste tipo (nos africanos e tropicais a coisa muda radicalmente de figura!!!):

Manutenção: papas secas + semi-humida (2:1 ou 3:1) 16-17%PB - 4-5%GB - nesta fase a humida serve apenas para agarrar suplementos na prática.
Preparação: papas secas + semi-humida (1:1) 16>22%PB - 5-6%GB - reduzir a seca "reduz" hidratos carbono, aumentar a humida aumenta gordura e apetência.
Reprodução: papas secas + semi-húmidas (1:2) 22%PB - 6-7% GB - aumentar gordura para postura, alimentação das crias e apetência. A seca continua a ser dada na mistura de papas disponivel na gaiola e ainda sozinha com o germinado/humecida (limitada, quando acaba comem a outra dai o 1:2).
Crescimento e muda: (1:3) 22% - 7-8%GB PB para as crias já separadas em voadouras, depois da muda, manutenção.

Tudo isto em valores aproximados e muito "médios" obviamente. Mas o centro da questão são as variações.
Agora muito sinceramente a variação das proporções de papa seca:semi-humida (ou humida) são mais práticas como foma de gerir a quantidade que consomem que como acerto da gordura em si. Mesmo com noção do que o fazia ao mesmo tempo o objectivo era esse mais que subir/descer 1% de gordura. Outro aspecto importante é que no caso da preparação/reprodução esta alteração não era feita na mistura de papa em si mas na dieta. A mistura de seca+semi-humida continuava disponivel na gaiola tal como na manutenção, mas como na reprodução tentava meter germinado com papa seca, a quantidade global de uma e outra ia variando.
Em termos nutricionais tanto faz se os alimentos estão misturados ou sozinhos (isso afecta como disse o consumo), o que conta é o valor nutricional do conjunto de alimentos que consomem e a sua proporção.

Acho que nesta troca de ideias, quem quiser ler e olhar para a questão das variações ao longo do ano um pouco mais a fundo já tem em que pensar. Acima de tudo que fique a ideia que já tenho referido várias vezes, e que o Pedro reforçou e ainda bem. Para aves deste tipo (e não só, até para canários em algumas coisas), as variações de dieta ao longo do ano são muito importantes.
Estar o ano inteiro a dar a mesma dieta é dos principais factores para que a coisa não corra bem.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

inicio da época reprodutora  Empty Re: inicio da época reprodutora

Mensagem  AvilandiaPT Ter 11 Set 2012, 13:03

Olá,

eu levantei esta questão porque li um esboço, que defendia um ciclo alimentar deste tipo (sementes+insectos / sementes secas / sementes+larvas / insectos+sementes verdes). supostamente, seria uma aproximação ao ciclo natural,

Também me parece que faça sentido, simplesmente não sei se será pelo lado dos cadáveres ou pelo ciclo de desenvolvimento normal dos insectos, um bocado "em parelelo" com o das aves.
Com as primeiras chuvas surge vegetação, os insectos (adultos)começam a reproduzir-se porque têm alimento = sementes + larvas. As plantas crescem e dão semente e os insectos deram origem a novos insectos (insectos + sementes verdes), com a seca as sementes vão secando e alguns insectos (poucos) aguentam-se (=sementes + insectos) acabando por morrer a grande maioria dos insectos e ficar apenas as sementes secas (=sementes).

Ivo,

Essa também é a minha experiência com criação em viveiro de um outro tipo de exóticos, com um comportamento alimentar bastante diferente. Tenho pena de não ter tido condições para ganhar experiência a sério com o grupo dos asiáticos que é diferente por outros motivos.
Curiosamente, no caso de muitos dos australianos mais comuns e desérticos/semi-desérticos parece-me que o papel dos insectos é menos significativo. O caso dos mandarins por exemplo que têm uma distribuição mais alargada e por isso apanham zonas mais diversificadas é tipico. Este tipo de espécie reage sobretudo à disponibilidade de alimento para criar. Espécies mais "específicas" e localizadas acabam por ter uma resposta mais condicionada a certas condições.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

inicio da época reprodutora  Empty Re: inicio da época reprodutora

Mensagem  gimbras Ter 11 Set 2012, 16:37

boas Ricardo,
também poderá ser pelos insectos. vou tentar pesquisar sobre o assunto, até porque a fauna australiana, insectos incluídos, tem bastantes particulariedades.
obrigado.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

inicio da época reprodutora  Empty Re: inicio da época reprodutora

Mensagem  joao_z Ter 11 Set 2012, 21:07

Boas,

Comecei a criar exóticos à cerca de dois anos, antes disso tinha canários, mas chateei-me com eles Very Happy .

Este ano também me vou aventurar na criação de gold's e de babetes, tenho andado em remodelações no meu "passaril" desde uma voadeira nova gaiolas que consegui adquirir usadas mas em bom estado resumidamente mudei quase tudo.

A preparação das minhas aves para a criação passa pelos seguintes pontos:

Primeiro que tudo uma desparasitação interna/externa (é o que estou a fazer neste momento)

Segundo uns dias de vitamina B, depois água simples, comecei a dar também papa com cálcio (apesar de ter sempre osso de choco e grit disponível as minhas aves, também costumo dar vinagre de cidra uma vez por semana)

Terceiro formação de casais - ponho o macho e fêmea na gaiola separados por uma grade uns dias, forneço ao macho água com AD3E, depois deste período retiro a grade e meto o ninho.

A nível de mistura para comerem dou sempre a mesma ao longo do ano.

Luz artificial não tenho, da maneira que isto está já assim fica caro quanto mais ter luzes ligadas!!!

Cumps
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

inicio da época reprodutora  Empty Re: inicio da época reprodutora

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Ter 11 Set 2012, 22:46

Olá,
Luz artificial não tenho, da maneira que isto está já assim fica caro quanto mais ter luzes ligadas!!!

João é verdade que os tempos não são fáceis , e quer queiramos quer não este hobby acarreta algumas despesas incontornáveis, mas na época reprodutora é importante os filhotes receberem alimento durante pelo menos metade do dia (12h) caso contrario em pleno inverno ficarão um numero excessivo de horas sem alimento e a probabilidade de haver baixas ou aves mal nutridas é maior.
No caso de não conseguires mesmo dar a volta a situação, mais vale programares a criação para uma altura em que os dias sejam maiores de maneira a conseguir mais horas de luz.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

inicio da época reprodutora  Empty Re: inicio da época reprodutora

Mensagem  Selenio Ter 11 Set 2012, 23:48

Boa noite...

Após ficar estarrecido com a leitura das variações nas papas, vou tentar nnão fazer má figura neste excelente tópico.

Ao começar o meu terceiro ano de criação a séria, pouco de diferente faço em relação ao que já foi dito. Ainda não disponho de a vontade suficiente para brincar com as alterações proteicas / gordurosas nas papas. Apenas aumento em duas horas o dia das minhas aves, e tento fornecer 2 a 3 vezes por semana frutas e legumes. Na altura de repouso apenas disponibilizo uma vez por semana. Estou a pensar tambem arrancar com o germinado, mas estará sempre condicionado pelo tempo disponivel.

A tipica desparasitação interna, a vitaminaE + Selénio e toca a juntar a passarada.

Já agora deixo aqui uma questão, estou a pensar instalar um sistema de som (nada com mtos wats de power Twisted Evil ) para estar disponivel durante quase todo o dia. Alguem usa? Se sim os resultados aprovam??
Selenio
Selenio

Mensagens : 335
Data de inscrição : 04/09/2009
Localização : Gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

inicio da época reprodutora  Empty Re: inicio da época reprodutora

Mensagem  AvilandiaPT Qua 12 Set 2012, 08:55

Olá,

Já agora deixo aqui uma questão, estou a pensar instalar um sistema de som (nada com mtos wats de power ) para estar disponivel durante quase todo o dia. Alguem usa? Se sim os resultados aprovam??

Nunca usei rádio, senão para me fazer companhia enquanto andava a tratar das aves. Conheço quem deixe ligado e mesmo a nivel de produções industriais o sistema tem sido usado e ganho alguns adeptos.
Há quem diga que ajuda e reduz o stress, há quem diga que faz o inverso.

Ainda não disponho de a vontade suficiente para brincar com as alterações proteicas / gordurosas nas papas.

Como já disse várias vezes, cada criador deve fazer as coisas da forma que entende. O facto de estarmos a discutir estes tópicos mais aprofundados sobre nutrição mais não seja servem para o pessoal perceber a forma como algumas coisas funcionam. Não quer de todo dizer que tenham de o fazer!

é importante os filhotes receberem alimento durante pelo menos metade do dia (12h) caso contrario em pleno inverno ficarão um numero excessivo de horas sem alimento

Em alguns casos/espécies isso é mais importante que o efeito da luz (fotoperiodo) em si. Há bastante tempo que preferi passar a criar mais no inicio do ano do que no inverno porque algumas das espécies (africanos) não se davam nada bem com o frio. Ainda a semana passada com um amigo estivemos a planear algumas ideias para as futuras instalações dele, tendo em conta precisamente essas coisas de ser possível controlar luz, temperatura e humidade.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

inicio da época reprodutora  Empty Re: inicio da época reprodutora

Mensagem  Selenio Qua 12 Set 2012, 12:14

Boas tardes...

Em conversa esse assunto já me surgiu varias vezes. E reparo que é muito usado em aviarios de galinhaceos. O que até faz o seu sentido, pois normalmente aquilo tem excesso populacional. E o som da musica sempre é menos irritante para as aves do que centinas de pius por segundo durante todo o dia. Mas tenho procurado e em criações de pequenas aves nada tenho encontrado... Eu tambem uso durante as lides passarescas e noto que as aves ficam mais agitadas e «barulhentas». Só não sei se essa vivacidade será benéfica.

Pois, faz todo o sentido essa alteração proteica / hidratos de carbono, e futuramente será prática que usarei. Mas de momento vou começar de forma gradual a introduzir o germinado e depois de estar bem enraizado avançarei para a deriva nutricional.

Uso e sempre usei a iluminação artificial, e sinceramente o aumento de valor na factura mensal foi praticamente residual... Mas a nivel de resultados ornitológicos a diferença é abismal.
Selenio
Selenio

Mensagens : 335
Data de inscrição : 04/09/2009
Localização : Gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

inicio da época reprodutora  Empty Re: inicio da época reprodutora

Mensagem  AvilandiaPT Qua 12 Set 2012, 12:58

Olá,

Existem alguns dados que a utilização de música (clássica) em vacas de alta produção aumentou os niveis de produção, que reduziu os niveis de stress em porcos, etc...
Mas no geral isto é visto como uma curiosidade e não tanto como uma "ferramenta" produtiva porque há muitas outras coisas que têm um impacto maior.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

inicio da época reprodutora  Empty Re: inicio da época reprodutora

Mensagem  Selenio Qua 12 Set 2012, 21:43

Hummmmmm, ok então. Vou experimentar e depois relatarei os resultados. Só espero que não se percam em grandes bailados e se esqueçam de procriar... Twisted Evil
Selenio
Selenio

Mensagens : 335
Data de inscrição : 04/09/2009
Localização : Gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos