Fórum dos Exóticos
Sessão de formação - Genética e selecção Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Sessão de formação - Genética e selecção Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sessão de formação - Genética e selecção

+13
Ricardo Garção
Selenio
Fernando Domingues
vitor nobre
Diogo Ribeiro
eduardo_garcia
Rui Luz
Jose Fernando
NFF
leandro_maltez
Luís Lourenço
Ivo
AvilandiaPT
17 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Sessão de formação - Genética e selecção Empty Sessão de formação - Genética e selecção

Mensagem  AvilandiaPT Sáb 25 Ago 2012, 22:27

Olá,

Já há algum tempo que falei nisso por alto, mas está na altura de dar seguimento ao projecto.
A pedido de várias "familias" pretendo organizar regularmente algumas sessões de formação se assim lhes quiserem chamar sobre assuntos específicos.
O primeiro passo é saber quem está interessado e se há sequer interessados.
Como primeiro tema será algo em que são recorrentes as dúvidas: Genética e selecção.

- Apresentação
- Bases genéticas da herediteriedade
- Mecanismos de transmissão genética
- Genética mendeliana
- Selecção básica: definição e objectivos
- Frequências populacionais e valor genético
- Principios e esquemas de selecção

Local: Benavente
Horário: 10-13h 15-19h
Almoço: 13-15h
Custo: basicamente o almoço (a confirmar com presentes, onde estou a pensar deve rondar os 12eur/pessoa)
Material: É fornecido programa e material de apoio/resumo
Minimo: 5 participantes
Máximo: 10 participantes

Apesar de alguns temas serem genéricos, o conteúdo é dirigido a exóticos.
Outros temas preparados para outras sessões serão:

- Nutrição
- Selecção avançada
- Planeamento e gestão de efectivos e instalações
- Mutações e combinações (Mandarim)
- Mutações e combinações (Gould)

Havendo interessados é só irem avisando aqui no tópico, não havendo, fica a ideia :>x<:

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de formação - Genética e selecção Empty Re: Sessão de formação - Genética e selecção

Mensagem  Ivo Sáb 25 Ago 2012, 22:55

Olá Ricardo,

Eu acho interessante tudo que envolva formação relacionado com aves, pois no fundo todos nós aprendemos como base no vemos,lemos,ouvimos e com base na nossa experiência, sem formação teórico/prática prévia.
Eu estou interessado nas sessões.

Um Abraço
Ivo
Ivo
Ivo

Mensagens : 156
Data de inscrição : 11/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de formação - Genética e selecção Empty Re: Sessão de formação - Genética e selecção

Mensagem  Luís Lourenço Sáb 25 Ago 2012, 23:24

Olá Ricardo,

É uma excelente ideia sem duvida.
Pena estar fora das minhas possibilidades ir assistir, pois tinha bastante interesse nos 5 últimos temas.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de formação - Genética e selecção Empty Re: Sessão de formação - Genética e selecção

Mensagem  leandro_maltez Dom 26 Ago 2012, 10:43

boas.
excelente ideia e so dizer dia. abraço
leandro_maltez
leandro_maltez

Mensagens : 95
Data de inscrição : 01/12/2009
Localização : cartaxo

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de formação - Genética e selecção Empty Re: Sessão de formação - Genética e selecção

Mensagem  NFF Dom 26 Ago 2012, 11:50

Boa tarde
Eu também tenho interesse, mas mais na de nutrição.
1 abraço
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de formação - Genética e selecção Empty Re: Sessão de formação - Genética e selecção

Mensagem  Jose Fernando Dom 26 Ago 2012, 12:41

Ola Ricardo ,
eu tambem tenho interesse, em todos os temas.
Já nos conhecemos há uns aninhos e confio perfeitamente das tuas capacidades e conhecimentos.
Infelizmente não devo estar em condiçoes de fazer mais uma longa viagem, mas é uma questão de se combinar as coisas bem combinadas e pode ser que já esteja fino.
Não sei ate que ponto seria possível fazer isso na Exposição de Marvão em Castelo de Vide, secalhar haveria condiçoes logisticas para mais criadores, Logicamente teria de se realizar num sabado.
Fica a sugestão, se tiver que ser em Benavente pois que seja.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de formação - Genética e selecção Empty Re: Sessão de formação - Genética e selecção

Mensagem  Rui Luz Dom 26 Ago 2012, 20:46

Olá Ricardo,

Eu também estou interessado nos temas propostos.

Assim que surgir uma possível data espero que o trabalho me permita comparecer.

Um abraço

Rui Luz

Rui Luz
Rui Luz

Mensagens : 315
Data de inscrição : 04/01/2009
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de formação - Genética e selecção Empty Re: Sessão de formação - Genética e selecção

Mensagem  eduardo_garcia Dom 26 Ago 2012, 21:57

Boa noite,
Eu também gostaria imenso, mas infelizmente não conseguirei, dádo à minha vida profissional, pessoal e aves que me deixa com pouquinho tempo util... Neutral

Cumprimentos Wink
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de formação - Genética e selecção Empty Re: Sessão de formação - Genética e selecção

Mensagem  Diogo Ribeiro Dom 26 Ago 2012, 22:22

Boas Ricardo,

Também sou mais um que gostaria de assistir, principalmente no caso dos últimos 5 temas, contudo a distância complica um bocado as coisas.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de formação - Genética e selecção Empty Re: Sessão de formação - Genética e selecção

Mensagem  AvilandiaPT Seg 27 Ago 2012, 13:44

Olá,

A data que indiquei é meramente indicativa, é uma questão de se conciliar com os interessados e marcar. Indiquei para o inicio de Setembro porque a partir de meados de Outubro o trabalho começa a apertar e vou estar em pleno meio de semestre.
Sugeri Benavente porque é onde tenho espaço disponível (também pode eventualmente ser em Almeirim, até com mais espaço, mas ai tenho que organizar as coisas de outra forma porque não tenho aquilo montado para sentar umas quantas pessoas).

Em relação a outras disponibilidades de datas, eu tenho alguma flexibilidade. É uma questão de pessoal que tenha interesse e esteja mais afastad eventualmente se juntar a outros criadores e organizarem a deslocação.

Não sei ate que ponto seria possível fazer isso na Exposição de Marvão em Castelo de Vide, secalhar haveria condiçoes logisticas para mais criadores, Logicamente teria de se realizar num sabado.

José, isso já não depende de mim. Da minha parte havendo interesse de criadores ou clubes, é uma questão a combinar e analisar condições de logistica. Eventualmente será feito alguma coisa em duas exposições, mas ainda não está confirmado, por isso quando houver novidades aviso.
De qualquer forma, pela experiência que tenho de vários colóquios e sessões em que participei, para o que tenho em mente talvez não seja o melhor modelo. Isto porque a ideia é seguir um plano que, como indiquei, irá praticamente ocupar um dia para podermos passar pelos conceitos básicos, mais avançados e aplicação com tempo para se falar e trocar ideias.
Por norma nas exposições não é viável montar um plano deste tipo e é mais ter algo para ocupar no máximo umas 2-3 horas.

Cumps.

AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de formação - Genética e selecção Empty Re: Sessão de formação - Genética e selecção

Mensagem  Ivo Seg 27 Ago 2012, 19:25

AvilandiaPT escreveu:

A data que indiquei é meramente indicativa, é uma questão de se conciliar com os interessados e marcar. .


È uma questão de ser combinado com antecedência para conseguir trocar folgas ou definir as folgas para poder ir á vontade, depois é só combinarmos melhor.
Ivo
Ivo

Mensagens : 156
Data de inscrição : 11/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de formação - Genética e selecção Empty sessao de foraçao

Mensagem  vitor nobre Seg 27 Ago 2012, 19:48

Boa noite,se essa sessão for em frente pode contar comigo
Cumprimentos,
Vitor Nobre
vitor nobre
vitor nobre

Mensagens : 40
Data de inscrição : 30/12/2009
Localização : vila nova da barquinha
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de formação - Genética e selecção Empty Re: Sessão de formação - Genética e selecção

Mensagem  Fernando Domingues Ter 28 Ago 2012, 14:32

Escusado será dizer que podes contar comigo!

Em relação a custos, aqui da zona norte poderíamos organizar um grupo ou até vários e partilhar despesas... assim todos beneficiariam. Infelizmente já não tenho carro, senão tinha todo o gosto em dar boleia.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de formação - Genética e selecção Empty Re: Sessão de formação - Genética e selecção

Mensagem  AvilandiaPT Ter 28 Ago 2012, 19:49

Olá,

Visto que há pessoal interessado, então por mim avançamos com isso.
Tinha sugerido o fim de semana de 8/09, mas como talvez seja em cima deixo ao vosso critério outra data até à primeira quinzena de Outubro.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de formação - Genética e selecção Empty Re: Sessão de formação - Genética e selecção

Mensagem  Fernando Domingues Qua 12 Set 2012, 10:53

Outubro será a meu ver a melhor opção. Fica agora a escolha da data de acordo com o Ricardo e restantes foristas.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de formação - Genética e selecção Empty Re: Sessão de formação - Genética e selecção

Mensagem  Selenio Qua 12 Set 2012, 11:49

Bom dia...

Acho bastante interessante a iniciativa. Tenho o problema de trabalhar por turnos e fins de semana, mas se a data escolhida coincidir com um fim de semana de folga podem contar comigo.

E concordo com o Fernando, a malta cá de cima organisa-se de forma a minimizar despesas e proporcionar sempre um agradavel convivio durante as viagens. Smile ( e respectivas refeições. . . . :f>c: )
Selenio
Selenio

Mensagens : 335
Data de inscrição : 04/09/2009
Localização : Gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de formação - Genética e selecção Empty Re: Sessão de formação - Genética e selecção

Mensagem  AvilandiaPT Qua 12 Set 2012, 13:00

Olá,

Passando esta semana que tinha indicado como 1ª data possível, da minha parte aguardo apenas que o pessoal se organize para combinarmos uma nova data.
Eu sugeri começar por este tema visto que estamos a chegar à altura em que muita gente começa a arrancar e achei que faria sentido, porque é algo mais "praticável" no curto prazo para os criadores.
Pelo que percebi das respostas, na verdade, parece haver mais interesse nas questões de nutrição, por exemplo. Portanto se quiserem sugerir temas, é uma questão de se organizar ideias. O objectivo é realizar regularmente este tipo de iniciativas.

E, já agora, para responder a alguns (que não andam por aqui) e aos "comentários" que já circulam(ram) e me chegam aos ouvidos... Estou muito pouco preocupado com o que acham da ideia. Quem quiser achar que esta ideia tem algum objectivo comercial obscuro ou, ainda mais interessante, que espero ganhar algum dinheiro com a iniciativa conhece-me muito mal, e terá (felizmente) muito pouco com que se preocupar. Mas por mim estão à vontade de achar o que bem quiserem.

É pura e simplesmente um dia para criadores falarem de aves. Não é para me "ouvirem falar" (gostei muito dessa expressão), nem para me armar (também foi gira). Já me chega o trabalho que me dão as obrigações académicas... É apenas para abordar assuntos técnicos, secalhar um bocadinho mais a sério, de uma forma que aquelas pessoas que não estão tão à vontade com biologia, nutrição, produção, e afins talvez até gostassem de saber mas não têm possibilidades de o fazer ou não sabem por onde começar.
Espero aliás conseguir envolver a universidade nestas iniciativas... Cada coisa a seu tempo!

Portanto, da minha parte está lançada a disponibilidade e vontade. Quem estiver interessado sejam criadores ou clubes é só combinarmos.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de formação - Genética e selecção Empty Re: Sessão de formação - Genética e selecção

Mensagem  Ricardo Garção Qua 12 Set 2012, 14:05

Boa tarde Ricardo,

A sua ideia é muito boa, e ainda mais a sua disponibilidade para o fazer.
Como já foi mencionado anteriormente, essa iniciativa podia ter lugar durante a ERYTHRURA 2012, caso fosse possível da parte do Ricardo.
Tenho a certeza que essa iniciativa iria ser do agrado pela parte dos membros do CEM, e o dia ideal, na minha opinião, seria no ultimo dia da exposição, onde estaria todos ou quase todos os criadores.

Em relação ao resto que o Ricardo disse...bem, pensava que eu era o único de quem as pessoas criticavam....sei lá porquê!!
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de formação - Genética e selecção Empty Re: Sessão de formação - Genética e selecção

Mensagem  AvilandiaPT Qua 12 Set 2012, 14:27

Olá Ricardo,

Se acharem que sim, da minha parte em principio não deve haver problema, é uma questão de "confirmar calendário".
Deixa-me só organizar porque com as aulas a arrancarem esta semana ainda não sei bem às quantas ando.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de formação - Genética e selecção Empty Re: Sessão de formação - Genética e selecção

Mensagem  Ricardo Garção Qua 12 Set 2012, 14:57

Olá Ricardo,

Acabei agora mesmo de falar por telefone com o Jorge Anselmo (Presidente do Clube Exóticos de Marvão), a expor-lhe a iniciativa que o Ricardo quer fazer.
Ele mostrou bastante interesse no que o Ricardo quer fazer, e pediu-me para lhe pedir o seu contato telefónico para poder falar consigo.
Sendo assim, se quiser enviar o seu contato para o meu e-mail ou deixar diretamente aqui, eu depois envio para o Jorge Anselmo para vocês poderem falar os dois.
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de formação - Genética e selecção Empty Re: Sessão de formação - Genética e selecção

Mensagem  AvilandiaPT Qua 12 Set 2012, 15:51

Olá Ricardo,

Ok, aqui fica: 922247024

Cumps.

Ricardo M.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de formação - Genética e selecção Empty Re: Sessão de formação - Genética e selecção

Mensagem  RC Qua 12 Set 2012, 15:54

Ricardo M. (AvilandiaPT) Podes disponibilizar o teu email. Precisava pedir-te uma coisa. Envia apara o meu: avesrc@gmail.com


Última edição por RC em Sex 14 Set 2012, 23:02, editado 1 vez(es)
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de formação - Genética e selecção Empty Re: Sessão de formação - Genética e selecção

Mensagem  leandro_maltez Qua 12 Set 2012, 16:41

Boas.
poderia me facultar o seu mail senhor ricardo. botelhomaltez@hotmail.com
Obridado
leandro_maltez
leandro_maltez

Mensagens : 95
Data de inscrição : 01/12/2009
Localização : cartaxo

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de formação - Genética e selecção Empty Re: Sessão de formação - Genética e selecção

Mensagem  AvilandiaPT Sex 14 Set 2012, 13:43

Olá a todos,

No seguimento deste tema estão a ser ultimados os detalhes para se realizar esta apresentação durante a exposição de Marvão.
Em principio será no domingo dia 7 com dois temas (Nutrição e Genética e selecção) decorrendo da manhã um tema e de tarde outro.

Quando se acertarem todos os detalhes ou o Ricardo Garção ou eu colocaremos aqui o plano completo e horários.

Entretanto para se alguém estiver a pensar ir ou precisar de boleia, da minha parte pode-se combinar.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de formação - Genética e selecção Empty Re: Sessão de formação - Genética e selecção

Mensagem  Selenio Sex 14 Set 2012, 20:49

Boa noite...

Com muita pena minha não poderei comparecer, pois não tenho disponibilidade laboral para ir a Marvão e consequentemente á sessão de formação. Crying or Very sad

Resta-me apenas desejar que tudo corra pelo melhor e boa almoçarada....




Última edição por Selenio em Sex 14 Set 2012, 21:23, editado 1 vez(es)
Selenio
Selenio

Mensagens : 335
Data de inscrição : 04/09/2009
Localização : Gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos