Fórum dos Exóticos
Ave sem olhos - Má formação genética Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Ave sem olhos - Má formação genética Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ave sem olhos - Má formação genética

4 participantes

Ir para baixo

Ave sem olhos - Má formação genética Empty Ave sem olhos - Má formação genética

Mensagem  Carlos S. Qui 12 Jan 2012, 13:16

Ave sem olhos - Má formação genética Sam0289x
Apresento-vos este diamante de gould nascido em minha casa em um dos meus casais de goulds.
Esta ave nasceu sem olhos formados, sendo que assim que nasceu foi logo rejeitada pelos progenitores (seleção natural).
A ave nasceu de um casal nao consaguineo, e de origens muito distantes, aconteceu apenas uma vez, e ainda nao se voltou a repetir pelo que, espero tenha sido um caso isolado, nunca me tinha acontecido nem nunca tinha visto nada assim.


Mais fotos e informações em:
http://c-aves.blogspot.com/
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Ave sem olhos - Má formação genética Empty Re: Ave sem olhos - Má formação genética

Mensagem  Rui Alexandre Qui 12 Jan 2012, 14:12

Coisas da Natureza!!!!!
Rui Alexandre
Rui Alexandre

Mensagens : 475
Data de inscrição : 26/12/2009
Localização : Vale de Figueira Santarem

Ir para o topo Ir para baixo

Ave sem olhos - Má formação genética Empty Ave cega

Mensagem  AvilandiaPT Qui 12 Jan 2012, 18:50

Carlos,

Por vezes acontece. Pode ser má formação genética ou apenas um problema de desenvolvimento. Algumas mutações têm problemas associados, mas no caso dos goulds não conheço nenhum deste tipo.
Por exemplo nos mandarins face cinzenta existe uma predisposição para este tipo de má formação e em linhas que não sejam seleccionadas e cuidadas nascem bastante aves cegas com alguma frequência.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ave sem olhos - Má formação genética Empty Re: Ave sem olhos - Má formação genética

Mensagem  gimbras Qui 12 Jan 2012, 19:41

boa noite,
além de tudo o que já foi referido, ainda pode ser um problema de ascaridíase da mãe. espero que não, mas é conveniente verificar.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ave sem olhos - Má formação genética Empty Re: Ave sem olhos - Má formação genética

Mensagem  Carlos S. Seg 16 Jan 2012, 15:43

A Ascaridíase é um verme, em que o unico hospedeiro é o ser humano, nao existe nos passaros Wink
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Ave sem olhos - Má formação genética Empty Re: Ave sem olhos - Má formação genética

Mensagem  gimbras Seg 16 Jan 2012, 19:48

Carlos S. escreveu:A Ascaridíase é um verme, em que o unico hospedeiro é o ser humano, nao existe nos passaros Wink

boas,
amigo Carlos,
não sei onde colheu essa informação, mas é melhor revê-la.
a ascaríade, que provoca a ascaridíase, é um verme metazoário, vulgarmente conhecido por lombriga, que é hospedado por uma grande variedade de seres vivos; sendo que, o principal hospedeiro (em termos da frequência com que aparece) é o porco.
é mais estudada nos humanos por razões óbvias.
nas aves, o seu principal perigo é que pode migrar para o oviduto, penetrando o nucleo do ovo, provocando más formações variadas. em casos de grande proliferação, em aves adultas, pode levar à obstrução do intestino.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ave sem olhos - Má formação genética Empty Re: Ave sem olhos - Má formação genética

Mensagem  Carlos S. Seg 16 Jan 2012, 20:04

Talvez possa ter lido mal, mesmo assim nao vejo nenhuma relação que leve a má formação genetica...
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Ave sem olhos - Má formação genética Empty Re: Ave sem olhos - Má formação genética

Mensagem  gimbras Seg 16 Jan 2012, 20:13

boas,
a relação está no facto de o nucleo do ovo ser danificado.
mas não siga a minha opinião. se tem uma opinião formada, deve segui-la.
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ave sem olhos - Má formação genética Empty Re: Ave sem olhos - Má formação genética

Mensagem  Carlos S. Seg 16 Jan 2012, 20:20

Claro que nao, errar é humano, eu nem sabia ao certo qual era essa doença, e fiz alguma pesquisa, nao digo que nao seja possivel, posso estar errado, mas sinceramente é muito pouco provavel, se tivesse esse parasita nessa femea, teria de o ter em outras, o que nao aconteceu, alem disso as aves foram desparasitadas 2 vezes nos ultimos 5 meses.

Acho muito estranho um casal com varias posturas, so ter nascido um assim.
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Ave sem olhos - Má formação genética Empty Re: Ave sem olhos - Má formação genética

Mensagem  gimbras Seg 16 Jan 2012, 20:36

Carlos S. escreveu: sinceramente é muito pouco provavel, se tivesse esse parasita nessa femea, teria de o ter em outras, o que nao aconteceu, alem disso as aves foram desparasitadas 2 vezes nos ultimos 5 meses.

Acho muito estranho um casal com varias posturas, so ter nascido um assim.

concordo que, com essas desparasitações, é dificil acontecer.

quanto a por ter numa fêmea ter que ter em todas, não concordo. tudo depende da quantidade de parasitas; a maioria das aves, suporta uma pequena colónia sem qualquer problema. isto porque, a ascaríade tende a fixar-se no intestino até que a população seja demasiado grande; só aí começa a migração.

só nasceu um assim, e ainda bem. quando eu disse que era bom verificar, foi porque pode aparecer uma má formação completamente distinta noutra ave; tudo depende do dano que o verme fizer no núcleo.

e vamos lá concordar que, também não custa nada dar uma espreitadela nas fezes frescas e ver se tem lá umas lombriguitas.
cumprimentos,

gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ave sem olhos - Má formação genética Empty Re: Ave sem olhos - Má formação genética

Mensagem  Carlos S. Seg 16 Jan 2012, 21:02

Sim concordo, mas faço a limpeza semanalmente e até a data ainda nao reparei em nada, de qualquer maneira espero que nao seja nada disso, pois vou continuar com a femea no meu plantel para o ano Wink
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Ave sem olhos - Má formação genética Empty Re: Ave sem olhos - Má formação genética

Mensagem  gimbras Ter 17 Jan 2012, 11:14

Carlos S. escreveu:Sim concordo, mas faço a limpeza semanalmente e até a data ainda nao reparei em nada, de qualquer maneira espero que nao seja nada disso, pois vou continuar com a femea no meu plantel para o ano Wink

é muito pouco provável; foi só mais uma hipótese a considerar.
boa sorte com ela.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos