Fórum dos Exóticos
Os melhores ninhos 2012! Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Os melhores ninhos 2012! Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os melhores ninhos 2012!

+4
Duarte Neves
Luís Lourenço
Jose Fernando
Fernando Domingues
8 participantes

Ir para baixo

Os melhores ninhos 2012! Empty Os melhores ninhos 2012!

Mensagem  Fernando Domingues Seg 09 Jul 2012, 16:44

Deixo aqui o meu contributo ao nível de outras espécies que não os comuns exóticos domésticos... ou melhor, deixo aqui umas fotos de ninhos... pois as crias virão depois!

Ninho de Guarda Marinho - Amandava subflava subflava
Os melhores ninhos 2012! Ass

Ninho Bengalim da Índia com progenitora à porta - Amandava amandava
Os melhores ninhos 2012! NinhoAmandava

Ninhos de Face Laranja - Estrilda melpoda
Os melhores ninhos 2012! 6

Os melhores ninhos 2012! 5

Ninhos de Bico de Lacre comum - Estrilda astrild
Os melhores ninhos 2012! BL

Os melhores ninhos 2012! 2-1

Os melhores ninhos 2012! 3

Ninho de Bico de Lacre de Bico Preto - Estrilda rhodopyga
Os melhores ninhos 2012! NinhoRhodopygas

Visitem o Blogue - Cliquem no banner abaixo e subscrevam as novidades!
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Os melhores ninhos 2012! Empty Foto de um juvenil Bico de Lacre de Bico Preto

Mensagem  Fernando Domingues Seg 09 Jul 2012, 16:47

Eis a primeira foto de cria que vou postar por aqui e a minha vitória para a época 2012!

Os melhores ninhos 2012! Rhodopyga-1

Quando olhamos para este juvenil, até podíamos dizer que se trata de uma mutação devido ao seu tom castanho claro e sem desenho. Nada disso! Tal como os juvenis de Bico de Lacre comum, o bico é preto… mas continuará a sê-lo! A listra ocular que agora é negra/escura, será de um tom vermelho. A cor castanha ficará mais escura, bem como o vermelho que a ave apresenta nas supra caudais e asas, será bem mais vivo.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Os melhores ninhos 2012! Empty Re: Os melhores ninhos 2012!

Mensagem  Jose Fernando Seg 09 Jul 2012, 17:40

Parabéns Fernando,
como alguns dizem são poucos mas são bons.
Felicidades para os que re começaram agora.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Os melhores ninhos 2012! Empty Re: Os melhores ninhos 2012!

Mensagem  Luís Lourenço Seg 09 Jul 2012, 19:04

Olá Fernando, está muito bonito esse rhodopyga, parabéns!
Continuação de boas criações.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Os melhores ninhos 2012! Empty Re: Os melhores ninhos 2012!

Mensagem  Duarte Neves Seg 09 Jul 2012, 19:30

Como era de esperar digno de um grande campeao portugues!
XD

Cumprimentos e felicidades!
Duarte Neves
Duarte Neves

Mensagens : 48
Data de inscrição : 02/07/2012
Localização : Queluz - Monte Abraão
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Os melhores ninhos 2012! Empty Re: Os melhores ninhos 2012!

Mensagem  Fernando Domingues Seg 09 Jul 2012, 19:42

Obrigado a todos pelos comentários!

Duarte, antes de tudo um bom criador é aquele que assegura as melhores condições possíveis às suas aves e com isso inevitavelmente acaba por ter sucesso e resultados. Não me considero um campeão, mas sim um bom criador de aves.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Os melhores ninhos 2012! Empty Re: Os melhores ninhos 2012!

Mensagem  Diogo Ribeiro Seg 09 Jul 2012, 22:26

Boa noite,

Parabéns pelo sucesso Fernando.

Apesar de não ser uma área em que tenha grandes conhecimentos ou experiência, reconheço te mérito pela dedicação a um tipo de aves menos conhecido e por vezes de um grau de dificuldade acrescido na criação.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Os melhores ninhos 2012! Empty Re: Os melhores ninhos 2012!

Mensagem  Duarte Neves Seg 09 Jul 2012, 22:46

Claro Fernando, mas um campeão representa isso tudo se não naõ tinha estes resultados!
Duarte Neves
Duarte Neves

Mensagens : 48
Data de inscrição : 02/07/2012
Localização : Queluz - Monte Abraão
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Os melhores ninhos 2012! Empty Re: Os melhores ninhos 2012!

Mensagem  RC Seg 09 Jul 2012, 22:51

Parabéns! Os ninhos estão excelentes.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Os melhores ninhos 2012! Empty duvidas sobre o forum

Mensagem  Ytanna Ter 10 Jul 2012, 01:06

Como faço para postar fotos aqui no forum?

Ytanna

Mensagens : 96
Data de inscrição : 09/07/2012
Localização : Fortaleza
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Os melhores ninhos 2012! Empty Re: Os melhores ninhos 2012!

Mensagem  eduardo_garcia Ter 10 Jul 2012, 09:05

Bom dia,
Olá Fernando, os meus parabens!
És de facto um grande criador e também um grande campeão, não só pelos resultados em exposições, mas também pelos resultados obtidos na criação dessas belas aves, mais uma vez muitos parabens! Very Happy

Cumprimentos Wink
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Os melhores ninhos 2012! Empty Re: Os melhores ninhos 2012!

Mensagem  Fernando Domingues Ter 10 Jul 2012, 14:24

Apesar de não ser uma área em que tenha grandes conhecimentos ou experiência, reconheço te mérito pela dedicação a um tipo de aves menos conhecido e por vezes de um grau de dificuldade acrescido na criação.

Obrigado Diogo, acho que tem muito a ver com a personalidade das pessoas... eu comecei com este tipo de aves exatamente por não ser reconhecido o devido valor... ninguém queria saber disto. A primeira medalha conquistada num Campeonato do Mundo, em 2010 veio mudar um pouco as coisas. Uma das imagens que guardarei até morrer, é daqueles que diziam que um "puto" de 16 anos não tinha qualquer hipótese e que era até uma vergonha... nunca me esquecerei da cara deles depois de saberem que tinha sido vice-campeão do Mundo e contra 17 equipas.

Hoje como sabem, já reconhecem o mérito a este tipo de aves e outros criadores também se aventuram neste caminho, que como dizes e muito bem Diogo, tem realmente um grau de dificuldade acrescido. Independentemente do tipo de aves que cada um cria, deve optar pelo caminho da especialização. Não se deve cometer o erro de ter muitas espécies... ou melhor até pode, mas a manutenção e reprodução deve ser o mais semelhante possível, de modo a não provocar muita ginástica. Assim, nunca seremos bons em nada!

Obrigado Eduardo e restante malta pelas palavras. O meu objetivo pessoal passa pela coleção de todos os Bicos de Lacre (são mais de 16 espécies e cada um com um grau de dificuldade e beleza próprio) e claro, quero claramente ser uma referência mundial nos Estrildas verdadeiros. 3 espécies com sucesso já cá cantam... falta uma "catrafada" delas ainda Shocked . Em janeiro se tudo correr bem, chegarão mais duas!
Aos que pretendem iniciar na criação de Bicos de Lacre (Faces Laranja, Caudas de Vinagre, Rhodopygas, etc) devem começar sempre por criarem o Bico de Lacre comum, pois a carga de conhecimentos que eventualmente acumularão, permitir-lhes-ão criar outras espécies, degrau a degrau.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Os melhores ninhos 2012! Empty Algumas crias 2012

Mensagem  Fernando Domingues Seg 06 Ago 2012, 17:44

Os melhores ninhos 2012! 1

O ano de 2012, aparte de algumas baixas importantes e inúmeros ciclos de experiências... tem sido definitivamente um ano "generoso". A imagem superior corresponde a uma foto parcial de uma das minhas voadeiras com os Guarda Marinhos, da subspécie subflava subflava. O macho que aparece com a muda quase feita não apresenta qualquer vestígio "verde" ou outro tipo de manchas no peito. Terá certamente uma óptima cor.... mas já viram o tamanho das duas aves desfocadas em cima ao lado de um juvenil de Bico de Lacre de Bico Preto em plena muda? Já viram o porte? A imagem não o ilustra bem... mas é o que acontece quando "limpamos linhas". Muitas das aves que aparecem em exposições pertencem à subespécie Clarkei como tenho vindo a referir. Atrevo-me a dizer que mais de 90% dessas aves são, como refere um amigo meu... "Manequins" aves que estão comprometidas a nível genético uma vez que são aves resultantes de cruzamentos entre subspécies, mas que são aves "bonitas" para exposição. Este ano faço questão de apresentar a minha linha talvez em duas exposições nacionais, para que os criadores possam ver com os seus olhos aquilo que eu tento aqui explicar. Posso dizer com toda a segurança que as duas aves em cima atingem mais 35 a 40% do porte comum da espécie. Se conseguir ter uma boa cor... terei aves de elite.

Os melhores ninhos 2012! 3-1

Uma das primeiras crias de Face Laranja desta época... apesar de ser um juvenil (provavelmente um macho), já viram a extensão e intensidade da face? Este é o resultado de trabalho de uma das minhas linhas de Faces Laranja. Cobrir as anilhas com fezes das aves, é uma de muitas estratégias a ter em conta quando trabalhamos em cria directa e queremos reduzir qualquer tentativa de expulsão das crias do ninho por parte dos progenitores.

Os melhores ninhos 2012! 2

Nesta fotografia aparecem dois Bicos de Lacre (à esquerda) e um Face Laranja (à direita). Como distinguir os juvenis entre si? Se repararem com atenção, os pontos brancos que aparecem no bico ( designados de diamantes) são mais proeminentes nas crias de Bico de Lacre que no Face Laranja. Na verdade e nos Faces Laranja, estas são mais discretas. Na imagem apresento 3 aves exactamente com a mesma idade. Não notam qualquer diferença na ave do meio? Tom da cor de pele? Trata-se da minha jóia da coroa 2012... uma de duas crias de uma experiência com os Bicos de Lacre e a primeira mutação já fixada cá em casa (para já... espero que sejam mais). Não sei ainda bem qual será o resultado, mas é isto que me mais me fascina na criação de aves... a imprevisibilidade. Terá de ser obrigatoriamente uma espécie de diluição. As melaninas serão discretas e a cor vermelha será menos extensa, mas mais notória devido ao contraste claro da cor da ave. Isto são as minhas suspeitas... espero enganar-me ou lá se vai a imprevisibilidade.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos