Fórum dos Exóticos
Criar linha pura de mandarins clássicos Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Criar linha pura de mandarins clássicos Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criar linha pura de mandarins clássicos

4 participantes

Ir para baixo

Criar linha pura de mandarins clássicos Empty Criar linha pura de mandarins clássicos

Mensagem  PedroBastos68 Sex 20 Abr 2012, 11:24

Boa Tarde,

Após varias pesquisas no forum e em sites de criadores gostava de saber como criar um linha pura de classicos, as minhas duvidas ( e muitas ) são as seguintes:

1º se tenho casais de classicos mas que são portadores de x,y,ou z posso cruzar entre eles e obter linha pura?

2º se tenho um macho que não tem por exemplo a listagem mesmo até ou bico? como tiro este defeito, junto com o quê?
posso arranjar um macho que não tenha este defeito certo? mas cruzo com o quê? se as femeas são todas cinzentas.
Tenho muito mais mas para já fico por aqui.
PedroBastos68
PedroBastos68

Mensagens : 53
Data de inscrição : 05/04/2012
Localização : Portalegre
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criar linha pura de mandarins clássicos Empty Re: Criar linha pura de mandarins clássicos

Mensagem  luciano moreira Sex 20 Abr 2012, 14:29

PedroBastos68 escreveu:Boa Tarde,

Após varias pesquisas no forum e em sites de criadores gostava de saber como criar um linha pura de classicos, as minhas duvidas ( e muitas ) são as seguintes:

1º se tenho casais de classicos mas que são portadores de x,y,ou z posso cruzar entre eles e obter linha pura?
.

praticamente não existem mandarins puro-sangue em cativeiro todos portam alguma mutação, você poderá comprar clássicos e apura-los cruzando filhotes de um casal com os dos outros todos clássicos poderá obter uma linhagem muito boa.
aguarde mais opiniões.
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Criar linha pura de mandarins clássicos Empty Re: Criar linha pura de mandarins clássicos

Mensagem  AvilandiaPT Sex 20 Abr 2012, 14:34

Olá,

Podes e deves para fazer um trabalho como deve ser... MAS há alguns cuidados pelo caminho.
Mais logo respondo mais mais calma.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Criar linha pura de mandarins clássicos Empty Re: Criar linha pura de mandarins clássicos

Mensagem  AvilandiaPT Sáb 21 Abr 2012, 10:04

Olá,

Criar uma linha de cinzentos é importante sobretudo para quem quer trabalhar linhas base (cinzentos, castanhos, diluidos, dorso-claro) e algumas mutações que trabalham sobre estas directamente (peito negro, face negra, bochecha negra, pasteis, peito branco).
A maioria das restantes (peito laranja, branco, isabel e combinações) são linhas secundárias nas quais o impacto da linha base não costuma estar no cinzento.

1º se tenho casais de classicos mas que são portadores de x,y,ou z posso cruzar entre eles e obter linha pura?

Podes. O que vais conseguir é reduzir ao longo do tempo a incidência desses genes na população. Mas não é uma forma eficaz porque só funciona mantendo uma consanguinidade MUITO apertada durante várias gerações. Caso contrário acabas por ir tendo portadores de isto e aquilo que nunca produzem essas crias porque nunca são acasalados com uma ave portadora da mesma.
Imagina que tens um macho portador de peito laranja que não sabes e uma fêmea portador de bochecha preta que também não sabes. Por mais que os cruzes vão dar sempre cinzentos. Alguns portadores dos dois, outros portadores só de um, outros não portadores que não podes distinguir. Quando esses se reproduzem acontece o mesmo e vais propagando o que chamam genes silenciosos de fundo pela população.
A única forma de se mostrarem é acasalar pais x filhos ou irmãos entre si o que a longo prazo tem problemas.

2º se tenho um macho que não tem por exemplo a listagem mesmo até ou bico? como tiro este defeito, junto com o quê?

Estás a falar das riscas do peito? Normalmente vais trabalhar de forma complementar, escolhendo fêmeas que melhorem essa caracteristica. Aqui entes duas vias. A selecção directa ao usares fêmeas que mostrem algum zebrado no peito ou um peito mais escuro e a selecção indirecta ao usares fêmeas irmãs de machos que mostrem um bom zebrado ou até mesmo exagerado (que embora não o mostrem por ser sexual, assumimos que o têm geneticamente).
Podes aplicar o mesmo raciocinio na maioria das questões de cor/desenho em que exista variação entre machos e fêmeas.

Na prática realmente é complicado determinarmos se existem portadores escondidos ou não. Provavelmente não podemos sequer dar a certeza que não. Mas o que conta é o resultado final. Alguns factores podem dar cabo de uma linha (malhado por exemplo) mas na prática o que se faz é que só quando por acaso aparecem e os identificamos ficamos a saber e podemos então optar o que fazer com essas aves.
Fazer o teste individual de cada ave seria impensável, fosse em cruzamentos ou em análise genética. (por acaso os mandarins até têm mapeamento feito e muito estudado).
Além disso cada vez que metes uma aev de fora terias esse problema. O criador diz que é mesmo "puro" mas...
Depois é estatistica a trabalhar. Quando mais tempo se passar com cruzamentos entre clássicos mais se reduz a frequência de alguns genes. As fêmeas cinzentas são especialmente importantes porque permitem "partir" mutações ligadas ao sexo e testar logo machos nesse sentido. Em termos de recessivos livres não há muitas formas de teres a certeza.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Criar linha pura de mandarins clássicos Empty Re: Criar linha pura de mandarins clássicos

Mensagem  Jose Fernando Sáb 21 Abr 2012, 11:06

Olá amigos,
quando se chama classico a uma ave, estamos inconscientemente dizer que a ave é pura.
Infelizmente muitos criadores e vendedores vendem aves portadoras ,mas fenotopicamente (visual) a ave aparenta ser cinzenta, e na verdade é portadora de uma ou mais mutações.E chamam clássicos a essas aves.
Quanto a dizerem que não existem Cinzentos puros em cativeiro, isso não é verdade.
Já crio mandarins desde 2005, e exponho desde 2006, alguns dos prémios na classe de cinzentos.
Mas só com muito trabalho e rigoroso controle, apoiado por outros criadores amigos é possível ter cinzentos puros em cativeiro.
Eu tenho uma linha de cinzentos puros(não sou o único), embora ao longo do tempo tenha colocado sangue novo (outros criadores) algumas das aves revelaram-se portadoras de outras mutaçoes.
Mas conhecendo um pouco de genética é fácil eliminar as aves portadoras, no caso de mutaçoes ligadas ao sexo, aproveitam-se as femêas cinzentas que dai saiam.
No caso de mutaçoes recessivas o melhor é eliminar as aves todas daí provenientes, mas para quem quiser aproveitar uma ave dessas (portadora) deverá cruzar com uma ave garantidamente cinzento puro, e depois aproveitar o ,ou os melhores filhos e cruzar com aves puras, e seguindo sempre esse raciocinio acabará por limpar o sangue.
Mas só se trabalha essa ave portadora (objectivo puro) um ano de criação ou mesmo uma postura .
Tendo em consideração que se aproveitam as crias que tenham excelentes qualidades gerais.
No segundo caso dizem que em 3 ou 4 anos , seguindo sempre estes cruzamentos é possível termos aves puras, a prova dos nove será, cruzar uma ave de 3º ou 4º ano com uma ave da mutação que supostamente tenhámos limpo geneticamente através de n cruzamentos.
Criar aves fracas , não vale a pena.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criar linha pura de mandarins clássicos Empty Re: Criar linha pura de mandarins clássicos

Mensagem  PedroBastos68 Sáb 21 Abr 2012, 13:37

Boa Tarde,

Desde já obrigado pela ajuda, mas acho que ainda vou ter muito que ler sobre generica( estou muito verdinho), pois á muita coisa nos comentários que para mim ainda é chinês ou sou Criar linha pura de mandarins clássicos 579828567 , palavras como " mutações ligadas ao sexo", " recessivos livres".
Esqueci-me de dizer que ainda não possuo qualquer ave, embora esteja á espera de alguns casais de classicos de um Companheiro de trabalho que já tem experiencia na criação de mandarins, prova disso os premios que já alcançou.

dizer também que ao iniciar este tópico teve como objectivo aprender a criar/manter um linha de cinzentos(classicos).
PedroBastos68
PedroBastos68

Mensagens : 53
Data de inscrição : 05/04/2012
Localização : Portalegre
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos