Fórum dos Exóticos
que mutação? (mandarim) Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
que mutação? (mandarim) Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

que mutação? (mandarim)

5 participantes

Ir para baixo

que mutação? (mandarim) Empty que mutação? (mandarim)

Mensagem  pedro376h Sáb 21 Nov 2009, 21:16

boas,
vi esta foto na net, e fiquei intrigado com a mutação deste mandarim (o da esquerda). Alguém me pode ajudar, dizendo do que se trata?
obrigado

que mutação? (mandarim) File

pedro376h

Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/09/2009
Localização : Sangalhos - Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

que mutação? (mandarim) Empty Re: que mutação? (mandarim)

Mensagem  Nandes Sáb 21 Nov 2009, 21:30

Boas.

Rialmente que mutação será esta é que nao tou a ver mesmo eu ia dizer face negra mas acho que nao tem nada a ver mesmo ou entao malhado mas tambem nao será loool nao faço a minima
Nandes
Nandes

Mensagens : 255
Data de inscrição : 14/07/2009
Localização : Guimarães
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

que mutação? (mandarim) Empty Re: que mutação? (mandarim)

Mensagem  pedro376h Sáb 21 Nov 2009, 21:41

quero apenas acrescentar que essa ave, segundo o seu criador, tem pouco mais de meio ano. A ave que está à direita, é a mãe.
O pai é um cinzento normal, com poupa.

Aproveito também para colocar mais uma questão. Tenho um casal de mandarins, cujo macho é cinzento/ diluído e a fêmea é diluída. Deste casal nasceram 6 crias, sendo que duas delas tinham à nascença, olhos vermelhos.
Essas 2 crias sempre foram mais fracas que os outros irmãos, e uma delas acabou mesmo por morrer.
Agora o que eu não estava à espera, era que a outra cria mantivesse ainda os olhos de um vermelho muito vivo. as penas, por aquilo que consigo ver, serão brancas. Alguém me pode dizer qual a mutação da minha cria?
obrigado

pedro376h

Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/09/2009
Localização : Sangalhos - Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

que mutação? (mandarim) Empty Re: que mutação? (mandarim)

Mensagem  Nandes Sáb 21 Nov 2009, 21:49

Como os pais são diluidos é claro que as crias seram tambem assim em tons de branco logo essa cria será em principio diluida tambem mas ter olhos assim vermelhos talvez seja uma cria lutina nao sei podes mandar uma foto dela para o pessoal ver tambem??
Nandes
Nandes

Mensagens : 255
Data de inscrição : 14/07/2009
Localização : Guimarães
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

que mutação? (mandarim) Empty Re: que mutação? (mandarim)

Mensagem  Jorge Pinto Sáb 21 Nov 2009, 23:07

Boas Pedro, a tua cria será muito provavelmente um diluído que poderá ser macho ou fêmea, os olhos têm tendência a escurecer com a muda da pena.

Em relação ao pássaro da foto, isso não é mutação nenhuma, é uma anomalia que de vez em quando aparece nos mandarins, já tive casos desses, a ave fica com excesso de melanização(zonas escuras) em certas partes do corpo, mas que vão desaparecer quando a ave mudar totalmente, ou seja, essa fêmea vai ficar cinzenta normal quando mudar, isto é o mais provável.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

que mutação? (mandarim) Empty Re: que mutação? (mandarim)

Mensagem  pedro376h Dom 22 Nov 2009, 14:20

boas
antes de mais, obrigado.
No que diz respeito à ave da foto, estou esclarecido.

Em relação à minha cria, é que ainda estou algo céptico... devido ao tom do vermelho dos olhos. Já tenho tirado alguns diluídos de outros casais, e não eram assim. Foi isso que me fez deixar aqui esta dúvida.
O tom avermelhado dos olhos não é suposto desaparecer nos primeiros dias de vida?
A cria tem já algumas penas, e parece-me que vai ser um branco amarelado/ sujo e eu estou curioso para ver o que dali sairá.

pedro376h

Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/09/2009
Localização : Sangalhos - Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

que mutação? (mandarim) Empty Re: que mutação? (mandarim)

Mensagem  paulo Dom 22 Nov 2009, 17:23

Boas Pedro , como o Jorge disse esta cria é um diluído mas de linha continental os restantes que tens diluídos certamente serão de linha inglesa ( enquanto jovens apresentam tons escuros sobre a cabeça , olhos escuros e dorso mais branco ) nos continentais o dorso é creme claro.
Abraço
Paulo Martins
paulo
paulo

Mensagens : 20
Data de inscrição : 03/03/2009
Localização : São Miguel - Açores
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

que mutação? (mandarim) Empty Re: que mutação? (mandarim)

Mensagem  Jorge Pinto Dom 22 Nov 2009, 22:07

Boas, quanto á opinião do amigo Paulo assino por baixo, 100% de acordo.


Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

que mutação? (mandarim) Empty Re: que mutação? (mandarim)

Mensagem  pedro376h Seg 23 Nov 2009, 13:22

boas,
muito obrigado pelas dicas.
resta-me aguardar então, para confirmar a mutação.

já agora, existe algum site onde se possam consultar todas as mutações existentes nos mandarins, a respectiva descrição, e modos de transmissão?

em sites italianos, deparei-me com uma mutação(?) que desconheço, o ventre negro... será que algum de vocês me poderia dizer um pouco mais sobre ela?
obrigado Wink

pedro376h

Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/09/2009
Localização : Sangalhos - Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

que mutação? (mandarim) Empty Re: que mutação? (mandarim)

Mensagem  Jorge Pinto Seg 23 Nov 2009, 13:36

Boas Pedro, ventre negro não é com certeza o nome correcto em português, tenta colocar aqui uma foto e logo te digo o que é. Quanto a sites há vários, mas uns tem umas coisas e outros têm outras, assim tudo tão bem explicado num só site não conheço, mas se tiveres dúvidas coloca no capítulo de genética que eu respondo.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

que mutação? (mandarim) Empty Linha Continental e linha Inglesa

Mensagem  Jose Fernando Seg 23 Nov 2009, 19:23

Saudaçoes Amigos,
Discordo do que disse o Paulo e o Jorge Pinto em relaçao ao tom dos diluidos ingleses ou continentais, os tons(só olhos) sao ao contrario ou seja as crias com olhos vermelhos sao inglesas e as crias mais escuras serao continentais ou entao pode acontecer serem dorsos claros.
Cumprimentos a todos e boas criaçoes.
Jose Fernando
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

que mutação? (mandarim) Empty Re: que mutação? (mandarim)

Mensagem  pedro376h Seg 23 Nov 2009, 20:53

boas,
mais logo, quando tiver um pouquinho de tempo livre vou pesquisar melhor essa do ventre negro, para ver se não estou a fazer eu confusão.
gostaria também se possível que me dissessem, quais das mutações correntes em Portugal, apresentam os olhos vermelhos à nascença? e com que idade eles escurecem (mais ou menos)?
obrigado mais uma vez.

pedro duarte

pedro376h

Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/09/2009
Localização : Sangalhos - Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

que mutação? (mandarim) Empty Re: que mutação? (mandarim)

Mensagem  pedro376h Seg 23 Nov 2009, 23:53

boas
em relação ao ventre negro ou "ventre nero"(italiano) parece que realmente existe, mas ainda será muito raro. Nesse aspecto já estou esclarecido, apesar de ainda não ter conseguido ver nenhuma foto.
deixo aqui um link, para uma tabela de cruzamentos, onde aparece essa tal mutação:
http://www.italiazebravinkenclub.it/italiazebravinkenforum?func=view&catid=10&id=3571

será que é aquilo que em Portugal, se chama de eumo?

Desculpem tantas perguntas, mas como criador de psitacídeos habituei-me aos nomes das mutações "universais", e agora que redescobri os mandarins, estou a ter algumas dificuldades em entrar no esquema, porque vejo várias designações diferentes para uma mesma mutação.

Em relação ao meu casal de diluídos (portador x pura), que têm a tal cria de olhos vermelhos, não tenho dúvida nenhuma que são de linha continental.

obrigado novamente.


Wink

pedro376h

Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/09/2009
Localização : Sangalhos - Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

que mutação? (mandarim) Empty Re: que mutação? (mandarim)

Mensagem  Jorge Pinto Seg 23 Nov 2009, 23:54

Boas, amigo José Fernando, tens que rever a tua matéria, diluidos ingleses com olhos vermelhos? Isso nem parece teu, já criaste tantos diluidos quer ingleses quer continentais, como é podes fazer uma afirmação dessas, vá lá, pensa melhor nisso e depois diz alguma coisa.

Amigo Pedro, que eu tenha conhecimento, a única mutação em Portugal que apresenta olhos vermelhos são mesmo os diluidos, os olhos serão sempre avermelhados, mas quando forem mudando a pena, passando de juvenis a adultos os olhos escurecem.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

que mutação? (mandarim) Empty Re: que mutação? (mandarim)

Mensagem  pedro376h Ter 24 Nov 2009, 00:01

ok,
fico então com a certeza de que a cria é diluída.
obrigado pelas dicas de todos.

pedro376h

Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/09/2009
Localização : Sangalhos - Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

que mutação? (mandarim) Empty Ingleses ou Continentais

Mensagem  Jose Fernando Qua 25 Nov 2009, 22:43

Saudaçoes Amigos,
Eu tenho uma femea diluida que o Jorge conhece bem e ja pus uma foto dela noutro tópico, ganhou premios em 2007 e na classe diluida castanha embora em conversa com outros criadores entre eles o Jorge chegamos á conclusao que era uma diluida castanha inglesa, ainda se colocou a hipotes de ser portadora de pastel.
Conclusao tem os olhos vermelhos e com um tom de plumagem rosada os pais sao dois diluidos continentais.
Resumindo, sem querer discordar de nínguem cada vez percebo menos disto.
Vou tentar colocar aqui a foto.
Photobucket
Cumprimentos a todos.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos