Fórum dos Exóticos
Morte de crias - qual a causa? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Morte de crias - qual a causa? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Morte de crias - qual a causa?

+4
AvilandiaPT
gimbras
Markos
Luís Lourenço
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? Empty Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  Luís Lourenço Qua 11 Abr 2012, 13:25

Boas,

Tenho tido uma elevada taxa de mortalidade em crias criadas por Bengalins, isto quando as crias já têm penas.
Reparo que as crias começam com uma respiração ofegante, depois vão deixando de pedir comer, começam a ficar enfezadas até que morrem. confused
Já perdi umas 10 crias assim affraid
Gostava que alguém me ajudasse com esta situação.
Obrigado.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  Markos Qua 11 Abr 2012, 13:51


Olá Luís. E pá 10 crias mortas é bastante... Se foram criados pelos bengalins, na minha opinião é perfeitamente possível que as mortes sejam causadas por eles (bengalins) ou por alguma doença que eles tenham ou sejam portadores... Mas é um bocado estranho. As mortes foram em diferentes ninhos e diferentes casais, certo?
Pronto gostava de ajudar mas para não dizer asneiras vou deixar a palavra para os mais experientes....
Cumps...fica bem.
Markos
Markos

Mensagens : 53
Data de inscrição : 01/04/2011
Localização : Vila Nova de Gaia
PAÍS : Potugal

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  Luís Lourenço Qua 11 Abr 2012, 14:01

Olá Marcos,

Eu tenho a certeza que a causa são os Bengalins, só gostava de saber o que fazer para evitar estas baixas pois com isto tudo ainda não tenho descendência de vários casais e como eu tento que sejam os próprios pais a criar as crias perco sempre alguns ovos/crias com isso. Agora juntando as baixas nos Bengalins fica complicado ... Um exemplo disso são os Estrelas que ainda não tenho nenhuma cria.
As mortes já ocorreram em vários casais, com uns em que morreu 1 cria e outros em que morreram todas.
De qualquer maneira obrigado pela ajuda Wink
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  gimbras Qua 11 Abr 2012, 14:05

boas Luís,
pode ser uma infecção crónica do trato respiratório, nos bengalins: talvés uma colibacilose, mas é dificil dizer.
digo isto porque, as crias apresentam dificuldade respiratória e febre (não pedem comer) e as colibaciloses crónicas podem ser assintomáticas. e são de fácil transmissão.
se achares que possa ser isto, tenta o zooserine nos bengalins, com complexo B em simultâneo.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  Luís Lourenço Qua 11 Abr 2012, 14:12

Obrigado pela dica Jorge.
Dou quantas vezes o zooserine?
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  gimbras Qua 11 Abr 2012, 14:23

Luís Lourenço escreveu:
Dou quantas vezes o zooserine?

1/2 de 12 em 12 horas se possivel, ou 1 por dia. isto durante 3 dias.
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  Luís Lourenço Qua 11 Abr 2012, 14:35

Ok, mais uma vez obrigado pela tua ajuda Jorge.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  AvilandiaPT Qua 11 Abr 2012, 17:28

Olá Luis,

10 crias é muita coisa. Isso também pode dependes das espécies. Se é na altura de emplumarem pode ser nutricional (em Pytilias, degolados e afins com bengalins é limpinho e tipico!!)

Sem entrar em contradições realmente pode ser muita coisa (começa a ser hábito esta resposta né?).
Na minha opinião em vez de estares a usar o zooserine (individual) se desconfias mesmo de algum problema bacteriano eu optava pelo tylan (se apontares para respiratório) ou enrofloxacina (mais geral).
Pessoalmente o zooserine não me convence nem em composição nem em principio de utilização mas é uma opinião meramente pessoal e admito que funciona em muitos casos.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  Luís Lourenço Qua 11 Abr 2012, 17:58

Olá Ricardo,

As espécies que me têm morrido são Modestos (em maior número), Estrelas, Babetes, Bichenovs (todos os que estavam nos Bengalins), um desgraçado dum Mandarim que tive de meter nos Bengalins e tou mesmo a ver que o único Dominó que me nasceu até hoje vai pelo mesmo caminho. Evil or Very Mad

Começam por ficarem com a respiração muito acelerada, ofegante mesmo, quando têm uns 15 dias, exatamente quando começam a emplumar. Também noto que ficam sem força e coordenação nas pernas. Depois disso é um descalabro, não recebem tanto comer (porque não pedem), enfezam e depois morrem. Os mais resistentes conseguem aguentar até aos 30 dias de vida mas mesmo assim acabam por morrer.

Ainda não dei o zooserine, até porque não tenho de momento. O tylan e enrofloxacina encontram-se facilmente?
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qua 11 Abr 2012, 18:53

Luis, uma pergunta: com está o abdómen das crias??
Chegaste a ver?

Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  gimbras Qua 11 Abr 2012, 18:59

boas,
eu referi o zooserine por ter um espectro bastante amplo, e não ter uma ideia exacta do tipo de infecção (se é que é mesmo uma infecção).
também, tem a vantagem de ser de fácil aquisição e não é muito debilitante.
ainda bem que há opiniões diversas; a enrofloxacina, por acaso, acho muito agressiva em aves pequenas e reservo para infecções respiratórias bacterianas (quando tenho certeza). mas lá está, é uma opinião.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  Luís Lourenço Qua 11 Abr 2012, 19:34

Gustavo não reparei nada de fora de normal nas crias que têm morrido, mas amanhã vou ver melhor no Dominó.
O sintoma que me deixa mais preocupado é a perda de força e coordenação nas pernas affraid
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  AvilandiaPT Qua 11 Abr 2012, 20:11

Olá,

Jorge a enrofloxacina em aves jovens tem alguns problemas de dosagem, mas vai ter o mesmo problema com o zooserine se for dado às crias. Eu estou a assumir que a ideia do Luis será tratar as crias através dos adultos, ou seja tratando os adultos e as crias por consequência (seja já nos bengalins ou ainda nos pais).
Pela descrição parece-me uma infecção relativamente normal (dai que possa ser muita coisa). Nessa idade é fácil que surjam várias complicações respiratórias mesmo que a origem seja outra.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qua 11 Abr 2012, 20:24

Perguntei te isto porque sintomas de figado inchado podem confundirem-se com problemas respiratorios.
Lembrei me de um problema que tive com as aves em que o figado destas, inchava muito, as aves deixavam de comer e morriam mas, só tive este problemas em aves adultas. Se fosse o caso, os teus bengalins puderias estar a passar algo ás crias...


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  gimbras Qua 11 Abr 2012, 20:30

olá Ricardo,
também foi esse o meu entendimento.
não sei se será possivel tratar estas crias, mas se for possivel curar uma possivel infecção dos pais, já é bom, em termos de futuro. não tenho certeza que seja muito simples, dado o problema de descoordenação (pode ser por fraqueza, ou por uma questão neurológica).
eu usaria o zooserine como primeiro impacto. se determinasse uma causa específica, então avançaria para um medicamento mais específico.
mas isto é uma questão de metodologia e o que importa é o resultado final.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  Luís Lourenço Qua 11 Abr 2012, 21:21

Boas,

Sim o objectivo seria tratar as crias através dos progenitores, se for possível é claro, mas é melhor não estar com muitas esperanças ...
Sendo assim vou seguir o conselho do Jorge e dar zooserine aos "pais".
Obrigado a todos os que ajudaram.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  JasonVorhes Qua 11 Abr 2012, 21:41

Boa noite,
Na minha modesta opinião trocaria o zoozerine por sulfaprime 5 dias vita b nos restantes, contudo se a coisa se complicar bactrim 10 mg a dose pediátrica não falha é dum amplo expectro obtive bons resultados , dos 2 medicamentos. O sulfas dou mesmo na altura da criação nas dozagens indicadas no maximo 5 dias minimo 3, soluvel na agua sabias que entrava no sistema imunitário das crias. O sulfa.. é muito semelhante ao zoozerine, apenas não se tem de andar a agarrar os passaros para lhes por o comprimido na goela x em x de horas.
E probióticos tens dado?
Espero ter ajudado, boa sorte.

cumps
JX
JasonVorhes
JasonVorhes

Mensagens : 82
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : Vila Franca de Xira
PAÍS : Casal da Coxa

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  carlos bento Qua 11 Abr 2012, 22:52

boa noite LUIS
no meu ver nao è um problema respiratòrio mas sim o engrosamento do figado que faz forsa contra os polmoens i assim os passaros teèm dificoldade em respirare
à uns anos atraz este problema via-se muito nos cardinalitos del venuzuèla com um alto numaro de mortos i sem uma cura espesifica ,antibioticos dificil de encontrare i otros medicamentos dados ao mesmo momento nao rosolviao o problema,mais encontrada cura para este problema
hoje como hoje è muito ràro ver èsta patologuia nos viveiros
nao digo que o teu problema è este mas a melhor coisa que podes fazer è fazer analizare os mortos ò melhor um passaro que esta muito mal da um veterinario competente em animais de pequeno porte
dar aos passaros medicamentos sem sabermos veramente que problema teèm nao è o massimo
boa sòrte para o futoro com a passarada
carlos bento
carlos bento

Mensagens : 330
Data de inscrição : 20/01/2011
Localização : milano
PAÍS : italia

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  Luís Lourenço Qui 12 Abr 2012, 14:35

Boas,

Hoje estive a ver bem o estado do Dominó, está bem mais fraco do que ontem e reparei bem no ventre ... está inchado e duro na zona do figado ... Acrescentando mais este sintoma, será que possa indicar algo mais concreto? confused
Desculpem lá tanta questão mas custa-me estar a ver crias saudáveis chegarem a esta altura e começarem a definhar desta maneira.

A alimentação que tenho dado é mistura exóticos em que acrescento mais um pouco de milho japonês, papa com ovo cozido, anima strath na água ou na papa, espigas de painço, germinado e courgette/pepino/maçã de vez em quando.

Estou mesmo convencido que isto deve-se aos Bengalins, porque até tenho um casal de Mandarins que criou 3 Bichenovs e está agora com 2 Babetes, recebe praticamente os mesmos cuidados e nunca se passou nada disto. Casais que criam os próprios filhos a mesma coisa.

Carlos, conseguiu-se descobrir a causa desse problema que aconteceu com os Cardinalitos?

Muito obrigado Carlos e Jason pelas dicas.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 12 Abr 2012, 14:54

Pois, daí eu te ter perguntado como estava o abdómen das crias.
Luis esse problema foi o que tive e foram as indicações que o sr jorge me deu que me salvou a passarada toda, principalmente Goulds que eram os mais afectados.
Plo que me Lembro, isso são parasitas que se instalam no figado fazendo com que este aumente de tamanho várias vezes. Mas, eu quando apliquei tratamento foi aos adultos e em crias nunca tive problemas.
Arranja o Intervermes, Complexo B e vinagre de Cidra que já te mando as inidicações de aplicação.


Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  NFF Qui 12 Abr 2012, 15:41

Boa tarde
Gustavo, não seria proveitoso para o tópico/fórum colocar aqui essas indicações??
Até porque me parece que o Sr Jorge, pela sua pronta participação e constante esclarecimentos, não se importará.
Luís, a morte das aves é sempre muito triste, no outro dia também me apareceu morta uma cria de gould, por sinal a que estava maior. As restantes continuam normais, mas sabendo dessa situação vou ficar mais atento.
Cumprimentos e boa sorte
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  AvilandiaPT Qui 12 Abr 2012, 16:04

Olá,

Bom dado o cenário e descrição ocorrem-me 3 coisas: Cochlossoma/Histomonas (semelhantes) e Coccidiose. A descrição de morbilidade parece muito mais para o lado de protozoário que de bactérias.
Se aparecerem devem ser secundárias.
Agora obviamente não é possível nem se pode estar para aqui a atirar alternativas e "diagnósticos", mas neste caso sulfas são capazes de ajudar.
Usaste alguma coisa de tratamentos nas aves todas, bengalins incluidos? O quê?

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  Luís Lourenço Qui 12 Abr 2012, 16:20

Boas,

Normando de certeza que o Gustavo colocará aqui as indicações, só não devia ter muito tempo naquela altura.
Gustavo agradeço-te pelas dicas. Vou tratar de arranjar também Intervermes e Sulfaprime, que são duas coisas que não tenho aqui e podem dar jeito.
Ricardo, a nível interno, dei FP 20/20 a todos antes de juntar os casais.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  gimbras Qui 12 Abr 2012, 16:21

boas,
o caso que o Gustavo referiu era uma vermiose, sem qualquer dúvida, uma vez que havia forte evidência de obstrução da veia cava inferior, na generalidade das aves. o que eu lhe recomendei foi o tratamento com intervermes. como as aves estavam já muito debilitadas, delineamos um plano de tratamento mais pormenorizado, para evitar baixas pelo tratamento.

Luís, se há inflamação do fígado, deves começar por retirar o ovo, sementes gordas e verduras. depois então, inicias o tratamento.

NFF (desculpe mas não sei o seu nome), não tenho qualquer objecção a que se divulgue o que eu digo ou escrevo, mas deve ser intrepretado com espírito crítico, porque cada caso é um caso e nem sempre tenho a "sorte" de acertar nos diagnósticos.

cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  Luís Lourenço Qui 12 Abr 2012, 16:31

Boas Jorge,

Vou já tratar de retirar a papa e cortar no milho japonês.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos