Fórum dos Exóticos
URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho

5 participantes

Ir para baixo

URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho Empty URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho

Mensagem  smartins Ter 01 Nov 2011, 21:42

Boa noite,
Desta vez é para dar uma má notícia...
Um macho Bengalim em plena criação, que ainda hoje vi todo animado quando fui limpar / alimentar, encontrei-o agora mesmo morto no fundo da gaiola.
Agora a minha maior preocupação é para com as 6 crias entre 10 a 15 dias de vida.
Será que vão conseguir sobreviver?
Há alguém que me possa ajudar com dicas ou sugestões...

Obrigado...
smartins
smartins

Mensagens : 108
Data de inscrição : 02/12/2010
Localização : Portugal, Porto, Felgueiras

Ir para o topo Ir para baixo

URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho Empty Re: URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho

Mensagem  Gustavo Figueiredo Ter 01 Nov 2011, 21:50

Não percebi...
O macho morreu mas, a fêmea ficou, certo??
Se foi isso, em principio a fêmea irá acabar de os criar...
Aconteceu-me uma situação identica, num quarteto de Bengalins, que por o beebdouro estar rachado, dos 4, 3 morreram á sede deixando as crias pra trás. A fêmea que fcou, acabou de os alimentar.

Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho Empty Re: URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho

Mensagem  Jean Sorg Ter 01 Nov 2011, 21:57

Concordo com o Gustavo, se restou a femea, é provavel que ela acabe de criar as crias, e depois é só arrumar outro macho pra continuar novas criações.
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho Empty Re: URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho

Mensagem  smartins Ter 01 Nov 2011, 22:02

Sim Gustavo e Jean,
A fêmea sobreviveu e está no ninho com eles. Acham então que a fêmea sozinha consegue criar os filhotes?
Obrigado...
smartins
smartins

Mensagens : 108
Data de inscrição : 02/12/2010
Localização : Portugal, Porto, Felgueiras

Ir para o topo Ir para baixo

URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho Empty Re: URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho

Mensagem  Gustavo Figueiredo Ter 01 Nov 2011, 22:07

Em principio sim e aliás estão quase a sair do ninho. Mais coisa de 5 dias.


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho Empty Re: URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho

Mensagem  Anatolio e Ana Martins Ter 01 Nov 2011, 23:01

pode sempre tentar colocar outro macho que possivelmente esteja disponível no seu plantel. como os bengalins são tão bons "pais" pode ser que o outro bengalim ajude. se não ajudar é só voltar a tirar da gaiola. é a minha opinião...
Anatolio e Ana Martins
Anatolio e Ana Martins

Mensagens : 90
Data de inscrição : 19/10/2010
Localização : Alpalhão/Portalegre
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho Empty Re: URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho

Mensagem  Gustavo Figueiredo Ter 01 Nov 2011, 23:15

Na minha opinião será um pouco arriscado juntar um macho nesta altura.
Este poderá forçar a fêmea a acasalar e automáticamente esta irá desligar-se da ninhada já existente e começará a fazer novo ninho.
Mas, é um risco a correr...

Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho Empty Re: URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho

Mensagem  smartins Ter 01 Nov 2011, 23:47

Tenho um bocado de receio dessa solução... acho que vou acompanhar o comportamento da fêmea amanhã e tomar uma decisão.
Obrigado mais uma vez a todos.
smartins
smartins

Mensagens : 108
Data de inscrição : 02/12/2010
Localização : Portugal, Porto, Felgueiras

Ir para o topo Ir para baixo

URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho Empty Re: URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho

Mensagem  Hélder Branco Ter 01 Nov 2011, 23:48

espero poder animar aconteceu me uma situação mas com os mandarins... o maxo não querendo assumir a paternidade fugiu! sim correcto não morreu fugiu num discuido da minha parte atendendo que estava começando e eles no verão ficavam lá fora situação que jamais acontecera a cria tinha 6dias de vida mas a femea tratou dela muito bem e hj é um belo maxo que já o juntei com uma femea veremos o que dá boa sorte companheiro.
Hélder Branco
Hélder Branco

Mensagens : 462
Data de inscrição : 28/08/2011
Localização : Relva, Ponta Delgada AÇORES
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho Empty Re: URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho

Mensagem  smartins Qua 02 Nov 2011, 11:48

Não menos importante. O que terá provocado a morte do macho?
Estava na primeira criação, tinha feito um tratamento com vitamina B, alimentação disponível e papa também, assim como água fresca. Tinha-o visto umas horas antes perfeitamente activo sem qualquer sinal de debilidade. Quando o recolhi, não tinha sinais de ter sido agredido pela fêmea...
Que poderá ter acontecido?
smartins
smartins

Mensagens : 108
Data de inscrição : 02/12/2010
Localização : Portugal, Porto, Felgueiras

Ir para o topo Ir para baixo

URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho Empty Re: URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qua 02 Nov 2011, 18:55

Nem para tudo existe ma resposta.
Aliás, de certeza que existe uma razão lógica mas, para isso teria que se fazer uma autópsia á ave e aí si, se iria encontrar a razão.
Aconteceu-me o mesmo, no inicio do ano com um macho Bichenov. Há vários dias que não o via, até pensei que tivesse fugido. Quando fui ao ninho para tirar os ovos, para pôr nos Bengalins, o macho estava lá, já em avançado estado de decomposição. O cheiro era nauseante.
Dos ovos, nasceram todos os pintos mas, sem qualquer razão aparente, fiquei sem o meu melhor macho reprodutor.




Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho Empty Re: URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho

Mensagem  Jean Sorg Qua 02 Nov 2011, 22:03

Acho que assim como nós, os seres humanos, as aves também não morrem sómente quando estão adoentadas, mas morrem de morte repentina, com causas naturais, sem apresentarem uma doença qualquer!
Acho que deu para entender né?
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho Empty Re: URGENTE | Morte de macho c/ 6 crias no ninho

Mensagem  smartins Qui 03 Nov 2011, 14:12

Obrigado a todos pela ajuda.
Grande abraço e boas criações!
smartins
smartins

Mensagens : 108
Data de inscrição : 02/12/2010
Localização : Portugal, Porto, Felgueiras

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos