Fórum dos Exóticos
Ajuda em Mandarins - Página 3 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Ajuda em Mandarins - Página 3 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda em Mandarins

+7
Sérgio Monteiro
gimbras
Jean Sorg
Luís Lourenço
Silvius
jose carlos pereira
andraykens
11 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Ajuda em Mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda em Mandarins

Mensagem  andraykens Seg 12 Mar 2012, 11:00

Hoje de manhã quando fui tratar deles observei a fêmea a dar uma valente carga de porrada na cria Shocked ... até assoprava!

Definitivamente deixou de ser bem-vinda ao ninho. Comprei uma gaiola um pouco maior que esta para ela, para que fique só.
andraykens
andraykens

Mensagens : 62
Data de inscrição : 07/12/2011
Localização : Salvaterra de Magos
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda em Mandarins

Mensagem  Luís Lourenço Seg 12 Mar 2012, 11:10

Boas Andrade,

Algumas fêmeas são assim, como já têm outra postura não deixam a cria entrar.
Mas não te preocupes porque o macho continua a alimentar a cria.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda em Mandarins

Mensagem  andraykens Seg 12 Mar 2012, 22:35

Mas o problema é que saía ela do ninho e perseguia a cria Twisted Evil
Já está separada dos pais porque aquilo poderia acabar mal e, para além disso, a femea não sossegava nos ovos.

Abraço
andraykens
andraykens

Mensagens : 62
Data de inscrição : 07/12/2011
Localização : Salvaterra de Magos
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda em Mandarins

Mensagem  Sérgio Monteiro Seg 12 Mar 2012, 23:10

Ainda bem que resolveu o problema a tempo, a cria podia ter um desfecho triste, para além da fêmea não chocar bem os ovos, estes tb podia acabar por sair do ninho e partir derivado as saídas rápidas da fêmea.
Sérgio Monteiro
Sérgio Monteiro

Mensagens : 54
Data de inscrição : 12/02/2012
Localização : VNG - Lousada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda em Mandarins

Mensagem  andraykens Ter 13 Mar 2012, 10:32

Olá Sérgio, foi mesmo isso que pensei para me decidir separá-los, e parece que não noto a femea tão colada ao choco como da última vez.
Vamos ver no que dá, mas penso que até deveria ter tirado a cria mais cedo e colocar na gaiola espiga de painço para ela se ir fazendo à vida.
Pelo menos aprendi a lição.

Abraço
Andrade
andraykens
andraykens

Mensagens : 62
Data de inscrição : 07/12/2011
Localização : Salvaterra de Magos
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda em Mandarins

Mensagem  gimbras Ter 13 Mar 2012, 11:52

andraykens escreveu:Hoje de manhã quando fui tratar deles observei a fêmea a dar uma valente carga de porrada na cria Shocked ... até assoprava!

Definitivamente deixou de ser bem-vinda ao ninho.

bom dia,
para evitar estes casos, eu separo o casal logo que a primeira cria sai do ninho. deixo o macho com as crias (porque no meu caso são os que alimentam melhor) e a fêmea vai de férias. com este método nunca perdi nenhuma cria (costumam sair 3 ou 4 por ninhada), e a fêmea fica mais fresca, para a próxima criação.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda em Mandarins

Mensagem  andraykens Qua 14 Mar 2012, 01:15

Obrigado pela dica importante Jorge.

Infelizmente já não chegou a tempo e, por azelhice minha, a cria morreu hoje ao final da tarde... de fome. Crying or Very sad
O macho criava bem dela, mas a femea começou a bicá-la. Pensava que ela já se iria aguentar se ficasse sozinha, pois já voava de poleiro em poleiro, mas pensei mal.

Abraço
Andrade


andraykens
andraykens

Mensagens : 62
Data de inscrição : 07/12/2011
Localização : Salvaterra de Magos
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda em Mandarins

Mensagem  Luís Lourenço Qua 14 Mar 2012, 09:02

Boas Andrade,

Quando se separa as crias tem de se ter mesmo a certeza que já comem sozinhas. Para a próxima já não cometes esse erro.
Não te preocupes quando vires a fêmea atrás da cria, o macho continua a alimenta-la bem e a fêmea continua a chocar os ovos embora saia mas vezes do ninho do que é suposto. Ou então, se for possível, podes fazer como disse o Jorge.

Abraço,
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda em Mandarins

Mensagem  luciano moreira Qua 14 Mar 2012, 13:53

luis comigo aconteceu algo parecido com os bengalins os pais não batiam nas crias mas estavam com cinco ovos coloquei uma divisória separando os pais dos filhotes e o pai continuou a alimentá-las sem problemas.
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda em Mandarins

Mensagem  Sérgio Monteiro Qua 14 Mar 2012, 14:14


Boas Andrade,
Quando as crias saiem do ninho os pais começam a preparar outra postura, as vezes as fêmeas batem nas crias outras vezes é o macho que arranca as penas das crias, quando as crias saiem do ninho eu retiro logo o ninho e deixo os pais criarem, como o gimbas disse tb é uma boa técnica por acaso nunca experimentei.
Sérgio Monteiro
Sérgio Monteiro

Mensagens : 54
Data de inscrição : 12/02/2012
Localização : VNG - Lousada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda em Mandarins

Mensagem  Yarik Qui 15 Mar 2012, 12:15

Olá amigos.

Em primeiro lugar os meus sentimentos pela cria.

Depois de ler os posts fiquei com umas dúvidas.

1-Será melhor colocar uma grelha a separar crias e pais ou retirar a fêmea para outra gaiola?
2-Devem-se separar "proteger os filhos",apenas se os pais os maltratarem ou sempre (como medida preventiva)?
3-Imaginando que os pais não batem nos filhos, podemos deixá-los ficar com os pais mesmo com durante a nova postura e choco?

Obrigado a todos
Yarik
Yarik

Mensagens : 50
Data de inscrição : 23/06/2010
Localização : Mealhada

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda em Mandarins

Mensagem  Luís Lourenço Qui 15 Mar 2012, 13:20

Olá Yarik,

Depende bastante do casal. A mim nunca me aconteceu que o pai ou mãe matassem uma cria mas já tive casos em que os depenavam todos ou em que a fêmea não deixava as crias irem para o poleiro mais próximo do ninho.
Respondendo às tuas dúvidas:

1- Nunca o fiz e só acho que vale a pena caso a vida das crias estiver em risco, coisa que nunca me aconteceu.

2- Quando há casos de "violência doméstica", é só por parte de um dos progenitores. Quando é o macho normalmente é só para arrancar as penas para forrar o ninho ou só porque lhe apetece. Quando é a fêmea é para afugentar as crias da proximidade do ninho. Mesmo com esta agressividade toda, o pai (principalmente) continua a alimentar as crias.
Como já disse, só se a vida das crias estiver em risco, coisa que a mim nunca me aconteceu.

3- Se os pais não são agressivos só existe um problema, que é as crias dormirem no ninho e e deixarem os ovos cheios de porcaria. Nestes casos depois de se separar as crias pode-se lavar os ovos caso estejam muito sujos, ou então quando as crias saírem do ninho mete-se outro ninho com a esperança que a fêmea faça a postura num e as crias vão dormir no outro.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda em Mandarins

Mensagem  Yarik Qui 15 Mar 2012, 14:28

Muito obrigado pelas dicas Luís!

Encomendei as anilhas fechadas, com ano e nº sequencial. Só para o ano pedirei as homologadas.

Devemos disfarçar as anilhas, ou os mandarins não ligam a essas coisas?

Para os canários eu disfarço.
Yarik
Yarik

Mensagens : 50
Data de inscrição : 23/06/2010
Localização : Mealhada

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda em Mandarins

Mensagem  Luís Lourenço Qui 15 Mar 2012, 14:55

Eu nunca tive problemas com as anilhas, mesmo este ano com um casal de Mandarins que está a criar 3 Bichenovs, quando os anilhei tive um bocado de receio, por não serem as crias deles e que como as anilhas são vermelhas eles não acharem muita piada mas não houve problema nenhum.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda em Mandarins

Mensagem  Yarik Qui 15 Mar 2012, 15:15

Ok.

Obrigado
Yarik
Yarik

Mensagens : 50
Data de inscrição : 23/06/2010
Localização : Mealhada

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda em Mandarins

Mensagem  andraykens Qui 15 Mar 2012, 23:15

Obrigado pela ajuda manifestada por todos vocês.
Foi mesmo um erro a não repetir. No entanto, acho que neste caso era mesmo necessário fazer algo, pois a cria levava porrada (mas à séria) e continuava a voar de volta para o ninho... enfurecendo ainda mais a mãe que ia a ela, estivesse ela onde estivesse.

Quando eu referi que ela assoprava... era no sentido literal, pois foi esse barulho que me fêz sair de casa e ir ao quintal ver o que se passava Ajuda em Mandarins - Página 3 579828567
Confirmo também que o macho foi sempre impec com ela, o que corrobora com a dica de que o macho sozinho é capaz perfeitamente de criar a cria.

Abraços e agora é esperar que estejam galados os 4 ovos que estão no ninho.
Andrade
andraykens
andraykens

Mensagens : 62
Data de inscrição : 07/12/2011
Localização : Salvaterra de Magos
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda em Mandarins

Mensagem  Sérgio Monteiro Sex 16 Mar 2012, 15:00

Boas,
cada um tem a sua maneira de criar, na altura incentivei a sua decisão porque o objectivo era salvaguardar a cria e os ovos partindo do principio que ao separar a cria dos pais mesmo que a cria já comesse alguma coisa você iria reforçar a alimentação com seringadas de comida a mesma.
Eu reforço sempre mesmo com os pais a criar para que todas tenham um bom desenvolvimento para não ficar nenhuma mais debilitada do que outra, (isto nos primeiros 8 dias).
Há 2 tipos de violência, a violência banal que é quando os pais querem forçar as crias a saírem do ninho para aprenderem a voar e a violência agressiva que acho que era esse o caso, pelo menos foi o que eu intendi quando li, neste caso faz todo o sentido separar a cria dos pais, este tipo de violência e progressiva e viciosa.
Isto é apenas a minha opinião cada um faz o que achar melhor.
Se separa-se a cria com o macho a fêmea podia abandonar o ninho, (isto só iria saber a partir do 4 dia em diante) e o objectivo era salvaguardar as duas partes.
Votos para que nesta postura lhe corra tudo pelo melhor.
Cumprimentos
Sérgio Monteiro
Sérgio Monteiro

Mensagens : 54
Data de inscrição : 12/02/2012
Localização : VNG - Lousada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda em Mandarins

Mensagem  andraykens Sex 16 Mar 2012, 23:06

Quando diz que podemos reforçar com umas seringadas de comida nos 8 primeiros dias, refere-se a papa amarela diluída em água?
Na fase em que mudei a cria, para fazer isso teria de a agarrar e abrir-lhe o bico à força, pois já não dava mão, por isso julgo que referiu esses 8 dias, não é?
Desculpem as perguntas mas é tudo novidade.

Abraço
andraykens
andraykens

Mensagens : 62
Data de inscrição : 07/12/2011
Localização : Salvaterra de Magos
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda em Mandarins

Mensagem  Marco Fernandes Sáb 17 Mar 2012, 23:40

Acho que se referia a uma papa "ultrafina" própria para criar à mão. Eu tenho a A21 da Versele Laga, mas nunca usei...
Espere que lhe deem outras respostas...
Marco Fernandes
Marco Fernandes

Mensagens : 493
Data de inscrição : 07/10/2011
Localização : Lousado-V.N. Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda em Mandarins

Mensagem  Sérgio Monteiro Dom 18 Mar 2012, 00:48

andraykens escreveu:Quando diz que podemos reforçar com umas seringadas de comida nos 8 primeiros dias, refere-se a papa amarela diluída em água?
Sim de maneira que não fique muito espessa nem muito aquosa.

Na fase em que mudei a cria, para fazer isso teria de a agarrar e abrir-lhe o bico à força, pois já não dava mão, por isso julgo que referiu esses 8 dias, não é?
Sim tem que ser à força por norma eles não a abrem com facilidade, tem que lhe dar todos os dias até observar que a cria se alimenta bem por ela mesma, se tiver tempo para isso ou então observando pela quantidade de castas que deixa no comedouro.

Esqueça os 8 dias para não o confundir porque eu estava a referir-me a outra coisa e nesta fase não vale a pena complicar.
Sérgio Monteiro
Sérgio Monteiro

Mensagens : 54
Data de inscrição : 12/02/2012
Localização : VNG - Lousada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda em Mandarins

Mensagem  andraykens Dom 16 Set 2012, 23:46

Atualizando o tópico, posso registar que desta vez correu tudo quase bem, ou seja, nasceu uma cria que vingou e está bem bonita, por sinal. No entanto, o meu macho morreu subitamente aquando da criação da cria, o que me deu um trabalho extra que foi resolvido com as espigas de painço.

Assim, neste momento tenho a mãe e o filhote que passaram o verão no exterior e por lá estão.

Agora dúvidas:
1ª: Não devo juntar os 2 pois não? (o filho deve ter 5 meses)
2ª: Quais os cuidados que devo ter para iniciar a próxima fase de criação (tratamentos a efetuar?)
3ª: Qual a melhor altura para iniciar a criação (não tenho pressa nenhuma e só quero o mais saudável para os passarinhos)

Obrigado pela vossa ajuda,
Andrade

PS: amanhã atualizo com foto do macho!
andraykens
andraykens

Mensagens : 62
Data de inscrição : 07/12/2011
Localização : Salvaterra de Magos
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda em Mandarins

Mensagem  AvilandiaPT Seg 17 Set 2012, 07:26

Olá,

Arranjas um novo macho para essa fêmea que é o melhor.
Não te preocupes muito com tratamentos nem com épocas, os mandarins criam quando lhes apetece.
Trata de lhes dar uma boa gaiola, boa mistura e água limpa que é o essencial para estarem bem.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda em Mandarins

Mensagem  andraykens Seg 17 Set 2012, 21:44

Obrigado pela ajuda. Perguntei pois ouvia vocês falarem de um produto qualquer agora em Setembro, daí a minha dúvida.

Não é melhor esperar pelo tempo um pouco mais fresco para meter o ninho? É que continuam temperaturas bastante altas.

Conforme prometido deixo aqui fotos de mãe e filho (excelente cantor Very Happy )
Ajuda em Mandarins - Página 3 IMG_3948

outra dele
Ajuda em Mandarins - Página 3 IMG_3950

Abraços
Andrade

PS: Já agora, a comprar um macho novo para a minha menina, acham que compre qual variação? Dêem sugestões pf
andraykens
andraykens

Mensagens : 62
Data de inscrição : 07/12/2011
Localização : Salvaterra de Magos
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda em Mandarins

Mensagem  Luís Lourenço Seg 17 Set 2012, 21:55

Boas Andrade,

Já que tens uma fêmea castanha, arranja um macho da mesma mutação Wink

Em relação a tratamentos e isso, o Ricardo já ajudou, não vale a pena complicar muito, os mandarins são rijos por isso não te preocupes.
Para criar é como disse o Ricardo, são aves que criam quando lhes apetece, se quiseres espera pela primavera.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda em Mandarins

Mensagem  andraykens Qui 20 Set 2012, 07:35

Já estou com saudades de ver o ninho na gaiola, por isso... Very Happy Very Happy Very Happy

Vou então comprar um macho para a minha menina que isto é uma casa de respeito.
Como estes me foram oferecidos vinham com tudo em ordem. E os das lojas? Será necessário fazer alguma quarentena numa gaiola à parte? Quais os principais pontos que devo procurar para encontrar um animal com saúde?

Obrigado mais uma vez pela vossa preciosa ajuda
Andrade
andraykens
andraykens

Mensagens : 62
Data de inscrição : 07/12/2011
Localização : Salvaterra de Magos
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos