Fórum dos Exóticos
Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação

+5
sousa1972
AvilandiaPT
Luís Lourenço
Jean Sorg
Gustavo Figueiredo
9 participantes

Ir para baixo

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Empty Cantor de cuba - Alojamento e alimentação

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sex 18 Nov 2011, 01:23

Boas a todos,

Adquiri recentemente um Casal de Cantores de Cuba.
Pra mim é o "Ferrari" das aves adquiridas até á data e uma pequena loucura que acabei por cometer pois nem era para agora.
No entanto após várias pesquisas, tudo o que leio é muito igual, ou seja, todos os artigos dizem práticamente o mesmo.
O que eu pretendia, era saber se alguem cria ou já criou esta especie e que metodos particulares utilizou, pois sabemos que os metodos de criação e manutenção, variam de criador para criador.
Por isso partilhem e obrigado, claro.


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Empty Re: Cantor de cuba - Alojamento e alimentação

Mensagem  Jean Sorg Sex 18 Nov 2011, 11:57

Bom dia Gustavo, se possível, coloca aqui fotos do casal!

Boa sorte com eles.
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Empty Re: Cantor de cuba - Alojamento e alimentação

Mensagem  Luís Lourenço Sex 18 Nov 2011, 14:15

Afinal sempre arranjaste um espacinho para mais uma espécie Razz

Pelo que sei, criam bem directo desde que tenham sossego e muito alimento vivo. Tenta camuflar o ninho dento duma planta de plástico ou mesmo verdadeira.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Empty Re: Cantor de cuba - Alojamento e alimentação

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sex 18 Nov 2011, 15:24

Boas,

Foi uma pequena loucura que fiz.
Devia ter esparado mais um pouco porque tambem conheço pouco desta especie.
Ficam aqui algumas fotos.

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Kuikui031

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Kuikui027

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Kuikui030

Já agora quem quiser partilhar a experiencia de ter craido esta especie, agradeço.


Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Empty Re: Cantor de cuba - Alojamento e alimentação

Mensagem  Convidado Sex 18 Nov 2011, 15:27

Olá Gustavo,
parabéns aves lindíssimas.

Eu numa das visitas que fiz agora a tempos a casa de um criador, estava lá um casal, e por estranho que pareça o criador mostrou-me o ninho, estavam a iniciar a postura, e já lá tinha 2 ovos... tamanho da gaiola? 35x35x35 Shocked , tinha ideia que precisavam de muito mais espaço e que eram aves de um elevado grau de dificuldade.

Boa sorte com elas

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Empty Re: Cantor de cuba - Alojamento e alimentação

Mensagem  Luís Lourenço Sex 18 Nov 2011, 15:54

Diogo, se criassem em dimensões como essas é que ficava admirado. Se bem me lembro esse criador passava os ovos para Bengalins portanto essas dimensões servem para o casal colocar uns ovinhos que são colocados nas amas.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Empty Re: Cantor de cuba - Alojamento e alimentação

Mensagem  Convidado Sex 18 Nov 2011, 15:59

Pois se criavam directo ou não, não sei até porque era a 1º vez que estavam a criar... Mas, sabendo eu que a maioria dos criadores só quer mesmo os ovos, para passar para os bengalins. Mas isto é só, para mostrar a admiração, que tive quando vi mesmo o ninho feito, pois tinha ideia que esta "gama" de aves, nem ninho fazia naquele tamanho.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Empty Cantores de cuba

Mensagem  AvilandiaPT Sex 18 Nov 2011, 18:55

Olá,

Eu nunca criei com eles mas já tive alguns casais por casa durantes uns tempos.
Só te posso dizer que do que conheço de quem os cria preferem gaiolas grandes, ninhos cobertos (como já disse o Luis) e o maior problema está na formação do casal e agressividade na reprodução. A maioria prefere tirar directo e consta que até criam bem quando acertam. Mas nisso já não tenho experiência prática para comentar.
Confirmo que são aves muito curiosas e que facilmente se tornam relativamente meigas para o criador. Várias vinham comer tenebrio à mão em poucas semanas.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Empty Re: Cantor de cuba - Alojamento e alimentação

Mensagem  sousa1972 Sex 18 Nov 2011, 19:05

Boa sorte com eles Gustavo.
Sempre que vou a Loja do amigo Armando no Saldanha que os ando a namorar, qualquer dia compro um casal.
Diz-me uma coisa o Macho canta alguma coisa de jeito?

Cumps
sousa1972
sousa1972

Mensagens : 97
Data de inscrição : 26/07/2010
Localização : Vila Franca de Xira

Ir para o topo Ir para baixo

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Empty Re: Cantor de cuba - Alojamento e alimentação

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sex 18 Nov 2011, 19:13

Diogo Santos escreveu:Olá Gustavo,
parabéns aves lindíssimas.

Eu numa das visitas que fiz agora a tempos a casa de um criador, estava lá um casal, e por estranho que pareça o criador mostrou-me o ninho, estavam a iniciar a postura, e já lá tinha 2 ovos... tamanho da gaiola? 35x35x35 Shocked , tinha ideia que precisavam de muito mais espaço e que eram aves de um elevado grau de dificuldade.

Boa sorte com elas

Obrigado, Diogo
Obrigado a todos.
No entanto passeios para uma voadeira maior.
Diogo, não reparaste como era o ninho: se feito plos mesmos, como os Peitos Celestes ou se se põe ninho de caixa fechada como os da 2GR??


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Empty Re: Cantor de cuba - Alojamento e alimentação

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sex 18 Nov 2011, 19:16

sousa1972 escreveu:Boa sorte com eles Gustavo.
Sempre que vou a Loja do amigo Armando no Saldanha que os ando a namorar, qualquer dia compro um casal.
Diz-me uma coisa o Macho canta alguma coisa de jeito?

Cumps


Obrigado, Eduardo
Olha que foi mesmo de lá que os trouxe.
O Armando foi um amigalhaço e fez-me um preço minimamente acessivel e não resisti.
Se queres que te diga, ainda nem tomei muita atenção. Noto sim, que mandam uns estalidos e são muito activos. Canto prórpiamente dito aind anão ouvi nada.


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Empty Re: Cantor de cuba - Alojamento e alimentação

Mensagem  ExoticFerreira Sex 18 Nov 2011, 20:36

Diogo Santos escreveu:Olá Gustavo,
parabéns aves lindíssimas.

Eu numa das visitas que fiz agora a tempos a casa de um criador, estava lá um casal, e por estranho que pareça o criador mostrou-me o ninho, estavam a iniciar a postura, e já lá tinha 2 ovos... tamanho da gaiola? 35x35x35 Shocked , tinha ideia que precisavam de muito mais espaço e que eram aves de um elevado grau de dificuldade.

Boa sorte com elas

Olá amigo,
Estas a falar do jorge da zona de febres?? Eu por acaso tambem fui lá a casa dele e vi as aves, mas ele tira os ovos para os bengalins, se é a mesma pessoa que estamos a falar.

Um abraço,

Marco Ferrerira Smile
ExoticFerreira
ExoticFerreira

Mensagens : 103
Data de inscrição : 11/11/2011
Localização : Cantanhede (Coimbra)
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Empty Re: Cantor de cuba - Alojamento e alimentação

Mensagem  Convidado Sex 18 Nov 2011, 20:45

Olá Gustavo,
sim reparei... era um ninho de madeira, exactamente do tamanho dos 2gr, mas com entrada circular completamente fechado. Construído com fibra de coco...

Fez bem em mudar para uma gaiola maior...

Bopa sorte com eles, vá dando noticias dos bichos Wink

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Empty Re: Cantor de cuba - Alojamento e alimentação

Mensagem  Convidado Sex 18 Nov 2011, 20:47

Esse mesmo Sr Marco...
Sim, passava para os bengalins, até porque naquela gaiola, era impossível ou mesmo muito difícil, criar directo.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Empty Re: Cantor de cuba - Alojamento e alimentação

Mensagem  ExoticFerreira Sex 18 Nov 2011, 21:07

Diogo Santos escreveu:Esse mesmo Sr Marco...
Sim, passava para os bengalins, até porque naquela gaiola, era impossível ou mesmo muito difícil, criar directo.

Amigo temos de combinar para ir dar uma visita ao exotil Smile
Abraço
ExoticFerreira
ExoticFerreira

Mensagens : 103
Data de inscrição : 11/11/2011
Localização : Cantanhede (Coimbra)
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Empty Re: Cantor de cuba - Alojamento e alimentação

Mensagem  Convidado Sex 18 Nov 2011, 21:21

dsdiogo@live.com.pt (msn e mail) Wink

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Empty Re: Cantor de cuba - Alojamento e alimentação

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sex 18 Nov 2011, 22:28

Diogo Santos escreveu:Olá Gustavo,
sim reparei... era um ninho de madeira, exactamente do tamanho dos 2gr, mas com entrada circular completamente fechado. Construído com fibra de coco...

Fez bem em mudar para uma gaiola maior...

Bopa sorte com eles, vá dando noticias dos bichos Wink


Diogo, o ninho era deste género??

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Ninhoemmadeira4eb1db026

Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Empty Re: Cantor de cuba - Alojamento e alimentação

Mensagem  Convidado Sex 18 Nov 2011, 22:30

Sim, era uma coisa do género. Estava colocado no exterior

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Empty Re: Cantor de cuba - Alojamento e alimentação

Mensagem  soulsurf3r Sáb 19 Nov 2011, 00:05

Desconhecia a ave... é bastante bonita mesmo!
soulsurf3r
soulsurf3r

Mensagens : 135
Data de inscrição : 15/10/2011
Localização : Povoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Empty Dicas para a criação Cantores de cuba

Mensagem  Marco Fernandes Sáb 21 Jul 2012, 20:41

Agradecia quem já criou ou sabe "grandes pormenores" para a ajuda à criação de cantores de cuba que fosse "alimentando" este tópico.
Vou comprar um casal e queria usufruir da vossa experiência.
Desde já agradecido
Marco Fernandes
Marco Fernandes

Mensagens : 493
Data de inscrição : 07/10/2011
Localização : Lousado-V.N. Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Empty Re: Cantor de cuba - Alojamento e alimentação

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sáb 21 Jul 2012, 20:54

Marco Fernandes escreveu:Agradecia quem já criou ou sabe "grandes pormenores" para a ajuda à criação de cantores de cuba que fosse "alimentando" este tópico.
Vou comprar um casal e queria usufruir da vossa experiência.
Desde já agradecido

Honestamente, Marco foi uma das especies que tive pena de me desfazer mas, acima de tudo precisam de tudo precisam de espaço e sossego e eu não lhes conseguia dár isso.
O maximo de espaço possivel é fundamental, num voador bem grande, de preferencia plantado e plantado com ervas do campo é o que mais adoram.
De resto é o que praticamente todas as aves precisam: agua fresca para beber e tomar banho, comida, pepino, adoram.
Na altura de criação, usar tenébrio. Um ninho redondo em fibra de côco ajuda bastante á criação...


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Empty Re: Cantor de cuba - Alojamento e alimentação

Mensagem  CRodrigues Sáb 21 Jul 2012, 22:44

Gustavo, só agora vi este teu tópico!

Eu crio Cantores de Cuba há alguns anos. É uma espécie espectacular!
Os machos cantam que se fartam. Aliás, pouco piam, pois fazem sempre 2 ou 3 compassos de canto. Smile

Da experiência que tenho tido, são aves muito sociáveis com o criador, desde que tenham visitas regulares.
Para espaços pequenos pode-se utilizar os ninhos 2GR, mas eu prefiro a criação ao natural, onde eles constroem os próprios ninhos. Fazem um ninho com 2 entradas, uma para a fêmea e outra para o macho. Criam muito bem directo mas só em espaços grandes. Várias vezes tentei em gaiolas de criação mas correu sempre mal. As fêmeas precisam de muito sossego na altura do choco, pois assim que nos sentem ou ouvem algum barulho levantam.
Ao nível da alimentação não são nada exigentes. Apenas na época de criação é que se deve dar alimento vivo ou um meio de proteína extra. Gostam também de verduras e fruta (as quais só dou uma vez por semana).
Ao nível da manutenção, nunca separo os casais. Depois de um casal formado, ficam para sempre juntos e ISOLADOS DE OUTROS Cantores de Cuba. Isto é um pormenor muito importante, pois tanto o macho como a fêmea são muito agressivos para outros da mesma espécie. Com os casais formados e separados fico descansado pois não são agressivos um para o outro, muito pelo contrário.
Deve-se ter atenção ao cálcio, e nunca faltar o osso de choco. As fêmeas necessitam de muito cálcio. O tamanho dos ovos é considerável tendo em atenção o tamanho da ave.
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Cantor de cuba - Alojamento e alimentação Empty Re: Cantor de cuba - Alojamento e alimentação

Mensagem  Marco Fernandes Dom 22 Jul 2012, 10:54

Obrigado.
Foram muito esclarecedores.
Não me parece que tenham esquecido de nada. Mas se alguém quiser acrescentar mais uma dica, agradeço.
Marco Fernandes
Marco Fernandes

Mensagens : 493
Data de inscrição : 07/10/2011
Localização : Lousado-V.N. Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos