Fórum dos Exóticos
Diamantes de Gould - criação Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Diamantes de Gould - criação Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diamantes de Gould - criação

+8
luciano moreira
Hélder Branco
filiperusso
Leandro Alexandre
Paulo Almeida
Luís Lourenço
NFF
marcomonteiro
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Diamantes de Gould - criação Empty Diamantes de Gould - criação

Mensagem  marcomonteiro Qua 16 Nov 2011, 11:37

Bom dia amigos,

iniciei a criação de gould's este ano e tenho um casal que já mostrei aqui no fórum. A fêmea fez a postura e, depois do último ovo, começou a chocar. Resolvi tentar a criação sem recurso às amas e, pelo menos até agora parece estar a correr bem. A fêmea é tão agarrada ao choco que passo tempos sem a ver cá fora. Mesmo à noite, o casal não se reveza e fazem os dois o choco! Daqui a uns dias termina o tempo de incubação, vamos ver como corre....


Um abraço,
marcomonteiro
marcomonteiro

Mensagens : 29
Data de inscrição : 18/08/2011
Localização : Sesimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould - criação Empty Re: Diamantes de Gould - criação

Mensagem  NFF Qua 16 Nov 2011, 12:18

Parabéns pela vontade de o fazer...
Existe muita gente, que pela facilidade ou mais se calhar até pela segurança (não querendo falar em preocupações com rendimentos monetários) nem sequer experimentam a criação directa e depois diz-se que eles foram perdendo o instinto de criar, nem lhes dão hipóteses.
De qualquer forma, existe uma opinião muito interessante num tópico aqui do forum sobre a rentabilidade de amas x directo e a relação da produtividade versus número de casais.
No meu viveiro também tenho 2 casais de gould, um deles com 5 crias e outro com 3, ja deixando morrer 1 e outro está muito fraquinho.
Só posso dizer que me dará um enorme prazer que os mesmos vinguem e ultrapassem o inverno, uma vez que foram criados directo.
Acho que assim têm mais valor, para mim!!!
Não posso obrigar os outros a gostar daquilo que eu gosto.
cumprimentos
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould - criação Empty Re: Diamantes de Gould - criação

Mensagem  Luís Lourenço Qua 16 Nov 2011, 14:17

NFF escreveu:Parabéns pela vontade de o fazer...
Existe muita gente, que pela facilidade ou mais se calhar até pela segurança (não querendo falar em preocupações com rendimentos monetários) nem sequer experimentam a criação directa e depois diz-se que eles foram perdendo o instinto de criar, nem lhes dão hipóteses.
De qualquer forma, existe uma opinião muito interessante num tópico aqui do forum sobre a rentabilidade de amas x directo e a relação da produtividade versus número de casais.
No meu viveiro também tenho 2 casais de gould, um deles com 5 crias e outro com 3, ja deixando morrer 1 e outro está muito fraquinho.
Só posso dizer que me dará um enorme prazer que os mesmos vinguem e ultrapassem o inverno, uma vez que foram criados directo.
Acho que assim têm mais valor, para mim!!!
Não posso obrigar os outros a gostar daquilo que eu gosto.
cumprimentos

Boas,
Concordo plenamente!! cheers
Criar directo (ou pelo menos tentar) é uma iniciativa de louvar e é um desafio completamente diferente.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould - criação Empty Re: Diamantes de Gould - criação

Mensagem  Paulo Almeida Qua 16 Nov 2011, 16:46


Boas.

Sou mais um com a opiniao de que criar directo se deve ter sempre em contra e talvez para o nosso passaril seja muito mais benefico, mas é claro que ha sempre vantagens e desvantagens. Criar ou pelo menos tentar é mesmo de louvar!
Pelo que tenho reparado ha cada vez mais adeptos de criaçao directa ou pelo menos vontade de o fazer, o que é de louvar. Penso que sera algo natural porque as aves vao-se habiatuando cada vez mais ao cativeiro e a zona e é algo que vai evoluindo dai os pessoal cada vez mais apostar na criaçao directa e cada vez mais com sucesso.
Eu tambem estou a espera, tenho dois casais em choco que devem terminar durante esta semana e aguardo com alguma expectativa
Paulo Almeida
Paulo Almeida

Mensagens : 80
Data de inscrição : 14/11/2010
Localização : Guarda

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould - criação Empty Re: Diamantes de Gould - criação

Mensagem  Leandro Alexandre Qua 16 Nov 2011, 20:07

Boas amigo
tenho 10 casais de diamantes gouldes e todos os casais estão a criar directos
Leandro Alexandre
Leandro Alexandre

Mensagens : 148
Data de inscrição : 25/11/2008
Localização : resende viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould - criação Empty Re: Diamantes de Gould - criação

Mensagem  filiperusso Qui 17 Nov 2011, 00:22

Boas amigo leandro,

Isso é que são casais a valer, eu neste momento só tenho um casal a criar directo!
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould - criação Empty Re: Diamantes de Gould - criação

Mensagem  Hélder Branco Qui 17 Nov 2011, 00:23

desculpem me meter mas vou começar a criar 3casais o que me vendeu as aves deixa com as amas mas de um momento ao outro posso deixar com os goulds ou será arriscado...
Hélder Branco
Hélder Branco

Mensagens : 462
Data de inscrição : 28/08/2011
Localização : Relva, Ponta Delgada AÇORES
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould - criação Empty Re: Diamantes de Gould - criação

Mensagem  filiperusso Qui 17 Nov 2011, 00:25

Eles acabando a postura voçÊ logo vê se eles têm interesse em chocar os ovos, em caso afirmativo arrisque e tente a criação directa.
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould - criação Empty Re: Diamantes de Gould - criação

Mensagem  NFF Qui 17 Nov 2011, 11:58

Na minha modesta opinião, as aves têm todas o instinto de criar a sua prole, claro que depois há os casais que por esta ou aquela razão não os criam.
Esta situação também acontece na natureza, o certo é que se lhes dermos as condições (e oportunidade!!) em cativeiro eles são capazes de o fazer, com as devidas excepções.
Os meus casais (2) ja nasceram este ano e claro que deixaram estragar uns ovos (não tenho bengalins para amas!) mas não vi nos outros casais de exóticos que tenho, aves tão agarradas ao choco e tão ciosas com a defesa do ninho.
Já contei, mas, uma vez a fêmea gould apercebeu-se de outra ave a espreitar ao ninho e saiu de rompante deu-lhe uma passagem e até ficou com ela pendurada no bico pela asa! depois foi logo para o ninho, mesmo comigo dentro do viveiro.
Pensei para comigo, epá se há casal que deve criar é este, de qualquer forma para vossa informação as aves foram adquiridas a 2 criadores diferentes e ambos utilizavam amas bengalins, não tendo este facto inviabilizado a criação directa, até ver!!!
O meu maior medo nesta altura é esperar que as crias não abandonem o ninho numa latura de muito frio, ou que consigam voltar ao mesmo para pernoitar.
O ano passado com os babetes tive umas baixas por causa do frio em juvenis, abandonaram mesmo numa altura de muitas geadas e já não voltaram para pernoitar.Os irmãos da ninhada anterior não sofreram com isso e passaram bem o inverno, acho por terem aprendido a pernoitar nos ninhos, vamos ver!
Este ano isolei melhor o viveiro, espero ajudar.
Cumprimentos, que já vai longo!
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould - criação Empty Re: Diamantes de Gould - criação

Mensagem  luciano moreira Sex 18 Nov 2011, 00:06

Não estou a criar diamantes gold este ano mas quero voltar a cria-los o ano que vem no momento estou tentando criar degolados direto hoje nasceu o primeiro filhote direto amanhã vou ver se os pais o irão alimentar caso contrario colocarei nos bengalins.
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould - criação Empty Re: Diamantes de Gould - criação

Mensagem  Jean Sorg Sex 18 Nov 2011, 12:09

luciano moreira escreveu:Não estou a criar diamantes gold este ano mas quero voltar a cria-los o ano que vem no momento estou tentando criar degolados direto hoje nasceu o primeiro filhote direto amanhã vou ver se os pais o irão alimentar caso contrario colocarei nos bengalins.

Boa sorte Luciano!
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould - criação Empty Re: Diamantes de Gould - criação

Mensagem  RC Dom 27 Nov 2011, 01:53

A questão de usar amas só poderá ser resultado da falta de paciência por parte do criador ou fins lucrativos pelo mesmo. Pois na natureza o pássaro reproduz-se e não anda ninguém atrás deles. Contudo, é certo que morrerão alguns pelo caminho, mas é como tudo na vida e na natureza não é excepção.
Saliento também que a não ser os fins lucrativos por parte do criador qualquer ninho que contenha um menor número de exemplares a serem criados, estes saem mais muito mais fortes do que com uma postura com muitas crias.
Falo por experiência própria com as criações que fazia.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould - criação Empty Re: Diamantes de Gould - criação

Mensagem  Luís Lourenço Dom 27 Nov 2011, 17:20

RC escreveu:A questão de usar amas só poderá ser resultado da falta de paciência por parte do criador ou fins lucrativos pelo mesmo. Pois na natureza o pássaro reproduz-se e não anda ninguém atrás deles. Contudo, é certo que morrerão alguns pelo caminho, mas é como tudo na vida e na natureza não é excepção.
Saliento também que a não ser os fins lucrativos por parte do criador qualquer ninho que contenha um menor número de exemplares a serem criados, estes saem mais muito mais fortes do que com uma postura com muitas crias.
Falo por experiência própria com as criações que fazia.

Boas,

Concordo com a questão da falta de paciência e fins lucrativos mas discordo ao mesmo tempo, pois nem toda a gente que usa amas "sofre" destes problemas.
Muitos exóticos precisam de amas porque as condições que lhes são dadas não são suficientes para eles criarem as próprias crias naturalmente.
Por exemplo, o Diamante Papagaio é uma ave difícil de criar directamente em gaiola, mas experimentem a coloca-lo num viveiro de uns 2m x 1m x 1m (nem precisa de ser tão grande) com vegetação e alimento vivo sempre à disposição e aí vão ver que amas é coisa que não precisa. O mesmo se passa com as outras espécies. Com as condições necessárias todos criam os seus próprios filhos, o problema é que a maior parte dos criadores não pode oferecer essas condições (quem pode ter uns quantos viveiros de 2m x 1m x 1m cheios de plantas em casa ou no quintal?)
Assim, temos de oferecer o que temos e muitas vezes, não é suficiente. Mas não custa nada tentar.

Em relação ao número de crias numa ninhada, concordo. Para quê sobrecarregar os pais, quer sejam adotivos ou não, com um número excessivo de crias? É uma questão de pensar um pouco no bem estar das aves.

Cumprimentos
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould - criação Empty Crias

Mensagem  AvilandiaPT Dom 27 Nov 2011, 18:24

Olá,

Em relação às amas estou de acordo. Para algumas espécies é uma questão de facilidade, para outras faz sentido. Nem 8 nem 80. Aliás, já se discutiu o assunto mais a fundo aqui no fórum.

Em relação ao número de crias numa ninhada, concordo. Para quê sobrecarregar os pais, quer sejam adotivos ou não, com um número excessivo de crias? É uma questão de pensar um pouco no bem estar das aves.

Aqui não estou inteiramente de acordo. Uma coisa é criar com objectivos de exposição, outra é criar. Para quem expoe aves faz sentido ter ninhadas mais controladas, mas de qualquer forma o nivel de desenvolvimento depende em grande parte do nivel genético dos progenitores e depois disso da dieta. A maioria das vezes as falhas estão num desses dois aspectos. Só num nivel já mais avançado de selecção é que a diferença de ter +4 crias começa a ser problema. Uma ninhada com 4-5 crias é perfeitamente normal para a maioria dos exóticos, em particular nos australianos. Mais do que isso nem tanto. Mas como para conseguir isso ou mais é preciso ter boas condições de ambiente e dieta, não se coloca tanto. Um bom casal alimenta bem quer tenha 2 crias ou 7 e as diferenças são poucas se tudo o resto estiver "em condições". Claro que é preciso o criador saber trabalhar com ninhadas grandes no ninhos para isso funcionar. Não estou a dizer que faça sentido encher os ninhos com 10 crias, mas não faz sentido deitar ovos e crias fora!
A sincronização e gestão de posturas é na minha opinião o aspecto que mais pode influenciar os resultados em termos de quantidade.

Para vos dar uma ideia com números. Um trabalho que fiz em Goulds (com uso de amas), teve como resultados numa amostra de 48 casais:

344 posturas
1830 ovos
Posturas/casal = 7,17 (máx.18 - min.2)
Ovos/postura = 5,32 (max.12 - min.1)
Ovos/casal = 38,13 (máx. 102 - min. 10)
Intervalo entre posturas = 17,34 dias (máx. 51 - min 9)

Isto são dados pouco trabalhados, mas interessantes em vários aspectos. Infelizmente não
Espero retomar este projecto em breve, mas vamos ver. Não foi por acaso que coloquei a pergunta sobre os registos de criação...

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould - criação Empty Re: Diamantes de Gould - criação

Mensagem  Luís Lourenço Dom 27 Nov 2011, 18:46

Olá Ricardo,

Em relação ao número de crias por ninhada acho que ninhadas de mais de 7 crias são excessivas, ainda para mais se forem continuas.
Nos Mandarins por exemplo, se existir um casal com uma postura de 8 ovos e outro com 3, ambos os casais bons a criar, mais vale passar uns 2 ovos para o casal que tem menos. Mandar crias ou ovos fora é que não, se os pais criarem tudo bem, se não paciência. Na minha opinião, sempre que houver a oportunidade de não desgastar tanto os pais é de aproveitar.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould - criação Empty Re: Diamantes de Gould - criação

Mensagem  luciano moreira Dom 27 Nov 2011, 22:44

Isso mesmo Luiz estou a realizar trocas de ovos com meus javas um estava com 8 ovos e o outro com 4, realizei as trocas e deixei eles com 6 ovos cada ja tenho 3 filhotes do casal que tinha 4 ovos.
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould - criação Empty Re: Diamantes de Gould - criação

Mensagem  RC Qua 30 Nov 2011, 12:18

marcomonteiro escreveu:A fêmea fez a postura e, depois do último ovo, começou a chocar. Resolvi tentar a criação sem recurso às amas e, pelo menos até agora parece estar a correr bem. A fêmea é tão agarrada ao choco que passo tempos sem a ver cá fora. Mesmo à noite, o casal não se reveza e fazem os dois o choco! Daqui a uns dias termina o tempo de incubação, vamos ver como corre....

Então como está a correr a criação? já abandonaram ou já nasceu alguma coisa?
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould - criação Empty Re: Diamantes de Gould - criação

Mensagem  marcomonteiro Qua 30 Nov 2011, 16:29

Boas,

nasceram 4 crias e estão a ser alimentados pelos pais com uma dedicação extraordinária Very Happy


Um abraço,
marcomonteiro
marcomonteiro

Mensagens : 29
Data de inscrição : 18/08/2011
Localização : Sesimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould - criação Empty Re: Diamantes de Gould - criação

Mensagem  luciano moreira Sex 02 Dez 2011, 18:52

boa sorte com eles , pena meus degolados após nascer o primeiro filhote abandonaram o ninho 1º vez que tentei criar direto fazer o que agora é esperar a próxima postura e retirá-los para os bengalins.
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould - criação Empty Re: Diamantes de Gould - criação

Mensagem  RC Sáb 03 Dez 2011, 14:45

luciano moreira escreveu:boa sorte com eles , pena meus degolados após nascer o primeiro filhote abandonaram o ninho 1º vez que tentei criar direto fazer o que agora é esperar a próxima postura e retirá-los para os bengalins.

Cada um fará com as suas aves o que intender, mas se não houver paciência as coisas nunca irão evoluir. Se desistires à primeira nunca vais saber se esse casal consegue ou não tirar os filhos directamente.
Tenta duas ou três vezes e depois tomarás uma decisão mais conscienciosa.
não faças isso na primeira tentativa, até porque para alguns casais depois de tirarem as primeiras crias é sempre a andar, mas para isso o importante é dar-lhes essa possibilidade!
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould - criação Empty Re: Diamantes de Gould - criação

Mensagem  luciano moreira Sáb 03 Dez 2011, 22:18

Com certeza por isso vou tentar de novo a criação direto mas trocarei os ovos por ovos de bengalins os bengalins chocarão degolados e os degolados bengalins para ver no que dá.
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould - criação Empty Re: Diamantes de Gould - criação

Mensagem  Jean Sorg Sáb 03 Dez 2011, 22:36

Ta aí uma boa sugestão, mas será que os degolados vão aceitar ovos de manons? alguém já teve essa esperiencia de um exótico dificil de criar direto, chocar ovos de manons?
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould - criação Empty Re: Diamantes de Gould - criação

Mensagem  Luís Lourenço Sáb 03 Dez 2011, 22:41

Boas,

Na minha opinião, se não criam os próprios filhos também não criam os Bengalins.
Luciano os seus Degolados dispõem de alimento vivo?

Conheço um caso que um criador trocou os ovos dum casal de Bichenovs com um de Mandarins e os Bichenovs criaram muito bem os Mandarins.

Cumprimentos
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould - criação Empty Re: Diamantes de Gould - criação

Mensagem  luciano moreira Sáb 03 Dez 2011, 23:04

Não dou alimento vivo ainda pois viajo muito devido a meu trabalho mas logo quero começar a alimentá-los com tenébrio, em relação a troca farei isso pois ainda não tenho crias de degolados por isso trocarei os ovos e não quero jogar fora os ovos das amas se eles criarem os bengalins na próxima vez tento de novo a criação direta.
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould - criação Empty Re: Diamantes de Gould - criação

Mensagem  Luís Lourenço Sáb 03 Dez 2011, 23:18

Pode ser que com o tenébrio eles comecem a criar.
Os Degolados precisam de alimento vivo para criarem directo e pelo que sei, mesmo as amas de Degolado precisam de mais proteína na dieta para que os Degolados cresçam.

Cumprimentos
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos