Fórum dos Exóticos
Degolados, como ter sucesso? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Degolados, como ter sucesso? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Degolados, como ter sucesso?

4 participantes

Ir para baixo

Degolados, como ter sucesso? Empty Degolados, como ter sucesso?

Mensagem  Pedro.Filipe Sáb 19 Fev 2011, 01:28

Após uma tentativa frustada com os degolados, pois os Bengalins chocaram mas não lhe deram de comer. Estou num dilema onde tenho 3 hipoteses, mas queria uma opinião pois o que a mim me parece bem pode ser uma tremenda asneira.
Os Degolados devem ter posto hoje o ultimo ovo.
1ª hipotese - deixo os ovos lá e rezo para que os Degolados os choquem.
2ª hipotese - passo os ovos para uns mandarins que estão a acabar de pôr ovos.
3ª hipotese - arranjar um casal de bengalins pra chcar os ovos, que sinceramente acho que nenhum casal está a entrar em choco.

Se eles nascerem posso ajudar com aquela papa própria de criacção da Orlux ou não é boa ideia?

Agradeço desde já a colaboração, pois nem sei bem o que fazer.
Pedro.Filipe
Pedro.Filipe

Mensagens : 406
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Ponta Delgada - S. Miguel - Açores
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Degolados, como ter sucesso? Empty Re: Degolados, como ter sucesso?

Mensagem  Diogo Ribeiro Sáb 19 Fev 2011, 11:07

Bom dia Pedro,

No teu caso, antes de tirares os ovos, deves verificar se os degolados os chocam. Caso isso aconteça, vais controlando e vendo o comportamento do casal, pois podem abandonar os ovos ou as crias, por isso tens de ir vendo todos os dias como está a correr.

No caso de não chocarem, o melhor mesmo é passares então para o casal de mandarins que tens a terminar a postura.

Não desanimes dos bengalins, vão haver casais que acabam por os criar. Este ano, em várias posturas que tive de tirar para os bengalins, apenas um casal os rejeitou.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Degolados, como ter sucesso? Empty Re: Degolados, como ter sucesso?

Mensagem  Pedro.Filipe Sáb 19 Fev 2011, 13:52

Obrigado Diogo
Acho que vou ter de pôr os ovos mesmo nos mandarins, pois a fêmea Degolado anda na galderice e não quer saber dos ovos para nada. Nos gould até me dava pena mudar os ovos pois elas ficavam logo enpenhadas no choco, tanto que nesta postura nem tirei os ovos, esta que até queria tentar directo, não quer saber dos ovos.
Pedro.Filipe
Pedro.Filipe

Mensagens : 406
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Ponta Delgada - S. Miguel - Açores
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Degolados, como ter sucesso? Empty Re: Degolados, como ter sucesso?

Mensagem  Diogo Ribeiro Sáb 19 Fev 2011, 14:02

Boa tarde,

Quando as aves chocam, não retires os ovos, dá lhes a oportunidade de tentar criar, só depois disso é que ficas a saber como é o comportamento deles.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Degolados, como ter sucesso? Empty Degolados

Mensagem  AvilandiaPT Dom 20 Fev 2011, 09:10

Olá,

Em primeiro lugar calma e paciência. Com os degolados não há volta a dar. Pôe muitos ovos, mas criar directo exige calma, paciência e "estômago" para mandar fora uns ovos e crias até acertarem.
Mas se tirares sempre os ovos nunca vão conseguir aprender! Tens que decidir se queres criar com eles ou se queres criar "mais" com bengalins.
Nem todos os casais de bengalins acertam a alimentar degolados. Os melhores que tive estavam habituados a alimentar degolados e bicos de chumbo (a "boca" das crias é parecida e muito diferente de mandarins e bengalins).

Atenção à alimentação (uma boa para insectivora ajuda - não é universal é MESMO insectivora). Se tiveres alimento vivo também ajuda. Melhor material de ninho, quanto a mim, fibra de coco, mas são péssimos construtores de ninhos e isso estraga muitas posturas.

Mandarins (e javas) como amas há quem use, eu pessoalmente nunca gostei e sempre usei bengalins sem problemas. Depois disso passei a apostar na criação directa. É muito mais interessante MAS tiras muito menos crias até entrares no sistema. Mesmo depois de alguns casais acertarem de vez em quando fazem asneira.

Cumprimentos,

Ricardo M.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Degolados, como ter sucesso? Empty Re: Degolados, como ter sucesso?

Mensagem  Pedro.Filipe Dom 20 Fev 2011, 12:09

Boas
Este casal já não há volta a dar, mas eu fui o culpado. A fêmea na primeira postura até se empenhou no choco, mas eu retirei os ovos, a coitada mesmo sem ovos ia para o ninho, depois desistiu. Agora é tipo galinha, mete ovo e vai á vida.
Pedro.Filipe
Pedro.Filipe

Mensagens : 406
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Ponta Delgada - S. Miguel - Açores
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Degolados, como ter sucesso? Empty Re: Degolados, como ter sucesso?

Mensagem  spice_13 Seg 21 Fev 2011, 18:30

Olá.

Vou dar a minha opinião, baseada na minha (pouca) experiência deste ano.

O objectivo era tirar directo, mas o máximo que consegui foi 5 dias de choco numa postura. Passei os ovos para um casal de bengalins que os abandonou. Entretanto, em outras duas posturas, usei mandarins que os alimentaram até aos 7 dias, mas acabaram por morrer. Consegui tirar 3 com um casal de bengalins que os alimentou sem problemas, curiosamente o único casal que adora papa insectívora e a dava em abundância aos degolados jovens.

Já separei o casal à 2 meses e pouco para uma gaiola para descansarem e iniciarem e muda e qual não é o meu espanto quando encontrei dois ovos no fundo da gaiola onde os tinha. Por azar estavam os dois partidos. Parecem ainda cheios de cio. Como tal coloquei um ninho e eles andam por lá por dentro. Se por ventura colocarem ovos deixarei a ver o que dá.

Tentei também uma postura com os Javas mas estes não terminaram o choco.

Eu sei que é chato não termos criação de determinado casal e mesmo achando que perdes um ano, as vantagens que terás no futuro serão maiores. Deixa o casal tirar directo. A paciência é sem dúvida uma grande aliada neste hobby.

Mandarins não recomendo, bengalins com certeza, mas tens de escolher um casal escuro e que te tenha dado garantias de ser um bom casal.

Boa sorte.

Cumprimentos,

Ricardo Correia
spice_13
spice_13

Mensagens : 101
Data de inscrição : 09/07/2009
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Degolados, como ter sucesso? Empty Degolados

Mensagem  AvilandiaPT Seg 21 Fev 2011, 18:46

Olá

Claro que há volta a dar!
Não é por falharem uma vez ou outras que são um caso perdido. Infelizmente basta que as aves falhem algumas posturas e muitos criadores optam pela escolha "mais fácil", as amas. Não tenho dúvida que é muito mais produtivo usar amas para os degolados, mas acredita que quando os meteres a criar directo vais achar o processo muito mas interessante. Mas prepara-te porque até lá chegar (e mesmo depois em alguns casos) se com um casal tiravas 15-20 crias com amas, directo tirares meia dúzia é bastante bom.
Para mim as amas de eleição para amadinas bengalins ou bicos e chumbo. Seja para degolados ou cabeça vermelha, mas há quem use outras espécies. Aliás, acho os cabeça vermelha bastante mais fáceis de criar directos que os degolados.

Atenção com as posturas das fêmeas. Sobretudo quando não chocam têm a tendência de pôr muitos ovos e isso deita-as abaixo.
Durante a tua "aprendizagem" para criar directo também vais aprender muito sobre aspectos que, com os bengalins, passam completamente ao lado. Não só na dieta como no comportamento, material de ninho, rituais de acasalamento e alimentação, etc.
E criar passarinhos não deve ser só contar as crias, também é aprender mais sobre as espécies que criamos.

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos